Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Anita Fontes assume a prefeitura de Barra do Rocha


Após a justiça afastar o prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, a Câmara Municipal, cumprindo a determinação Judicial, empossou na noite de quarta-feira, 5, a presidente da Câmara, Jovenita Fontes, como a nova prefeita da cidade, até o dia 31 de dezembro.

Neste caso, quem deveria assumir, era a vice-prefeita, mas, por questões eleitorais, Vera desistiu de comandar o executivo, já que, como foi eleita no última dia 07  de outubro, deverá suceder o governo atual. Jônatas deve ajuizar a qualquer momento, um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça da Bahia, com o intuito de retornar ao cargo. Ventura, foi afastado por suspeita de desvio de verbas públicas. Na presidência da Câmara, ficou a vereadora Eva Mendes.


Fonte: Giro em Ipiaú

INSS divulga calendário de pagamentos; benefícios de 2013 serão pagos a partir de 25 de janeiro



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os benefícios referentes a 2013 no dia 25 de janeiro, segundo calendário divulgado hoje (6). Nessa data, serão depositados os benefícios do mês de janeiro de 2013 a quem recebe até um salário mínimo (R$ 622) e cujo número de inscrição no INSS termina em 1, excluído o dígito. Os depósitos seguem até o dia 7 de fevereiro para os demais beneficiários nessa mesma faixa. Os segurados que recebem mais de um salário mínimo e com número de inscrição entre 1 e 6 começarão a receber o benefício de janeiro a partir de 1º de fevereiro. Para consultar a data exata do pagamento, acesse o calendário na internet. As datas de pagamento também podem consultadas por meio da Central 135 da Previdência. As agências da Previdência e as unidades de atendimento do INSS já estão cientes do novo calendário, assim como os bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios.

UFBA prorroga para o dia 14 a inscrição para curso grátis de inglês



A Universidade Federal da Bahia (UFBA) prorrogou para até o dia 14 de dezembro as inscrições para o curso de inglês gratuito oferecido aos estudantes dos 1° e 2° ano da rede estadual de ensino. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Educação. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico do Emprego (Pronatec Copa). A Secretaria de Educação ainda não tem nova data para o início das aulas, que estava marcado para segunda-feira (10). O curso será ministrado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, no Pavilhão Dalva Matos, localizado no Colégio Central, em Salvador. As aulas são realizadas por professores de letrras da universidade. Serão 12 meses de aulas, divididos em quatro níveis, três vezes por semana. As aulas acontecem em turnos diferentes ao das aulas dos estudantes. Os concluintes do curso receberão um certificado emitido pela UFBA. 

Jaques Wagner envia mensagem de pesar pela morte de Niemeyer



O governador Jaques Wagner, enviou uma nota de pesar pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer, na quarta-feira. Wagner ressaltou a importância internacional do arquiteto. ”Não saberia dizer com exatidão em qual dimensão se encontra Niemeyer. Se na amplitude de um dos maiores gênios contemporâneos da arquitetura mundial, ou na grandeza de um homem que, como poucos, amou seu país e sua gente, e com tanto fervor defendeu os princípios da democracia, da justiça e dos direitos dos cidadãos. Em meu nome e de todos os baianos, elevo a homenagem a este que foi um dos homens mais íntegros deste país”, finalizou. 

Do Polítia livre

AIQUARA: Vereadores mantém Parecer do TCM e contas de Jota são rejeitadas


A maioria da Câmara de Vereadores de Aiquara votou na noite desta quarta-feira, 5, pela rejeição das contas do Prefeito Jutahy Souza Cosme, referente ao exercício de 2010. Os edis concordaram com o parecer do TCM, que reprovou a prestação de contas do município daquele ano. O Tribunal de Contas dos Municípios já apreciou as contas da prefeitura referente ao ano de 2011, e mais uma vez foram rejeitadas (ver parecer). Na próxima semana, deverá ser votado o Projeto de Lei referente a estas contas, possivelmente, os vereadores darão parecer favoráveis a decisão do Tribunal. O prefeito Jota, corre o risco de ficar inelegível por 08 anos. 

Do Giro em Ipiaú

IBIRATAIA: Contagem regressiva

Foto: Bijói

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

IBIRATAIA: Uma das cidades de possível epidemia



Nota de Utilidade Pública
É com grande pesar que informamos à população Ibirataense que o setor de endemias (dengue), paralisou as suas atividades por já ter acumulado dois meses de salários atrasados. Ao mesmo tempo vem ressaltar que esse descaso pode ter grandes consequências para a população do nosso município, uma vez que a proliferação do aedes aegypti (o mosquito transmissor da dengue) tende a se alastrar, correndo serio risco de uma epidemia, já que o índice atual mostra um número bem elevado (o LIRA). Segundo a 13ª DIRES, pela atividade exercida e trabalhada “LIRA” informou que Ibirataia teve um índice acima do normal. Mesmo assim, o poder executivo não parece nem um pouco preocupado, pois, os funcionários do setor já estão passando necessidades por falta do recebimento de seus salários, mostrando assim, o caos que se instalou em Ibirataia.  Os repasses federais chegam pontualmente na data, mas infelizmente parece ser desviado, já que não são repassados aos agentes.  É lastimável que as autoridades locais não tomem nenhuma providência, deixando à mercê toda a população. Vale ressaltar ainda que, se porventura ocorrer alguma epidemia, a culpa será atribuída exclusivamente ao gestor. Quanto ao secretário de Saúde, demonstra total incapacidade de administrar o que é de sua competência, por isso, é que a saúde de nossa cidade beira o abismo. Desse modo, pedimos encarecidamente ao ministério público, ao poder Legislativo, e ao poder Judiciário que possa se posicionar a favor do povo, que é a classe mais prejudicada diante desse abandono.

Fonte: SINDACS E ACE

Prefeito de Barra do Rocha é afastado pela justiça


O Ministério Público ingressou uma Ação Civil Pública contra o atual gestor do município de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, afastando-o do cargo por 27 dias. O MP alega dentre outros, a existência de possível desvio de verbas públicas e má administração, culminando, com o não pagamento dos servidores municipais. A Ação foi acatada pelo Juiz Dr. César Batista. Como forma de assegurar a instrução do processo em relação às provas de possíveis delitos, Jônatas foi afastado do cargo, para não causar embaraços nas investigações. Na manhã desta quarta-feira, representantes da Justiça estiveram na prefeitura do município, cumprindo o mandado.

Representantes da Justiça acompanhados da polícia estiveram na prefeitura
 para cumprir o mandado. (Foto:Giro em Ipiaú)
De acordo com informações, centenas de funcionários da prefeitura estão com mais de três meses de salários em atrasos. A nossa reportagem foi informada que o prefeito está em Salvador e que em breve irá se pronunciar sobre o afastamento. Pela lei, quem assume o comando da prefeitura é a atual vice-prefeita, no entanto, Vera deve renunciar, e a presidente da Câmara de Vereadores, Jovenita Fontes certamente será a nova prefeita de Barra do Rocha. (Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot