Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nasa detecta derretimento acelerado de gelo da Antártida

por Estadão Conteúdo
Nasa detecta derretimento acelerado de gelo da Antártida
Foto: Nasa
A enorme camada de gelo da Antártida Ocidental está sofrendo um colapso lento de uma forma irrefreável, revelaram dois novos estudos. Cientistas alarmados afirmaram que isso significa elevação ainda maior do nível do mar do que eles imaginavam. Os resultados preocupantes não serão vistos em breve. Os cientistas se referem a centenas de anos, mas durante esse tempo o derretimento que já começou poderia, eventualmente, adicionar 1,2 metro a 3,6 metros aos atuais níveis do mar. Esse ritmo é mais rápido do que cientistas previam. Um estudo da NASA que analisou 40 anos de dados de solo, aviões e de satélite sobre o que os pesquisadores chamam de "o ponto fraco da Antártida Ocidental" mostra que o derretimento está ocorrendo mais rápido do que os cientistas haviam previsto, cruzando um limiar crítico que deu início a um processo semelhante a um dominó. "Parece estar acontecendo rapidamente", disse o glaciologista da Universidade de Washington Ian Joughin, autor de um dos estudos. "Nós realmente estamos testemunhando os estágios iniciais." É provável que isso ocorra por causa do aquecimento global provocado pelo homem e pelo buraco na camada de ozônio, que mudaram os ventos da Antártida e aqueceram a água que corrói as bases do gelo, disseram os pesquisadores em entrevista coletiva na Nasa nesta segunda-feira. "O sistema está em uma espécie de reação em cadeia que é irrefreável", disse o glaciologista da Nasa Eric Rignot, principal autor do outro estudo, que foi publicado na revista Geophysical Research Letters. "Cada processo nesta reação está alimentando o próximo." Segundo ele, limitar as emissões de combustíveis fósseis para reduzir a mudança climática provavelmente não irá deter o derretimento, mas pode diminuir a velocidade do problema. Fonte: Associated Press.

   
Embaixada brasileira em Berlim é apedrejada: 'Não vai ter Copa', diz manifesto
Foto: Deutsche Welle
Quatro pessoas apedrejaram o prédio da Embaixada do Brasil em Berlim, segundo confirmação do Ministério de Relações Exteriores. O ato de vandalismo ocorreu por volta da 1h desta segunda-feira (12) e causou danos às vidraças do térreo do edifício. Cerca de 80 pedras foram jogadas contra a embaixada, mas ninguém ficou ferido. Autoridades alemãs investigam o caso e segundo informações da imprensa local, os suspeitos do ataque estavam encapuzados.

Um grupo anônimo de esquerda assumiu a autoria do ataque e divulgou um manifesto escrito em alemão na internet, no qual justifica o ato como “protesto contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo” e encerra com a frase “Nao vai ter Copa” (sic). De acordo com o Itamaraty, o vigilante do prédio informou a presença dos encapuzados logo no início do ataque, mas os responsáveis fugiram com a chegada de policiais alemães. As imagens do circuito de segurança da embaixada foram entregues à polícia. Com informações da Agência Brasil e portal R7. 

   
Segunda, 12 de Maio de 2014 - 20:26

Prates nega cunho eleitoral em título a Aécio: 'É uma carta de compromisso com Salvador'

por Carol Prado/ Evilásio Júnior
Prates nega cunho eleitoral em título a Aécio: 'É uma carta de compromisso com Salvador'
Foto: Carol Prado/ Bahia Notícias
Responsável por "resgatar" um projeto de resolução aprovado pela Mesa Diretora do Legislativo de Salvador, em 2008, que concede o título de Cidadão Soteropolitano ao senador Aécio Neves (MG) – pré-candidato tucano a presidente da República –, ao lado do chefe da Casa Paulo Câmara (PSDB), o vereador Léo Prates (DEM) negou que a medida tenha cunho eleitoral. Em entrevista ao Bahia Notícias, o democrata elencou três razões para a cessão da honraria. "Primeiro motivo é que, como deputado, ele foi muito importante na liberação de recursos para a Bahia e para Salvador, ajudando a bancada baiana nessas questões. A segunda coisa é pela defesa dos princípios democráticos – a sua luta incessante, dele e do seu avô, Tancredo Neves, pela democracia –, e éticos. Você veja aí a questão da CPMI da Petrobras, que saiu após uma ação muito forte do senador. E em terceiro lugar, eu tenho sempre dito, que este título de Cidadão Soteropolitano é uma carta de compromisso do senador Aécio Neves com Salvador. Eu tenho certeza que ele será presidente da República", apostou. Prates diz não temer quaisquer ações por crime eleitoral dos oponentes, sobretudo petistas, também por uma trinca de motivos: "Não há material de campanha e o título foi concedido dentro do regimento da Câmara. Lembrando que ele é Cidadão Baiano desde 2009, em título concedido pela Assembleia Legislativa", rememorou. 

   
Conselho de Ética abrirá processo contra Luiz Argôlo na quarta-feira
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
O Conselho de Ética da Câmara Federal se reunirá na quarta-feira (14) para abrir um processo contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, que foi preso na operação Lava Jato da Polícia Federal. O colegiado foi provocado pelo PSOL, que alegou quebra de decoro parlamentar, com base em reportagens da revista Veja e do jornal Folha de S. Paulo que citam mensagens supostamente trocadas entre o doleiro e Argôlo, sobre a transferência de R$ 120 mil para a conta do chefe de gabinete do legislador baiano, Vanilton Bezerra, e o recebimento de dois caminhões de gado para a sua fazenda. Após a instauração do processo, o conselho sorteará a lista tríplice para a escolha do relator. A reunião ainda não tem local definido. O congressista já responde a outro processo na Corregedoria da Casa e deve apresentar sua defesa às acusações até a quarta (14). Depois disso, começa a correr o prazo de 45 dias para a instrução processual. Só então, o corregedor Átila Lins (PSD-AM) emite seu parecer, que pode ser pelo envio do processo ao Conselho de Ética ou pelo arquivamento do caso. A assessoria de Argôlo informou que ele só se manifestará nas instâncias próprias, quando apresentará toda a documentação necessária para se defender.

   
Empresas de eventos podem se inscrever para participar de uma série de palestras apresentadas online e sem custos, que ocorrerá de 26 a 31 de maio. Dezoito palestrantes, dos mais variados temas e segmentos da internet, pretendem ensinar empresários a extrair a melhores resultados com o marketing digital, para impulsionar os seus negócios. Para participar, o interessado deve realizar a inscrição no site: http://seueventomarketingday.com.br/.

   
Com Campos, Lídice compara campanha à visita do Papa Francisco
Foto: Divulgação
No ato público “Dialogando com a juventude”, realizado em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (12), a pré-candidata do PSB, Lídice da Mata, comparou a campanha de sua chapa à visita do Papa Francisco. "Não temos dinheiro, aviões, nem tempo de TV. Nossa campanha será como a do Papa Francisco, marcada pelo contato direto, olho no olho porque ninguém conquista o poder para mudá-lo se não vier na contramão do poder estabelecido", disse. Lídice, que ainda não definiu candidato a vice, estava acompanhada da postulante ao Senado, Eliana Calmon (PSB) e do aspirante à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). O evento foi realizado no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e teve a presença de estudantes de diversas universidades, além de militantes e lideranças da aliança PSB-Rede, que fizeram perguntas aos pré-candidatos. Após responder questões sobre mobilidade urbana, ações de convivência com a seca e segurança pública, Campos fez críticas à presidente Dilma Rousseff, ao dizer que ela "foi eleita para mudar o Brasil, mas se aliou às raposas para sugar os nossos sonhos". Lídice também fez menção à formação de coligações. "Não dá para aceitar as alianças com esses que ficam com o governo para colocá-lo para trás. Quero ser governadora para fazer diferente". Já Eliana Calmon, ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça, afirmou que quer se “apossar de espaços públicos, que foram tomados por pessoas sem qualificação para estar lá".

   
Segunda, 12 de Maio de 2014 - 19:27

Rui Costa se compara a Lula: 'Tenho uma trajetória de superação, como ele teve'

por Rodrigo Aguiar/ Evilásio Júnior
Rui Costa se compara a Lula: 'Tenho uma trajetória de superação, como ele teve'
Foto: Rodrigo Aguiar/ Bahia Notícias
Lisonjeado com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento político de oficialização de apoio do PDT à sua pré-candidatura ao governo do Estado, realizado na noite desta segunda-feira (12), no Hotel Fiesta, em Salvador, o deputado federal Rui Costa (PT) não hesitou em se comparar ao correligionário, principal líder do seu partido nacionalmente. "Ele [Lula] é um dos maiores líderes não só no Brasil como no mundo inteiro. Um líder popular que é reconhecido por diversos povos como uma pessoa que tem uma relação direta com o povo mais pobre, com o povo excluído. Então é uma simbologia importante, no meu caso em especial, que tenho uma trajetória de superação, como ele teve", relacionou. De origem humilde no bairro da Liberdade, na capital baiana, Rui já contou publicamente que, quando criança, pedia pelanca de carne no açougue para pescar siri na praia da Ribeira, na Cidade Baixa. Sobre Lula ter declarado anteriormente que o seu postulante favorito era o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, o parlamentar negou que a preferência inicial poderá enfraquecê-lo. "Muito pelo contrário. Não tenho dúvida de que Gabrielli, assim como Pinheiro, seria um excelente candidato. São nomes capazes. Gabrielli foi meu professor de economia, é uma pessoa extraordinária, só que nós temos vários nomes extraordinários. Foi escolhido um deles e, graças a Deus, foi o meu", gabou-se.

   
'Se me chamarem, não farei', diz Wagner Moura sobre possibilidade de interpretar Edir Macedo
Wagner Moura negou, em entrevista ao jornal Extra, que interpretará o bispo Edir Macedo na cinebiografia do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. "Não vou interpretar o Edir Macedo, como já sugeriram. Sei que a Record, há muito tempo, convidou o José Padilha, diretor de ‘Tropa de Elite’, para dirigir a biografia dele, mas nunca me chamaram. E se me chamarem, não farei, porque já tenho um projeto com o Karim Ainouz, que é o diretor diretor de ‘Praia do Futuro’, de fazer um filme tendo um pastor evangélico como personagem principal”. Leia mais na Coluna Cultura.

   
Inauguração da Incubadora Bahia Criativa tem presença de Marta Suplicy
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
A Incubadora Bahia Criativa será inaugurada na próxima quarta-feira (14), às 11 horas, no Forte do Barbalho, com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, do secretário da Economia Criativa, Marcos André Carvalho, do secretário Estadual de Cultura Antônio Albino Canelas Rubim, dentre outras autoridades e representantes da cena cultural baiana. A Rede Incubadoras Brasil Criativo é formada por centros de inovação, empreendedorismo, formação, fomento e promoção e estará presente em 13 estados brasileiros. A cerimônia de inauguração do espaço de convívio e interação multisetorial entre empreendedores criativos e multinstitucional contará com a apresentação do Grupo Opanijé, com sua sonoridade percussiva, cânticos de candomblé, batidas eletrônicas e rap. Com um investimento de 40 milhões de reais, o programa tem como princípios a diversidade cultural e inclusão social e oferta gratuitamente cursos e consultorias aos agentes culturais de todo o estado.

   
Dilma sanciona lei que eleva pena de prisão para quem matar em rachas
A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta segunda-feira (12), uma lei que eleva para até dez anos a pena de prisão para motoristas que provocarem mortes ou lesões corporais graves ao participarem de “rachas”. O texto ainda aumenta as multas para direção perigosa e ultrapassagem proibida, além de penalizar com mair rigor acidentes causados por ingestão de bebidas ou drogas. Confira mais detalhes da nova lei na coluna Justiça.

   
Com impasse entre rodoviários e empresários, João Henrique sugere substituir greve por catraca livre
Foto: Reprodução/Facebook
O ex-prefeito de Salvador João Henrique (PSL) lançou em sua fanpage no Facebook, nesta segunda-feira (12), a campanha "Greve não, transporte grátis sim", com um vídeo com sugestão aos rodoviários, como alternativa para pressionar os empresários do setor sem prejudicar os usuários do sistema de transporte público de Salvador. Enquanto houver impasse entre a categoria – que pede redução da jornada de trabalho, reajuste salarial, R$ 20,00 de ticket alimentação e plano de saúde amplo e participação nos lucros das empresas – e o patronato, João recomenda que os ônibus circulem com catraca livre. “Sem ônus para os trabalhadores, com passagens gratuitas para a população”, afirma ele, que considera justas as reivindicações dos rodoviários. “Isso é indiscutível. Entretanto, com a paralisação dos ônibus, os prejudicados são os trabalhadores, que não podem ir aos seus postos de trabalho, e o comércio local, que muitas vezes precisa fechar as portas devido à falta da mão-de-obra nos dias das greves”, argumenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot