Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Rui Costa defende metrô em Cajazeiras e cogita campeonato estudantil na Fonte Nova

Rui Costa defende metrô em Cajazeiras e cogita campeonato estudantil na Fonte Nova
Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
O pré-candidato a governador pelo PT, Rui Costa, defendeu a extensão do metrô de Salvador. “O metrô tem que chegar até Cajazeiras”, disse, em entrevista à TV Band, nesta segunda-feira (19). Para ele, o bairro é como uma cidade dentro de Salvador e precisa de melhorias no transporte coletivo. Costa destacou ainda o início da operação assistida do sistema metroviário. “O metrô vai deixando de ser alvo de piada e em pouco tempo vai ser orgulho de Salvador”. Além do metrô em Cajazeiras, o pré-candidato propôs também a revitalização dos jogos estudantis na Bahia e acenou com a possibilidade de uma final de um campeonato de futebol na Arena Fonte Nova. “Já Imaginou uma final entre estudantes de escola pública no gramado onde grandes seleções mundiais atuaram?”, cogitou.

   
O juiz Vítor Manoel Bizerra Xavier, titular da comarca de Sento Sé, no Vale do São Francisco, terá sua conduta investigada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob suspeita de ter usado sua função para fins pessoais, em ações relacionadas a terras de sua propriedade. Responsável pela autorização de cinco crianças em Monte Santo, ele foi afastado desde setembro do ano passado pelo CNJ, que apura irregularidades da adoção. A abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira (19), no plenário do Conselho. O CNJ vê indícios de que o juiz pediu a designação para Sento Sé, em agosto de 2012, para defender seus interesses como proprietário de terras em conflito na região, em ações judiciais que envolvem a empresa Biobrax S/A Energias Renováveis. De acordo com uma reclamação disciplinar, o juiz acompanhou depoimentos e diligências relacionados ao caso sem manifestar suspeição por ser parte interessada no processo. Bizerra ainda encaminhou informações privilegiadas  ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e despachou processo, em procedimento administrativo sobre registros imobiliários em litígio, para obter documentos contra a empresa. Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, além de atuar de Bizerra ter atuado de forma parcial, há suspeita de “tentativas de intimidação pelo magistrado a testemunhas envolvidas no caso”. Até a conclusão do PAD, o CNJ determinou que o magistrado continue afastado de suas funções. O juiz já foi alvo de representação no MP-BA com denúncias de retenção de processos, invasão de terrenos e desmatamento de área de reserva legal. Segundo a ação, ele teria invadido uma fazenda da empresa Energy Brasil e desmatado outra propriedade rural da Biobrax e da empresa Quifel. 

   
Coelba dará desconto na conta em troca de material reciclável; Confira bairros participantes
Foto: Divulgação
Um projeto da Coelba prevê a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia. Até este sábado (24), dez bairros de Salvador receberão o caminhão do programa Vale Luz: Massaranduba e Sussuarana (terça-feira); Novos Alagados e Bate Facho (quarta-feira); Pernambués e Alto do Peru (quinta-feira); Jardim das Margaridas e Nova Brasília (sexta-feira); Costa Azul e Tancredo Neves (sábado). O caminhão estará estacionado nos locais das 9h às 15h30 – no sábado, o atendimento é das 8h30 às 11h30. Serão aceitos para reciclagem metal, papel, papelão e plásticos. Contudo, alguns cuidados são necessários. Não serão aceitos papéis e plásticos sujos ou molhados e latas não podem conter areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. O material recolhido é encaminhado Camapet, cooperativa de coleta seletiva com sede em Massaranduba. No caminhão, os consumidores podem também fazer cadastro na Tarifa Social de Energia, benefício do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de luz e troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Para fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia, o cliente deve levar o Número de Identificação Social (NIS), a conta de energia, documento de identificação com foto e CPF. Os consumidores também poderão substituir lâmpadas incandescentes por até duas fluorescentes compactas, mais econômicas, mediante apresentação da última conta de energia paga.

   
Segunda, 19 de Maio de 2014 - 20:20

PSDB entra com ação no TSE contra Lobão Filho

por Erich Decat / Estadão Conteúdo
Integrantes da coordenação da pré-campanha presidencial do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), entraram nesta segunda-feira com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pré-candidato a governador do Maranhão e senador Edison Lobão Filho (PMDB), por propaganda eleitoral antecipada negativa. A iniciativa ocorreu após o coordenador jurídico nacional da pré-campanha do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), receber um vídeo em que Lobão Filho afirma que Aécio acabará com o programa Bolsa Família caso seja eleito presidente da República. "É uma prova inequívoca da postura nefasta que vem sendo adotada pelo PT em sua propaganda eleitoral, incutindo o medo baseado na mentira, e agora a gente percebe, claramente, qual é a estratégia, essa mentira vem sendo propalada por seus aliados políticos", afirmou Sampaio, na sede do PSDB em Brasília. No vídeo, que teria sido gravado durante evento no interior do Maranhão, Lobão Filho faz um discurso e afirma que o pré-candidato do PSDB a presidente é contra o programa. "Prefeito, estou preocupado porque o candidato a presidente da República Aécio Neves declarou antes de ontem que ele é contra o Bolsa-Família. Quem de vocês aqui gosta do programa Bolsa-Família levanta mão?", afirma Lobão Filho e, em seguida, emenda. "Isso me preocupa porque os nossos adversários estão unidos ao Aécio Neves, que já disse, em todos os jornais, emissoras de televisão, que é contra o Bolsa-Família e que ele é contra o aumento que a presidente Dilma havia dado ao Bolsa-Família". Sampaio considerou as declarações como "absurdas" e cobrou apoio da base aliada do governo para aprovar projeto de autoria de Aécio que transforma o Bolsa-Família numa política de Estado. "Porque eles não querem aprovar para não tirar o discurso da mentira. É interessante continuar mentindo em todos os rincões do Brasil quando bastaria aprovar o projeto, que acabaria com a mentira na prática", o coordenador jurídico nacional da pré-campanha do PSDB e deputado de São Paulo. "O que a gente percebe que quando um governo não tem nada de bom para falar de si mesmo, parte para a técnica de falar mal dos outros", acrescentou.

   
Criado em 2013, o programa Mais Médicos pode ser renovado, segundo o ministro da Saúde Arthur Chioro. "Muito provavelmente será necessário renovar (o programa) mais uma vez", declarou, nesta segunda-feira (19), em Genebra, na Suíça, em entrevista a jornais brasileiros. Entre outros eventos, o ministro participa de sessão da Assembleia Mundial da Saúde, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). O programa foi criado como medida emergencial para atender a regiões do país que têm um déficit de profissionais da área e o visto dos médicos estrangeiros com validade até 2016. Se renovado, o novo prazo de duração se estende até 2019. O Mais Médicos já é composto por 14,1 mil profissionais, sendo 1,4 mil brasileiros, outros 1,2 mil de brasileiros que estudavam ou trabalhavam no exterior, além de 10 mil cubanos. Segundo Chioro, nas próximas semanas deve ser divulgado um balanço com os resultados da iniciativa. "As primeiras avaliações são fantásticas", afirma ele, que garantiu que o programa já atende a 100% das demandas dos municípios. Com informações do jornal O Estado de São Paulo. 

   
Segunda, 19 de Maio de 2014 - 19:40

Fornecimento de água é interrompido no entorno do Cabula por baixa tensão

por Luana Ribeiro
Fornecimento de água é interrompido no entorno do Cabula por baixa tensão
Foto: Divulgação
A Embasa informou que, desde a manhã desta segunda-feira (19), o abastecimento de água está comprometido nas localidades atendidas pelo reservatório do Cabula, por conta da baixa tensão no fornecimento de energia elétrica para operação dos equipamentos da unidade. São afetados as seguintes áreas: Pernambués, Narandiba, Saboeiro, São Gonçalo, Engomadeira, Arraial do Retiro, Tancredo Neves, Arenoso, Sussuarana, Avenida Barros Reis, Avenida San Martin, Largo do Tanque, Santa Mônica, IAPI, Pero Vaz, parte da Liberdade e Curuzu. Ainda de acordo com a Embasa, o fornecimento será regularizado assim que a situação seja normalizada por parte da Coelba. Procurada pelo Bahia Notícias, a Coelba, no entanto, informa que a única interrupção do fornecimento na região ocorreu entre as 7h20 e às 8h25, sem outras falhas ao longo do dia.

   
Permanência de Temer como vice de Dilma será definida em convenção do PMDB
Foto: Estadão Conteúdo
A decisão sobre a permanência do vice-presidente Michel Temer (PMDB) na chapa da presidente Dilma Rousseff à reeleição será tomada na convenção nacional da legenda, no dia 10 de junho. “É lá que será decidida a aliança nacional, que eu penso que será reproduzida. Vou fazer esforço extraordinário para que todos os estados apoiem a aliança nacional, compreendendo as divergências regionais. Às vezes não tem o que fazer porque já há uma disputa regional”, disse Temer, nesta segunda-feira (19), em entrevista ao jornal O Globo. Na Bahia, o peemedebista Geddel Vieira Lima compõe a chapa das oposições, como candidato ao Senado. Em palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Temer afirmou que defenderá a realização de um plebiscito para fazer a reforma política. “Acho que a maneira mais eficiente de se fazer uma reforma política é misturando a democracia direta com a indireta. Você teria 10, 12, 15 perguntas, como voto distrital ou não, financiamento público ou privado, coincidência de datas. Depois, o Congresso consolidaria as propostas e formataria a reforma”, sugere, ao afirmar que pretende tornar o tema uma bandeira para seu partido. O vice-presidente ainda apontou a proliferação de partidos políticos. “O partido político deveria representar uma parcela da sociedade. Será que temos 32 correntes da opinião pública hoje? Quem examina os programas partidários vê que são muito parecidos. Os partidos, hoje, são apenas siglas partidárias. Precisamos de uma reforma política”, concluiu.

   
PR pode trocar Dilma por Aécio, diz colunista; César Borges pode ser desfiliado se não seguir partido
Foto: Antônio Cruz/ABr
Integrante da base aliada do PT desde 2002, o PR pode apoiar a candidatura do pré-candidato a Presidência da República Aécio Neves (PSDB), segundo o colunista Felipe Patury, da revista Época. Ainda de acordo com a coluna, os 32 deputados e quatro senadores da legenda não se sentem representados no governo da presidente Dilma Rousseff e consideram até a possibilidade de desfiliar o ministro dos Transportes, César Borges, caso ele não siga o partido e continue o apoio à Dilma. Na última terça, o ministro baiano, ex-presidente estadual da legenda, disse não reconhecer na sigla um movimento do "Volta, Lula".  A tendência da mudança do PR é verificada em 14 estados, diz Patury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot