Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Campo Formoso: Deputado eleito prefeito nega uso de rádio para fim eleitoral



O deputado Adolfo Menezes (PSD), prefeito eleito em Campo Formoso, entrou em contato com o Bahia Notícias para responder as acusações da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) de abuso de poder econômico e de uso indevido dos meios de comunicação em benefício da sua candidatura. Segundo o procurador eleitoral Sidney Madruga, o deputado teria firmado um contrato com uma rádio de grande audiência na cidade para difundir sua imagem com fins eleitoreiros e teria patrocinado uma feijoada que teria camisas com seu nome estampado. O parlamentar rebate que o veículo de comunicação, única do ramo na cidade, pertence a um adversário político histórico e para que ele tivesse um espaço de divulgação, fez um contrato pago com a verba indenizatória. “Isso foi desde 2011, antes de junho deste ano e do prazo determinado pela Justiça Eleitoral”, justifica. “Eu ouvi todas as entrevistas [na rádio] e em oito delas eu disse que não queria ser prefeito”, completa. Ele afirma que chegou a mandar um ofício para o veículo, após ser oficializada sua candidatura, para que a partir daquela data não divulgasse nada com seu nome. “Tem gente que não tem voto e fica se preparando para forjar”, defendeu-se. Adolfo Menezes também nega ter patrocinado a feijoada, que seria organizada por um primo de seu adversário, o deputado Elmar Nascimento (EPR), e diz não ter autorizado o uso do seu nome em estampas de camisas. De acordo com o prefeito eleito, a acusação partiu de candidaturas de oposição e a Justiça Eleitoral já julgou improcedente em primeira instância.

Stock Car 2013: GP Bahia será disputado em maio

Stock Car 2013: GP Bahia será disputado em maio
A Vicar Promoções Desportivas, empresa responsável pela Stock Car, divulgou na tarde desta quarta-feira (5), o calendário para a temporada 2013 da principal categoria do automobilismo brasileiro. A abertura será no circuito de Interlagos, em São Paulo, no dia 3 de março. Já o GP Bahia, em Salvador, está marcado para 19 de maio. Neste ano, o vencedor da etapa baiana foi Allam Khodair, da equipe Vogel Motorsport. Saiba mais sobre as mudanças da categoria na Coluna Esportes.

Treze vereadores assinam documento em favor da rejeição das contas de JH

Treze vereadores assinaram um documento em favor da rejeição das contas de 2009 e 2010 do prefeito João Henrique (PP). São eles Vânia Galvão (PT), Henrique Carballal (PT), Aladilce Souza (PCdoB), Olívia Santana (PCdoB), Gilmar Santiago (PT), Marta Rodrigues (PT), Moisés Rocha (PT), Dr. Giovanni (PT)Alcindo da Anunciação (PT), Sandoval Guimarães (PMDB), Paulo Magalhães (PSC), Andréa Mendonça (PV)e Paulo Câmara (PSDB). O documento lista diversas irregularidades cometidas pelo gestor, entre elas a não aplicação do percentual mínimo de recursos para a Saúde (15%) e Educação (25%), contratos com dispensa de licitação, servidores contratados sem concurso público, atrasos de pagamentos de despesas do município e descumprimento do limite mínimo de repasse de verbas para o Legislativo. “Reprovando as contas do prefeito João Henrique a Câmara estará dando uma demonstração de cumprimento do seu papel de poder fiscalizador e de defesa do interesse público. Será uma advertência para que os futuros gestores não cometam ilegalidades e irregularidades semelhantes na gestão da cidade”, diz trecho do textoA vereadora Aladilce (PCdoB) disse ao Bahia Notícias que procurou o vereador Heber Santana (PSC), que recentemente votou pela reprovação das contas de 2009 na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, mas não houve resposta até o momento. O vereador Adriano Meireles (PR), que até recentemente se posicionava contrário ao gestor, não consta na lista. 


Câmara não realiza sessão; oito vereadores aparecem

por Rodrigo Aguiar
Câmara não realiza sessão; oito vereadores aparecem
Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias
A Câmara Municipal de Salvador não realizou sessão na tarde desta quarta-feira (5), por falta de quórum, o que impossibilitou mais uma vez a votação das contas de 2009 e 2010 do prefeito João Henrique (PP), reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Logo na entrada da sede do Legislativo, a reportagem do Bahia Notícias encontrou o vereador Everaldo Bispo (PMDB), que avisou: “Hoje não tem nada aí. É ressaca de Santa Bárbara”. “Perdemos outra oportunidade de garantir a votação das contas do prefeito. Será um desserviço votarmos na calada da noite”, reclamou a vereadora Olívia Santana (PCdoB), em relação à possibilidade cada vez mais concreta da matéria ser apreciada às vésperas do Natal, em sessão extraordinária. No momento em que Olívia avisava que a sessão não aconteceria, mais sete vereadores estavam no plenário: Aladilce (PCdoB), Alberto Braga (PSC), Alan Castro (PTN), Joceval Rodrigues (PPS) e os petistas Alcindo da Anunciação, Marta Rodrigues e Vânia Galvão. De acordo com a bancada oposicionista, a reunião do colégio de líderes – anunciada mais cedo pelo líder do governo, Téo Senna (PTC) – não aconteceu. 

Porto Seguro: TJ-BA nega pedido de demissão de 800 servidores públicos

Porto Seguro: TJ-BA nega pedido de demissão de 800 servidores públicos
Depois da eleição, prefeito Abade diz que não tem como pagar funcionalismo
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) indeferiu nesta terça-feira (4) o pedido de liminar ajuizado pelo prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade (PSB), contra a decisão da Justiça Eleitoral da 122ª Zona, que suspendeu os efeitos de um decreto municipal que determinava a demissão de 800 servidores públicos contratados. Os funcionários foram exonerados três dias após as eleições municipais. O atual gestor, que chegou a disputar o pleito, renunciou e colocou o candidato Erivaldo Oliveira (PSB) em seu lugar. O postulante ficou em na última colocação com apenas 7,44% dos votos válidos. A liminar que determinou a reintegração dos demitidos aos seus cargos atendeu ao pedido feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). No mandado de segurança, a atual administração alegou que a decisão de primeiro grau, que determinou a suspensão dos efeitos do decreto foi lavrada por “juízo incompetente e sem a oitiva do Poder Público, em afronta ao devido processo legal, contraditório e defesa do requerente”. A prefeitura argumentou ainda que a demissão dos trabalhadores teve como objetivo “equilibrar as contas da gestão pública, assegurando assim o atendimento aos preceitos legais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de garantir aos próximos administradores (…) as contas públicas devidamente sanadas”. O prefeito afirmou que a readmissão dos servidores implicará no comprometimento do orçamento fiscal da prefeitura. "O ato administrativo impugnado encontra vedação, ao menos em tese, na Lei das Eleições (9.504/97), especificamente no art. 73, inciso V, que proíbe a demissão de servidores públicos três meses antes do pleito até a posse dos eleitos, prevendo, inclusive, o parágrafo quarto, da citada norma, a suspensão imediata da conduta vedada”, informou em sua decisão o desembargador do TJ-BA, Cássio Miranda.

   
A presidente Dilma Rosseff (PT) sinalizou na manhã desta quarta-feira (5) que está disposta a bancar a redução de 20,2% da tarifa de energia. A líder nacional atacou ainda o que chamou de "falta de sensibilidade" dos governos tucanos. "Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará apesar de lamentar a imensa falta de sensibilidade daqueles que não percebem a importância disso", disse durante discurso no Encontro Nacional de Indústrias, em Brasília. "Somos a favor da redução de custos e faremos isso". Tanto a Cemig quanto a Cesp, companhias energética de Minas Gerais e São Paulo, respectivamente, se recusaram a renovar a concessão de todas as suas geradoras. Ambos os estados são governados pelo PSDB. Sem a adesão das elétricas para atingir a meta estipulada por Dilma, a queda da conta de luz nas residências será de aproximadamente 10%. O ataque aos tucanos foi velado. Sem citar nomes, a mandatária brasileira disse que vai fazer "aquilo que os outros não tiveram sensibilidade de fazer". Ela, contudo, não explicou como vai custear sozinha a redução das tarifas de energia. Na segunda (3), a Cesp também havia deixado três usinas de fora. Juntas, elas representam mais de um quarto da energia que poderia ser barateada, o que torna impossível ao governo chegar aos 20,2% de redução na média previstos, a não ser com novas medidas. Pelos cálculos do próprio governo, a queda agora será de 16,7%. No caso das residências, porém, o alívio será ainda menor, por causa da necessidade de ligar usinas térmicas, cujo custo é até cinco vezes maior que o das hidrelétricas.

Representantes das agências internacionais de notícias visitam Arena Fonte Nova

Representantes das agências internacionais de notícias visitam Arena Fonte Nova
Foto: Secom/BA
Representantes das principais agências internacionais de notícias visitaram, nesta quarta-feira (5), a Arena Fonte Nova, em Salvador, para conhecer a estrutura oferecida pelo estádio às equipes de mídia durante a cobertura da Copa das Confederações, em junho de 2013, e da Copa do Mundo de 2014. O grupo formado por cerca de 20 profissionais, entre executivos, diretores de imagem e técnicos de tecnologia da informação (TI) das agências Associated Press, Reuters, Agence France-Presse (AFP) e Getty Images, assistiu a uma apresentação com detalhes técnicos da estrutura do estádio.  A visita foi acompanhada por técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, além de representantes do Consórcio Arena Fonte Nova, da Secretaria de Assuntos da Copa (Secopa) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Segundo a chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga, a capital baiana está preparada para cumprir as exigências da Fifa para as operações de mídia dentro e fora da praça esportiva. “Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o Plano Operacional de Transporte e Tráfego prevê transporte adequado para as equipes de imprensa, além de vagas de estacionamento nas dependências e no entorno do estádio”. Ao todo, 2,5 mil vagas estarão à disposição da imprensa. A comitiva segue para Recife (PE), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Sul do estado pode ter duas unidades de conservação ambiental

Sul do estado pode ter duas unidades de conservação ambiental
Rio Almada próximo à costa de Ilhéus
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apresentará, na próxima segunda-feira (10), uma proposta para a criação de duas novas Unidades de Conservação (UCs), no sul do estado. O projeto prevê o Parque Estadual das Nascentes do Almada e Serra do Corcovado e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Nascentes do Almada. As áreas possuem extensão total de 24,809 mil hectares, inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Almada (Bhra) e da Lagoa Encantada, e abrangem parte dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Floresta Azul e Ilhéus. O objetivo é aumentar a extensão das áreas protegidas na região, em função de projetos de infraestrutura e empreendimentos previstos para serem implantados no território do litoral sul, a exemplo da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O evento de apresentação da criação das UCs será aberto ao público, durante consulta pública, no município de Coaraci. Os resumos executivos das propostas estão disponíveis no site da Sema e nas sedes das prefeituras de Ilhéus e Almadina, em meio digital e impresso.

Rio: PM que matou juíza pega 21 anos de prisão

Rio: PM que matou juíza pega 21 anos de prisão
Cabo Sérgio Costa Júnior ficará em cela individual por segurança
O primeiro dos 11 policiais militares acusados de matar a juíza Patricia Acioli, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi condenado nesta terça-feira (4) a 21 anos de prisão pelo crime. A magistrada trabalhava em São Gonçalo, cidade vizinha de Niterói, e foi morta com 21 tiros no dia 11 de agosto de 2011, quando chedava em casa. O julgamento do cabo Sérgio Costa Júnior pelo 3º Tribunal do Júri de Niterói começou às 8h50 e terminou por volta das 20h. Ele era réu confesso e foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha e homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, mediante emboscada e para assegurar a impunidade de outro crime). As penas iniciais somavam 33 anos e meio (29 por homicídio e 4 anos e meio por formação de quadrilha). Como o réu confessou o crime e delatou os comparsas, a pena foi reduzida para 18 anos pelo homicídio e 3 por formação de quadrilha. O juiz Peterson Barroso Simão também condenou Costa Júnior à perda do cargo de policial e determinou que ele fique preso em cela individual e que o Estado adote as medidas necessárias para protegê-lo. Outra ordem do juiz foi para que as armas usadas no crime sejam encaminhadas ao Exército para destruição. Outros três réus devem ser julgados em 29 de janeiro de 2013.

Bahia deixará de receber R$ 8,8 bi com veto dos royalties, diz instituto

Com o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei que redistribuiria os royalties de petróleo entre os estados, a Bahia deixaria de ganhar R$ 8,8 bilhões nos próximos oito anos, de acordo com levantamento do diretor de Assuntos Financeiros e Econômicos do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Sergio Furquim. As estimativas foram calculadas com base no rateio proposto e vetado pela presidente e se considerar, um incremento real anual de 2014 a 2018 de 13% ao ano, abaixo do ganho real anualizado nos últimos anos. Apenas em 2013, o ganho com o tributo seria de R$ 700 milhões ao estado. Conforme comparação feita pelo instituto, em 2011, São Paulo conseguiu arrecadar um total de R$ 279 bilhões, enquanto a Bahia conseguiu R$ 13 bilhões. “Imagine a diferença de atividade econômica entre esses dois estados, e ainda estão querendo concentrar mais receitas, mais investimentos em lugares que já são mais favorecidos economicamente, como é o caso dos estados do Sudeste”, critica o diretor do IAF.

   
Ivete Sangalo lança 'Dançando' na Tudo FM e fala sobre o show 'Baladas'
O furacão Sangalo não para. Na manhã desta quarta-feira (5), a diva acordou cedo para lançar sua aposta para o verão, "Dançando", uma das faixas do novo álbum, "Real Fantasia". Seus fãs também levantaram cedo e foram direto para a porta da Rádio Tudo FM 102,5 para esperar a chegada da musa. Saiba mais sobre a entrevista e veja o bate-papo em vídeo na Coluna Holofote!

Exército realiza operação para apreender explosivos usados em bancos na Bahia

Exército realiza operação para apreender explosivos usados em bancos na Bahia
Ataques a agências cresceram 51% este ano na Bahia |Foto: Carlino Souza
O Exército brasileiro em parceria com a Polícia Civil da Bahia realizaram na manhã desta quarta-feira (5) uma operação para combater o armazenamento e comércio irregular de explosivos e munições. Batizada de Vulcano III, a ação realizou buscas e apreensões nas cidades baianas de Feira de Santana, Simões Filho e Castro Alves. De acordo com o tenente coronel Cunha, os municípios foram definidos a partir de denúncias. "As informações foram reunidas há cerca de dois meses, a partir de denúncias que indicaram maior incidência desse material no interior do estado, com a intenção de ser usado em assaltos a bancos", informou em entrevista ao G1. balanço do material apreendido deverá ser divulgado na tarde desta quarta. Somente na terça (4), três casos de crimes contra agências bancárias foram registrados no interior. Em dois dias foram contabilizados seis atos criminosos. Entre os meses de janeiro e início de dezembro de 2012, foram registrados 130 ataques a agências bancárias no interior e 29 em Salvador, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Homens que escovam mal os dentes podem ter problemas de ereção

Homens que escovam os dentes com regularidade estão menos propensos a sofrer de disfunção erétil. É o que concluiu uma pesquisa da Universidade Inonu, na Turquia.  Segundo o estudo, os que sofrem de gengivas inflamadas são três vezes mais propensos a ter problemas para ficar excitado, noticiou nesta quarta-feira (5) o jornal O Globo. Ao todo, 80 homens com o problema, entre 30 e 40 anos, participaram da pesquisa, assim como um grupo de controle de 82 homens sem problemas de ereção. No grupo dos que tinham a disfunção, 53% tinham gengivas inflamadas, em comparação com 23% no grupo de controle. “A disfunção erétil é um problema de saúde pública que afeta a qualidade de vida de cerca de 150 milhões de homens e seus parceiros em todo o mundo”, disse o doutor Faith Oguz, da Universidade Inonu, ao jornal El Mundo, da Espanha. Ainda de acordo com O Globo, o pesquisador explica que problemas psicológicos, como estresse emocional e depressão, estão entre as causas de disfunção erétil, mas fatores físicos causam quase dois terços dos casos.  

Carlinhos Brown firma parceria com prefeitura para Réveillon em Salvador

Carlinhos Brown firma parceria com prefeitura para Réveillon em Salvador
Foto: Divulgação
O músico Carlinhos Brown firmou uma parceira com a prefeitura de Salvador para que a tradicional festa da virada do ano no Farol da Barra, em Salvador, não deixe de ser realizada este ano. A novidade desta vez é que a celebração será feita como o tradicional Camarote Andante do Carnaval, de cima do trio, em percurso até Ondina, no chamado "Réveillon Andante", o primeiro do tipo no mundo. Em reunião com o prefeito João Henrique, na manhã desta quarta (5), o cantor e compositor decidiu cancelar a agenda marcada para o 1º dia do ano e doar o cachê para a comemoração. O evento corria risco de não acontecer, já que a administração municipal não possui verba suficiente para arcar com os custos da produção. Segundo o cantor, a cidade precisa de união e de uma grande festa para comemorar todas as glórias conquistadas neste ano. “Vou conversar com outros artistas que ainda não estão comprometidos com shows para a data”, prometeu. “Também vou ver a possibilidade de trazer alguns dos talentos revelados no The Voice para cantar na festa em Salvador”, completou. 

Royalties: Sarney vai ouvir líderes sobre veto presidencial nesta quarta

Royalties: Sarney vai ouvir líderes sobre veto presidencial nesta quarta
Foto: Agência Senado
O presidente do Senado, José Sarney, reúne-se na tarde desta quarta-feira (5) com os líderes partidários no Senado e na Câmara dos Deputados para discutir a sugestão dos governadores estaduais de se incluir na pauta do Congresso Nacional o exame do veto presidencial ao projeto de lei que estabeleceu nova divisão dos royalties do petróleo, informa o Jornal do Brasil. Como determina o artigo 57 da Constituição, em seu parágrafo 3º, inciso IV, os vetos presidenciais devem ser examinados em sessão conjunta das duas Casas do Congresso. Segundo o JB, o mesmo artigo 57, mas no parágrafo 5º, estabelece que a Mesa do Congresso Nacional é presidida pelo presidente do Senado Federal.  Matéria da Folha de S. Paulo revela que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou na tarde desta quarta-feira (5) que "vai prevalecer a tranquilidade" na discussão sobre os royalties do petróleo no Congresso, apesar da articulação de governadores de 24 estados para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de redistribuição dos royalties, aprovado no mês passado pela Câmara. Na visão de Cabral, "a derrubada do veto, que alguns desejam, não resolve os problemas dos Estados brasileiros, e no entanto quebra o Rio”.  

Campo Formoso: Procuradoria é contra diplomação de prefeito eleito por suspeita de abuso econômico

Campo Formoso: Procuradoria é contra diplomação de prefeito eleito por suspeita de abuso econômico
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) se pronunciou, na última terça-feira (27), contra a diplomação do deputado Adolfo Menezes (PSD), eleito para assumir o cargo de prefeito de Campo Formoso em 2013. Segundo o pronunciamento do procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga, o parlamentar cometeu abuso de poder econômico e fez uso indevido dos meios de comunicação em benefício da sua candidatura.Entre novembro de 2011 e junho de 2012, segundo a procuradoria, o deputado firmou contrato com uma rádio de grande audiência na cidade para difundir sua imagem, itens de seu programa de governo e pesquisas que apontavam a sua vitória, durante a programação comum. Além disso, Menezes teria patrocinado o evento “Feijão Mais Eu 2012”, com seu nome estampado em camisetas alusivas à festa. Em razão do contrato firmado com o veículo, o candidato aparecia regularmente em programas de entrevista, quando deixava clara a intenção de projetar sua imagem no âmbito do município. O total de 128 inserções, segundo a PRE, possuía fins eleitoreiros, para enaltecer as supostas qualidades como gestor público. O processo aguarda julgamento no Tribunal Regional Eleitoral. Caso os juízes acolham o parecer do procurador, ele não será empossado ou perderá o diploma eleitoral e o cargo, se a decisão for posterior ao início do mandato.

Sem receber salários há quatro meses na Romênia, Stefan pode retornar ao Brasil

Sem receber salários há quatro meses na Romênia, Stefan pode retornar ao Brasil
Atacante marcou 15 gols em nove jogos| Foto: Gazeta Sporturilor
Quando recebeu a proposta para atuar no futebol europeu em julho deste ano, o atacante baiano Stefan, de 24 anos, não pensou duas vezes. Topou o desafio e foi defender o Rapid Bucareste, da Romênia, equipe que já venceu três vezes o campeonato nacional (1966/67, 1998/99 e 2002/03). Porém, o que parecia a concretização de um sonho, se tornou um pesadelo. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.
Integrantes da base aliada do governo derrubaram nesta quarta-feira (5) cinco pedidos de feitos pela oposição para que investigados pela Operação Porto Seguro prestassem esclarecimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, informa a Folha. Por 12 votos a três, um a um os requerimentos apresentados pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) foram derrotados no colegiado nesta quarta-feira (5). "O que vemos é uma coisa absolutamente estranha. A base protegendo as pessoas que estão sendo investigadas", disse Macris após a rejeição dos convites. Ainda de acordo com a Folha, os requerimentos eram direcionados à ex-chefe de Gabinete Regional da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha; ao ex-advogado-geral-adjunto da União José Weber Holanda; ao ex-diretor de Ingraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, preso na operação sob acusação comandar o esquema de venda de pareceres públicos. A operação foi deflagrada na última sexta-feira (23) e indiciou 18 pessoas e prendeu seis. Foram exonerados cinco servidores e afastados outros cinco. 
Servidores do MP-BA paralisam atividades por 24 horas para pedir aprovação de reajuste salarial
Os servidores do Ministério Público da Bahia decretaram uma paralisação de 24 horas, nesta quarta-feira (5), para protestar pela não votação e aprovação do Projeto de Lei 19648/2011, que cria o Plano de Carreira e de Salários (PCS) da categoria pela Assembleia Legislativa da Bahia. Saiba mais sobre essa paralisação na coluna Justiça.

Acidente com dois ônibus deixa 16 feridos na Avenida Barros Reis

Um acidente que envolveu dois ônibus nesta quarta-feira (5), na Avenida Barros Reis, deixou 16 feridos, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão, a colisão entre um veículo da empresa Barramar e outro da Verdemar aconteceu por volta das 10h, nas proximidades do Largo do Retiro. Os passageiros que sofreram ferimentos foram socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde deles não foi divulgado. Informações do Correio.

Mercadante diz que petróleo não pode sustentar 'cultura parasitária'

Mercadante diz que petróleo não pode sustentar 'cultura parasitária'
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (5) que o país não pode utilizar os novos recursos obtidos com a exploração do petróleo para “engordar” a máquina pública e alertou para a possível formação de uma “cultura parasitária”. “É só olhar para as grandes potências exportadoras de petróleo ou industrializadas. O Brasil já é 6ª economia do mundo, tem uma indústria extremamente importante. Temos de fazer o petróleo dar um salto na indústria e não construir uma cultura parasitária que vive apenas dessa riqueza”, afirmou o ministro durante a abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria, em Brasília. O governo federal enviou ao Congresso esta semana uma medida provisória que estabelece o destino ao setor educacional de toda a receita de royalties arrecadada em futuros contratos, firmados no regime de concessão para blocos fora da área do pré-sal. Informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot