Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 28 de julho de 2020

Israelense cria "bafômetro" que identifica infecção por coronavírus em 1 minuto

Israelense cria 'bafômetro' que identifica infecção por coronavírus em 1 minuto
Foto: Reprodução /Poder 360

O pesquisador israelense Gabby Sarusi desenvolveu uma espécie de bafômetro que identifica em até um minuto portadores da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Testes indicaram que a proposta tem precisão acima de 90%. 


O dispositivo, que tem sete centímetros de comprimento, possui um chip eletrônico com milhares de sensores acoplado a uma cápsula. Para fazer o teste a pessoa deve soprar o dispositivo por quase 1 minuto. 
A partir de então, os sensores analisam as partículas da respiração e fornecem o resultado positivo ou negativo em 20 segundos, mesmo que a pessoa não apresente sintomas. O chip do bafômetro é ainda conectado a um sistema de nuvem que insere os resultados automaticamente em uma base de dados que ficará à disposição de autoridades.


A avaliação via “bafômetro” também pode ser feita a partir de amostras biológicas, como as já usadas atualmente em outros exames. 


A  Universidade Ben-Gurion do Negev, à qual Sarusi é vinculado, junto com o Ministério da Defesa de Israel, já realizou testes clínicos em mais de 120 israelenses, com taxa de sucesso superior a 90%. Outros estes em andamento tentam fazer com que o aparelho identifique ainda o estágio específico da infecção por covid-19.


Gabby Sarusi é vice-chefe de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação e membro do corpo docente da Unidade de Engenharia Eletro-Óptica da BGU de Negev. Segundo ele, o bafômetro será vendido a 1 preço muito mais baixo do que qualquer outro método disponível.


O bafômetro foi submetido à Food and Drugs Administration, a agência norte-americana de controle de alimentos e medicamentos. Se aprovado, Sarusi diz que o bafômetro pode chegar ao mercado em outubro ou novembro. A disponibilizar o dispositivo em aeroportos, perto dos postos de controle, cruzeiros marítimos ou na entrada de empresas. As informações são do site Poder 360.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot