Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 4 de maio de 2014

Governador eleito no Tocantins é o primeiro do Partido Solidariedade no país


Governador eleito no Tocantins é o primeiro do Partido Solidariedade no país
Foto: Marcio Vieira/ATN
O primeiro governador do Partido Solidariedade no país – já que o partido foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – é Sandoval Cardoso (SD) de 37 anos. Ele foi eleito governador do Tocantins, neste domingo (4), sob protesto dos outros candidatos na Assembleia Legislativa em Palmas. Sandoval e seu vice, Tom Lyra (PR), venceram com a maioria absoluta dos votos: um total de 15 entre 21 possíveis. O novo gestor segue no comando do governo até o fim de dezembro deste ano. As outras chapas protestaram contra a eleição do parlamentar, por ser considerado um candidato do governo. Sandoval Cardoso, já ocupava o cargo de governador interino do estado, após a renúncia de José Wilson Siqueira Campos (PSDB) e do vice João Oliveira (DEM), nos dias 3 e 4 de abril deste ano.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 18:00

Dilma cobra instalação de delegacias em estádios

por Estadão Conteúdo
Dilma cobra instalação de delegacias em estádios
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff cobrou, neste domingo (4), pelo Twitter, a instalação urgente de delegacias especializadas nos estádios. A declaração vem dois dias depois da morte do torcedor Paulo Ricardo Silva, atingido por uma privada arremessada pela torcida do Santa Cruz na partida de sexta-feira contra o Paraná, no Arruda, pela Série B do Brasileiro. "A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol no Recife, é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. Violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela #PazNosEstádios", escreveu Dilma. Também neste domingo, Federação Pernambucana de Futebol anunciou que, em parceria com o Disque-Denúncia Pernambuco, está oferecendo uma recompensa de até R$ 5 mil para quem tiver informações que ajudem a identificar o suspeito de causar a tragédia. No sábado, a CBF anunciou a interdição do estádio. Depois do apito final do confronto de sexta, Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por um vaso sanitário atirado da arquibancada quando passava em frente ao portão 6 do Arruda, destinado à torcida adversária. Nenhum suspeito foi identificado. Paulo Ricardo era torcedor do Sport e estava no Arruda para apoiar o Paraná, já que as torcidas organizadas de ambas as equipes são aliadas. Ao fim da partida, uma briga entre as torcidas do Paraná e do Santa Cruz foi iniciada nos arredores do estádio, quando aconteceu a fatalidade.

   
Esquema de segurança para a Copa é testado em jogo entre Bahia e Botafogo
Foto: Ascom / SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou o primeiro teste para a Copa do Mundo na partida entre Bahia e Botafogo na tarde deste domingo (4). Com o apoio das Forças Armadas, a operação incluiu a escolta das delegações dos times baiano e carioca, realizada por batedores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, por meio do Esquadrão Águia, seguindo os protocolos definidos para o mundial. “O teste tem o objetivo de avaliar a funcionalidade dos planos desenvolvidos para serem aplicados no Mundial”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos na Bahia, coronel Marcos Antônio Oliveira. Ainda segundo ele, os trajetos dos ônibus que trouxeram os times brasileiros são semelhantes aos que serão utilizados pelas seleções que vão jogar na arena. Além da escolta às delegações, o controle das atividades nos arredores da Arena Fonte Nova e as vistorias antibomba também são de responsabilidade da SSP. Na tarde deste sábado (3), camarotes, áreas VIPs  e vestiários da Arena foram alvo de ações específicas dos protocolos de segurança para a Copa.

   
Corpo de torcedor do Sport atingido por vaso sanitário é enterrado
Foto: Katherine Coutinho / G1
O corpo de Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, que morreu ao ser atingido por um  por um vaso sanitário atirado do estádio do Arruda, em Recife, foi enterrado na tarde deste domingo (4). O caso aconteceu após o jogo entre Santa Cruz e Paraná na última sexta-feira (2). O velório do torcedor do Sport começou na noite de sábado (3), na capela do Cemitério de Santo Amaro, por volta das 22h. Muita emoção marcou toda a cerimônia, que reuniu centenas de pessoas. Durante o velório, os pais do rapaz passaram mal e precisaram ser retirados do local. No momento do fechamento do caixão, Joelma Valdevino, a mãe de Paulo Ricardo, se desesperou com a despedida do filho e precisou ser amparada por parentes. Para ser levado até o local do sepultamento, o caixão foi coberto com a bandeira do Sport e integrantes da Torcida Jovem abriram um bandeirão ao deixarem a capela. Os parentes cobraram ação rápida da Justiça. O padrasto Maurício Oliveira afirma que a família pensa em cobrar judicialmente a responsabilidade do Santa Cruz. "A gente tem de pedir justiça. O presidente do Santa não pode dizer que não tinha ninguém no estádio. Como é que não tinha, se caíram dois vasos? O cara ser presidente de um clube e dizer um negócio desses?", disse. Oliveira se refere à declaração de Antônio Luiz Neto, dirigente do clube pernambucano, que eximiu o time de qualquer responsabilidade sobre a agressão. "O fato é que o jogo já havia sido encerrado, as luzes do estádio haviam sido apagadas, os portões fechados, a polícia havia feito a evacuação dos torcedores, mas mesmo assim os vândalos cometeram esse fato. Nós lamentamos muito", disse Luiz Neto, no sábado (3). As informações são do G1.

   
Os exames realizados no vereador Marco Prisco (PSDB) descartaram a hipótese de que ele tenha sofrido um infarto. Segundo informações da Folha, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que Prisco está em observação, com quadro de saúde estável e será reavaliado nesta segunda-feira (5). Na tarde deste domingo (4), os advogados de Prisco confirmaram ao Bahia Notícias que ele permanecia internado no Hospital de Base, onde passava por exames. No sábado (3), após alegar fortes dores no peito, ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi internado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Depois da avaliação preliminar, ele acabou transferido na manhã deste domingo para o Hospital de Base do Distrito Federal onde passa por exames mais detalhados. "A hipótese de infarto foi descartada e o paciente está em observação no momento. O estado geral de saúde é estável e amanhã ele será reavaliado pelo corpo médico", informou a nota divulgada pela secretaria. Inicialmente, Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares da Bahia (Aspra), entidade que Prisco preside, divulgou com a informação de que ele teria sofrido um infarto após "tentativa frustrada de fuga de internos" da unidade prisional, onde o vereador está preso por supostos crimes durante a greve da PM de 2012.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 16:40

Afeganistão vive dia de luto por mortos em deslizamento

por Estadão Conteúdo com Associated Press
Afeganistão vive dia de luto por mortos em deslizamento
Foto: Reuters/Stringe
Enquanto os afegãos respeitavam um dia de luto pelas centenas de pessoas mortas em um trágico deslizamento de terra ocorrido na sexta-feira, no nordeste do país, autoridades locais empenhavam-se em fornecer ajuda a centenas de famílias que perderam total ou parcialmente suas casas para a torrente de lama e pedras que sepultou grande parte do povoado de Abi Baril, na província de Badakhshan. Muitas das 700 famílias afetadas foram obrigadas a deixar suas casas por causa do risco de mais deslizamentos, disse neste domingo (4) o ministro de Reabilitação Rural do Afeganistão, Wais Ahmad Barmak. A chuva na região persistia hoje, dois dias depois da tragédia. Enquanto isso, engenheiros trabalhavam para fazer escoar a água que alagou parte do povoado após o deslizamento, disse Mohammad Daim Kakar, da agência afegã de resposta a desastres naturais. Grupos de ajuda humanitária e agentes do governo dirigiram-se à região, perto das fronteiras afegãs com Tajiquistão e China. Eles levaram alimentos, abrigo e água, mas vêm encontrando dificuldade para distribuir a ajuda entre os necessitados. "Minha família está viva, minha mulher e meus oito filhos sobreviveram, mas não temos onde ficar. Não temos nada para comer", relatou Barat Bay, um agricultor de 50 anos de idade. "Passamos as últimas duas noites com as crianças no alto da montanha sem nenhuma tenda, sem nenhum cobertor". Até o momento, 250 pessoas mortas na tragédia foram identificadas, mas estima-se que o número total de vítimas possa chegar a 2.700. Cerca de 300 casas foram levadas pela enxurrada de lama.

   
Após denúncia, Leo Prates quer informações sobre jetons de conselheiros estaduais
Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Léo Prates, informou, neste domingo (4), que pedirá ao governo do Estado o valor dos jetons dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal das empresas públicas ligadas ao governo estadual. Para fazer a solicitação, o vereador usará como base a Lei de Acesso à Informação (12.527-11), assim como fez o jornal Folha de São Paulo que divulgou, neste sábado (3), que a gestão do prefeito ACM Neto dobrou o benefício para os conselheiros municipais. “Vamos solicitar, além do valor dos jetons, qual o número de Conselhos Fiscais e Administrativos que existem nas empresas ligadas ao Governo do Estado da Bahia; e também os nomes dos conselheiros”, afirma o vereador. Após a denúncia da Folha, a vereadora Vania Galvão (PT) também se manifestou. Ela disse que solicitará à prefeitura de Salvador, nesta segunda-feira (5), a lista dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Desal, Cogel, Saltur e Limpurb, que tiveram jetons aumentados pelo prefeito ACM Neto.

   
Alexandre Padilha participa de Parada Gay em São Paulo neste domingo
Foto: Terra
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha, participou da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo que acontece neste domingo (4). Padilha ficou cerca de meia hora em cima do primeiro trio elétrico do evento, junto com a secretaria de Direitos Humanos do governo federal Idely Salvatti. Depois, desceu e tirou fotos, através da grade que separava o público dos trios elétricos. Pela manhã, Padilha ficou sentado na primeira fila do auditório da Fecomercio, durante a coletiva de imprensa, enquanto discursavam o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin. Idely representava a presidente Dilma Rousseff. Com o tema “País vencedor é país sem homolesbotransfobia” a parada gay 2014 reivindica a criminalização da homofobia. Segundo o Jornal O Globo, a Polícia Militar estima que 12 mil pessoas participem do evento neste domingo.

   
Médico que foi candidato a prefeito é morto a tiros em Paripiranga
Foi enterrado neste sábado (3) o corpo do candidato a prefeito de Paripiranga, pelo PT, nas eleições de 2012, Dr Zé Carlos. Ele foi assassinado, na noite desta sexta-feira (2), com dois tiros na cabeça no município que fica no nordeste da Bahia. Segundo a polícia, a vítima, José Carlos Bezerra Carvalho, de 49 anos – que também era médico conhecido na cidade – foi morto por homens que passaram em uma moto e atiraram quando ele saia da Clínica UCP. O corpo de "Doutor Carlos", como era chamado, foi enterrado no cemitério municipal de Parapiranga com a presença de cerca de 12 mil pessoas. Nas eleições de 2012, embora derrotado, ele recebeu 8.047 votos válidos. 

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 15:10

Campos marca diferenças entre ele e Aécio

por Luciana Nunes Leal / Estadão Conteúdo
Campos marca diferenças entre ele e Aécio
Foto: Reprodução
Dois dias depois da declaração do tucano Aécio Neves de que ele e o socialista Eduardo Campos estarão juntos em 2015, o candidato do PSB à presidência da República procurou marcar as diferenças entre os dois adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro. "Temos projetos distintos, com bases política e social distintas. Isso não impede que tenhamos capacidade de ver o que nos une. Mas oferecemos caminhos diferentes. Eu assumi o compromisso de não retirar nenhum direito do trabalhador, considero a idade penal cláusula pétrea da Constituição Federal. Quem disser que vai mudar, está desconhecendo da decisão da Suprema Corte do País", afirmou Campos, que participou no Rio do encerramento de um seminário sobre educação do Partido Pátria Livre (PPL), que o apoia na disputa presidencial. Aécio defende o projeto de Lei que reduz a maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos, e Campos é contrário à proposta. Em discurso para os integrantes da Juventude Pátria Livre (JPL), Campos disse que as forças que têm o poder farão "terrorismo eleitoral" com a propagação de informações falsas como a de que outro vencedor, senão Dilma, acabaria com o programa Bolsa Família. O candidato do PSB disse que é preciso reagir aos boatos. Campos defendeu ainda uma fórmula fixa para reajuste dos combustíveis e criticou o governo por segurar o aumento da gasolina para evitar a alta da inflação.

   
Ainda não há previsão de alta para Prisco; vereador realiza exames no Hospital de Base
O vereador Marco Prisco (PSDB) foi transferido e permanece internado no Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília, na tarde deste domingo (4). Ele teve uma complicação cardíaca, que os médicos estão considerando como infarto – por seu histórico de problemas no coração – após ter sido ameaçado de morte no presídio da Papuda, em Brasília, onde ele está custodiado desde o último dia 18. Prisco teria denunciado uma tentativa de fuga de companheiros de prisão na noite deste sábado (3) e, por isso, teria sofrido a ameaça. De acordo com seu advogado, Leonardo Mascarenhas, ele está internado em uma ala onde ficam outros presidiários e deve continuar na unidade, nas próximas 24 horas, para a realizar diversos exames. Mascarenhas não soube informar detalhes a respeito dos procedimentos que estão sendo realizados em Prisco pois, segundo ele, por segurança, advogados não podem acessar a área em que o vereador está internado. Ainda não há previsão de alta. De acordo com Fábio Brito, coordenador da Aspra – associação da qual o ex-policial é presidente – Prisco já fez cateterismo em 2012, durante sua campanha para verador, e precisou repetir o procedimento há seis meses. O líder da greve da Polícia Militar cumpre prisão preventiva, com prazo de 90 dias, devido à ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal, em abril de 2013, por crimes contra a segurança nacional praticados durante a greve da Polícia Militar de 2012. O vereador também foi o líder do movimento que aconteceu na Bahia entre os dias 15 e 17 de abril.

   
Presidente do PT em Valente e sua família ficam feridos em acidente
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Valente, José Silva, de 34 anos, sofreu um grave acidente na madrugada deste sábado (3). Ele, a esposa, o filho de 4 anos, a mãe e um sobrinho de 13 anos seguiam da cidade de Queimadas para Valente, no nordeste baiano, quando, após um lombada, José perdeu o controle do carro. O veículo capotou várias vezes e seu sobrinho foi arremessado na pista. Todos foram levados por ambulâncias para o Hospital José Mota Araújo na região. O adolescente, que deu entrada na unidade de saúde desacordado e com fratura no braço direito, precisou ser transferido para o Hospital da Criança em Feira de Santana, no centro norte do estado, e ficou em coma. O petista fraturou a clavícula; médicos suspeitam que sua esposa esteja com uma lesão cervical e sua mãe e seu filho tiveram ferimentos leves. as informações são do site "Notícias do Sisal".

   
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB/BA) manifestou, por meio de nota, neste sábado (3), preocupação com o número de condenações e processos indevidos contra jornalistas no estado da Bahia. A Ordem também reiterou seu apoio à imprensa livre, independente e plural no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio). A liberdade de imprensa, lembra a organização, é direito assegurado pela Constituição Federal e consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Assembleia Geral das Nações Unidas. "Em seu Plano de Ação para Segurança de Jornalistas, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda aos países-membros que ações de difamação sejam tratadas no âmbito civil; não no criminal. A Declaração de Chapultepec, da qual o Brasil é signatário, aponta a imprensa livre como 'condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem estar e protejam sua liberdade', condenando as pressões, a intimidação e a prisão injusta de jornalistas", diz a nota. A OAB da Bahia informou que se une às entidades de classe dos jornalistas baianos para uma ação conjunta institucional no sentido de defender as liberdades fundamentais, entre as quais a liberdade de imprensa, essencial ao exercício da cidadania.

   
Eike doa casas aos filhos e declara valores abaixo de avaliação
Foto: Fred Prouser/Reuters
O empresário Eike Batista doou suas principais residências aos filhos Thor e Olin, do casamento com a modelo Luma de Oliveira. As transferências de propriedade, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, ocorreram em junho do ano passado, quando a Óleo e Gás Participações (antiga OGX), enfrentava dificuldades, com a queda de suas ações. Segundo a Folha, as escrituras da doação têm valores declarados de R$ 15 milhões e R$ 3,7 milhões, mas de acordo com cálculos feitos por uma corretora de imóveis, somando-se o valor das duas mansões, resulta o montante de pelo menos R$ 50 milhões. Uma delas, localizada no Jardim Botânico, zona nobre do Rio de Janeiro, é avaliada em cerca de R$ 30 milhões. A outra casa doada, não vale menos de R$ 22 milhões, apenas considerando as dimensões do terreno, de 16,5 mil m². A estimativa não inclui o acabamento e as estruturas da casa, como hangar para barcos e heliponto. Ainda de acordo com a Folha, as doações serão classificadas como irregulares e lesivas aos credores se Eike não tiver dinheiro para quitar as dívidas que assumiu na pessoa física. A assessoria do empresário não comentou o assunto e não informou o valor do patrimônio que lhe resta.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 13:30

Dilma fala sobre Parada LGBT em rede social

por Estadão Conteúdo
Dilma fala sobre Parada LGBT em rede social
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff postou mensagens em sua página na rede social Twitter há pouco sobre a Parada do Orgulho LGBTT, que acontece em São Paulo. Dilma afirmou que "pessoas de todo o país estão hoje em São Paulo para participar da Parada LGBT". Segundo ela, no ano passado, a entidade sobre diretos humanos Brasil (@DHumanosBrasil) lançou o Sistema Nacional LGBT, que articula politicas públicas em conjunto com Estados, Distrito Federal e municípios. Dilma disse que o módulo LGBT do Disque100 é hoje a principal ferramenta no combate à violência homofóbica. O serviço é gratuito, anônimo e funciona, afirma a presidente.
Governador eleito no Tocantins é o primeiro do Partido Solidariedade no país
Foto: Marcio Vieira/ATN
O primeiro governador do Partido Solidariedade no país – já que o partido foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – é Sandoval Cardoso (SD) de 37 anos. Ele foi eleito governador do Tocantins, neste domingo (4), sob protesto dos outros candidatos na Assembleia Legislativa em Palmas. Sandoval e seu vice, Tom Lyra (PR), venceram com a maioria absoluta dos votos: um total de 15 entre 21 possíveis. O novo gestor segue no comando do governo até o fim de dezembro deste ano. As outras chapas protestaram contra a eleição do parlamentar, por ser considerado um candidato do governo. Sandoval Cardoso, já ocupava o cargo de governador interino do estado, após a renúncia de José Wilson Siqueira Campos (PSDB) e do vice João Oliveira (DEM), nos dias 3 e 4 de abril deste ano.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 18:00

Dilma cobra instalação de delegacias em estádios

por Estadão Conteúdo
Dilma cobra instalação de delegacias em estádios
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff cobrou, neste domingo (4), pelo Twitter, a instalação urgente de delegacias especializadas nos estádios. A declaração vem dois dias depois da morte do torcedor Paulo Ricardo Silva, atingido por uma privada arremessada pela torcida do Santa Cruz na partida de sexta-feira contra o Paraná, no Arruda, pela Série B do Brasileiro. "A morte do torcedor Paulo Ricardo Silva depois de uma partida de futebol no Recife, é mais um triste exemplo da urgência de se instalar delegacias especializadas nos estádios. Violência nos estádios precisa ser coibida com rigor pelas polícias locais. Os criminosos devem processados e julgados. Estádios de futebol são palco da alegria e da paixão. Devemos todos nos unir pela #PazNosEstádios", escreveu Dilma. Também neste domingo, Federação Pernambucana de Futebol anunciou que, em parceria com o Disque-Denúncia Pernambuco, está oferecendo uma recompensa de até R$ 5 mil para quem tiver informações que ajudem a identificar o suspeito de causar a tragédia. No sábado, a CBF anunciou a interdição do estádio. Depois do apito final do confronto de sexta, Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por um vaso sanitário atirado da arquibancada quando passava em frente ao portão 6 do Arruda, destinado à torcida adversária. Nenhum suspeito foi identificado. Paulo Ricardo era torcedor do Sport e estava no Arruda para apoiar o Paraná, já que as torcidas organizadas de ambas as equipes são aliadas. Ao fim da partida, uma briga entre as torcidas do Paraná e do Santa Cruz foi iniciada nos arredores do estádio, quando aconteceu a fatalidade.

   
Esquema de segurança para a Copa é testado em jogo entre Bahia e Botafogo
Foto: Ascom / SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou o primeiro teste para a Copa do Mundo na partida entre Bahia e Botafogo na tarde deste domingo (4). Com o apoio das Forças Armadas, a operação incluiu a escolta das delegações dos times baiano e carioca, realizada por batedores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, por meio do Esquadrão Águia, seguindo os protocolos definidos para o mundial. “O teste tem o objetivo de avaliar a funcionalidade dos planos desenvolvidos para serem aplicados no Mundial”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos na Bahia, coronel Marcos Antônio Oliveira. Ainda segundo ele, os trajetos dos ônibus que trouxeram os times brasileiros são semelhantes aos que serão utilizados pelas seleções que vão jogar na arena. Além da escolta às delegações, o controle das atividades nos arredores da Arena Fonte Nova e as vistorias antibomba também são de responsabilidade da SSP. Na tarde deste sábado (3), camarotes, áreas VIPs  e vestiários da Arena foram alvo de ações específicas dos protocolos de segurança para a Copa.

   
Corpo de torcedor do Sport atingido por vaso sanitário é enterrado
Foto: Katherine Coutinho / G1
O corpo de Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, que morreu ao ser atingido por um  por um vaso sanitário atirado do estádio do Arruda, em Recife, foi enterrado na tarde deste domingo (4). O caso aconteceu após o jogo entre Santa Cruz e Paraná na última sexta-feira (2). O velório do torcedor do Sport começou na noite de sábado (3), na capela do Cemitério de Santo Amaro, por volta das 22h. Muita emoção marcou toda a cerimônia, que reuniu centenas de pessoas. Durante o velório, os pais do rapaz passaram mal e precisaram ser retirados do local. No momento do fechamento do caixão, Joelma Valdevino, a mãe de Paulo Ricardo, se desesperou com a despedida do filho e precisou ser amparada por parentes. Para ser levado até o local do sepultamento, o caixão foi coberto com a bandeira do Sport e integrantes da Torcida Jovem abriram um bandeirão ao deixarem a capela. Os parentes cobraram ação rápida da Justiça. O padrasto Maurício Oliveira afirma que a família pensa em cobrar judicialmente a responsabilidade do Santa Cruz. "A gente tem de pedir justiça. O presidente do Santa não pode dizer que não tinha ninguém no estádio. Como é que não tinha, se caíram dois vasos? O cara ser presidente de um clube e dizer um negócio desses?", disse. Oliveira se refere à declaração de Antônio Luiz Neto, dirigente do clube pernambucano, que eximiu o time de qualquer responsabilidade sobre a agressão. "O fato é que o jogo já havia sido encerrado, as luzes do estádio haviam sido apagadas, os portões fechados, a polícia havia feito a evacuação dos torcedores, mas mesmo assim os vândalos cometeram esse fato. Nós lamentamos muito", disse Luiz Neto, no sábado (3). As informações são do G1.

   
Os exames realizados no vereador Marco Prisco (PSDB) descartaram a hipótese de que ele tenha sofrido um infarto. Segundo informações da Folha, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que Prisco está em observação, com quadro de saúde estável e será reavaliado nesta segunda-feira (5). Na tarde deste domingo (4), os advogados de Prisco confirmaram ao Bahia Notícias que ele permanecia internado no Hospital de Base, onde passava por exames. No sábado (3), após alegar fortes dores no peito, ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi internado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Depois da avaliação preliminar, ele acabou transferido na manhã deste domingo para o Hospital de Base do Distrito Federal onde passa por exames mais detalhados. "A hipótese de infarto foi descartada e o paciente está em observação no momento. O estado geral de saúde é estável e amanhã ele será reavaliado pelo corpo médico", informou a nota divulgada pela secretaria. Inicialmente, Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares da Bahia (Aspra), entidade que Prisco preside, divulgou com a informação de que ele teria sofrido um infarto após "tentativa frustrada de fuga de internos" da unidade prisional, onde o vereador está preso por supostos crimes durante a greve da PM de 2012.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 16:40

Afeganistão vive dia de luto por mortos em deslizamento

por Estadão Conteúdo com Associated Press
Afeganistão vive dia de luto por mortos em deslizamento
Foto: Reuters/Stringe
Enquanto os afegãos respeitavam um dia de luto pelas centenas de pessoas mortas em um trágico deslizamento de terra ocorrido na sexta-feira, no nordeste do país, autoridades locais empenhavam-se em fornecer ajuda a centenas de famílias que perderam total ou parcialmente suas casas para a torrente de lama e pedras que sepultou grande parte do povoado de Abi Baril, na província de Badakhshan. Muitas das 700 famílias afetadas foram obrigadas a deixar suas casas por causa do risco de mais deslizamentos, disse neste domingo (4) o ministro de Reabilitação Rural do Afeganistão, Wais Ahmad Barmak. A chuva na região persistia hoje, dois dias depois da tragédia. Enquanto isso, engenheiros trabalhavam para fazer escoar a água que alagou parte do povoado após o deslizamento, disse Mohammad Daim Kakar, da agência afegã de resposta a desastres naturais. Grupos de ajuda humanitária e agentes do governo dirigiram-se à região, perto das fronteiras afegãs com Tajiquistão e China. Eles levaram alimentos, abrigo e água, mas vêm encontrando dificuldade para distribuir a ajuda entre os necessitados. "Minha família está viva, minha mulher e meus oito filhos sobreviveram, mas não temos onde ficar. Não temos nada para comer", relatou Barat Bay, um agricultor de 50 anos de idade. "Passamos as últimas duas noites com as crianças no alto da montanha sem nenhuma tenda, sem nenhum cobertor". Até o momento, 250 pessoas mortas na tragédia foram identificadas, mas estima-se que o número total de vítimas possa chegar a 2.700. Cerca de 300 casas foram levadas pela enxurrada de lama.

   
Após denúncia, Leo Prates quer informações sobre jetons de conselheiros estaduais
Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Léo Prates, informou, neste domingo (4), que pedirá ao governo do Estado o valor dos jetons dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal das empresas públicas ligadas ao governo estadual. Para fazer a solicitação, o vereador usará como base a Lei de Acesso à Informação (12.527-11), assim como fez o jornal Folha de São Paulo que divulgou, neste sábado (3), que a gestão do prefeito ACM Neto dobrou o benefício para os conselheiros municipais. “Vamos solicitar, além do valor dos jetons, qual o número de Conselhos Fiscais e Administrativos que existem nas empresas ligadas ao Governo do Estado da Bahia; e também os nomes dos conselheiros”, afirma o vereador. Após a denúncia da Folha, a vereadora Vania Galvão (PT) também se manifestou. Ela disse que solicitará à prefeitura de Salvador, nesta segunda-feira (5), a lista dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Desal, Cogel, Saltur e Limpurb, que tiveram jetons aumentados pelo prefeito ACM Neto.

   
Alexandre Padilha participa de Parada Gay em São Paulo neste domingo
Foto: Terra
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha, participou da 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo que acontece neste domingo (4). Padilha ficou cerca de meia hora em cima do primeiro trio elétrico do evento, junto com a secretaria de Direitos Humanos do governo federal Idely Salvatti. Depois, desceu e tirou fotos, através da grade que separava o público dos trios elétricos. Pela manhã, Padilha ficou sentado na primeira fila do auditório da Fecomercio, durante a coletiva de imprensa, enquanto discursavam o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin. Idely representava a presidente Dilma Rousseff. Com o tema “País vencedor é país sem homolesbotransfobia” a parada gay 2014 reivindica a criminalização da homofobia. Segundo o Jornal O Globo, a Polícia Militar estima que 12 mil pessoas participem do evento neste domingo.

   
Médico que foi candidato a prefeito é morto a tiros em Paripiranga
Foi enterrado neste sábado (3) o corpo do candidato a prefeito de Paripiranga, pelo PT, nas eleições de 2012, Dr Zé Carlos. Ele foi assassinado, na noite desta sexta-feira (2), com dois tiros na cabeça no município que fica no nordeste da Bahia. Segundo a polícia, a vítima, José Carlos Bezerra Carvalho, de 49 anos – que também era médico conhecido na cidade – foi morto por homens que passaram em uma moto e atiraram quando ele saia da Clínica UCP. O corpo de "Doutor Carlos", como era chamado, foi enterrado no cemitério municipal de Parapiranga com a presença de cerca de 12 mil pessoas. Nas eleições de 2012, embora derrotado, ele recebeu 8.047 votos válidos. 

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 15:10

Campos marca diferenças entre ele e Aécio

por Luciana Nunes Leal / Estadão Conteúdo
Campos marca diferenças entre ele e Aécio
Foto: Reprodução
Dois dias depois da declaração do tucano Aécio Neves de que ele e o socialista Eduardo Campos estarão juntos em 2015, o candidato do PSB à presidência da República procurou marcar as diferenças entre os dois adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro. "Temos projetos distintos, com bases política e social distintas. Isso não impede que tenhamos capacidade de ver o que nos une. Mas oferecemos caminhos diferentes. Eu assumi o compromisso de não retirar nenhum direito do trabalhador, considero a idade penal cláusula pétrea da Constituição Federal. Quem disser que vai mudar, está desconhecendo da decisão da Suprema Corte do País", afirmou Campos, que participou no Rio do encerramento de um seminário sobre educação do Partido Pátria Livre (PPL), que o apoia na disputa presidencial. Aécio defende o projeto de Lei que reduz a maioridade penal para 16 anos nos casos de crimes hediondos, e Campos é contrário à proposta. Em discurso para os integrantes da Juventude Pátria Livre (JPL), Campos disse que as forças que têm o poder farão "terrorismo eleitoral" com a propagação de informações falsas como a de que outro vencedor, senão Dilma, acabaria com o programa Bolsa Família. O candidato do PSB disse que é preciso reagir aos boatos. Campos defendeu ainda uma fórmula fixa para reajuste dos combustíveis e criticou o governo por segurar o aumento da gasolina para evitar a alta da inflação.

   
Ainda não há previsão de alta para Prisco; vereador realiza exames no Hospital de Base
O vereador Marco Prisco (PSDB) foi transferido e permanece internado no Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília, na tarde deste domingo (4). Ele teve uma complicação cardíaca, que os médicos estão considerando como infarto – por seu histórico de problemas no coração – após ter sido ameaçado de morte no presídio da Papuda, em Brasília, onde ele está custodiado desde o último dia 18. Prisco teria denunciado uma tentativa de fuga de companheiros de prisão na noite deste sábado (3) e, por isso, teria sofrido a ameaça. De acordo com seu advogado, Leonardo Mascarenhas, ele está internado em uma ala onde ficam outros presidiários e deve continuar na unidade, nas próximas 24 horas, para a realizar diversos exames. Mascarenhas não soube informar detalhes a respeito dos procedimentos que estão sendo realizados em Prisco pois, segundo ele, por segurança, advogados não podem acessar a área em que o vereador está internado. Ainda não há previsão de alta. De acordo com Fábio Brito, coordenador da Aspra – associação da qual o ex-policial é presidente – Prisco já fez cateterismo em 2012, durante sua campanha para verador, e precisou repetir o procedimento há seis meses. O líder da greve da Polícia Militar cumpre prisão preventiva, com prazo de 90 dias, devido à ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal, em abril de 2013, por crimes contra a segurança nacional praticados durante a greve da Polícia Militar de 2012. O vereador também foi o líder do movimento que aconteceu na Bahia entre os dias 15 e 17 de abril.

   
Presidente do PT em Valente e sua família ficam feridos em acidente
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Valente, José Silva, de 34 anos, sofreu um grave acidente na madrugada deste sábado (3). Ele, a esposa, o filho de 4 anos, a mãe e um sobrinho de 13 anos seguiam da cidade de Queimadas para Valente, no nordeste baiano, quando, após um lombada, José perdeu o controle do carro. O veículo capotou várias vezes e seu sobrinho foi arremessado na pista. Todos foram levados por ambulâncias para o Hospital José Mota Araújo na região. O adolescente, que deu entrada na unidade de saúde desacordado e com fratura no braço direito, precisou ser transferido para o Hospital da Criança em Feira de Santana, no centro norte do estado, e ficou em coma. O petista fraturou a clavícula; médicos suspeitam que sua esposa esteja com uma lesão cervical e sua mãe e seu filho tiveram ferimentos leves. as informações são do site "Notícias do Sisal".

   
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB/BA) manifestou, por meio de nota, neste sábado (3), preocupação com o número de condenações e processos indevidos contra jornalistas no estado da Bahia. A Ordem também reiterou seu apoio à imprensa livre, independente e plural no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio). A liberdade de imprensa, lembra a organização, é direito assegurado pela Constituição Federal e consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Assembleia Geral das Nações Unidas. "Em seu Plano de Ação para Segurança de Jornalistas, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda aos países-membros que ações de difamação sejam tratadas no âmbito civil; não no criminal. A Declaração de Chapultepec, da qual o Brasil é signatário, aponta a imprensa livre como 'condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem estar e protejam sua liberdade', condenando as pressões, a intimidação e a prisão injusta de jornalistas", diz a nota. A OAB da Bahia informou que se une às entidades de classe dos jornalistas baianos para uma ação conjunta institucional no sentido de defender as liberdades fundamentais, entre as quais a liberdade de imprensa, essencial ao exercício da cidadania.

   
Eike doa casas aos filhos e declara valores abaixo de avaliação
Foto: Fred Prouser/Reuters
O empresário Eike Batista doou suas principais residências aos filhos Thor e Olin, do casamento com a modelo Luma de Oliveira. As transferências de propriedade, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, ocorreram em junho do ano passado, quando a Óleo e Gás Participações (antiga OGX), enfrentava dificuldades, com a queda de suas ações. Segundo a Folha, as escrituras da doação têm valores declarados de R$ 15 milhões e R$ 3,7 milhões, mas de acordo com cálculos feitos por uma corretora de imóveis, somando-se o valor das duas mansões, resulta o montante de pelo menos R$ 50 milhões. Uma delas, localizada no Jardim Botânico, zona nobre do Rio de Janeiro, é avaliada em cerca de R$ 30 milhões. A outra casa doada, não vale menos de R$ 22 milhões, apenas considerando as dimensões do terreno, de 16,5 mil m². A estimativa não inclui o acabamento e as estruturas da casa, como hangar para barcos e heliponto. Ainda de acordo com a Folha, as doações serão classificadas como irregulares e lesivas aos credores se Eike não tiver dinheiro para quitar as dívidas que assumiu na pessoa física. A assessoria do empresário não comentou o assunto e não informou o valor do patrimônio que lhe resta.

   
Domingo, 04 de Maio de 2014 - 13:30

Dilma fala sobre Parada LGBT em rede social

por Estadão Conteúdo
Dilma fala sobre Parada LGBT em rede social
Foto: Reprodução
A presidente Dilma Rousseff postou mensagens em sua página na rede social Twitter há pouco sobre a Parada do Orgulho LGBTT, que acontece em São Paulo. Dilma afirmou que "pessoas de todo o país estão hoje em São Paulo para participar da Parada LGBT". Segundo ela, no ano passado, a entidade sobre diretos humanos Brasil (@DHumanosBrasil) lançou o Sistema Nacional LGBT, que articula politicas públicas em conjunto com Estados, Distrito Federal e municípios. Dilma disse que o módulo LGBT do Disque100 é hoje a principal ferramenta no combate à violência homofóbica. O serviço é gratuito, anônimo e funciona, afirma a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot