Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Eduardo Campos e Marina Silva participam de eventos no sul do estado


Eduardo Campos e Marina Silva participam de eventos no sul do estado
Foto: Betto Jr/ Ag Haack/ Bahia Notícias
Os pré-candidatos à Presidência e vice pelo PSB, Eduardo Campos e Marina Silva, participam de eventos nos municípios de Una e Ilhéus, no sul do estado, nesta quinta (1º) e sexta-feira (2). No Dia do Trabalho, o ex-governador de Pernambuco e a ex-ministra do Meio Ambiente serão expositores no Fórum de Comandatuba, na Ilha de Comandatuba, que pertence à cidade de Una. O evento, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), acontece até o domingo (4) no Hotel Transamérica. No dia seguinte, as postulantes ao governo estadual e ao Senado, Lídice da Mata e Eliana Calmon, se unirão a Campos e Marina no Seminário de Desenvolvimento do Sul da Bahia, organizado pelo PSB, em Ilhéus.

   
Sheherazade e representante da PF são convidados a prestar informações na Câmara
Foto: Reprodução
A âncora do Jornal do SBT, Rachel Sheherazade, e o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Borges Leal, foram convidados a prestar informações na Câmara Federal. Os convites protocolados em dois requerimentos à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, nesta quarta-feira (30), foram feitos pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder da oposição no Congresso Nacional. O objetivo é que a jornalista esclareça seu comentário a respeito de uma reportagem veiculada no dia 11 de março, no telejornal em que ela trabalha. Na ocasião, Sheherazade analisou o movimento de greve dos agentes da PF e acusou o governo federal de influenciar nas operações. “Não há como garantir a lisura do trabalho da PF se os agentes não têm licença para trabalhar. Se são obrigados a pedir licença para investigar”, disse a comunicadora à época. Para Caiado, as acusações são graves e refletiram no afastamento da jornalista de sua função de colunista política da emissora. “O governo quer calar aqueles que têm a coragem de se levantar contra essa máquina propagandística e de censura que vem sendo instalada no país. Nem os agentes, nem os jornalistas sérios e nem nós da oposição iremos deixar que a Polícia Federal seja aparelhada a serviço do PT”, defende o parlamentar. No caso de Borges Leal, o democrata solicita a opinião do representante dos agentes da PF em relação às declarações veiculadas em órgãos de imprensa que apontam os desmandos políticos na instituição. A ameaça de greve geral da corporação durante a Copa do Mundo também será questionada..

   
Gafe do Vice: Vitória é retratado com escudo falso por O Globo
Foto: Reprodução / O Globo
Mais uma vez o Vitória segue assombrado pela gafe do "V-I-C-E". Dessa vez, foi o caderno de esportes do jornal O Globo que trouxe em sua capa o falso símbolo. Confira mais dessa história aqui.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 14:40

Para Graça, perdas com Pasadena podem ser revistas

por Erich Decat e Ricardo Della Coletta | Estadão Conteúdo
Para Graça, perdas com Pasadena podem ser revistas
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
A presidente da Petrobras, Graça Foster, considerou, nesta quarta-feira (30), que as perdas com a compra da refinaria de Pasadena, EUA, podem ser revistas "total" ou apenas "parcialmente", em audiência na Câmara dos Deputados. "As perdas podem ser revistas total ou parcialmente. Até 2008, o negócio de Pasadena era potencialmente bom. Pós 2008, o negócio passa a ser de baixo retorno. As margens foram reduzidas e o mercado caiu, além disso não fizemos Revamp (modernização). O mercado também passou a comprar menos", afirmou. Segundo a presidente da estatal, antes de 2008 havia lucro líquido principalmente por conta da produção do óleo leve. Graça Foster informou também que entre 2006 e 2013 foram investidos na refinaria US$ 685 milhões em cima do valor da aquisição. E comparou os valores aplicados em Pasadena com o que é feito nas refinarias do país: "Pagar US$ 86 milhões por ano em investimentos em Pasadena não é muito diferente aqui no Brasil". Em parte da explanação, ela também ressaltou que desde o final de 2012 a estatal vem atendendo aos pedidos de órgãos de fiscalização para esclarecer a compra da refinaria de Pasadena. "Estamos desde novembro de 2012 atendendo a órgãos de controle e requerimentos de informação. Temos um grupo dedicado a Pasadena para prover (informações) a todos os que questionam", afirmou. Após quase 40 minutos explicando a compra da refinaria de Pasadena, Graça apresentou aos membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dados sobre o desempenho da empresa. De acordo com Graça, a Petrobras viu um crescimento de 41% na produção da área do pré-sal, classificada por ela como "uma realidade". As reservas provadas, segundo a presidente, saltaram 27%, entre 2003 e 2013. "Temos volume potencialmente recuperável hoje de 27,4 bilhões de barris de óleo equivalentes", afirmou. Ela também destacou que a entrega de gás natural cresceu 174% entre 2003 e 2014. "É um valor expressivo", resumiu. Sobre a produção de derivado, ela disse que a empresa produziu mais de 500 mil barris de petróleo por dia em refino com o mesmo número de refinarias, "um excepcional trabalho da equipe técnica da Petrobras". 

   
IBGE diz que cresceu número de municípios com secretarias exclusivas para saúde
Mulheres são maioria na condução de pastas em cidades de até 500 mil
Levantamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) apontou que, em 2013, 88,9% dos municípios (4.948 cidades) apresentaram secretarias exclusivamente para a área de saúde. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo IBGE. Segundo a pesquisa, o número registra crescimento de 6,4 % em relação a 2009, quando 82,5% dos municípios (4.593 cidades) tinham secretarias voltadas para o setor. O IBGE também informou que as secretarias municipais que administravam a saúde em conjunto com outras políticas foram encontradas em 8,3% dos municípios do país. No caso de pastas da saúde vinculadas à administração indireta, o fato ocorreu em 16 municípios. Em apenas dois municípios não existia estruturas específicas para a área. Em relação à presença de mulheres na condução das secretarias, a Munic identificou que 2.850 órgãos municipais (51,2%) eram administrados por elas e 2.716 (48,8%) por homens. A proporção de mulheres é reduzida à medida que aumenta a população dos municípios. Em cidades com mais de 500 mil habitantes, a participação feminina na gestão da saúde é 13,2%. O levantamento também pesquisou o número de municípios com instrumentos de acompanhamento, controle e avaliação da execução dos orçamentos do setor. Em 2013, 5.553 (99,7%) haviam instituído Conselho Municipal de Saúde; mas em 2009 eram 97,3%. Ainda segundo o IBGE, 292 municípios (5,2% do total do país) não tinham Plano Municipal de Saúde. Informações da Agência Brasil.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 14:00

ABI reafirma equívoco em ter apoiado ditadura

ABI reafirma equívoco em ter apoiado ditadura
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) realizou, este mês, a “Mesa Redonda Imprensa e Censura” quando jornalistas que passaram por perseguição, tortura e cassações durante a Ditadura Militar contaram suas experiências. Em nota emitida nesta terça-feira (29), a entidade disse que o marco dos 50 anos do golpe, completados este ano, “tem sido oportuno para uma revisão histórica, de modo que as gerações atuais e futuras possam compreender melhor esse período dramático da vida brasileira”. A ABI também reafirmou que agiu de forma equivocada ao apoiar e convocar os profissionais de imprensa para a “Marcha da Família com Deus pela Democracia”, que foi uma homenagem às Forças Armadas e um gesto de apoio ao golpe militar. “Entende a atual diretoria que houve, ali, um equívoco, ferindo a própria razão de ser desta entidade, a exigir esta autocrítica, pois se tratou de apoio explicito à destituição do então presidente João Goulart,que ocupava legitimamente o cargo”, diz o texto assinado pelo presidente da entidade, Walter Pinheiro. Confira a nota da associação na íntegra.

   
Aumenta número de diabéticos no país; Mais de 50% da população continua com sobrepeso
Foto: Reprodução
O índice de pessoas com diabetes no país passou de 5,5% para 6,9%. A doença é mais comum entre as mulheres (7,2%) do que entre os homens (6,5%). Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde e fazem parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feita por telefone. Já a hipertensão arterial atinge 24,1% da população adulta brasileira (26,3% das mulheres e 21,5% dos homens). Segundo o estudo, essas doenças se tornam mais frequentes com a idade. Entre 18 e 24 anos, as proporções de hipertensos e diabéticos são de 3% e 0,8%, respectivamente. Já aos 65 anos, a prevalência sobe para 60,4% e 22,1%, respectivamente Em relação ao excesso de peso, os índices praticamente não apresentaram mudanças. Em torno de 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, e, destes, 17,5% são obesos. Os homens têm mais excesso de peso do que as mulheres – 54,7% contra 47,4%. Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o excesso de peso e a obesidade estão diretamente relacionados a diversas condições de doenças crônicas e que reduzir esses índices constitui um desafio para o mundo moderno. “A doença crônica leva décadas [para se manifestar] o que, muitas vezes, afasta da cabeça das pessoas o perigo”, afirmou. “O que a gente vai carregando ao longo da vida vai impactar ao longo dos 40, 50, 60 ou 70 anos”, acrescentou.

   
Cacique 'Babau' tem liminar reconhecida e está em liberdade
Está em liberdade Rosivaldo Ferreira da Silva, líder indígena conhecido como cacique Babau. A decisão em caráter liminar foi do desembargador Sebastião Reis, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Babau foi preso no dia 24 de abril, quando se entregou à Polícia Federal em Brasília, sob suspeita de ser mandante da morte de um produtor rural no sul da Bahia. De acordo com o STJ, o ministro justifica o voto com o reconhecimento de que a prisão dele não é necessária na atual fase do processo.

   
Show de Daniela em homenagem a Caymmi é cancelado por causa do mau tempo
O show de Daniela Mercury em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, que aconteceria na noite desta quarta-feira (30), no Farol da Barra, foi cancelado. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, por causa dos fortes ventos registrados em Salvador, a apresentação foi remarcada para domingo (4), às 19h. O show "Daniela canta Caymmi" é gratuito e estava programado para acontecer a partir das 20h. Embora data e horário tenham sido modificados, até o momento, a programação segue igual. A apresentação deve durar três horas. Daniela recebe como convidados as cantoras Virgínia Rodrigues e Dani Nascimento, o grupo vocal MP7 e o músico Dori Caymmi, filho do homenageado, para a execução de mais de 30 canções durante a noite.

   
Confira o que abre e fecha na capital baiana neste 1º de maio
As redes de supermercado Extra e Hiperideal funcionarão em horário normal nesta quinta-feira (1º). As lojas do Hiper Bompreço também abrem normalmente, com exceção daquelas que funcionam dentro de shopping centers. No Atakadão Atakarejo, as unidades funcionam normalmente, exceto a unidade da Baixa do Fiscal. Se a opção para o dia de folga é assistir a um bom filme, agende-se. Os cinemas e as praças de alimentação dos shoppings, assim como as áreas de lazer, funcionam em horário normal. Para curtir o feriado em família, uma boa opção é o Jardim  Zoológico, aberto das 8h30 às 17h. Já quem precisa pagar contas deve se apressar, pois as agências bancárias estarão fechadas no feriado, assim como as repartições públicas, e as unidades do SAC, SIMM, Sinebahia e Salvador Card. As agências dos Correios também estarão fechadas, menos a do Aeroporto Internacional de Salvador, que funcionará das 8h ao meio dia.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 12:20

Setor público gastou R$ 16,6 bilhões com juros em março

por Laís Alegretti e Victor Martins/ Estadão Conteúdo
O setor público consolidado gastou R$ 16,602 bilhões com juros em março, informou o Banco Central. Houve aumento em relação ao gasto de R$ 11,646 bilhões registrados em fevereiro deste ano e queda ante os R$ 19,359 bilhões vistos em março de 2013. O governo central teve no mês passado um gasto com juros de R$ 9,291 bilhões. Já os governos regionais registraram uma despesa de R$7,103 bilhões, e as empresas estatais tiveram gastos de R$ 208 milhões. No acumulado do ano, o gasto com juros do setor público consolidado soma R$ 58,647 bilhões, o equivalente a 4,84% do Produto Interno Bruto (PIB). No mesmo período do ano passado, o gasto com juros estava em R$ 62,259 bilhões ou 5,58% do PIB. Já nos 12 meses encerrados em fevereiro, a despesa chega a R$ 245,243 bilhões ou 4,97% do PIB. O setor público consolidado registrou um déficit nominal de R$ 13,022 bilhões em março. Em fevereiro, o déficit havia sido de R$ 9,516 bilhões e, em março do ano passado, o resultado foi negativo em R$ 10,595 bilhões. No mês passado, o governo central registrou déficit nominal de R$ 6,129 bilhões. Os governos regionais tiveram saldo negativo de R$ 6,621 bilhões. As empresas estatais registraram déficit nominal de R$ 272 milhões. No acumulado do ano até março, o déficit nominal foi de R$ 33,016 bilhões (2,73% do PIB). No mesmo período de 2013, estava em R$ 31,539 bilhões (2,83% do PIB). Nos 12 meses encerrados em março, o déficit nominal está em R$ 159,026 bilhões, ou 3,22% do PIB.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 11:59

Dilma avalia políticas do governo e compara a gestões anteriores: 'Não vai se repetir'

por Carol Prado/ Marcos Russo
Dilma avalia políticas do governo e compara a gestões anteriores: 'Não vai se repetir'
Fotos: Carol Garcia / GOV BA | Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff foi festejada antes de se pronunciar durante cerimônia do programa Minha Casa, Minha Vida, nesta quarta-feira (30), em Camaçari, ao som de "Ôlê, Ôlê, Olá, Dilma, Dilma". Assim que começou o discurso, a mandatária foi interrompida por uma senhora que gritou "ajuda, ajuda", mas pediu que seus assessores a ouvissem e continuou. “Hoje nós temos aqui 1,5 mil famílias que têm acesso a uma riqueza. As unidades vão se valorizar. É um direito ter a casa própria. A casa é de vocês”, ofertou. Dilma falou sobre um "rombo" que havia na habitação popular em governos anteriores. “Vamos lembrar como era a conversa? É antiga e bastante fiada”, disparou, ao exemplificar a tese: “Por que alguém tem que ser beneficiário do subsídio gratuito do governo? Eles perguntavam. O certo é solução de mercado [na lógica deles]. Significava milhões de brasileiros sem teto, sem lar. Você tinha que ir ao banco e comprovar renda".
Ainda durante o discurso, a presidente falou sobre política financeira do país. “Ao longo dos anos, sempre que houve qualquer problema no mercado internacional, qualquer problema com qualquer economia desenvolvida, mais cedo ou mais tarde, os efeitos disso atingia os países que não tinham crise ou que não produziram a crise. Até aí é algo que a gente entende. Mas, quando chegava aqui, quem pagava o pato era a classe mais pobre. Conosco não. Não tem vez. Não terá o povo pagando, porque não é necessário. Aqui nós temos a maior taxa de emprego, 4,8 milhões, e chegamos à menor taxa de desemprego. Muitas vezes se pinta a realidade com cores negras para se aproveitar das circunstâncias. Não vamos deixar esse país cair nas tradicionais políticas de arrocho salarial porque não é necessário que o país passe por isso”, afirmou, ao calcular ainda o saldo do erário: “A poupança do povo brasileiro é de 376 bilhões de dólares de reserva”. De acordo com Dilma, a inflação média no seu governo, se comparada a outros governos, é a mais baixa. “A inflação chegava a 12%, antes de Lula. Nós temos recursos e não vamos interromper nenhum programa social porque alguém queira. O dinheiro é para ser gasto com a sua população e será gasto com ela”, prometeu. As comitivas da presidente e do governador Jaques Wagner deixaram o evento sem falar com a imprensa.

   
CNJ determina que TJ-BA priorize Justiça de primeiro grau; Amab diz que decisão é um alento
Foto: Manu Dias / GOV BA
A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Marielza Brandão, afirma que a entidade recebeu com “alegria” a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o Tribunal baiano (TJ-BA) priorize as ações para a Justiça de primeiro grau, como adotar providências para a lotação plena dos cartórios das comarcas de entrância final e intermediária. A Amab abriu uma consulta no CNJ para questionar a interpretação dada pelo TJ a Lei de Organização Judiciária (LOJ) sobre a nomeação de diretores de varas. Saiba mais sobre a decisão do CNJ na coluna Justiça.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 11:35

Incêndio destrói madeireiras em Feira de Santana

Incêndio destrói madeireiras em Feira de Santana
Foto: Internauta / Blog Central de Polícia
Um incêndio destruiu pelo menos três madeireiras, na madrugada desta quarta-feira (30), em Feira de Santana, no centro-norte do estado. De acordo com testemunhas, o fogo começou por volta de 1h30 na Serraria Brasil, no bairro Brasília, e atingiu as madeireiras Rocha, Confiança e Bom Preço. Outros estabelecimentos comerciais também foram atingidos. Moradores vizinhos chamaram o Corpo de Bombeiros que, segundo eles, demorou cerca de uma hora para chegar ao local. O Exército e a concessionária Via Bahia também ajudaram a apagar as chamas, já que os bombeiros reclamaram da falta de hidrante na área. Ninguém ficou ferido. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. As informações são do blog Central de Polícia.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 11:16

‘Minha Casa, Minha Dilma’ ganha coro com Jaques Wagner, que referenda Rui Costa

por Carol Prado/ Marcos Russo
‘Minha Casa, Minha Dilma’ ganha coro com Jaques Wagner, que referenda Rui Costa
Foto: Carol Garcia / GOV BA
O governador do Estado, Jaques Wagner (PT), iniciou a fala no evento de entrega de 1,5 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Camaçari, reverenciando a presidente da República e brincou com o que já tinha dito o prefeito de Camaçari, Adelmar Delgado, seu correligionário: “Minha Casa, Minha Dilma”. O chefe do Executivo baiano fez uma breve pausa ao cumprimentar os presentes, durante cumprimento ao seu ex-secretário, o deputado federal e pré-candidato da legenda ao governo da Bahia, Rui Costa. “Quando Rui [Costa] era chefe da Casa Civil teve uma atuação importante no programa. Nós batemos todos os recordes do programa, aqui na Bahia, e estamos trabalhando na possibilidade, também, de ampliar ainda mais essa oferta, na medida em que o estado da Bahia era o que tinha o maior déficit do país”, computou. O governador salientou a importância do projeto habitacional. “Foi Dilma quem organizou, quando era ministra de Lula, e ela melhorou esse programa. O coração de mulher, de mãe, de avó é mais chegada à questão da família. Hoje não se paga mais entre R$ 50 e R$ 160 [as parcelas]: se paga entre R$ 25 e R$ 80, a depender da renda familiar. Na primeira etapa as casas eram entregues sem piso. Hoje todas têm piso. Tudo que era bom com Lula, ficou melhor ainda com Dilma”, comparou. "Que Deus abençoe esta mulher que trabalha o dia inteiro, de domingo a domingo. Ontem já lhe chamaram de 'rainha dos pobres', hoje de mãe doce. Tenho orgulho de você", arrematou. 

   
Pesquisa diz que pessimistas são mais saudáveis; será? saiba porquê
Foto: Reprodução
O fato de acreditar que algo pior vai acontecer, mesmo quando está tudo bem, pode trazer benefícios para saúde. Clique aqui e saiba mais.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 10:55

‘O brasileiro sabiamente apelidou este programa de Minha Casa, Minha Dilma', diz Delgado

por Carol Prado / Fernanda Aragão
‘O brasileiro sabiamente apelidou este programa de Minha Casa, Minha Dilma', diz Delgado
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A cerimônia de entrega das 1,5 mil unidades do programa “Minha Casa Minha vida” que acontece, nesta quarta-feira (30), no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), começou por volta das 10h. O prefeito Ademar Delgado (PT) agradeceu à presidente Dilma Rousseff que está presente no evento em sua segunda visita à cidade. “Não contive a minha emoção da alegria de lhe receber pela segunda vez em nosso município”, declarou. Delgado também exaltou o programa federal e lembrou uma expressão repetida por algumas pessoas quando ele foi criado: “O brasileiro sabiamente apelidou este programa 'Minha Casa, Minha Dilma'. Isso tem um sentido: a importância deste programa para a vida das pessoas". O petista também saudou o governador Jaques Wagner e as pessoas que recebem as moradias. “Receber um imóvel da qualidade que é este é algo que nos deixa extremamente emocionado, orgulhoso”, disse o prefeito. Pouco antes do início da cerimônia, a presidente visitou uma das casas que são entregues aos moradores de Camaçari. Por volta das 10h30, ainda não tinha iniciado seu discurso.

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 10:50

Ministro das Cidades exalta 'Minha Casa, Minha Vida' na Bahia

por Carol Prado / Marcos Russo
Ministro das Cidades exalta 'Minha Casa, Minha Vida' na Bahia
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, disse, durante cerimônia de entrega de 1,5 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Camaçari que, na Bahia, o projeto tem sido um destaque nacional. “Isso vale para o desenvolvimento do estado, para o cumprimento das políticas determinadas pela presidente Dilma para o Minha Casa, Minha Vida. São 2,750 milhões [de residências entregues] que, se somadas ao do governo Lula, são 3,750 milhões de unidades do programa. Aqui na Bahia já chegou a mais de 250 mil unidades contratadas. Em Camaçari já se tem mais de 23 mil unidades”, balanceou. O ministro salientou, também, o programa “Minha Casa Melhor”. “O cartão será entregue junto coma chave da casa para que se possa adquirir móveis e eletrodomésticos”, pontuou. Cada cartão tem um saldo de R$ 5 mil para compras. 

   
Marinha faz buscas em Sento Sé por desaparecidos após naufrágio de embarcação
Foto: Sento Sé Notícias
Uma equipe de Inspeção Naval da Agência Fluvial de Juazeiro foi enviada na madrugada desta quarta-feira (30) à localidade de Sento Sé para conduzir buscas na área, com apoio de embarcações locais. A medida acontece depois do naufrágio de uma embarcação que deixou pelo menos uma criança morta e três desaparecidos. Uma equipe da Capitania dos Portos da Bahia partirá de Salvador, ainda na manhã desta quarta, para reforçar as buscas na localidade, que contarão também com o auxílio de uma embarcação e dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Juazeiro. A embarcação acidentada era inscrita na Agência Fluvial de Juazeiro e tinha capacidade para transportar 54 passageiros e três tripulantes. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.

   
Polícia apresenta suspeitos de terem matado torcedor do Vitória
Foto: Arquivo Pessoal
A polícia apresenta na manhã desta quarta-feira (30), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Assiel de Jesus Ramos, de 21 anos, e Daniel Jesus de Souza, 20, envolvidos no assassinato de Lucas dos Santos Lima, o “Chapolin”, 35, puxador da torcida organizada “Os Imbatíveis”. Presos nesta terça (29), Assiel foi localizado na Baixa de Quintas e Daniel nos Barris. A apresentação será conduzida pela titular da 3ª Delegacia de Homicídios, delegada Klaudine Passos. Chapolin foi assassinado com quatro tiros na cabeça, dentro de loja de propriedade dele, nos Barris, na última sexta (25).

   
Quarta, 30 de Abril de 2014 - 10:00

Acidente deixa 12 mortos em rodovia estadual do Maranhão

por Ernesto Batista / Estadão Conteúdo
Acidente deixa 12 mortos em rodovia estadual do Maranhão
Foto: Divulgação/Ricardo Viana
Um grave acidente envolvendo uma caminhonete modelo GM D-10 e um caminhão que era usado para carregar pedras deixou um saldo de 12 mortos e quatro feridos. A tragédia aconteceu no inicio da noite desta terça-feira (29) no interior do Maranhão em uma rodovia estadual (MA-303) que liga os municípios de Bacuri e Apicum-Açu, localizados a cerca de 527 quilômetros da capital São Luís. De acordo com as primeiras informações divulgadas, cerca de 30 estudantes, entre 15 e 18 anos de idade, eram transportados na caminhonete para o povoado de Mandragoa. Com a colisão, o veículo caiu em uma ribanceira. Equipes de socorro foram encaminhadas pela Secretaria de Saúde, além do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e de ambulâncias de cidades próximas. Algumas vítimas foram levadas para Bacuri e outras foram encaminhadas para municípios vizinhos. Os corpos das vítimas já foram resgatados do local do acidente, apesar da dificuldade de acesso. Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. "Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão", afirmou na nota.

   
Ministério da Justiça multa Telexfree em R$ 5,5 milhões
A Telexfree foi multada em R$5,5 milhões pela Secretaria Nacional de Direito do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça. A empresa é investigada desde 2013 por praticar pirâmide financeira, considerada um crime contra a economia popular. A multa foi aplicada com base na “gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o país, na vantagem auferida e na condição econômica da empresa". O valor da multa vai ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Desde junho do ano passado, a empresa está impedida de realizar pagamentos e cadastrar novos divulgadores, como são chamados os investidores da Telexfree. O Ministério Público do Acre (MP-AC) acusa a empresa de realizar esquema de pirâmide disfarçada de marketing multinível.

   
Os dois sentidos da BR-324 estão interditados, na manhã desta quarta-feira (30), por causa de um protesto que acontece no Km 560, em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes reivindicam a conclusão de obras viárias na região. A manifestação, que começou às 5h30, continuava a acontecer por volta das 8h50. Nas últimas 24h, foram registrados 23 acidentes com três feridos e um morto nas rodovias federais que cortam a Bahia. 

   
Travessia Salvador-Mar Grande não acontece há três dias; serviço não é oferecido nesta quarta
Foto: Henrique Mendes/G1
A travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa nesta quarta-feira (30). Desde domingo (27), o serviço não é oferecido por causa do mau tempo. O mar agitado, com ventos de até 40 km/h, prejudica as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, de acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Já a Internacional Marítima, empresa que opera o sistema ferry-boat, informou que três embarcações fazem a travessia para a Ilha de Itaparica nesta manhã: Anna Nery, Ivete Sangalo e Juracy Magalhães Júnior. As escunas de turismo que realizam passeios nas ilhas também não funcionam nesta quarta e a linha Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica. Os catamarãs saem do Terminal Náutico, no bairro do comércio, com destino à ilha, de onde os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença. De lá, atravessam para o Morro. 

   
'A primeira coisa que pode se fazer para a violência não virar horror é não tolerar', diz Dilma
Foto: Marcelo Machado/ Ag Haack/ Bahia Notícias
Um pedregulho no sapato da presidente Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à reeleição, é a segurança pública no país. Em Salvador, antes de participar na manhã desta quarta-feira (30) de ações sociais, na Região Metropolitana, a mandatária nacional concedeu entrevista ao jornalista Levi Vasconcelos, da Rede Tudo FM 102,5, e ao radialista Mário Kertész, da Rádio Metrópole, do Hotel Pestana, no Rio Vermelho, onde está hospedada. A petista falou sobre obras em rodovias e explicou a demora da duplicação na BR-101. “A licitação só foi liberada agora”, justificou. “Fizemos todos os estudos para a concessão para a iniciativa privada. O que aconteceu foi que nas preliminares se constatou que exigiam um nível de cobrança de pedágio muito cara. Daí preferimos colocar na rodada da gestão pública", complementou. Quando a pauta foi segurança pública, a greve da Polícia Militar, na Bahia, foi colocada na roda. “A primeira coisa que pode se fazer para a violência não virar horror é não tolerar. Temos feito parcerias. Recentemente foi pedido pelo governador da Bahia, por conta da greve da PM, para garantir a Lei da Ordem. Temos feito essas ações em outros estados, com problemas na segurança”, salientou. Indagada se esse seria o calcanhar de Aquiles na sua candidatura, ela respondeu: “Todos temos de ter tolerância zero com a violência. Qualquer grupo que resolva fazer greve não pode permitir a morte de pessoas. A sociedade tem de recriminar esse tipo de atitude. Não existe aqui no Brasil uma agremiação política que esteja fora do governo. Fica muito fácil na campanha você apontar e dizer que o problema existe. Não acho que colocar as coisas nesses termos resolve o problema da violência, no processo eleitoral”, argumentou. Já sobre este processo eleitoral, Dilma disse que gostaria de contar com o apoio dos partidos que integram a base do governo. “Gostaria muito que, quando eu for candidata, ter o apoio da minha base. Mas, caso isso não aconteça, paciência”, minimizou. Ainda questionada sobre o gosto pela governança a presidente justificou: “ Eu gosto de governar o país. Eu gosto porque passo por coisas como as de ontem, a distribuição de cisternas, por exemplo. Nós vamos chegar a um milhão de cisternas”, disse Dilma sobre as 13,5 mil unidades entregues nesta terça-feira, em Feira de Santana

   
Beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamento de saúde até 27 de junho
Foto: Divulgação
Apenas 14.587 das 140.380 famílias beneficiárias do programa Bolsa Família compareceram aos postos de saúde para realizar o acompanhamento obrigatório a cada seis meses. O prazo para passar pelo procedimento termina no dia 27 de junho. Participantes do projeto que tenham entre os seus dependentes crianças com até sete anos, gestantes e mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) devem comparecer aos postos da prefeitura de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário levar o cartão do Bolsa Família, carteira de identidade, o cartão de vacinação das crianças e o cartão da gestante (para quem estiver em fase de acompanhamento pré-natal). Segundo a Secretaria Municipal e Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), a família que não comparecer às unidades de saúde dentro do prazo estipulado terá o benefício bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e, posteriormente, precisará procurar a Semps para regularizar a situação. 

   
Clientes de consórcio prestam queixa após empresário fechar lojas e sumir em Canarana
Oito pessoas prestaram queixa por estelionato na Delegacia de Polícia de Canarana, na microrregião de Irecê, no centro-norte baiano, depois que lojas de consórcios de motocicletas fecharam sem prestar explicações aos clientes. De acordo com o boletim de ocorrências, o empreendimento “Compra Premiada Irecê Motos” foi encerrado e o responsável, Orlando de Santana Fernandes, desapareceu. As vítimas contam que faziam pagamentos de R$ R$ 123 a R$ 270 por mês, a depender do veículo. Algumas já haviam sido contempladas em sorteio, há mais de um ano, mas não tinham recebido a motocicleta. Segundo informações divulgadas no site local Bahia em Foco, o número de clientes que tiveram prejuízos é muito maior do que os oito que denunciaram nesta segunda-feira (28), já que moradores da zona rural da cidade ainda não sabem do desaparecimento do responsável pelo negócio. 

   
Criança morre em naufrágio de embarcação e pelo menos três estão desaparecidos
Foto: Sento Sé Notícias
O naufrágio de uma embarcação na região de Sento Sé deixou uma criança morta e pelo menos três pessoas estão desaparecidas desde a noite da última terça-feira (29). O barco, que fazia o percurso Remanso/ Sento Sé, começou a apresentar problemas por volta das 17h30. De acordo com informações da Polícia Civil da cidade, ventava muito quando a embarcação retornava de Remanso, com mais de 30 pessoas a bordo. O barco, que faz esta travessia diariamente, geralmente transporta 50 pessoas. O percurso, que dura cerca de duas horas, atrasou por conta dos ventos fortes. Ao perceber que o veículo apresentava problemas, a outra embarcação que realiza o trajeto retornou com outro barco pequeno para ajudar no resgate das vítimas, depois de deixar os passageiros na doca. Uma criança de quatro anos, identificada como Wedson, não resistiu e morreu. Ele viajava acompanhado pela mãe e pela tia, e apesar de usar colete salva-vidas, acabou afogado. O colete era de adulto e ficou muito folgado no menino. Ainda segundo a polícia, 28 pessoas foram resgatadas com vida e sem ferimentos graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot