Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Jovem é morto após ser usado como escudo em Porto Seguro, dizem testemunhas


Jovem é morto após ser usado como escudo em Porto Seguro, dizem testemunhas
Foto: Reprodução/ Facebook
O publicitário Renato Augusto Oliveira, de 29 anos, foi morto a tiros em Porto Seguro, extremo sul do estado, na tarde de quinta-feira (15). Ele foi sido usado como escudo por Cleiton de Jesus Santana, 27, que também foi baleado, de acordo com testemunhas. Eles estavam em uma barraca de pastel, no bairro do Cambolo. Quatro homens chegaram ao local em duas motos e efetuaram os disparos contra os dois. “O que está sendo ventilado pelas testemunhas, é que na hora ele (Cleiton) abraçou o rapaz e usou como escudo”, informa o titular da 1ª Delegacia de Porto Seguro, Delmar Bittencourt. Segundo o delegado, os moradores também relatam que Cleiton traficava drogas na região, mas ele não tem registro de passagem pela polícia. Renato era formado em publicidade pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), em Salvador, e trabalhava na loja de materiais de construção do pai, localizada no mesmo bairro onde foi baleado. Ele não chegou a ser socorrido e morreu no local. Cleiton foi levado para o Hospital Municipal Luiz Eduardo Magalhães. Ele não tem passagens pela polícia. O crime é investigado pela Polícia Civil da cidade. O sepultamento do corpo de Renato está marcado para a manhã deste sábado (17), em Porto Seguro. 

   
Líder no Oeste, Deonísio de Assis se desfilia do PT e apoia oposição
Foto: Divulgação
Ex-prefeito de Barra e um dos principais lideres do oeste baiano, Deonísio de Assis se desfiliou do PT e decidiu se aliar à chapa das oposições. “Estou decepcionado com o projeto de governo do PT”, afirmou. O apoio ao postulante a governador, Paulo Souto (DEM), o vice, Joaci Goés (PSDB), e o concorrente ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), foi anunciado nesta sexta-feira (16), em reunião com lideranças regionais. Ele também defendeu a candidatura do candidato a deputado federal João Gualberto (PSDB). “O que aconteceu aqui em Barra é uma prova de que o PT não honra os compromissos assumidos com a população. Não executa os projetos públicos acordados e anunciados. Assim como Deonísio, os baianos não se enganam mais com as mentiras do PT”, opinou Gualberto. Com a mudança partidária de Assis, acirra-se a disputa no oeste, já que com o governo contava com destaque na região por conta da vice, entregue a João Leão (PP), forte cabo eleitoral local

   
Sexta, 16 de Maio de 2014 - 21:20

Telexfree anuncia suspensão das atividades

Telexfree anuncia suspensão das atividades
A Telexfree anunciou, através de comunicado em sua página na internet, que suspendeu "todas suas atividades de negócios", enquanto responde às pendências com a Corte de Falências dos Estados Unidos, a agências governamentais e a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão semelhante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira. O site brasileiro da empresa também direciona para o site internacional , onde está foi publicada a mensagem. Em meados de abril, a Justiça americana determinou o congelamento dos bens do grupo, acusado de promover um esquema de pirâmide financeira. Desde então, o domínio da Telexfree exibia a mensagem de que o serviço estava fora do ar "para manutenção".

   
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 118 solicitações de emergência até às 19h11 desta sexta-feira (16). Segundo o boletim emitido pelo órgão, foram 36 deslizamentos de terra, quatro desabamentos parciais, cinco desabamentos de muro, seis alagamentos de imóvel, cinco alagamentos de área e três árvores caídas. Não há registro de vítimas. A Codesal foi chamada também para atender 26 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 14 ameaças de deslizamento de terra, além de duas infiltrações e três orientações técnicas. A Defesa Civil realiza plantão 24 horas e pode ser acionada pelo telefone gratuito 199. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a capital baiana é de tempo nublado a parcialmente nublado, com chuvas esparsas e temperatura entre 22ºC e 28ºC.

   
Argôlo perde vice-liderança do SDD na Câmara; partido discute expulsão na próxima semana
Foto: Agência Câmara
Após ter processo aberto pela Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, por conta de suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, o deputado Luiz Argôlo perdeu o cargo de vice-líder do Solidariedade (SDD) na Casa nesta sexta-feira (16). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um encontro para decidir sua expulsão do partido foi marcado para próxima semana. Levantamento feito por lideranças do partido apontam que dos 24 parlamentares do SDD, apenas três apoiam sua permanência. Em mensagem interceptada pela Polícia Federal, de 9 de outubro do ano passado, Argôlo pergunta ao doleiro:"Vc acha q devo pegar a vice lide ou a comissão de orçamento?? Ou nada??". Youssef respondeu: "Pega a vice liderança porque esse cara não vai estar todo tempo aí. Assim você tem mais controle sobre ele e vai estar [o] tempo todo com [o] governo. Comissão de orçamento é muito boa, mas acho que em outro momento. Nesse [momento] tem que estar perto do governo ". O “cara” ao qual o deputado se refere é Fernando Francischinni, líder do SDD na Câmara, para quem as denúncias sobre o parlamentar baiano, que teria ultrapassado "todos os limites", são graves. "Ele negociou com um criminoso que está preso usando o nome do partido. É uma quebra grave da ética", avaliou, em entrevista à Folha. O relatório da PF também revelou a participação de um cunhado de Enivaldo Quadrado, preso na Operação Lava Jato, do esquema de lavagem de dinheiro investigado do qual o doleiro é apontado como líder. Segundo informações do portal G1, Rafael Ângulo Lopez é irmão da esposa de Quadrado que é, por sua vez, funcionário da GDF Investimentos, empresa de Youssef. Segundo o documento, Lopez era "encarregado de transportar grandes quantias de valores em espécie”.

   
Flutuante será instalado no Terminal de São Joaquim para receber novos ferries
Foto: Divulgação
A Internacional Marítima, operadora do sistema ferry boat, anunciou que a instalação do flutuante, onde serão atracadas as duas novas embarcações adquiridas pelo Estado, começará neste sábado (17) e terminará na próxima quinta-feira (22). Devido ao processo, apenas quatro embarcações (Pinheiro, Maria Bethânia, Agenor Gordilho e Juracy Magalhães Júnior) estarão em funcionamento durante o final de semana na travessia de Salvador à Ilha de Itaparica. A operação começa às 12h de sábado, continua até as 14h de domingo e só será retomada às 8h de terça (20). A previsão de conclusão é 18h de quinta. Os novos equipamentos de navegação, comprados na Grécia pelo governo da Bahia, foram batizados com os nomes do compositor Dorival Caymmi e do líder Zumbi dos Palmares. 

   
Sexta, 16 de Maio de 2014 - 20:00

Perito do INSS rejeita laudo de cubano do Mais Médicos

por Maria do Carmo Pagani / Estadão Conteúdo
Perito do INSS rejeita laudo de cubano do Mais Médicos
Foto: Reprodução
Um perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) rejeitou um atestado emitido pelo médico cubano do Programa Mais Médicos Israel Revê Robles. A decisão causou surpresa ao operador de máquinas Marcos Pascoal de Oliveira, morador no Jardim Gilda, periferia de Piracicaba (SP), que teve indeferida a prorrogação de seu afastamento do trabalho por doença. Oliveira conta que o profissional da Previdência sequer leu o atestado e tampouco fez qualquer exame antes de alegar que ele poderia retornar ao trabalho. "Ele mal me olhou, nem leu o atestado que o cubano forneceu. E quando eu ponderei, me disse que o registro profissional dos cubanos (CRM) não tem validade no Brasil. Ou seja, demonstrou preconceito", considera. Oliveira diz que, em situação anterior, um atestado semelhante fornecido por um médico brasileiro que atendia no mesmo posto de saúde foi aceito pelo INSS. E afirma que, mesmo sem levar em conta o documento emitido pelo cubano, se o perito tivesse a preocupação em pelo menos ler os resultados dos exames clínicos veria que a taxa de glicose em seu sangue está na faixa de 500 – ele é diabético –, ou seja, que ele está "descompensado" e que não pode retornar ao trabalho. O operador defendeu o trabalho do cubano e disse que  "a comunidade adora seu trabalho e a atenção que dispensa aos pacientes". A assessoria de Imprensa do INSS afirma que o pedido de reconsideração feito por Oliveira foi aceito e que ele passará por nova avaliação do Instituto no próximo dia 5 de junho. Em nota, o órgão nega ter havido preconceito do perito em relação ao profissional do Mais Médicos. "Em atenção à situação apontada pelo senhor Marcos Pascoal de Oliveira, esclarecemos que ele recebeu auxílio-doença entre novembro do ano passado e maio deste ano. Ele teve o benefício negado neste mês porque a perícia médica do INSS avaliou que ele, embora possua a doença, pode desempenhar suas funções profissionais".

   
Comitê Popular da Copa negocia ida à Fonte Nova em protestos
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após serem impedidos de marchar até a Arena Fonte Nova por barreiras policiais, em ato realizado nesta quinta-feira (15), o Comitê Popular da Copa afirmou que vai negociar com o Comando da Polícia Militar para que, nos próximos protestos, os manifestantes possam ir até o entorno do estádio de forma pacífica. Segundo a PM, que negou ter recebido o pedido de audiência, a restrição do percurso ocorreu por conta do “risco de depredação do patrimônio público e privado e para proteger a integridade física das pessoas”. De acordo com o estabelecido pelos governos em todo o país, o perímetro Fifa – que limita a circulação entre torcedores com ingressos e credenciados para o torneio – corresponde ao raio de dois quilômetros no entorno da praça esportiva de cada cidade-sede.

   
Sexta, 16 de Maio de 2014 - 19:20

Madeireiras fraudam exportação da Amazônia, diz Greenpeace

por Andrei Netto, correspondente | Estadão Conteúdo
Madeireiras fraudam exportação da Amazônia, diz Greenpeace
Foto: Ibama/Silvana Cardins
A organização não-governamental Greenpeace exortou importadores de madeira de países como a França e a Bélgica a suspenderem as compras de matérias-primas provenientes da Amazônia. O grupo ambientalista acusa os produtores de madeira do Brasil de fraudar documentos que garantem a legalidade do abate de árvores. As autorizações são um pré-requisito para o ingresso da madeira na Europa. De acordo com o relatório divulgado pela ONG nesta quinta-feira (15) em Paris e no Rio, madeireiras brasileiras manipulam planos de manejo com o objetivo de "lavar" a origem ilegal do produto, extraído de reservas ambientais que deveriam ser conservadas. Os desmatadores mentiriam sobre número de espécies raras e da altura das árvores em áreas de preservação, fraudando os inventários florestais. Com os documentos em mãos, é possível exportar madeira para a Europa obedecendo o novo quadro regulamentar do bloco econômico, que desde março de 2013 exige a traçabilidade da madeira. Na prática, 78% da madeira exportada entre agosto de 2011 e julho de 2012 teria origem ilegal. "A investigação que fizemos prova que os importadores não fizeram o que a legislação europeia exige, o Deal Diligence. Os documentos podem corresponder a madeira ilegal", disse ao jornal "O Estado de S. Paulo" Jérôme Frignet, coordenador da campanha Florestas do Greenpeace na França, que reclamou da inação do poder público no Brasil e na Europa. "A legislação europeia considera que o Brasil não é um país de risco. Mas a documentação que em teoria legaliza a madeira importada pode facilmente ser burlada." O Greenpeace anunciou ter protocolado uma denúncia no Ministério Público do Pará, na Secretaria de Meio Ambiente do mesmo Estado e no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A divulgação do relatório, realizado a partir de dois anos de investigação, segundo a ONG, veio acompanhada do lançamento de uma campanha "Chega de madeira ilegal", contra o tráfico na Amazônia.

   
Marinha encerra buscas às vítimas de naufrágio em Sento Sé
Foto: Reprodução/TV São Francisco
As buscas aos corpos de três vítimas do naufrágio da embarcação “Travessia do Mar Vermelho”, ocorrido no último dia 29, no lago do Sobradinho, na altura de Sento Sé, foi suspensa nesta sexta-feira (16) pela Marinha do Brasil. Apesar disso, uma equipe de militares da Agência Fluvial de Juazeiro permanecerá no local para apoiar solicitações dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros na área de buscas. Em nota, a Marinha destaca que, mesmo sendo comum a retirada dos militares das buscas após 72 horas, foi dada continuidade à procura das vítimas durante 17 dias. Como a operação de resgate entra na etapa de tentativa de reflutuação da embarcação, cabe ao proprietário do barco e dos gestores locais a contratação de uma empresa certificada para fazer o procedimento. A Marinha fica responsável pela aprovação do plano de reflutuação. Desde o último dia 30, foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), para apurar as causas e os responsáveis pelo acidente. O prazo de conclusão é de 90 dias.

   
Lula diz que é ‘babaquice’ chegar de metrô a estádios: ‘Brasileiro não tem problema em andar’
Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu como “babaquice”, nesta sexta-feira (16), a preocupação de torcedores que querem “chegar de metrô dentro dos estádios” durante a Copa do Mundo no Brasil. Segundo ele, o desejo não faz sentido porque os brasileiros não têm problema caminhar. "Nós nunca tivemos problemas em andar a pé. Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa. Mas o que a gente está preocupado é que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Que babaquice é essa? Tem que dar garantia para essa gente assistir ao jogo, tem que ter o melhor da comida brasileira, tem que tratar bem as pessoas nos hotéis...", avaliou o petista, durante palestra a blogueiros, em São Paulo. Um dia após a onda de manifestações em todo o país contra o investimento público no Mundial, o ex-presidente disse ainda ter “muito orgulho” de ter sido um dos responsáveis por trazer o torneio de futebol e a Olimpíada para o Brasil e que não se preocupou, à época, com a quantidade de dinheiro que iria entrar no país. "Sinto muito orgulho de ter conquistado para esse país o direito de fazer a Copa e as Olimpíadas. E quando pensei isso não pensei em dinheiro, pensei em um evento dessa magnitude. Até sonhava que o Brasil estava tão bem que poderia conseguir as Olimpíadas de Inverno lá em Garanhuns (PE), brinquei com isso. Acho que nunca tivemos nesse país um momento de emoção como a conquista das Olimpíadas", supôs. As declarações de Lula foram feitas no mesmo dia em que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que a população brasileira está um "pouco descontente" com a Copa do Mundo no país.

   
Para Dias Toffoli, lei que proíbe doações de campanha por empresa não valerá para 2014
Foto: Joel Rodrigues/Estadão Conteúdo
Empossado nesta terça-feira (13), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta sexta-feira (16) que a regra que proíbe doações de campanha por empresas, em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), não poderá ser aplicada nas eleições de 2014. "Nessas eleições, diante do processo se iniciar em 10 de junho [início das convenções partidárias], evidentemente que não há tempo hábil de se aplicar, mesmo que a decisão seja pela inconstitucionalidade [da regra], para as eleições deste ano. Este é um tema que ficará para discussão futura", argumenta Toffoli. Em abril deste ano, por 6 votos a 1, os ministros do STF optaram por proibir a prática. Toffoli ainda acredita que, no Brasil, “a escolha dos candidatos no Brasil não tem base democrática nenhuma”, apesar das eleições diretas. “Penso que uma reforma mais aprofundada, além dos temas de financiamento de campanha, passaria pela possibilidade de haver prévias para o eleitor escolher os pré-candidatos", avalia o ministro, que ainda defende o estabelecimento do teto de gastos de campanha. “Ora, se é livre, o céu é o limite", concluiu. Com informações do portal UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot