Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ACM Neto acompanha integrantes de chapa da oposição em visita a Conquista


ACM Neto acompanha integrantes de chapa da oposição em visita a Conquista
Foto: Divulgação/Democratas
Após ter capitaneado a escolha dos nomes que compõem a chapa das oposições para o governo do Estado, o prefeito ACM Neto acompanhará Paulo Souto (DEM), Joaci Góes (PSDB) e Geddel Vieira Lima em uma visita à Vitória da Conquista. No sudoeste baiano, um dos nomes que serão apoiados pelos postulantes a governador, vice e senador será o advogado Marcelo Melo (DEM), que tentará uma vaga na Câmara dos Deputados. No final de 2013, o prefeito ACM Neto, já havia declarado seu apoio ao pré-candidato. Segundo Melo, o encontro oposicionista deve ocorrer no próximo sábado (26), às 10h. O evento seria realizado na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, mas devido à confirmação da presença de vários líderes políticos da região, o local foi transferido para o Espaço Rafik. Os componentes da chapa pretendem fazer as visitas aos municípios do interior no fim de semana, para ter mais tempo para circular. “O nosso objetivo é ouvir o máximo possível o sentimento da comunidade regional sobre o que esperam do próximo governo em nosso estado”, disse Souto.

   
Sete agências bancárias são autuadas por irregularidades em Salvador
Foto: Divulgação
O Procon-BA autuou sete agências bancárias entre a tarde desta terça (22) e a manhã desta quarta-feira (23) por irregularidades como descumprimento do prazo de espera para atendimento, indisponibilidade da retirada de senhas e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Foram autuadas as unidades do Banco do Brasil, no bairro de Brotas; do Itaú, em Caminho de Areia, no Comércio e no Rio Vermelho; e Bradesco, na Calçada e no Rio Vermelho. Nas agências do Bradesco, em Boa Vista de Brotas e do Santander, no Caminho das Árvores, os fiscais não encontraram irregularidades. 

   
Paulo Roberto Costa e familiares são denunciados por ocultação de provas
Foto: Marcos Arcoverde/ Agência Estado
A Procuradoria da República encaminhou nesta quarta-feira (23) à Justiça Federal denúncia criminal contra o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, por “impedimento e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa”. Costa foi preso no dia 20 de março por envolvimento com a quadrilha investigada pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por lavagem de dinheiro. Segundo o jornal Estado de São Paulo, outras quatro pessoas são denunciadas, com base na acusação da PF de que Costa teria escondido provas antes das buscas realizadas durante a operação Lava Jato 2, em seu escritório, no Rio de Janeiro. Familiares do executivo teriam retirado documentos e arquivos do computador pouco antes da chegada da PF. São denunciados formalmente filhas e cunhados do ex-diretor: Ariana Azevedo Costa Bachmann, Shanni Azevedo Costa Bachamann, Márcio Lewkowicz e Humberto Sampaio de Mesquita. A Justiça ainda não decidiu se receberá as denúncias.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 21:20

Casos de dengue diminuem 76,7% no primeiro trimestre

Casos de dengue diminuem 76,7% no primeiro trimestre
Foto: Agência Brasil
Os casos de dengue no país diminuíram 76,7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (23). Em 2014, foram 215.169 notificações, contra 921.716 registrados em 2013. O número de casos graves também caiu 80% no mesmo período deste ano. A tendência de queda acompanha os óbitos pela doença, que decresceram 87% em relação a 2013. Treze estados não registraram óbitos neste período: Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os estados do Amapá, Roraima, Sergipe, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação pela doença neste período.  O ministro da Saúde, Arthur Chioro, atribui a diminuição no número de casos graves à organização da rede pública de saúde em todo o país, a ampliação no fluxo de atendimento, ao diagnóstico precoce e a maior conscientização da população. “Esses números mostram que estamos no caminho certo. Contribuíram para esta redução o esforço dos profissionais de saúde e o controle dos focos do mosquito pelas equipes de vigilância. A participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito também foi fundamental para a redução da dengue”, avalia Chioro.

   
Aparelho de alta precisão para diagnóstico de câncer é incorporado ao SUS
Foto: Divulgação
Uma das tecnologias mais modernas para diagnóstico e acompanhamento de vários tipos de câncer, o PET-Scan foi incorporado nesta quarta-feira (23) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O exame realizado com o PET-CT, como também é conhecido, verifica a dimensão exata de 20 doenças, na maioria câncer. Pelo SUS, o exame só será coberto para câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e não Hodgkin – a previsão é de que este ano pelo menos 69.790 casos sejam registrados destas doenças este ano. Já os planos de saúde são obrigados a cobrir o procedimento para oito enfermidades. O PET-Scan tem base na medicina nuclear e por isso utiliza substâncias que emitem radiação muito pequena para conseguir imagens precisas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, há 100 aparelhos em todo país, distribuídos na proporção da densidade demográfica e em unidades de atendimento públicos e privados (entre estes, boa parte é credenciada ao SUS). Com informações da Agência Brasil.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 21:00

País parou de crescer e vida dos cidadãos piorou, critica Campos

por Miguel Portela | Agência Estado
País parou de crescer e vida dos cidadãos piorou, critica Campos
Foto: Betto Jr/ Ag Haack/ Bahia Notícias
O ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), disse nesta quarta-feira (23), em Cascavel (PR), que a sociedade brasileira exige mudanças e que não identifica em suas andanças pelos estados pessoas que consideram que mais quatro anos do governo Dilma Rousseff (PT) farão bem ao país. Ele se posicionou como uma alternativa nas eleições deste ano. Campos cumpriu uma agenda recheada de compromissos em Cascavel, que é um dos polos do agronegócio no Estado, com empresários, líderes partidários e prefeitos. Em entrevista na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), o ex-governador disse que o Brasil "percebe que as mudanças pararam de acontecer, os ganhos cessaram e a vida começou a piorar para todos". "Em três anos tivemos o menor crescimento do país. A sociedade já tomou a decisão que quer mudar e 70% nas pesquisas já dizem que desejam mudança", afirmou. O ex-governador disse que é hora de unir as forças e que a sua candidatura - que tem como pré-candidata a vice, Marina Silva - é uma alternativa e voltou a criticar o modelo petista. "O Brasil precisa de um governo que aproveite os acertos, e não desmanchar tudo que é o comum. Vamos quebrar o pacto político que está em Brasília. Nós vamos subir a rampa e vai descer àquela turma que está lá de costas para o Brasil. Não vamos governar com aquelas velhas raposas que estão lá roubando o sonho do povo brasileiro de construir uma nação melhor. É insustentável esse padrão político brasileiro, com 39 ministérios que os partidos chamam de seus. Vamos fazer de outro jeito", afirmou, mas sem se aprofundar sobre o assunto. Ele garantiu que chapa socialista já está definida e que ela será homologada nas convenções do PSB em junho. "Estamos em outra etapa, que é a construção do programa de governo, ouvindo as lideranças políticas, militantes, entidades de classe. É um programa que vem do Brasil real porque eu e Marina teremos essa tarefa que é tirar esse programa de papel e colocar para o povo brasileiro". Campos também foi questionado sobre o pedido da oposição junto ao Supremo Tribunal Federal para a criação de uma CPI exclusiva da Petrobras. Ele não considera o pedido uma "intervenção" do Judiciário. "O próprio Legislativo fez a demanda à Justiça. Se alguém procura o Poder Judiciário cabe a ele se pronunciar", afirmou.

   
Comissão da Câmara visitará Papuda para verificar regalias de Dirceu
Servidor da Papuda registrou suposta imagem de cela | Foto: Reprodução/Veja
Por decisão da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal, um grupo de parlamentares visitará o Complexo Penitenciário da Papuda para verificar “a real situação penal” do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O requerimento da visita foi feito pelo deputado Nilmário Miranda (PT-MG), após apelo dos filhos do petista – o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça – que querem que o colegiado verifique a existência de regalias ou descumprimento de seu regime de prisão. Ainda segundo Miranda, os filhos de Dirceu já não sabem a quem recorrer para que a Justiça autorize o pedido de trabalho externo. Alguns deputados recusaram a proposta, ao considerar que o condenado no processo do mensalão já tem bons advogados e que seria “constrangedor” visitar o presídio apenas para verificar sua situação. Para aprovar o texto, os parlamentares decidiram ampliar o objetivo da comissão e analisarão o cumprimento da pena e a regularidade de todos os presos da Papuda. "Vamos entrar em contato com os órgãos de segurança do Distrito Federal e com a Justiça para saber quantas pessoas têm direito ao trabalho externo mas ainda não puderam sair do regime fechado. Vamos analisar o caso dos outros detentos também", explicou Miranda. Com informações da Agência Brasil.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 20:20

Blitze do IPVA chegam a Salvador nesta quinta-feira

Blitze do IPVA chegam a Salvador nesta quinta-feira
A fiscalização do motoristas em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) chegará em Salvador nesta quinta-feira (24). As blitze são realizadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) em parceria com o Detran-BA, a Polícia Militar e as prefeituras das cidades afetadas. A programação inclui os municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Irecê e Juazeiro. Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito e deve quitá-lo para evitar apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 20:13

Supremo nega pedido de soltura de Marco Prisco

Supremo nega pedido de soltura de Marco Prisco
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O pedido de habeas corpus pedido pela defesa do líder grevista da Polícia Militar da Bahia e vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB) foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski nesta quarta-feira (23). O tucano foi preso na última sexta (18), a pedido do Ministério Público Federal (MPF-BA), por crimes contra segurança nacional, supostamente praticados no movimento paredista de 2012. Na decisão, Lewandowski destacou que a prisão foi decretada porque Prisco “articulava mais uma vez a deflagração de outra greve, o que poderia ocasionar graves transtornos à população, a exemplo do que ocorreu naquele ano". O ministro declarou ainda que a Constituição "veda a greve de militares, uma vez que ela representa grave ameaça ao próprio regime democrático". Na avaliação do magistrado, os três dias de greve da PM na Bahia foram "alarmantes" e o fim da paralisação não restabeleceu a ordem pública no estado. "Conforme amplamente noticiado na imprensa, os agentes da Força Nacional e das Forças Armadas ainda permanecem na Bahia para a garantia da lei e da ordem, tendo em vista o clima de insegurança ainda presente no estado", afirmou.

   
Quarta, 23 de Abril de 2014 - 19:40

Laudo diz que dançarino foi atingido por bala

por Marcelo Gomes | Agência Estado
Laudo diz que dançarino foi atingido por bala
Foto: Reprodução/O Globo
O laudo da necropsia do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, de 26 anos, constatou que um objeto "compatível com projétil de arma de fogo" entrou e saiu do corpo do rapaz, que teve o pulmão perfurado. Ele foi encontrado em uma creche no alto do morro Pavão-Pavãozinho na tarde dessa terça-feira (22). Na véspera, houve tiroteio na comunidade. O documento foi divulgado pelo Jornal Hoje, da TV Globo. De acordo com o laudo, havia "uma ferida com orla de escoriação e zona de enxugo, compatível com ferimento de entrada de projétil de arma de fogo" e "uma ferida com bordos irregulares e evertidos, compatível com ferimento de saída de projétil de arma de fogo" no corpo. DG teria sido atingido nas costas, na região lombar, e o tiro saiu pelo ombro do rapaz. O disparo, feito de baixo para cima, pode ter sido deflagrado quando ele tentava pular uma laje durante o confronto entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e traficantes. Após a queda de cerca de 10 metros, ele ainda teria tentado se levantar, mas não resistiu aos ferimentos. 

Após depor por cerca de duas horas, a auxiliar de enfermagem Maria de Fátima da Silva, de 56 anos, mãe do dançarino, disse que o protesto desta terça no morro e nas ruas de Copacabana, zona sul do Rio, ocorreu porque os moradores da comunidade quiseram evitar que o corpo de Douglas fosse retirado do local e a cena do crime, desfeita. Ela disse que moradores teriam visto e filmado os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) torturando seu filho. "Peço aos moradores que tomem coragem e compareçam à delegacia para falarem o que sabem. Peço que tenham a mesma coragem que tiveram quando não deixaram os policiais esconderem o corpo e transformarem meu filho em mais um Amarildo". Maria de Fátima disse ainda que havia duas cápsulas junto com os documentos do filho na delegacia. Ela recebeu a justificativa de que as cápsulas estavam perto do corpo do jovem. Ela foi ouvida nesta quarta pelo delegado Gilberto Ribeiro, titular da 13ª Delegacia de Polícia (Ipanema) e por um oficial da Corregedoria da PM. O coordenador das UPPs, coronel Frederico Caldas, determinou a apuração do caso. Mais cedo, Caldas afirmou que ainda não é possível estabelecer qualquer ligação entre o tiroteio ocorrido entre os PMs da UPP e os traficantes na madrugada de terça e o encontro do cadáver de DG, por volta das 10h do mesmo dia. "Os relatos dos policiais não indicam qualquer perseguição ou abordagem no local da troca de tiros. Eles foram até lá checar uma informação passada pelo Disque-Denúncia de que haveria marginais, mas foram recebidos com muitos tiros e decidiram recuar. Eles sequer conseguiram chegar ao local indicado na indicado na denúncia". Segundo Caldas, pelo menos oito policiais estavam na guarnição que participou do confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot