Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

IBIRATAIA - Programa Brasil Alfabetizado (PBA) - Formação Continuada é sucesso

Com o tema “ALFABETIZAÇÃO: Instrumento de Transformação Social”, aconteceu nesta sexta (28) no Auditório do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Ibirataia-Bahia a Oficina de Formação do Programa Brasil Alfabetizado.


O evento patrocinado pela Prefeitura Municipal de Ibirataia faz parte do PPALFA - Plano Plurianual de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado e foi ministrado por profissionais do ICA – Instituto Cidade Ativa, instituição sediada no município de Ibirataia.

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
Foto: (Huton Basílio / Ibirataia Agora)
Veja fotos do evento.

O curso de Formação Continuada para os professores alfabetizadores bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado, em Ibirataia, conta com a participação de mais de cem profissionais.
O Secretário de Municipal de Planejamento Elmar Lopes participou da abertura oficial do curso. Para Lopes “esta é uma grande oportunidade que os professores têm de resgatar pessoas excluídas por causa do analfabetismo”. Ele informou que a Prefeitura Municipal com a secretaria de Educação tem o compromisso de oferecer a formação inicial e continuada para coordenadores e alfabetizadores, com o objetivo de subsidiar os docentes na sua prática pedagógica.

De acordo com a Coordenadora Rizia Medrado que possui vasta experiência em alfabetização, o curso de Formação Continuada é um espaço de troca de experiências, relatos de práticas bem sucedidas, discussão de dificuldades, planejamentos coletivos e de confecção de materiais e leituras complementares. 

Este é o primeiro ano do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Ibirataia e hoje conta com 16 (dezesseis) coordenadores e 94 (noventa e quatro) alfabetizadores, números resultantes do trabalho do ICA que coordenou por dois anos o TOPA – Todos Pela Alfabetização, que é um Programa Estadual oriundo do PBA e com as mesmas características.(Redação Ibirataia Agora)

Conheça o significado das tatuagens no mundo do crime

O mago indica uma possível usuário ou traficante de drogas (Crédito: Almiro Lopes)
Os desenhos que alguns criminosos estampam em suas peles podem ser associados a determinados tipos de crime. Na cartilha "Tatuagens: desvendando segredos", o capitão da Polícia Militar Alden José coletou cerca de 30 mil fotos e documentos em delegacias, presídios, no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues e na Coordenadoria de Missões Especiais (CME-PMBA). O acervo digital enviado por policiais militares e banco de dados de outras corporações do país também são fonte de material.
"O padrão que foi observado aqui é nacional. Em todos os estados os significados das imagens são as mesmas, pelo menos as mais comuns: índia, palhaço, teia de aranha, aranha. Também são utilizadas em outros países por gangues famosas e máfias. Ou seja, não é coisa somente nossa, isso já vem de muito tempo", explica o capitão.
As tatuagens dos indivíduos abordados frequentemente se relacionam aos tipos de crimes cometidos por eles. Alguns exemplos podem ser vistos AQUI
Por Estela Marques
Correio 24horas

VI Duelo de Dança será realizado em Ipiaú

Evento será realizado na AABB de Ipiaú.
Um dos maiores eventos de Dança da Bahia será realizado neste sábado(29) na AABB de Ipiaú. Vinte e oito grupos de várias cidades do estado estarão participando do VI Duelo de Dança que começa às 16h deste sábado. De acordo com o organizador, Nilton Correia Matos, 30, a disputa será dividida em quatro categorias; Solo, Street, Dança de Salão e Pagode. As atuações dos participantes serão julgadas por 18 jurados com vasta experiência na dança, entre eles alguns campeões no passado e coreógrafos ainda em atividade. A entrada para o VI Duelo de Dança custa R$ 5,00 mais um quilo de alimento que será distribuído para famílias carentes de Ipiaú. O evento tem o apoio de comerciantes locais e da prefeitura municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot