por Ailma Teixeira

Com pelo menos 21 casos suspeitos de Covid-19, a tripulação de um navio pesqueiro saído da Espanha pediu apoio no Porto de Salvador. O grupo saiu do município de Vigo, na Galiza, para a pesca em alto mar, mas se ancorou na capital baiana para garantir assistência neste domingo (7).
Uma das autoridades buscadas por eles foi o vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT). Ele conta que foi contactado por autoridades espanholas e, atendendo ao chamado, fez ofícios aos secretários de Saúde municipal, Leo Prates, e estadual, Fábio Vilas-Boas.
"As famílias, inclusive, parece que já contactaram o consulado aqui. Eu sou cidadão espanhol também e meus familiares me mandaram porque isso está tendo uma repercussão grande na Espanha", disse Carballal ao Bahia Notícias.
Ao portal, ele explicou que o navio em questão tem 85 pés, considerado grande, e nem chegou a encostar no porto, ficando fundiado. "O navio foi fundiado no fundamento quatro, que é perto de Itaparica", esclarece o edil.
Segundo ele, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já foi até a embarcação e identificou 21 tripulantes com sintomas de Covid-19. Desse total, apenas um precisou ser encaminhado a um hospital da capital baiana. Mesmo assim, de acordo com Carballal, há a possibilidade de que o navio retorne à Galiza ainda nesta segunda-feira (8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário