Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Shopping em Nairóbi ainda está sitiado e especialista diz que ainda há dez reféns


Shopping em Nairóbi ainda está sitiado e especialista diz que ainda há dez reféns
Foto: Reuters
Apesar de o governo queniano ter anunciado o fim da ação para resgatar reféns em um shopping de Nairóbi, disparos de armas de fogo e explosões foram ouvidas ainda nesta terça-feira (24), segundo repórteres da Associated Press, e um corpo foi retirado do local. Este já é o quarto dia consecutivo de enfrentamento entre as forças de segurança do Quênia e terroristas que invadiram o estabelecimento no último sábado (21). Já foram contabilizados pelo menos 62 mortos. Um especialista em segurança que tem comunicação com o interior do shopping afirmou que pelo menos dez pessoas ainda estão em poder dos terroristas. A ministra das Relações Exteriores do Quênia, Amina Mohamed, declarou que dois ou três americanos e um britânico fazem parte do grupo que atacou o shopping.
O relatório final da auditoria realizada no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Itabuna, que investigou supersalários de servidores, será enviado ainda esta semana para a Procuradoria Jurídica do Município e Ministério Público. Segundo o blog Políticos do Sul da Bahia, a auditoria, que abrangeu o período entre 2006 e 2012, chegou a identificar casos de pessoas que deveriam ganhar um salário mínimo, mas chegavam a receber valores 10 a 15 vezes maiores. Calcula-se que a “máfia dos contracheques” tenha desviado cerca de R$ 5 milhões da prefeitura. A Procuradoria Jurídica realizará o processo administrativo e, comprovada a culpabilidade, os acusados serão demitidos. Já o Ministério Público instaurará uma investigação criminal, o que pode resultar em prisão dos envolvidos.

Lula critica reforma política conduzida por Vaccarezza

por Daiene Cardoso | Agência Estado
Lula critica reforma política conduzida por Vaccarezza
Insatisfeito com a proposta de reforma política em gestação no Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o coordenador dos trabalhos, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), para uma conversa em São Paulo. Acompanhado do presidente nacional da sigla, deputado Rui Falcão (SP), Vaccarezza almoçou com Lula e ouviu críticas sobre sua atuação durante uma hora. Lula demonstrou a Vaccarezza seu descontentamento com a evolução dos trabalhos no Parlamento. A Executiva nacional do PT divulgou um texto contrário à reforma liderada pelo petista. O deputado Vaccarezza não foi localizado pelo para comentar o encontro. A controvérsia em torno do tema começou logo após as manifestações de junho, quando a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso Nacional uma proposta de plebiscito para realização da reforma política. A sugestão foi rejeitada pelos parlamentares, mas, para atender ao "clamor das ruas", o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou a criação de um grupo suprapartidário para discutir o assunto.

Calote de Claudia Leitte teria sido real motivo de rompimento da empresa de Nizan Guanaes

Calote de Claudia Leitte teria sido real motivo de rompimento da empresa de Nizan Guanaes
Não é novidade que a cantora Claudia Leitte se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro. A artista, que agora assumiu de vez a gestão de sua carreira, não contava com mais uma bomba que caiu no mercado. Trata-se da notícia de que o calote que deu na XYZ fez a empresa romper uma importante parceria com a cantora carioca. O problema é que a referida empresa pertence a Nizan Guanaes, um dos mais poderosos e influentes publicitários do Brasil. Confira os detalhes na Coluna Holofote!

Pelegrino cobra nome do PT para 2014 já: 'Candidato não pode ser continuidade de Wagner'

por Evilásio Júnior
Pelegrino cobra nome do PT para 2014 já: 'Candidato não pode ser continuidade de Wagner'
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
No entendimento do deputado federal Nelson Pelegrino, a definição sobre quem será o candidato do PT à sucessão do governador Jaques Wagner tem que acontecer antes do Processo de Eleição Direta (PED) do partido, marcado para 10 de novembro. Ao contrário da visão do próprio chefe do Executivo baiano, que prevê a escolha até fevereiro do próximo ano, na avaliação do parlamentar – que perdeu a última eleição para prefeito de Salvador para ACM Neto (DEM) – a sigla tem que fazer pesquisas qualitativas para resolver logo a querela, sob pena de prejudicar a articulação tanto internamente quanto com os partidos aliados. "Eu acho que a gente devia dar um horizonte mais próximo para analisar essa questão. Não sei se esse horizonte é fevereiro. Um horizonte mais próximo seria melhor para construir a unidade do partido. Temos que definir qual é a candidatura que tem melhores condições de unificar o partido, representar o projeto e dialogar com os aliados, porque nós não somos sozinhos no mundo", avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias. Para Pelegrino, um fato está consolidado: o próximo governo – se for da base – não pode ser meramente um seguimento do atual. "Nós estamos terminando um ciclo, que são os oito anos do governo do companheiro Wagner, que foi um governo que trouxe transformações e avanços importantes para a Bahia, mas nós não podemos apenas ter um candidato na nossa frente que diga que vai dar continuidade ao governo Wagner. Nós estamos vivendo um momento em que até Dilma tem que apresentar uma proposta de recuperação dos quatro anos do governo dela, como Lula teve a capacidade de fazer. Os avanços têm que ser mantidos, e até ir adiante, mas há desafios que têm que ser colocados aí: a situação econômica do Estado, da segurança pública, da saúde, da educação e a questão do semiárido", opinou.
Apesar de a disputa estar mais concentrada entre o chefe estadual da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Walter Pinheiro – correm por fora o secretário de Planejamento José Sérgio Gabrielli e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano –, o deputado afirma que "nenhum dos quatro está fora do páreo". Mais ligado afetivamente a Caetano, Pelegrino garante que ainda não se decidiu sobre quem vai apoiar. "Eu estou conversando com todo mundo. Estou trabalhando para escolher o melhor candidato. Quero um candidato que tenha condições de ganhar a eleição e condições de governar a Bahia", considerou. A única certeza é que ele, pessoalmente, está fora da briga. "Provavelmente eu serei candidato a reeleição. Essa fila está muito grande. Os quatro que estão lá está de bom tamanho. Não dá para ser candidato a tudo a todo o momento", admitiu.

J. Carlos se une a Rui Costa para dar 'rasteira' em Pelegrino: 'É uma miopia política'

por Evilásio Júnior
J. Carlos se une a Rui Costa para dar 'rasteira' em Pelegrino: 'É uma miopia política'
Fotos: Reprodução/ Divulgação
Uma articulação para derrubar a liderança do deputado federal Nelson Pelegrino do PT em Salvador pode incendiar a disputa pela presidência estadual da sigla e impactar na escolha do candidato do partido à sucessão do governador Jaques Wagner. A menos de dois meses do Processo de Eleição Direta (PED) petista, a ex-vereadora Marta Rodrigues, que seria reconduzida ao posto de comandante do diretório municipal pela tendência Esquerda Democrática e Popular (EDP) – que detém cerca de 40% dos filiados na capital baiana –, foi alvo de uma movimentação promovida pelo parlamentar estadual J. Carlos, da corrente Articulação CNB (Construindo um Novo Brasil). Em consonância com os grupos de Rui Costa (Reencantar) e Valmir Assunção (Esquerda Popular Socialista – EPS), o ex-presidente do Sindicato dos Rodoviários lançou o seu assessor Paulo Teixeira em "dobradinha" com a candidatura de Everaldo Anunciação (CNB) para o comando estadual da legenda. "É uma contradição fazer uma movimentação contra uma liderança que tem 46,5% dos votos na cidade e que teve a maior performance entre todas as eleições que o PT disputou até hoje em Salvador. É um tremendo equívoco. É uma miopia política esse tipo de atitude. Contaminar uma disputa estadual, uma escolha de governador, por causa de uma disputa municipal é pensar pouco amplo", sinalizou Pelegrino, em entrevista ao Bahia Notícias.
Tanto Reencantar, quanto EPS e Articulação CNB defendem o nome de Rui Costa ao Palácio de Ondina. Em reação, a EDP se articula com a Democracia Socialista (DS), protagonizada pelo senador Walter Pinheiro, o que pode causar um racha seguido de bate-chapa para decidir quem será o indicado do PT para suceder Wagner. Rivais históricos internamente, Pinheiro e Pelegrino podem lançar o nome de Edson Valadares (DS) para a direção municipal e apoiar na estadual o jornalista Ernesto Marques, da corrente Movimento PT, liderada pelo deputado estadual e ex-presidente petista, Marcelino Galo. Embora Pelegrino diga que "a gente não vai deixar contaminar o processo", caso a união se consolide, as três correntes podem endossar o nome de Pinheiro, que ainda tenta ser candidato a governador, para enfrentar o escolhido de Wagner, Rui Costa.

Carnaval pode ter transmissão exclusiva na TV; Proposta será estudada pela Câmara

por Sandro Freitas
Carnaval pode ter transmissão exclusiva na TV; Proposta será estudada pela Câmara
Ainda não tem prazo para ser discutido, mas um dos pontos do relatório da Comissão do Carnaval de propostas para mudanças na festa – entregue nesta segunda-feira (23) ao prefeito ACM Neto (DEM) – promete mexer com um setor importantíssimo do evento: transmissão televisiva. Entre os itens do documento elaborado após o seminário “Panorama Carnaval de Salvador”, realizado pela comissão especial que trata do assunto na Câmara Municipal, estão duas possibilidade de reformulação na forma de veicular a folia, pelas redes televisivas, para o Brasil e para o mundo. Uma delas é a transmissão exclusiva por apenas uma emissora, como ocorre com o Campeonato Brasileiro, que é comprado pela Rede Globo. No modelo, a emissora tem a prerrogativa de ceder os direitos de transmissão para concorrentes, mas detém a exclusividade, assim como aconteceu no Rock in Rio. A outra proposta é de estabelecer um pool de geração de imagens, formato em que as empresas compartilham as gravações, como aconteceu na visita do papa Francisco ao Rio. Assim sendo, cada uma poderia negociar até espaços onde teria exclusividade, como o Centro Histórico, por exemplo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o autor do relatório sobre as propostas de mudanças na festa, vereador Cláudio Tinoco (DEM), adiantou que serão convocadas audiência públicas para tratar do tema. Por um lado a prefeitura pode aumentar a arrecadação com a festa, mas também pode perder tempo de mídia espontânea, que hoje chega a 255 horas, durante sete dias de folia, na soma da transmissão de todas as TVs.
 

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

“Queremos trazer a discussão de como é o modelo de transmissão do Carnaval de Salvador, que é aberto. Mas, sem dúvida, entendemos que essa perspectiva de exclusividade ou unificação pode ajudar na captação de patrocínio”, destacou Tinoco. Atualmente, as emissoras que transmitem a festa não têm de pagar pelo direito de imagem, somente pela montagem de estruturas. “Ela só paga o licenciamento das estruturas e faz o investimento próprio, montando os praticáveis, gruas e logicamente o investimento na tecnologia de transmissão. [...] As televisões investem, cada uma, na sua proporção e na infraestrutura para captação de imagem. E, para esse investimento, cada uma comercializa suas cotas de patrocínio. Uma emissora tem um banco, outra tem outro, por exemplo”, explicou o vereador. Uma das reclamações constantes dos anunciantes da prefeitura é de que praticamente não há visibilidade das marcas, pois as televisões privilegiam apenas os patrocinadores próprios e evitam, ao máximo, mostrar os concorrentes. No entanto, o ponto contrário à proposta é o fato de que “se a prefeitura tivesse que pagar por essas 255 horas de mídia espontânea, seria um valor incalculável”, como ressaltou o democrata. A mudança também atenderia a um desejo da prefeitura de aumentar a arrecadação com a festa, já que a promessa do secretário municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Guilherme Bellintani, é de fazer o carnaval de 2014 com as finanças equilibradas. Em 2013, a prefeitura gastou R$ 30 milhões em serviços públicos e ganhou apenas cerca de R$ 11 milhões em patrocínio. Outras novidades da folia, que estão em um plano de inovação da gestão municipal, serão apresentadas no mês que vem. 

AL-BA pode instalar CPI da Telefonia e votar contas de Wagner nesta terça

por Rodrigo Aguiar
AL-BA pode instalar CPI da Telefonia e votar contas de Wagner nesta terça
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia poderá tentar a aprovação nesta terça-feira (24) das contas de 2010 e 2011 do governador Jaques Wagner, embora o líder do bloco, o petista Zé Neto, não defina como prioridade apreciar as finanças na próxima sessão da Casa. “Amanhã [terça], discutiremos a estratégia das contas. Pode ser que entre, mas, a princípio, não está para amanhã”, afirmou o parlamentar ao Bahia Notícias. Zé Neto condicionou a votação das prestações a uma conversa com o líder da oposição, Elmar Nascimento (sem partido). “O clima está melhor”, declarou, em referência ao ambiente de animosidade entre as bancadas após a aprovação das contas de 2008 e 2009 de Wagner. Na ocasião, os oposicionistas protestaram e chegaram a acusar o presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (PDT), de “antidemocrático”. De acordo com o líder da maioria, serão votados nesta terça pelo menos dois projetos: um que estabelece benefícios para professores e outro que institui diárias aos acompanhantes de servidores portadores de deficiência. O petista relatou ainda que tentará instalar a CPI da Telefonia na Casa, com o objetivo de apurar denúncias sobre a má qualidade na prestação de serviços das operadoras do setor no estado. “Falta discutir quem será presidente, vice e os integrantes. Vamos tentar fazer isso”, afirmou o chefe da maioria.

Conhecido barraqueiro da Pituba morto a tiros

Um conhecido vendedor de frutas morreu após se atingido por tiros na noite desta segunda, na Rua Ceará, perto do supermercado Hiper Ideal da Pituba. Segundo informaçōes, a vítima foi atingida por cinco tiros disparados por um motociclista não identificado. A Polícia Militar efetuou buscas na região, sem sucesso.  Segundo moradores, o comerciante, conhecido por Erisvaldo, atuava na região há mais de dez anos.  

Assembleia vai pedir audiência com ministro da Justiça sobre disputas no sul baiano

Assembleia vai pedir audiência com ministro da Justiça sobre disputas no sul baiano
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (23), foi realizada mais uma audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do conflito que ocorre entre índios tupinambás e agricultores das regiões de Buerarema, Una e Ilhéus, no sul baiano. Foram convidados todos os grupos envolvidos na demarcação de terras, mas somente 300 trabalhadores rurais compareceram perante a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. A Fundação Nacional dos Índios (FunaI), Justiça Federal e o Ministério da Justiça não enviaram representantes. O grupo decidiu que vai pedir uma audiência e uma visita ao sul do estado com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.  Há quase dois meses acontecem conflitos entre índios e agricultores na região que tem 43 mil hectares. “Sou a favor da demarcação de terras indígenas no Brasil. Mas o produtor precisa ser indenizado. A Justiça tem que fazer com que nenhum dos lados perca e o governo precisa cumprir o seu papel de indenizar as partes”, destacou o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), membro da comissão.

Prefeitura realiza operação para retirar sucatas de veículos de vários bairros

A prefeitura de Salvador fará na quarta-feira (25) uma operação especial para retirada de sucatas e carcaças de veículos abandonados em diversos pontos da cidade. A retirada, com objetivo de melhorar o trânsito e a estética da capital baiana, será feita nos seguintes locais: Avenida Suburbana, Via Regional, Sussuarana, Largo da Muriçoca, Vale do Matatu, Boca do Rio, Corredor da Vitória e Uruguai. A operação começará as 8h30, saindo do estacionamento da Guarda Municipal de Salvador, na Avenida San Martin. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com apoio da Limpurb, Transalvador e Guarda Municipal.

   
Segunda, 23 de Setembro de 2013 - 21:20

Mulher morre na passarela da Estação Mussurunga

Uma mulher morreu, no início da tarde desta segunda-feira (23), na passarela da Estação Mussurunga, em Salvador. Segundo a Central de Polícia (Centel), Maria Madalena de Jesus Silva tinha 61 anos e passou mal quando atravessava a ligação entre o bairro ao Parque de Exposições. Ela chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. A polícia acredita que a mulher faleceu por causas naturais.

Mundo terá 342 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema em 2030

Mundo terá 342 milhões de pessoas em situação de pobreza extrema em 2030
Foto: Reprodução
Mesmo no cenário mais otimista de crescimento da economia e de diminuição da desigualdade de renda no mundo, não deve ser possível zerar a pobreza extrema até 2030, conforme meta da Organização das Nações Unidas (ONU). Estimativa presente no relatório “Investimentos para acabar com a pobreza”, da entidade independente Iniciativas do Desenvolvimento, prevê que o número de pessoas em situação de miséria será de 342 milhões em 2030. No cenário mais pessimista, diz o relatório, o número poderá alcançar 1,04 bilhão e, na melhor das hipóteses, será de 107,9 milhões, diz o estudo, ao citar dados do Brookings Institution. Segundo O Globo, o relatório será apresentado nesta segunda-feira (23), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Pobreza extrema é aquela em que a pessoa vive com menos de US$ 1,25 por dia. Uma das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pela ONU em 2000, era reduzir pela metade a população em pobreza extrema até 2015. O texto diz que o objetivo foi alcançado em 2010, antes do prazo. Em 2012, na Rio+20, alguns líderes mundiais sugeriram como nova meta a erradicação da miséria até 2030, proposta que foi aceita pela ONU.

Faixas bloqueadas por cratera na BR-324 serão liberadas nesta terça, diz Via Bahia

Faixas bloqueadas por cratera na BR-324 serão liberadas nesta terça, diz Via Bahia
Fotos: Divulgação
Uma das três faixas do trecho da BR-324 bloqueado para obras na cratera na região de Porto Seco-Pirajá foi liberada para o trânsito nesta segunda-feira (23). Segundo a Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, os outros dois trechos serão liberados na manhã desta terça-feira (24). A previsão inicial era de que a pista fosse integralmente liberada ao tráfego até o dia 30. O buraco surgiu no dia 5 de junho após um afundamento de duas faixas da via marginal que dá acesso ao Porto Seco Pirajá e transformou-se em uma cratera, de 30 metros de diâmetro e nove de profundidade, que causou a interdição das três faixas no sentido Feira de Santana.
No último dia 15, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil contra a Via Bahia. O MPF pediu ainda a suspensão do pedágio até que a obra seja concluída no Km 618, sentido interior. Em junho, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou a redução de 50% na tarifa — medida que vigorou por 30 dias.

Comissão do Carnaval da Câmara entrega relatório ao prefeito

Comissão do Carnaval da Câmara entrega relatório ao prefeito
Foto: Valdemiro Lopes / Divulgação
A Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal entregou ao prefeito ACM Neto (DEM), na tarde desta segunda-feira (23), o relatório do seminário “Panorama Carnaval de Salvador”, realizado de 14 a 16 de maio com entidades representativas do setor. “Alguns pontos saltam aos olhos porque são preocupações também nossas, como a necessidade de aprimorar os serviços públicos envolvidos no Carnaval”, frisou o gestor, que ressaltou a necessidade de revitalizar a festa no centro antigo da cidade. Segundo o presidente do colegiado, Henrique Carballal (PT), o relatório indica algumas alterações na legislação para a melhoria da festa, a exemplo da Lei do Silêncio e da Lei do Uso do Solo. Ele chamou atenção do prefeito também para as alterações aprovadas recentemente pela Câmara na composição do Conselho do Carnaval, passando de 25 para 32 entidades. O vereador Claudio Tinoco (DEM), relator da matéria no colegiado, ressaltou que as contribuições do Legislativo foram fruto de amplo debate. “O relatório é um retrato do que foi discutido no seminário, que contou com 30 debatedores. Abordamos nove temas, como governança, financiamento, pesquisas, planos de desenvolvimento e sugestões para contratação de artistas. Todos os segmentos envolvidos foram ouvidos”, disse.

Itaberaba: ‘Cabra Doido’ é preso com 10 kg de maconha

Itaberaba: ‘Cabra Doido’ é preso com 10 kg de maconha
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Policiais militares do 11º batalhão de Itaberaba, no centro-norte da Bahia, apreenderam, nesta segunda-feira (23), cerca de 10 kg de maconha que estavam distribuídos em 11 tabletes prontos para a comercialização. Jonas dos Santos da Silva, 18 anos, conhecido como "Cabra Doido", foi preso em flagrante em frente a um restaurante e pousada da cidade. Com o acusado também foram apreendidos um notebook com modem, um relógio, uma pedra de crack e um carregador de celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot