Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Conselho Municipal do Idoso suspende uso de recursos de fundo pela Sempre

 

por Mauricio Leiro

Conselho Municipal do Idoso suspende uso de recursos de fundo pela Sempre
Foto: Reprodução / Defensoria.ba

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Salvador suspendeu a autorização para que a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE) utilize recursos do Fundo Municipal para a compra de insumos de prevenção e controle da Covid-19. A medida consta na resolução do CMI, publicada no diário oficial do município desta terça-feira (2). A medida é justificada pela transição da gestão na pasta.

 

O montante de quase R$ 3 milhões já disponibilizado tem origem a doação de contribuintes do imposto de renda. De acordo com a presidente do Conselho, Daniela Simões, que também assina a resolução, a maior parte dos valores "veio do banco Itaú". "As captações que vieram do imposto de renda foram de instituições que conseguiram captar, de projetos aprovados do conselho, da sociedade civil, que se encontram no fundo para o repasse", comentou Daniela. 

 

De acordo com a presidente, o valor foi enviado para que a secretaria executasse prioritariamente com idosos em situação de rua e das ilhas. "Como a secretaria está em reestruturação, mudou a gestão. Nós, enquanto conselho, achamos por bem suspender esse gasto, até a secretaria dizer as reais necessidades do momento para liberar novamente. Temos autonomia. Sabemos da importância de atender as pessoas de risco. Estamos aguardando que eles se reestruturem. Aí então vamos liberar o recurso, colocando alguns critérios que achamos necessários", explicou ao Bahia Notícias. 

 

O ajuste para o envio da verba com a Sempre deve ocorrer em breve. Uma reunião entre os integrantes do conselho e o secretário da pasta, Kiki Bispo, já aconteceu. "Já tivemos uma reunião no gabinete do secretário. Ele está ciente e conversamos sobre isso. O recurso estará disponível assim que for solicitado", disse.

 

O RECURSO VAI FAZER FALTA?

Recém chegado a Sempre, o vereador licenciado Kiki Bispo confirmou que as demandas foram passadas pelo conselho para o restabelecimento do uso da verba. "Tudo que foi tratado eu tenho tentado viabilizar. Sei da importância do Conselho. Chegamos agora e estamos tomando pé das coisas. Já sinalizei e recebi aqui", disse. 

 

Kiki comentou que a busca de outras fontes em meio a pandemia é uma determinação do prefeito. "É investir ao máximo a essa fonte zero. No momento da pandemia, os recursos do tesouro tem ficado escassos. Temos tentado ver os fundos para cada setor", finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot