Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

IBGE: Salvador tem a maior taxa de desemprego em agosto

por Agência Estado
IBGE: Salvador tem a maior taxa de desemprego em agosto
Foto: Reprodução
Oo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (26) a taxa de desemprego apurada nas seis principais regiões metropolitanas em agosto. O índice atingiu o menor nível registrado em 2013, com registro de 5,3%, ante os 5,6% apurados em julho e os 6% em junho deste ano. O rendimento médio real dos trabalhadores subiu 1,7% em relação a julho e 1,3% na comparação com agosto de 2012. A pesquisa mostra que Salvador registrou a maior taxa de desemprego entre as regiões pesquisadas, com 9,4% - uma "alteração significativa" em relação a agosto de 2012, quando a taxa foi de 6,4%. Em julho deste ano, a taxa de desocupação na capital baiana ficou em 9,3%. Porto Alegre foi a região com registro de menor taxa, de 3,4% em agosto, ante 3,7% em julho e 3,5% em agosto de 2012.

   
Geddel aponta contradição e ironiza motivo apresentado por Arthur Maia para deixar PMDB
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O peemedebista Geddel Vieira Lima ironizou o motivo apresentado pelo deputado federal Arthur Maia para deixar a sigla e se filiar ao partido Solidariedade, capitaneado pelo colega de Câmara Paulo Pereira da Silva. Em entrevista ao Bahia Notícias, Maia explicou que tinha “dificuldade de convivência política” com os irmãos Vieira Lima e disse que saiu do PMDB para continuar na base do governo Dilma Rousseff. “Na Bahia já existe uma definição. Geddel, na última visita de Aécio Neves [senador mineiro e pré-candidato à Presidência pelo PSDB], expressou de maneira clara a tendência deles [PMDB da Bahia] de apoiar Aécio. Por uma questão de dar continuidade ao que vinha fazendo na Câmara, há três anos [decidi trocar de partido]. Sempre apoiei o governo e tive tratamento recíproco”, declarou o ex-peemedebista. O presidente estadual do PMDB não perdoou o antigo colega e apontou a contradição, ao comentar entrevista de Paulinho da Força à Folha de S. Paulo e UOL. O líder do Solidariedade classificou a presidente Dilma Rousseff como uma “inimiga” e sinalizou seu apoio à oposição em 2014, talvez até mesmo ao senador tucano, definido pelo parlamentar como “muito amigo”. “Oxe, e o meu amigo deputado Arthur Maia? Rs”, escreveu Geddel em seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (26).

   
Quinta, 26 de Setembro de 2013 - 11:50

Prefeito de Terra Nova é cassado pelo TRE-BA

por José Marques
Prefeito de Terra Nova é cassado pelo TRE-BA
O prefeito de Terra Nova, município do Recôncavo baiano, Francisco Hélio de Souza, o "Jajá" (PMDB), foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na manhã desta quinta-feira (26). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) havia solicitado o afastamento do peemedebista em agosto. O prefeito foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral de contratar diversos serviços sem realização de concurso público. Jajá também foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em setembro de 2012, quando já tinha o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. O município terá que passar por novas eleições.

   
Pediatra que se recusou a atender duas crianças é afastada; vídeo mostra descontrole da profissional
Foto: Reprodução
Uma pediatra foi afastada do trabalho por se recusar a atender duas crianças e rasgar o prontuário de uma delas em São Paulo. Clique aqui e veja o vídeo na Coluna Saúde.

   
Obras do novo terminal marítimo serão concluídas até dezembro, diz Codeba
Foto: Sérgio Pedreira
Prevista inicialmente para o primeiro semestre deste ano, a conclusão das obras de engenharia do novo Terminal Marítimos de Passageiros do Porto de Salvador ocorrerá até dezembro, informou a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Com isso, os turistas que chegam à capital para a temporada de verão poderão embarcar e desembarcar no primeiro piso. A área tem mil metros quadrados, o que corresponde a cinco vezes o tamanho do antigo terminal. “É uma obra projetada para a Copa do Mundo, mas nós já vamos estar operando parcialmente em dezembro, atendendo ao setor turístico”, disse o presidente da companhia, José Muniz Rebouças. De acordo com a Codeba, problemas com fornecedores dos equipamentos e chuvas ocorridas entre junho e agosto atrasaram o andamento das obras. A inauguração e pleno funcionamento do terminal dependerão ainda da licitação para a escolha do concessionário que ficará responsável pela operação. A Secretaria de Portos da Presidência da República publicará, em um prazo de 15 dias, a modelagem do arrendamento, que servirá como diretriz para o processo licitatório.

   
Quinta, 26 de Setembro de 2013 - 11:10

Transalvador faz paralisação parcial nesta quinta-feira

Agentes da Transalvador interrompem parcialmente as atividades para a realização de três assembleias nesta quinta-feira (26), na capital. De acordo com o coordenador da Associação dos Servidores Transporte Trânsito do Município (Astram), Pedro Pires, os funcionários criticam o decreto 24.264, assinado em 17 de setembro de 2013 pelo prefeito ACM Neto (DEM), que, segundo os servidores, autoriza a realização de atividades do órgão de trânsito por guardas municipais, e reclamam das condições de trabalho. "Estamos sem fardamento, viatura e sem estrutura na parte administrativa", informou ao A Tarde. "Esse decreto arbitrário compartilha as funções da Transalvador com a Guarda Municipal. Isso é uma usurpação das nossas competências", completou. A primeira reunião da categoria aconteceu às 8h e as demais estão marcadas para às 17h e 20h.

   
Paulinho da Força define Dilma como 'inimiga' e sinaliza apoio a Aécio
Criador do partido Solidariedade, o deputado federal Paulo Pereira da Silva classificou a presidente Dilma Rousseff como sua inimiga e sinalizou apoio à candidatura do senador Aécio Neves em 2014. “Não fez nada. Não cumpriu uma [promessa]. Nenhuma. E virou minha inimiga dois dias depois que foi eleita”, disse Paulinho da Força sobre a petista, em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e UOL. Sobre a possível aliança com o tucano, de quem o ex-pedetista disse ser “muito amigo”, o parlamentar preferiu não bater o martelo e apontou outro provável cenário. “Vou trabalhar com ideia de fazer um acordo com o Aécio, Eduardo Campos [PSB] e Marina Silva: ter uma grande composição no segundo turno das eleições. Acho que esses três candidatos deveriam ter as condições iguais de disputar as eleições. E, aí, com o acordo de quem for melhor, no segundo turno, ter o apoio dos outros”, analisou.

   
Quinta, 26 de Setembro de 2013 - 10:32

Eliana e candidatura ao Senado

por Samuel Celestino
Eliana e candidatura ao Senado
O presidente do DEM, José Agripino, teria feito uma proposta ao deputado distrital de Brasília, Alberto Fraga, que comanda o partido no DF, para que a ministra Eliana Calmon venha a ser candidata à senadora pelo Distrito Federal. Segundo relata um jornalista que atua em Brasília, em off, Fraga recusou a proposta e depois teria comentado que o partido já tem candidato à vista e, como Eliana Calmon é baiana, deveria ser candidata pela Bahia. A proposta, ainda segundo a fonte, tem uma vertente: Agripino é muito amigo do ora secretário municipal, José Carlos Aleluia, e gostaria de vê-lo disputando a vaga senatorial pelo Estado. A proposta, assim, gorou.

   
Profissionais de comunicação do Recôncavo da Bahia participam, na Câmara Municipal de Conceição do Almeida, de dois debates sobre mídia, a sociedade na era da informação e saúde pública. Mediado pelo coordenador de Rádio da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Edmundo Filho, o II Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano abordará os temas “Comunicação, internet e redes sociais”, "O rádio na era digital" e "Jornalismo e convergência tecnológica", com palestras do diretor da Associação Baiana de Imprensa e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), Ricardo Luzbel; do coordenador de Novas Mídias da Secretaria de Comunicação do Estado, Leonardo Villanova; do coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Regional da Bahia (Unirb), Celso Duran; e do radialista e diretor da Rede Baiana de Rádio (RBR), Dílson Barbosa. Já o workshop SUS para Comunicadores, que já foi realizado em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Juazeiro e Capim Grosso, vai orientar os profissionais de imprensa sobre o construção do Sistema Único de Saúde (SUS), com temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços. O evento acontece no dia 5 de outubro e os participantes serão certificados pela Universidade Aberta do SUS e Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

   
Especialista diz que refrigerante pode fazer parte de dieta saudável; excesso é o problema
Foto: Reprodução
O que é de mais é sobra. O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, diz que o consumo de refrigerante pode conviver em uma dieta saudável. Clique aqui e saiba mais na Coluna Saúde.

   
O governo estadual utilizará os recursos de depósitos judiciais para pagar precatórios e a dívida estadual, conforme estabelecido em decreto publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial do Estado (DOE). Um fundo de reserva deverá ser criado para o gerenciamento dos valores. Os depósitos judiciais são formados por recursos que são objeto de disputa judicial e estão indisponíveis tanto para o autor quanto para o réu da ação. Segundo informou o vice-governador Otto Alencar (PSD) ao jornal A Tarde, a medida integra a série de ações adotadas pelo governo da Bahia para equilibrar as receitas e despesas. “É mais um instrumento para equilibrar as finanças. Se precisar, saca e depois repõe. Isso é parte de um esforço que o governo está fazendo para compatibilizar receitas e despesas neste momento que é ruim para quase todos os estados brasileiros”, considerou. A resolução vale somente para recursos de tributos estaduais questionados na Justiça, ou seja, não inclui depósitos judiciais de processos trabalhistas ou ações civis.

   
Quinta, 26 de Setembro de 2013 - 09:51

Estacionamento do Ceasinha é tempestade em copo d´água

por Samuel Celestino
O ex-presidente da Ebal, Reub Celestino, acha que a polêmica do estacionamento da nova Ceasinha está virando, desnecessariamente, uma tempestade em copo d' água. Usando a expressão em ingles, "no parking, no business" (sem estacionamento não há negócio), Reub diz que o projeto é moderno e essencial para a cidade. "Foi todo aprovado pela Sucom e pelas autoridades sanitárias, é bonito e essencial como equipamento para Salvador, com forte apelo turístico", disse. Afirma o ex-presidente que "a cobrança do estacionamento, de forma moderada, já era prevista, inclusive em projeto realizado por consultoria altamente especializada no assunto, de modo a viabilizar maior rotatividade de frequentadores, com conforto para a clientela e para baratear os custos do condomínio. Isso vai favorecer os próprios permissionários, já que a receita do estacionamento seria incorporada à gestão do condomínio". Reub diz que o estacionamento não é "a exploração de um negócio, mas um apoio à própria viabilização de melhor acessibilidade ao mercado, com redução dos seus custos de manutenção" e finaliza: "as autoridades municipais ficarão impressionadas e felizes com o funcionamento do mercado. Salvador precisa e merece. A estação turística mais forte já está batendo na porta".

   
Corpo de Dominguinhos é exumado para novo sepultamento em Garanhuns nesta quinta-feira
Foto: Estadão Conteúdo
O corpo do músico Dominguinhos foi exumado do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (26), e segue para um novo sepultamento na cidade de Garanhuns, no agreste de Pernambuco. A mudança foi autorizada depois que, no início de agosto, o primeiro filho de Dominguinhos, Mauro Moraes, abriu um processo na Justiça de Pernambuco para que o corpo de seu pai seja transferido para Garanhuns, em Pernambuco, cidade natal do músico. Segundo Mauro, o corpo de Dominguinhos foi enterrado no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, contra vontade do pai, que já havia menifestado em entrevistas o desejo de ser enterrado em Garanhuns. A ex-mulher do músico, Guadalupe Mendonça, e a outra filha, Liv Moraes, não teriam o consultado sobre onde velariam e enterrariam o músico. Os restos mortais do sanfoneiro devem chegar ao novo destino por volta do meio-dia desta quinta. O corpo do Dominguinhos será enterrado assim que chegar na cidade. Logo após, haverá uma homenagem com músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot