Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ex-presidentes do Banco Central criticam governo Dilma


Ex-presidentes do Banco Central criticam governo Dilma
Dois ex-presidentes do Banco Central (BC) criticaram nesta quinta-feira (18) a flexibilização do tripé da política macroeconômica (superávit primário, metas de inflação e câmbio flutuante), que esta semana foi alvo de debate entre a ex-senadora Marina Silva e a presidente Dilma Rousseff. Em seminário no Rio de Janeiro, Arminio Fraga e Gustavo Franco, presidentes do BC no governo Fernando Henrique Cardoso - que mantêm contato com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) -, foram incisivos nas críticas. Henrique Meirelles, comandante da autoridade monetária no governo Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou do evento, promovido pelo Instituto Millenium e pelo Ibmec, preferiu destacar pontos positivos da economia, como instituições fortes. Arminio abriu sua palestra dizendo-se "preocupado" com a mudança na política econômica a partir do segundo mandato do presidente Lula. "O Brasil vive, de uns seis ou sete anos para cá, um modelo diferente do que prevaleceu nos 12 anos anteriores", afirmou Arminio a jornalistas, pouco antes da palestra. "Houve uma inversão na política econômica: ela está amarrada na microeconomia e solta na macroeconomia", completou. A amarração na microeconomia se refere às diversas formas de intervenção do governo na economia. O tripé é o lado macroeconômico da política.

   
Sexta, 18 de Outubro de 2013 - 07:57

Professora é estuprada e morta em Simões Filho

Professora é estuprada e morta em Simões Filho
Foto; Fala Simões Filho
Uma mulher foi estuprada e morta em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, nesta quinta-feira (17). A professora Edileia de Jesus dos Santos, de 31 anos, voltava para casa quando foi abordada por um homem próximo à escola Favo de Mel e levada para um local deserto, de acordo com a 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho. Violentada, ela recebeu golpes de faca no pescoço, tórax e braço. A professora ainda estava consciente quando foi socorrida por uma ambulância do Samu para o Hospital Eduardo Alencar, mas não resistiu aos ferimentos após dar entrada na unidade médica. O autor do crime está foragido, mas a polícia acredita, com base em informações preliminares, que a vítima o conhecia, segundo o Correio. O corpo de Edileia deve ser transferido para o Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Salvador ainda nesta sexta (18), antes de ser liberado para o sepultamento.

   
Advogado de médica presa pede 'respeito' à família da cliente e acredita em absolvição
O advogado de defesa da médica Kátia Vargas, levada para a prisão nesta quinta-feira (17), disse pediu respeito à oftalmologista e disse que a família da cliente foi “destruída por este evento”, segundo informações do jornal A Tarde. “As duas famílias estão sofrendo muito. Com certeza eu tenho muito respeito às pessoas que se foram, à família dos mortos, mas respeito também a família da minha cliente”, declarou Vivaldo Amaral. Kátia é acusada pelo Ministério Público de homicídio doloso triplamente qualificado por motivo torpe, pela morte de Emanuel e Emanuelle Dias, na última sexta (11), no bairro de Ondina. No entendimento do órgão, a médica teve a intenção de atingir a moto onde estavam os irmãos. “Na nossa Constituição Brasileira paira o princípio da presunção de inocência. Ninguém pode ser apontado culpado sem que  o processo termine, transite em julgado, não caiba mais nenhum recurso”, acrescentou o advogado. Amaral informou que não falaria sobre o inquérito até que este chegasse ao Judiciário e disse estar confiante na absolvição da cliente. “Não estranhem se,  daqui a alguns anos, muita gente que hoje crucifica minha cliente tenha humildade para pedir desculpas e ver que  os fatos  não aconteceram da forma com que estão sendo ventilados. Fatos novos virão e eu tenho certeza de que vamos reverter a situação”, apostou.

   
Norueguês de origem somali é um dos suspeitos de ataque a shopping no Quênia
Foto: Reprodução / BBC
Um norueguês de origem somali é um dos suspeitos de participar do ataque armado a um shopping center de Nairóbi, no Quênia, de acordo com a BBC. Realizada pelo grupo islâmico somali Al-Shabab, a ação teve início em 21 de setembro, deixou pelo menos 67 mortos e durou quatro dias. Hassan Abdi Dhuhulow, de 23 anos, foi reconhecido a partir de imagens captadas por câmeras de segurança do estabelecimento. Ele nasceu na Somália, mas se refugiou com a família na Noruega em 1999. Dhuhulow também é suspeito de auxiliar no planejamento do ataque. O programa Newsnight, da BBC, conversou com um familiar do suspeito, que relatou a mudança de Dhuhulow da cidade de Larvik, em 2009, para viver na Somália. Na última semana, a agência de inteligência norueguesa PST enviou agentes para o Quênia para verificar as informações de que um cidadão da Noruega estaria envolvido no ataque ao shopping center.

   
O PSB não fez praticamente nenhuma mudança em relação às alianças negociadas regionalmente, treze dias depois do anúncio da aliança entre Eduardo Campos, presidente da legenda, e Marina Silva. O acerto entre os dois pré-candidatos foi encarada como uma possibilidade de revisão das articulações do PSB nos estados, com o objetivo de contemplar os interesses da Rede, sigla que a ex-senadora não conseguiu oficializar a tempo de participar das eleições do próximo ano. Com exceção do recuo na dobradinha com o líder ruralista Ronaldo Caiado (DEM) em Goiás após críticas de Marina, praticamente nada foi alterado no planejamento feito pelos socialistas. “A Rede não tem políticos tradicionais, o forte dela é a militância jovem que nunca disputou eleição. Está mais ou menos acertado: se não houver incompatibilidade, ela vai fazer o dela e a gente vai fazer o nosso”, disse o deputado Márcio França, presidente do PSB de São Paulo. Informações da Folha.

   
DEM ameaça apoiar adversários do PSDB, aponta jornal; 'Aqui está pacífico', diz Imbassahy
Foto: Divulgação
Reportagem do jornal o Estado de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira (17), apontou que o DEM estaria em um processo de discussão sobre uma possível ruptura política em diversos estados e, consequentemente, no plano nacional, com o PSDB. Os partidos caminham juntos há cinco eleições presidenciais. Conforme o diário paulista, a bronca dos democratas seria por conta da falta de um respaldo dos tucanos para fortalecer candidaturas do DEM em estados como o Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Quem deu o tom do início de uma possível desconjuntura foi o deputado federal e ex-presidente da legenda, Rodrigo Maia (RJ). "Nossa prioridade é a questão regional. Não está proibido nem aliança com o PT. O PSDB que não ache que não temos outras alternativas de apoio", disparou o parlamentar fluminense, em entrevista ao Estadão. Rodrigo é filho do ex-prefeito do Rio, hoje vereador e pré-candidato ao governo do Estado, César Maia (DEM). Lá, o PSDB namora com o PMDB, que tem como pré-candidato o atual vice-governador, Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão. Já na Bahia, DEM e PSDB têm pré-candidaturas cogitadas para a disputa pelo Palácio de Ondina no próximo ano. Aqui, diferentemente do Rio, até o momento, tucanos e democratas demonstram seguir a mesma canção. Entretanto, o próprio prefeito de Salvador e maior liderança do DEM no estado, ACM Neto, também em entrevista recente ao Estadão, revelou que a prioridade do seu partido para 2014 é eleger deputados estaduais e federais e montar palanques fortes, antes mesmo de tomar decisões como as de quais alianças ou apoios terão o martelo batido. “Todo mundo sabe qual é a nossa história, a nossa trajetória, quais são os nossos parceiros. Mas isso não significa que vamos estar fechados a dialogar com outras possibilidades. Acho que está cedo para tentar carimbar o destino do DEM para as eleições do ano que vem”, afirmou ACM Neto.


Aécio Neves não tem ainda garantida a presença de ACM Neto em seu palanque

Contatado pelo Bahia Notícias, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) afirmou que ficou “surpreso” ao ler as declarações do colega de parlamento Rodrigo Maia. “Todas as conversas que nós estamos realizando são muito positivas e auspiciosas. Na visita de Aécio aqui em Salvador, o [senador José] Agripino foi enfático nessa direção: a de um bom entendimento entre PSDB e Democratas”, declarou. Segundo o tucano, pelos menos na Bahia, não há qualquer imbróglio entre as siglas. “Eu tenho conversado com uma frequência muito grande com ACM Neto e Paulo Souto. Aqui está tudo absolutamente pacífico”, garantiu. O Bahia Notícias tentou falar com os presidentes do DEM nacional e estadual, senador José Agripino e Paulo Azi, respectivamente, mas os telefones celulares de ambos estavam desligados.

   
Sexta, 18 de Outubro de 2013 - 00:00

Líder do governo quer explicações da Via Bahia na AL-BA: 'Eles estão desesperados'

por Evilásio Júnior
Líder do governo quer explicações da Via Bahia na AL-BA: 'Eles estão desesperados'
Foto: João Gabriel Galdea/ Bahia Notícias
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Zé Neto (PT), engrossou o coro contra a Via Bahia e avisou que vai protocolar na próxima segunda-feira (21), na Mesa Diretora da Casa, um convite para que os diretores da concessionária – que administra parte das BRs 116 e 324 no estado – prestem contas do cronograma de obras previstos para as estradas. De acordo com o deputado, a medida é fruto de uma série de queixas de usuários contra a empresa, que é alvo de críticas contundentes do vice-governador Otto Alencar, do senador Walter Pinheiro – responsável por dar entrada no processo de caducidade do pacto firmado entre a companhia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – e do próprio governador Jaques Wagner. "Eles estão desesperados porque os cronogramas estão todos atrasados. Eu vou e volto para Feira [de Santana] todos os dias e sei bem como estão as rodovias. A BR-116 é um caos e, na BR-324, alguma coisa foi feita, mas muito distante daquilo que foi acordado. Vamos chamar a Via Bahia, os deputados e também Otto e Pinheiro para que a gente tenha clareza sobre essas questões que envolvem o contrato", declarou o petista, em contato com o Bahia Notícias. Entre os casos mais emblemáticos nas rodovias administradas pela concessionária está a cratera no Km 297 da BR-324, na altura do Porto Seco Pirajá, na saída de Salvador, o que motivou inclusive uma ação do Ministério Público Federal (MPF). O buraco demorou quatro meses para ser tapado.

   
Presidente de Associação de Travestis tem pedido de nome social negado: 'Não vou desistir'
Foto: Reprodução/ Facebook
O que poderia ser um "passo importante" para Millena Passos acabou por se tornar uma das maiores decepções da sua vida. Nesta terça-feira (13), a presidente da Associação de Travestis de Salvador (Atras) teve o seu pedido para usar o nome social negado pela Justiça. Contatada pelo Bahia Notícias, ela disse não entender os motivos para não ser contemplada. "Todo mundo me conhece como Millena Passos. Em várias cidades a mudança já ocorre, como é o caso de Itabuna. Fiquei muito arrasada", confessou. Millena contou que, como é a segunda vez que a sua solicitação é recusada, enxerga a reação do Judiciário com certa desconfiança. "Eu sou uma mulher transexual. Não posso afirmar que é transfobia, mas, indiretamente, é, né?", indagou. De acordo com a líder da Atras, outros transexuais já foram privados do direito de serem chamados pelos nomes adotados. "Dessa vez eu e outras meninas entramos com a ação. Nossos processos foram julgados independentemente, mas sei de outras pessoas que também não tiveram uma resposta positiva", afirmou. No entendimento de Millena, a mudança legal de nome, além de elevar a autoestima, representa uma forma de diminuir o preconceito. "Seria um grande ato de reparação. Nós já sofremos muito com a transfobia. Não vou desistir, se possível, até vou ao Supremo Tribunal [Federal]", ameaçou. A Atras organiza uma manifestação que deve ocorrer na próxima terça-feira (22), em frente ao Fórum Ruy Barbosa.

   
Lançado na internet e na TV, projeto transmídia 'Latitudes' chega aos cinemas em janeiro
Responsável pelo primeiro projeto transmídia do Brasil, Felipe Braga não hesita em responder qual a sua inserção no mundo do audiovisual. “Eu sou roteirista, tradicionalmente falando”, afirmou ao Bahia Notícias em entrevista por telefone. Tradicionalmente, porque em “Latitudes” ele foi responsável também pela direção, produção e tudo mais que a “experiência web, televisiva e cinematográfica” – é assim que Braga classifica o projeto – exigiu.Estrelado por Alice Braga (Olívia) e Daniel de Oliveira (José), a trama acompanha a história de amor vivida por uma editora de moda e um fotógrafo que vão se encontrando em diferentes lugares do mundo. O projeto é exibido em diferentes plataformas; o último destino no qual Olívia e José desembarcaram pôde ser acompanhado no YouTube na manhã desta quarta-feira (16) e poderá ser visto também na segunda-feira (28), às 22h, no canal fechado TNT. Leia mais na Coluna Cultura.

   
Quinta, 17 de Outubro de 2013 - 23:10

Vitória vence o Botafogo e cola de vez no G4

Vitória vence o Botafogo e cola de vez no G4
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
William Henrique, mais uma vez decisivo, entrou no segundo tempo e marcou o gol que deu a vitória ao rubro-negro por 1 a 0 sobre o Botafogo, na noite desta quinta-feira (17), no Estádio do Barradão. O resultado mantém a chama da Libertadores acessão, agora, com seis pontos atrás do time carioca. Clique e leia tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot