Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 15 de setembro de 2013

No fim, Bahia 'dorme' e cede empate ao Coritiba

No fim, Bahia 'dorme' e cede empate ao Coritiba
Foto: Joka Madruga / Agência Estado
O Bahia, ao contrário da rodada anterior, deu sinais que colocaria um ponto final no jejum de triunfos. Abriu 2 a 0, ainda no primeiro tempo, e era melhor no jogo. Mas, no segundo tempo, o time baiano não resistiu a pressão do Coritiba e cedeu o empate. Clique e saiba tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 18:00

Secretário nega 'condições precárias' de postos de saúde no nordeste baiano

por Juliana Almirante
Secretário nega 'condições precárias' de postos de saúde no nordeste baiano
Foto: Alexandre Galvão/ Bahia Notícias
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, comentou, contatado pelo Bahia Notícias, que as “condições precárias” dos postos de saúde dos municípios de Araci e Tucano, no nordeste do estado, relatadas pela Folha de S. Paulo, neste domingo (15), não correspondem à situação real das unidades. De acordo com ele, a matéria é “enviezada” e “tendenciosa”. "Convido até a reportagem do Bahia Notícias para conhecer as condições dos postos",  defendeu o secretário. Segundo a Folha, em Barreira, povoado de Araci, o posto de saúde da família teria recebido a última faxina em junho.  Além disso, os equipamentos da unidade estariam quebrados. Já em Tucano, de acordo com o jornal, o posto de saúde do povoado de Rua Nova não contaria com salas da gerência e de inalação coletiva. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 17:40

Itamaraju: Polícia evita fuga de presos de delegacia

A polícia de Itamaraju, no sul do estado, impediu na manhã deste domingo (15) a fuga de 30 presos custodiados na delegacia. De acordo com um policial, a ação foi percebida durante o banho de sol dos detentos, que se revezavam para abrir um buraco em uma das celas. "Eles estavam cavando na cela que a parede dá para o pátio e para a área externa da delegacia", diz o policial, em entrevista ao G1. A polícia avalia que se a ação não fosse impedida, a saída dos custodiados ocorreria ainda neste domingo (15), pois a escavação já estava em estado avançado. A cela da unidade policial, que abrigava três detentos, foi esvaziada. A tentativa foi comunicada à Justiça.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 17:00

Desabamento em mina mata 27 no Afeganistão

O desabamento de uma mina de carvão neste sábado na província de Samangan, no norte do Afeganistão, deixou pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos. Cerca de 60 trabalhadores ficaram presos na mina. O porta-voz do Ministério de Minas e Petróleo, Mohammad Rafi Sediqi, disse que a operação de resgate seria encerrada na tarde de domingo Segundo ele, as autoridades estão investigando se houve alguma sabotagem por parte da guerrilha Taleban, que, de acordo com moradores locais, teria um grupo atuando na região. "Isso não está claro neste momento. Estamos trabalhando nisso", afirmou o porta-voz. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, se disse desolado com a perda de vidas e pediu que o ministério tome medidas para evitar a repetição de acidentes como esse. No começo deste ano, o ministro de Minas e Petróleo, Wahidullah Shahrani, disse que a receita obtida com minerais, petróleo e gás poderá representar até 45% do PIB do Afeganistão na próxima década. O país tem depósitos de cobre, ferro e ouro, além de petróleo e gás. Mas mais de 30 anos de guerra quase contínua, a incerteza quanto ao marco legal para a atuação de empresas estrangeiras e sobre o futuro do país têm desencorajado investidores. informações da Dow Jones Newswires.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:40

Brasil recua em planos de energia nuclear e favorece eólica

por Portal Terra
Brasil recua em planos de energia nuclear e favorece eólica
Foto: Flickr/ Minplanpac
O Brasil provavelmente recuará em seus planos de novas usinas nucleares devido a preocupações com segurança após o vazamento de 2011 no Japão, e promoverá por outro lado uma "revolução" na energia eólica, disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ele disse à Reuters que era "improvável" que o governo mantenha seus planos de construir quatro novas usinas nucleares até 2030 para atender a crescente demanda por eletricidade. Ele se recusou a informar quantas usinas serão construídas. Os comentários de Tolmasquim, parte de uma avaliação mais ampla dos planos estratégicos de longo prazo do país para geração de energia elétrica, ressaltaram as dúvidas globais quanto à energia nuclear mais de dois anos depois do terremoto seguido de tsunami que levou a um acidente na usina de Fukushima, no Japão. "Depois do Japão, as coisas foram colocadas em espera", disse Tolmasquim em entrevista na semana passada. "Não abandonamos (os planos)... mas eles também não foram retomados. Não é uma prioridade para nós neste momento", avaliou. O Brasil ainda não iniciou o processo das unidades projetadas para ficarem prontas em 2030. A usina atualmente em construção, Angra 3, é construída com tecnologia alemã da Siemens-KWU. O Brasil, segundo Tolmasquim é o mercado para novas fontes de eletricidade confiáveis, limpas e baratas. A rede de energia do país atualmente se baseia em usinas hidrelétricas para cerca de 75% de sua demanda. Além disso, a média de preços da energia eólica no Brasil caiu de R$ 148 por megawatt-hora no fim de 2009 para R$ 110 por megawatt hora este ano. "Este é o momento da energia eólica", disse. "Houve uma revolução em termos de custos", acredita.

   
Cirurgião de estrelas de Hollywood diz que Gisele Bündchen não é mais tão desejada
Foto: Reprodução
Robert Rey, o Dr. Holywood - cirurgião plástico de estrelas da academia de cinema norte-americana -, disse em entrevista que Gisele Bündchen não é mais a mulher mais desejada do mundo. Clique aqui e saiba mais na Coluna Holofote.

   
A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática investiga quem são os autores da invasão do site da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), que culminou na divulgação de dados pessoais de 50 mil agentes da corporação na rede social Facebook. Disponível para download na quinta-feira (12), o arquivo, de 8,9 mil páginas, com emails, telefones, endereços e CPFs dos policiais, foi retirado do ar no sábado (14). Recentemente, invasões semelhantes ocorreram nos domínios virtuais do Ministério Público Estadual, da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran-RJ). Em nota, a PMERJ se limitou a dizer que lamenta o fato e que todas as providências sobre o caso já foram tomadas. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:20

Síria diz que cumprirá resolução sobre armas químicas

O ministro da Informação da Síria, Omran al-Zoubi, disse em entrevista à emissora britânica de televisão ITN que o governo do país vai cumprir o plano russo de eliminar suas armas químicas assim que o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução baseada nessa proposta. Segundo Al-Zoubi, o governo do presidente Bashar al-Assad já começou a preparar os documentos relacionados ao plano. "A Síria se compromete com o que vier da ONU. Nós aceitamos o plano russo para nos livrarmos de nossas armas químicas. Na verdade, já começamos a preparar nossa lista", afirmou o ministro. Informações da Dow Jones Newswires.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:00

Mutirão oferece teste de Alzheimer gratuito

Um grupo de profissionais de saúde promovem, na sexta-feira (20), das 9h às 21h, um dia de testes gratuitos de memória para diagnosticar precocemente o mal de Alzheimer. O Mutirão de Diagnóstico Precoce de Alzheimer - Não Deixe seu Cérebro ser Vítima do Amanhã marca a passagem do Dia Mundial da Doença de Alzheimer. As pessoas que tiverem apresentado alteração nos testes serão atendidas também gratuitamente na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia, no sábado (21) das 7h às 14h, onde passarão por avaliação neurológica, além de encefalograma e tomografia axial do crânio. Caso seja necessário, os pacientes serão medicados e acompanhados no ambulatório da instituição. A equipe de profissionais é formada por neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além de estudantes de medicina e de outros cursos da área de saúde. O evento é promovido pela Fundação de Neurologia e Neurocirurgia-Instituto do Cérebro em parceria com o Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes/Ufba). O mutirão ocorre no terceiro piso do Shopping Barra.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:40

Pesquisa aponta que apoio a protestos cai em SP

A taxa de aprovação aos protestos de rua em São Paulo segue alta, mas a parcela dos paulistanos que reprova as manifestações quase triplicou no intervalo de dez semanas. Pesquisa Datafolha realizada na última quarta-feira (11) mostra que 21% da população da capital desaprova os protestos. Levantamento similar em 27 e 28 de junho, logo após o auge das passeatas, os que declaravam contrariedade somavam 8%. A pesquisa atual também aponta crescimento da rejeição pelo uso de máscaras por parte dos manifestantes. Entre os paulistanos, 89% são contra o uso da peça e 9% são a favor. No sentido inverso, a aprovação aos protestos caiu 15 pontos percentuais e chegou a 74%. O índice de opiniões favoráveis atinge seu pico entre os mais jovens e é 84% no grupo dos que têm 16 a 24 anos. Na pesquisa, o Datafolha voltou a perguntar sobre o comportamento de manifestantes e policiais. Para 78%, os manifestantes são mais violentos do que deveriam, índice idêntico ao apurado no levantamento em 13 de junho. O que pode ter aumentado, na opinião dos entrevistados, foi a violência policial. Antes, 40% achavam que os policiais eram mais violentos do que deveriam. Agora, 45% pensam assim. O uso de armas com balas de borracha pela polícia também é renegado pelos paulistanos: 59% são contra. O Datafolha ouviu 832 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. 

   
Se aprovado pelo STF, novo julgamento do mensalão pode ficar para 2014
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá na próxima quarta-feira (18) se 12 réus condenados no processo do mensalão passarão por novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5 e será retomada com voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo decidir que os réus têm direito ao recurso, o novo julgamento poderá ocorrer somente em 2014. Caso a Corte acate os recursos, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos de dois réus que pediram os embargos infringentes, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-deputado federal (PP-PE), Pedro Corrêa. Pelo regimento do STF, os demais réus só poderão entrar com novo recurso, caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado 60 dias após o fim do julgamento, previsto para próxima quarta (18). Com isso, o documento deverá ser publicado no mês de novembro. A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes e o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após este período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades voltam em fevereiro de 2014. Informações da Agência Brasil.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:20

Justin Timberlake vem ao Brasil para tocar e lançar filme

Justin Timberlake vem ao Brasil para tocar e lançar filme
Foto: Francisco Silva / AgNews
A terceira noite do Rock in Rio neste domingo (15) terá a participação de Justin Timberlake, no Palco Mundo. Mas a visita dele ao Brasil não está restrita à música. Saiba mais na Coluna Cultura. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:00

Japão desliga último reator nuclear em funcionamento

O Japão vai desligar, para fins de manutenção, o seu último reator nuclear em funcionamento, sem qualquer data para o reinício das operações. O reator de número quatro da central de Ohi, no oeste do país, vai parar de gerar eletricidade na madrugada de segunda-feira (16). Uma vez desligado o reator, o páis estará totalmente privado de energia nuclear. Analistas indicam que o Japão vai ficar sem energia nuclear até, no mínimo, dezembro, o mais longo período desde 1960. Após o acidente de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março 2011 no nordeste do Japão, todos as 50 reatores nipônicas fecharam progressivamente, em resposta aos protestos da população. Antes do acidente, as usinas nucleares eram responsáveis por cerca de 30% da energia do país. O governo tem sido pressionado a fortalecer as normas de segurança nas usinas. Analistas dizem que deve demorar cerca de seis meses para realizar todas as verificações de segurança e obstáculos jurídicos antes de religarem os reatores. Informações de agências internacionais.

   
Comerciantes protestam contra atraso em reforma da Feira de São Joaquim  nesta terça
Foto: Agecom
Os comerciantes da Feira de São Joaquim prometem cruzar os braços, nesta terça-feira (17), em protesto ao atraso das obras de requalificação do espaço. Cerca de sete mil feirantes vão participar, a partir das 6h, de uma manifestação em frente ao local, na Avenida Oscar Pontes, no Comércio, de acordo com o Sindicato de Feirantes e Ambulantes de Salvador (SindFeira). Segundo o presidente da entidade sindical, Marcílio Costa, os feirantes cobram uma audiência com o governador Jaques Wagner para definição e cumprimento de um cronograma “exequível” para a conclusão das obras, que estão atrasadas há mais de um ano e meio. “Nós cumprimos o cronograma rigorosamente, saímos no dia 20 de janeiro de 2012 e, conforme estabelecido com a Conder [Companhia de Desenvolvimento Urbano], era para que a primeira das seis fases da terceira e última etapa, que previa a instalação de uma completa infraestrutura e novas unidades comerciais, fosse concluída em oito meses, o que não ocorreu e continuamos no galpão provisório, trazendo prejuízo a todos os feirantes, quase levando à falência”, explica o feirante. Conforme o presidente da Associação dos Feirantes de São Joaquim, Nilton Ávila, a Conder se recusa a fazer um cronograma definitivo e, pela falta de diálogo e de articulação do governo estadual, os feirantes temem que o dinheiro do convênio firmado com o Ministério do Turismo tenha que ser devolvido. “É mais uma obra com recursos federais já disponíveis na Caixa Econômica Federal e não sai do lugar. Existe a verba e até hoje os projetos da última etapa de requalificação não foram aprovados pela Caixa por falta de articulação e incompetência da Conder”, acusa o sindicalista. 

   
Malvino Salvador é visto aos beijos com adolescente no Rock in Rio
Foto: Reprodução Revista Quem
O ator Malvino Salvador foi flagrado aos beijos na noite deste sábado (14), durante o Rock in Rio 2013, com uma adolescente. Quer saber mais? Clique aqui e acesse a Coluna Holofote.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 14:20

Homens assaltam hotel na Boca do Rio e defecam na recepção

O Hotel Praia dos Artistas, localizado no bairro da Boca do Rio, nas proximidades da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia foi assaltado por dois homens armados com facas, por volta das 7h30 da manhã deste domingo (15). Os criminosos renderam a recepcionista do estabelecimento e uma hóspede e as trancaram em quartos. Foi levado R$ 1040 da visitante carioca, além de pertences como anéis e notebook. Os assaltantes também levaram o celular e a carteira da recepcionista. Depois de roubar as duas mulheres, os ladrões chegaram a defecar na recepção e fugiram do local em um carro. Há dois dias, um ônibus de turismo que estava no estacionamento do hotel foi arrombado. Ninguém estava no veículo e os ladrões levaram apenas alguns materiais. Já em fevereiro, o estabelecimento sofreu um assalto por homens armados de pistola. Informações do Correio.

   
Um ano e meio após naufrágio, operação moverá cruzeiro Costa Concordia
Foto: Filippo Monteforte/AFP/Getty Images
A operação para mudar a posição do cruzeiro 'Costa Concordia', naufragado há mais de um ano e meio na ilha toscana de Giglio, começará na manhã desta segunda-feira (16), segundo a agência de proteção civil italiana. As condições metereológicas e marítimas coadunam com os trabalhos. "Os parâmetros do vento e a altura das ondas são compatíveis com os valores máximos previstos pelos cálculos de possibilidade da operação", informou a agência em comunicado. A operação deve começar pouco depois das 6h locais (1h de Brasília). Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114,5 t. O naufrágio do cruzeiro em janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo. A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de saco de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso. Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocada para longe da ilha.

   
Mais de 90% dos profissionais estrangeiros e de brasileiros formados no exterior e que fizeram as provas para o programa Mais Médicos foram aprovados e estão aptos a trabalhar no país, conforme estimativas preliminares do Ministério da Educação, que organizou e aplicou o teste. Do total de 682 médicos, 400 são cubanos, 116 são brasileiros graduados em outros países, e 166 são de outras nacionalidades, em especial da Espanha, Portugal, Uruguai e Argentina. O MEC informou, no entanto, que o resultado final só será divulgado na segunda-feira (16). Pelas regras do programa, quem obteve mais de 30% dos pontos oferecidos, mas alcançou média suficiente para aprovação, deve passar por recuperação. Candidatos com desempenho inferior a 30% serão desligados do programa. Os exames foram aplicados em oito capitais. Os médicos fizeram provas escritas e orais. Segundo o MEC, os candidatos, em um dos testes, participavam da simulação de uma consulta. Os médicos tiveram até que escrever em português um prontuário do paciente. O resultado do candidato era acompanhado por um médico brasileiro. Os profissionais aprovados devem começar a trabalhar a partir do dia 23 deste mês. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 13:20

Bancadas estaduais na Câmara podem sofrer mudanças

O número de deputados federais de 13 estados poderá ser alterado na próxima legislatura, de 2015 a 2019. Resolução nº 23.389/2013, editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do projeto de lei 221/2013 do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) modifica a distribuição de vagas na Casa. A matéria tem voto favorável do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), e está pronta para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se a proposta for aprovada, oito estados perdem e cinco ganham cadeiras na Câmara. Quem vai perder mais vagas – duas cada – serão Paraíba e Piauí, que ficarão, respectivamente, com dez e oito deputados. Os demais perdedores – Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro – ficarão com uma cadeira a menos cada. O grande beneficiado  com a mudança será o Pará, que irá conquistar mais quatro cadeiras, no total de 21 deputados. Minas Gerais e Amazonas vão contabilizar mais duas vagas cada. Por fim, Ceará e Santa Catarina vão obter mais uma cadeira cada e alcançar, respectivamente, o total de 23 e 17 deputados. Apesar das alterações, o projeto preserva o contingente de 513 deputados federais e as representações mínima (8) e máxima (70) de parlamentares por estado. As revisões no quantitativo estão amparadas na atualização estatística demográfica realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de julho de 2012. Informações do Jornal do Brasil.

   
Cuidados com segurança causam rejeição em hospedar seleção dos EUA na Copa
Para secretário, seleção 'é só tensão' | Foto: Tiago Melo
A seleção de futebol dos Estados Unidos, já classificada para o Mundial de 2014, fará sua preparação para o torneio no Brasil, mas sua estadia não é vista com bons olhos por algumas cidades, de acordo com reportagem da Folha. O custo-benefício de receber a delegação estadunidense, devido ao ampliado aparato de segurança que o grupo exigirá não agrada aos gestores. Esta opinião é compartilhada pelo chefe da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo na Bahia (Secopa), Ney Campello. "Já ouvi várias vezes que a presença dos EUA vai demandar uma segurança reforçada. E trazer uma seleção que é só tensão não faz a razão de ser sede", argumenta. O estado já chegou a ser visitado por representantes da seleção norte-americana em busca de um local adequado para a preparação. A delegação esteve em um resort na Praia do Forte, no município de Mata de São João. O mesmo receio ocorreria em Belo Horizonte, segundo a Folha. Principalmente porque o município anfitrião dos EUA terá que fazer um isolamento das áreas ao redor do hotel e do centro de treinamento maior do que o previsto para as outras seleções. A cidade também terá que oferecer instalações sofisticadas de tecnologia e de saúde. Algumas cidades visitadas pela delegação dos EUA preveem que a seleção requisite hospitais preparados para atender casos de atentados e ainda laboratórios equipados para investigar as ameaças Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (QBRN). Embora já tenha visitado mais de dez centros de treinamento no país, a delegação americana ainda não definiu onde ficará. Até agora, os centros de treinamento paulistas demonstram interesse em receber os EUA nas semanas que antecedem a Copa, já que consideram possuir as condições exigidas pela delegação do país. "São Paulo tem todo o interesse em receber os EUA, vai movimentar a economia", diz Raquel Verdenacci, secretária-executiva do Comitê Paulista da Copa.

   
Obama confirma ter trocado cartas com presidente do Irã e compara país à Síria
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou neste domingo (15), em entrevista à rede ABC News, que trocou cartas com o presidente do Irã, Hassan Rohani, e avisou que sua relutância em atacar a Síria não afeta as ameaças dos americanos de usar a força para impedir a bomba nuclear iraniana. Ele foi cuidadoso ao fazer uma distinção entre o comportamento dos Estados Unidos com a Síria - cuja ofensiva militar foi colocada em espera para tentar negociar com a Rússia - e a abordagem do país com relação ao programa nuclear do Irã. "Eu acredito que o que os iranianos entendem é que [a questão nuclear] é um assunto muito maior para nós do que a questão das armas químicas", afirmou, ao pontuar que, para ele, a crise das armas químicas síria mostra que a diplomacia pode funcionar se apoiada por ameaças de ação militar.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 12:10

Contribuintes do Simples Nacional receberão alertas da Receita

A partir desta segunda-feira (16), contribuintes incluídos no Simples Nacional poderão receber alertas da Receita Federal quando acessarem o portal do sistema na internet, com informações sobre possíveis irregularidades. A estratégia faz parte do Programa Alerta Simples Nacional e permite a autorregularização, com a correção de erros e inconsistências, pelo próprio contribuinte. Na primeira fase, serão emitidos 29 mil alertas, que permanecerão no portal até o fim de outubro. A partir de dezembro, a Receita começa a fiscalização dos que não fizeram as correções. “É uma nova forma de relação da Receita com os contribuintes do Simples, que não têm uma consultoria como os grandes contribuintes", explicou à Agência Brasil o coordenador-geral de Fiscalização do órgão, Iágaro Jung Martins. Para detectar as irregularidades, a Receita cruzou dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e da movimentação do cartão de crédito por meio da Declaração de Operação com Cartão de Crédito (Decred). A diferença detectada chega a R$ 5,98 bilhões e o crédito tributário a favor dos cofres públicos pode ficar em 10% deste valor.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 12:00

Raul Seixas é reverenciado no segundo dia do Rock in Rio 2013

Raul Seixas é reverenciado no segundo dia do Rock in Rio 2013
Raul Seixas faleceu em 1989 aos 44 anos
O segundo dia do Rock in Rio 2013 foi repleto de homenagens ao cantor e compositor baiano Raul Seixas (1945 - 1989). Vários artistas subiram ao palco e cantaram sucessos do "Maluco Beleza". Clique aqui e saiba mais na Coluna Cultura.

   
Veículos estacionados atrás de delegacia são incendiados em Belo Campo
Foto: Notícias Belo Campo
Veículos estacionados ao fundo da delegacia do município de Belo Campo, no sudoeste baiano, foram incendiados na noite deste sábado (14) por criminosos que atuam na região. De acordo com o site Notícias Belo Campo, com a ajuda de moradores da localidade, a Polícia Militar precisou utilizar um carro-pipa para conter as chamas. Cerca de cinco carros ficaram completamente destruídos com o incêndio. A polícia ainda não conseguiu localizar os suspeitos. As investigações apontam que a iluminação precária na região tenha facilitado a ação.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 11:30

Inaugurado novo terminal marítimo em Madre de Deus

Inaugurado novo terminal marítimo em Madre de Deus
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foi inaugurado na noite deste sábado (14), na Região Metropolitana de Salvador, o novo Terminal Marítimo de Madre de Deus, utilizado para o deslocamento do município para ilhas como Maria Guarda, Paramana e Bom Jesus dos Passos. Construído em uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, o equipamento tem agora espaço de lazer, dois decks, centro de artesanato, restaurantes, lanchonetes e um receptivo turístico. Segundo o vice-governador da Bahia e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, está prevista ainda na região a implantação de uma linha náutica entre Madre de Deus e Salvador. “Já publicamos o edital de licitação. Este equipamento tem todas as condições de receber um Catamarã, que já existiu no passado”, anunciou, durante a cerimônia. A intenção, segundo o gestor, é restabelecer o transporte hidroviário no estado. “Já restabelecemos este meio de transporte para Maragogipe e recuperamos também para outras localidades”, informou.

   
Personagem autista de 'Amor à Vida' viverá par romântico com médico
Foto: Reprodução
A novela 'Amor à Vida', da TV Globo, prepara novidades para a personagem Linda, vivida pela atriz Bruna Linzmeyer. Clique aqui e saiba mais na Coluna Holofote.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 11:10

Palocci tem nova vitória

por Fausto Macedo | Agência Estado
Palocci tem nova vitória
Foto: Reprodução
O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci conseguiu se livrar da suspeita sobre suas atividades como controlador da Projeto Consultoria Financeira e Econômica, que, em 2010, faturou R$ 20,5 milhões, o dobro do ano anterior. Com base em relatório do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Finanças, o Ministério Público de São Paulo requereu o arquivamento de investigação sobre sonegação fiscal e crimes tributários atribuídos ao petista e sua empresa. A verificação constatou que a Projeto recolheu R$ 1 milhão em Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre a base de cálculo de 2010. Em junho de 2011, quando o então ministro pediu demissão após a polêmica envolvendo sua empresa, quatro deputados federais representaram à Procuradoria-Geral de Justiça de SP para abertura de investigação sobre suposta prestação de declaração falsa às autoridades fazendárias, adulteração de documentos referentes às operações tributáveis e sonegação. "As diligências não detectaram a prática de crimes contra a ordem tributária", argumentou Arraes em 11 de abril deste ano. "Não tendo havido autuação fiscal, nem a apuração de conduta típica prevista na Lei 8.137/90 (Crimes Contra a Ordem Tributária), constata-se que não há elementos probatórios mínimos para a propositura da ação penal, motivo pelo qual requeiro o arquivamento dos autos", concluiu, apesar de ter feito ressalva sobre a hipótese de lavagem de dinheiro. "A evolução de faturamento da empresa do investigado foi notável e fora do comum, especialmente no ano de 2010, evolução esta que não restou ainda bem esclarecida, o que pode indicar eventual prática de crimes previstos no artigo 1.º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro)", diz o documento.

   
Apenas 103 dos 417 municípios baianos têm rede de esgoto adequada
Foto: Reprodução
Dados do IBGE e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que apenas um em cada quatro municípios baianos tem rede de esgoto instalada e metade dos domicílios do estado descartam dejetos de forma inadequada — diretamente em fossas negras, valas ou até mesmo em rios, lagos ou mar. O município de Dom Basílio, no centro-sul, é recordista estadual em mau esgotamento, com apenas 0,44% de residências ligadas a algum sistema adequado. Em Pilão Arcado, no norte da Bahia, a situação é semelhante: metade das casas que abrigam a população de cerca de 35 mil pessoas tem problemas de saneamento. Apesar de números alarmantes em algumas regiões, em todo o estado 51,6% de domicílios têm esgotamento adequado, o que deixa a Bahia na 10ª posição no ranking nacional da pesquisa. A colocação é relacionada à situação de Salvador, onde 0,42% dos domicílios não têm banheiro e 93,12% deles têm esgotamento adequado. Consultada pelo Correio, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informou, em nota, que a realidade se deve “sobretudo à indisponibilidade de recursos financeiros para investimento na ampliação da infraestrutura necessária para a prestação desses serviços, antes de 2002”. A Embasa atua em 81 municípios, com serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto doméstico. A rede interna de imóveis é, segundo a nota, de responsabilidade do proprietário. Informações do Correio.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 10:30

Dilma pode antecipar troca de ministros para outubro

Dilma pode antecipar troca de ministros para outubro
Foto: Sérgio Francês/ Reprodução
A presidente Dilma Rousseff pode antecipar para outubro as mudanças em seu ministério, previstas inicialmente para dezembro. A intenção é exonerar no próximo mês auxiliares que não terão papel estratégico na campanha presidencial de 2014, como a petista Maria do Rosário (Direitos Humanos) e o peemedebista Gastão Vieira (Turismo), e tirar em dezembro apenas os titulares de pastas mais estratégicas. A única exceção deve ser o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo e comandante do programa Mais Médicos - uma das bandeiras da campanha de Dilma no próximo ano -, que deixaria o governo somente em 2014. As mudanças providenciariam ainda uma desculpa oficial para tirar do Executivo nomes cujos partidos indicam que não vão apoiar a reeleição de Dilma. É o caso de Fernando Bezerra (Integração Nacional), indicado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que deseja concorrer à Presidência da República. Após as trocas de outubro, sairiam em dezembro ministros que terão o papel de garantir palanque forte para a presidente nos Estados, como o mineiro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e a paranaense Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Informações da Folha de São Paulo.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 10:20

Bienal do Livro da Bahia contará com mais de cem autores

Bienal do Livro da Bahia contará com mais de cem autores
Poeta José Inácio é um dos curadores do evento
Prevista para acontecer entre os dias 8 e 17 de novembro, a 11ª Bienal do Livro da Bahia terá 385 expositores e mais de cem autores, entre nomes nacionais e internacionais. Clique aqui e leia mais na Coluna Cultura.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 10:10

Coluna A Tarde: O Supremo na berlinda

Coluna A Tarde: O Supremo na berlinda
Esperava-se, mas não havia certeza de que os embargos infringentes chegassem a um empate em cinco votos a cinco, dividindo o Supremo Tribunal Federal. A alegria dos mensaleiros que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição, em um dos crimes pelos quais foram condenados, dentre os quais José Dirceu, Marcos Valério e Delúbio Soares, murchou. A esperança, no entanto, continua cercando-os, diante da possibilidade de que o voto de desempate seja a eles favorável. Será do decano da Corte, Celso de Mello, um dos mais preparados juízes do Supremo. Mello, que já havia defendido os embargos infringentes antes, coloca-se acima de suspeitas, mas tem em seu voto uma decisão realmente polêmica. Se não o fosse, o colegiado não se dividiria. Qualquer que seja a sua decisão não surpreenderá, embora, em caso de ser favorável aos mensaleiros, gerará um mal-estar nacional. Clique aqui e leia a coluna completa deste domingo (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot