Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Segunda dose e vacinação em idosos a partir dos 83 anos começa nesta terça em Salvador

Segunda dose e vacinação em idosos a partir dos 83 anos começa nesta terça em Salvador
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS | Vitor Santos/ Sempre

O esquema de vacinação contra a Covid-19 montado pela Prefeitura de Salvador entra em uma nova fase nesta terça-feira (16). Na data, receberão a primeira dose idosos com idade a partir dos 83 anos, enquanto profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência começarão a receber a segunda dose do imunizante.

 

VACINAÇÃO DOS IDOSOS

No caso dos idosos com 83 anos ou mais, as doses estarão disponíveis nos drive-thrus do 5º Centro de Saúde, nos Barris; no Atakadão, em Fazenda Coutos; no Parque de Exposições, na Paralela; e na Arena Fonte Nova. As salas de vacina do 5º Centro, USF Plataforma, USF Cajazeiras X e CSU Pernambués também vão atender esse público. Mas, excepcionalmente nesses pontos fixos e drive-thrus, o funcionamento será das 8h às 13h.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pede que, antes de sair de casa, oidoso ou seu acompanhante confira se seu nome consta na lista disponibilizada (veja aqui). Caso o nome não seja encontrado, é necessário fazer o recadastramento do SUS no endereço recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br ou diretamente no 5ª Centro de Saúde. Neste caso, se o idoso estiver presente no ato do recadastramento na unidade, ele poderá ser imunizado imediatamente.

 

APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

Enquanto a aplicação da primeira dose avança em idosos, a gestão municipal também começa a aplicar a segunda dose na primeira faixa do público prioritário. Ou seja, profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia e idosos abrigados em instituições de longa permanência começarão a ser imunizados.

 

Para eles, a vacinação teve início no dia 19 de janeiro. Como o  laboratório Sinovac, responsável pela fabricação da Coronavac, que foi a primeira vacina a chegar à Bahia, recomenda a dose de reforço até 28 dias após aplicação da primeira, a imunização ocorre dentro do prazo.

 

As doses disponíveis para os trabalhadores estarão em 14 postos fixos (veja a lista abaixo) e dois drive-thrus — na Arena Fonte Nova e no Centro de Convenções, na Boca do Rio —, das 8h às 17h. Equipes volantes realizarão a imunização in loco nos abrigos dos idosos. 

 

Com esse esquema, só nesta terça, a expectativa da prefeitura é imunizar aproximadamente 1,4 mil pessoas. Mas a campanha seguirá no decorrer da semana nesses locais. Os profissionais da área deverão buscar os pontos de vacinação na data agendada no cartão de vacina. Para tomar a vacina, será necessário apresentar um documento oficial com foto e esse cartão.

 

“Todos os indivíduos que tiveram acesso à primeira dose receberam o cartão de vacina com a especificação do imunizante e com a data agendada para a aplicação da dose 2. É importante que as pessoas obedeçam esse cronograma e não deixem de fazer o esquema vacinal completo que assegura de fato a proteção contra o vírus”, alertou Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde. A medida se faz necessária também porque há dois tipos de imunizantes sendo usados na Bahia, portanto, essa especificação evita erros.

 

Postos fixos para os trabalhadores da saúde:

USF Itapuã

Centro de Saúde Péricles Laranjeiras

USF Imbuí

CSU Castelo Branco

Centro de Saúde Nelson Piauhy Dourado

Centro de Saúde Virgílio de Carvalho

USF Colina de Periperi

USF Vista Alegre

USF Tubarão

CSU Pernambués 

USF San Martin III

USF Vale do Matatu

USF Resgate

Arena Fonte Nova (parte de cima/superior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot