Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 3 de maio de 2014

Candidatura de Dilma é 'irreversível', diz Falcão

por José Roberto Gomes / Estadão Conteúdo
Candidatura de Dilma é 'irreversível', diz Falcão
Foto: Divulgação
A candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff é "irreversível", garantiu neste sábado (3) o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao reafirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não a substituirá na corrida pelo Palácio do Planalto. "Acho que isso ficou muito claro", afirmou no 14.º Encontro Nacional do partido, realizado em São Paulo e que formalizou a pré-candidatura da presidente. "Estamos dizendo há muito tempo que ela é a nossa candidata." Segundo Falcão, o ex-presidente será o chefe da campanha de Dilma independente de ter um cargo formal ou não. "Lula é o grande comandante", afirmou. "Ele transcende qualquer estrutura organizacional. Lula não precisa ter cargo para estar no dia a dia da campanha", completou. O secretário nacional de Comunicação, vereador José Américo, admitiu, no entanto, que Lula poderá sim ter "algum cargo" na coordenação de campanha, mas não será o de coordenador. O presidente nacional do PT reconheceu que a campanha pela reeleição de Dilma será "difícil", uma vez que a disputa se dará com adversários que têm força na "elite e na imprensa", avaliou, ao referir-se ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB. Questionado sobre o impacto eleitoral de uma suposta ligação do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha com um laboratório do doleiro Alberto Youssef - investigado em operação da Polícia Federal -, Falcão afirmou que não há motivo para retirar Padilha da disputa pelo governo do Estado de São Paulo porque o ex-ministro é "inocente".

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 17:20

PM apreende 350 quilos de dinamite em Nordestina

PM apreende 350 quilos de dinamite em Nordestina
Foto: Ascom / PM
A Polícia Militar apreendeu, neste sábado (3), 350 kg de dinamite durante abordagem a um carro, na cidade de Nordestina, no nordeste do estado. Três homens foram presos, um deles já com passagem pela polícia por furto. Além dos explosivos, foi encontrada uma bobina com 750 metros de pavio. A polícia acredita que os garimpeiros Cícero de Jesus, 33 anos, Auriosmar Nascimento dos Santos, 35 anos e Jaélcio Evandro dos Santos, 28 anos, pretendiam utilizar os artefatos para explodir caixas eletrônicos. O fato foi registrado na delegacia do município de Senhor do Bonfim. Informações do A Tarde.

   
Homem que bateu carro em prédio da Pituba não teria carteira
Foto: Reprodução / TV Bahia
O homem que perdeu o controle de uma caminhonete e destruiu a frente de um prédio no bairro da Pituba, em Salvador, não teria carteira de motorista. Segundo a TV Bahia, ele teve que pagar cerca de R$ 2,6 mil – três salários mínimos – para sair da prisão. O acidente ocorreu nesta sexta-feira (2) e destroços atingiram ainda dois carros que estavam na garagem. . "Ele só dizia que estava vindo da balada e, nas palavras dele, que ele estava pegando um racha, com esse rapaz, um amigo dele, e que ele perdeu controle da direção, estava completamente embriagado", afirma a moradora Maria das Graças. A polícia informa que o motorista não admitiu o racha, mas afirmou que havia ingerido bebida alcoólica. A Transalvador registrou a ocorrência e providenciou um guincho para retirada do veículo da entrada do prédio. A Defesa Civil também foi acionada pelos moradores para que fosse realizada uma análise do abalo na estrutura.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 16:40

Após morte, CBF interdita preventivamente o Arruda

por Estadão Conteúdo
Após morte, CBF interdita preventivamente o Arruda
Paulo Ricardo foi atingido por privada | Foto: DHPP / Divulgação
A morte de um torcedor após o empate por 1 a 1 entre Santa Cruz e Paraná, nesta sexta-feira (2), pela Série B do Campeonato Brasileiro, fez a CBF agir. Em resposta à tragédia ocorrida no Arruda, no Recife, a entidade decidiu interditar de maneira preventiva o estádio neste sábado (4). "Considerando o grave incidente ocorrido na noite de ontem no Estádio do Arruda e arredores, em Recife, após o encerramento da partida Santa Cruz x Paraná, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, do qual resultou uma vítima fatal, a CBF, através das suas Diretoria de Competição e Diretoria Jurídica, vem pelo presente ato administrativo, interditar o Estádio do Arruda até que o processo relativo ao incidente seja apreciado pelo STJD", explicou a nota assinada pelo diretor de competições, Virgilio Elísio da Costa Neto, e o diretor jurídico, Carlos Eugênio Lopes. Depois do apito final do confronto de sexta, um homem identificado como Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por um vaso sanitário atirado da arquibancada quando passava em frente ao portão 6 do Arruda, destinado à torcida adversária. Nenhum suspeito foi identificado. Ainda não há a informação de quantos jogos o Santa Cruz terá que fazer longe de seu estádio. A próxima partida que estava marcada para o Arruda aconteceria já no próximo sábado (10), diante do Luverdense.

   
Uma portaria o Ministério da Saúde (MS) publicada nesta sexta-feira (2) suspendeu a transferência de recursos para o pagamento de serviços de vigilância sanitária em 1.027 municípios – 75 deles na Bahia. Capim Grosso, Ilhéus, Itacaré, Morro do Chapéu, Santo Amaro e Salinas da Margarida estão na lista dos locais que não devem receber os valores. Segundo a publicação no Diário Oficial da União, cidades que não efetuaram cadastro no Serviço Especializado de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Cadastro de Serviço de Saúde (SCNES) ou que estão em situação irregular terão os repasses referentes aos meses de janeiro a abril de 2014 suspensos. As irregulares foram constatadas em monitoramento feito em 25 de março. Os serviços de vigilância sanitária realizados são as visitas periódicas a residências,  hospitais, bares, restaurantes e outros estabelecimentos, para verificação das condições de higiene dos espaços. Segundo o MS, a atualização do SCNES serve como prestação de contas do que é realizado com os recursos enviados. Quando o município deixa de informar o órgão por três meses consecutivos, o pagamento é suspenso e só volta após a regularização. De acordo com a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, a falta de conhecimento de como fazer o cadastro das informações junto ao MS pode ter ocasionado o problema nesses municípios baianos. "Muitos gestores desconhecem a forma como esse procedimento deve ser realizado", disse. No entanto, segundo Quitéria, a suspensão da transferência dos recursos não inviabiliza as atividades de vigilância sanitária em nenhum dos municípios. "Sem o auxílio do governo federal, a prefeitura de cada cidade tem de arcar com os custos que envolvem pagamento de pessoal e compra de materiais", afirmou ao A Tarde.

   
Alunos do Ciência sem Fronteiras foram orientados a racionar alimentos
Foto: Reprodução
O grupo de estudantes brasileiros que tiveram as bolsas do programa Ciência Sem Fronteiras suspensas começou a retornar ao Brasil nesta semana, e trouxe várias reclamações junto. 80 estudantes do Ciência sem Fronteiras que estavam no Canadá -há mais deles 30 na Austrália- foram chamados de volta por não terem atingido o nível de proficiência no inglês necessário para serem aceitos pela universidade de sua escolha. "No começo foi um sonho, mas, depois de todas as injustiças, é como se tivéssemos recebido uma punhalada nas costas", disse Luana Monteiro Leite, 27. O momento mais tenso teria ocorrido em dezembro de 2013, quando Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) atrasou por quase um mês o pagamento das bolsas. Após relatos de dificuldades financeiras, eles teriam recebido um e-mail de Nathalí Rosado, coordenadora do CBIE, órgão que gerencia o programa no Canadá, que dizia:  "Racionem a sua alimentação, mas não excessivamente (isto é, não cessem de comer).” mesmo e-mail, Rosado recomendou que os estudantes fossem ao banco de roupas e alimentos da Universidade de Toronto para receberem uma cesta de comida gratuita. "Foi um período em que tivemos de racionar comida mesmo", diz Rondinelly Guimarães, 23. Rondinelly e Luana dizem considerar o programa positivo, apesar de tudo. "Mas não podemos ficar calados diante da falta de planejamento e de compromisso", diz Rondinelly. Eles tentarão retomar a vida universitária no Brasil, mas como o semestre letivo já iniciou há dois meses, só devem conseguir retornas às aulas em agosto.

   
Médicos do País de Gales receitam Viagra para diabéticos
Foto: Getty Images
Uma técnica adotada por médicos do País de Gales, na Grã-Bretanha, tem dado o que falar. Clique aqui e saiba mais na Coluna Saúde.

   
Lauro de Freitas: Moradores se mobilizam contra ações de prefeito
Moradores de Vilas do Atlântico promoveram um ato neste sábado (3) contra as ações do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP). A Associação de Moradores de Vilas do Atlântico (Amova) teria recolhido mais de 200 assinaturas contra o gestor e pretende continuar a mobilização neste domingo (4). A insatisfação foi motivada pela remoção da portaria principal do loteamento. “Ele [o prefeito Márcio Paiva (PP)] já tinha prometido à Amova que não ia derrubar. A gente vem discutindo com ele, diversas vezes, que qualquer atitude dentro de Vilas tem que ser discutida com a Amova e a Salva [Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico]”, afirma Mauro Cardim, vice-presidente da Amova. O grupo questiona, ainda, o projeto de requalificação da orla, a falta de saneamento básico, o aumento desordenado de prédios comerciais e a implantação de uma creche municipal que, segundo Cardim, não era necessária. Em nota, a prefeitura de Lauro de Freitas informou que a remoção da portaria foi uma determinação do Ministério Público Estadual que visa a melhoria da mobilidade urbana. Além disso, a ação teria sido comunicada à Sociedade dos Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico (Salva) que, em assembleia, aprovou a demolição.

   
Itamaraju: Vovó do tráfico' é presa por vender cocaína em bar
Foto: Danuse Cunha / Itamarajú Notícias
Uma senhora de 61 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas no município de Itamaraju, no sul da Bahia, neste sábado (3). Chamada de “vovó do tráfico”, ela era investigada pela polícia após denúncias de moradores da região. Segundo a 43ª CIPM, ela utilizava o ser bar, no centro da cidade, para vender as drogas. No local, foram encontrados papelotes de cocaína. De acordo com o G1, a polícia já havia feito diversas buscas no estabelecimento mas não foram encontradas evidências do crime.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 15:00

Transnordestina já custa quase o dobro do previsto

Transnordestina já custa quase o dobro do previsto
Foto: Reprodução
Anunciada em 2006, a Ferrovia Transnordestina já custa quase o dobro do que foi previsto inicialmente. Promessa de grande escoadora da produção da região Nordeste, os seus 1,7 mil quilômetros ligariam quatro estados: Piauí, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Contudo, este ano só deverá ser liberado um pequeno trecho que liga duas cidades no interior pernambucano. Pelo cronograma do governo, a obra de R$  4,5 bilhões estaria pronta em 2010. Mas as obras tiveram ritmo lento desde o início e algumas desapropriações não teriam saído até hoje.  Desde 2013, o governo e a concessionária tentavam um acordo para reajustar o contrato. O atraso das obras e o aumento dos custo, que agora estão estimados em R$ 7,5 bilhões, faziam com que fosse impossível que o investimento fosse compensado no período do contrato de concessão, que vence em 2027. Mas para honrar o contrato e compensar os gastos, o prazo foi estendido para 2057. Com o novo contrato, a conclusão das obras passa a ser do concessionário. Informações da Folha de S. Paulo.

   
Uma ambulância da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi atingida por tiros ao sair da aldeia Boca da Mata, perto de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O crime foi cometido durante a madrugada deste sábado (3). Segundo a polícia, uma índia grávida em trabalho de parto e um homem eram transportados quando eles e o motorista, também indígena, foram surpreendidos pelos tiros ao passar por uma estrada de terra. Não há relação confirmada do crime com a situação da disputa por terras, mas o coordenador do Movimento Indígena da Bahia afirma que, recentemente, os indígenas retomaram as terras daquela região e, por isso, têm sofrido ameaça de produtores rurais. "Eles estavam saindo da aldeia, por volta das 3h, e foram recebidos a tiros, sem saber de onde estavam vindo. Estava escuro. O motorista tentou dar ré e acabou caindo na ribanceira. Os dois ficaram escondidos na mata e, por volta das 4h30, policiais militares encontraram eles e levaram ao hospital. Ninguém viu quem foi, mas devem ter em torno de 50 pessoas escondidos na mata, eles chamam de segurança armado, mas nós chamamos de pistoleiros", relatou o Cacique Zeca Pataxó, também liderança da aldeia Coroa Vermelha, ao G1. Ainda não há informações sobre os suspeitos.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 14:20

Para Lula, Petrobras é uma briga do povo brasileiro

por Carla Araújo / Estadão Conteúdo
Para Lula, Petrobras é uma briga do povo brasileiro
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (2) que não se pode permitir que "uma elite" tente destruir a imagem de uma empresa como a Petrobras. Lula explicou que quando ele era presidente também se falava em CPI da Petrobrás. "Não podemos permitir que mentiras deslavadas sejam veiculadas todo dia muitas vezes sem dar o outro lado", disse durante a abertura oficial do 14º Encontro Nacional do PT, que acontece no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, e formalizou a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff. "A Petrobras é uma briga do povo brasileiro", concluiu. O ex-presidente aproveitou o seu discurso para fazer diversas críticas à imprensa. "Nosso principal partido de oposição é a imprensa", disse. Em sua fala, o ex-presidente deu parabéns a Dilma pelo pronunciamento de 1º de maio. "Acho que os trabalhadores estavam precisando ouvir um discurso daquele. O PT estava precisando de um discurso daquele." Lula comentou ainda a repercussão que o discurso teve na oposição. "Do lado de lá eles ficaram nervosos. Portanto, querida, faça mais", afirmou, dirigiu-se a Dilma. O ex-presidente fez uma rápida menção aos petistas presos no processo do mensalão e afirmou que há uma campanha na imprensa que não é contra "nossos companheiros presos, é contra o nosso partido".

   
Depois de brigar com Isis, Cauã tenta retomar relação com Grazi, diz coluna
Foto: Reprodução
As coisas não andam nada boas para Cauã Reymond. Clique aqui e saiba mais sobre a maré do galã na Coluna Holofote.

   
Vargas diz que Padilha não indicou diretor de laboratório
Foto: Agência Câmara
O deputado federal licenciado André Vargas (ex-PT-PR) afirmou nesta sexta-feira (2) que o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha não foi o responsável por indicar o diretor do Labogen, laboratório investigado pela Operação Lava Jato. Em uma mensagem enviada por Vargas para o doleiro Alberto Youssef, que foi interceptada pela Polícia Federal, o deputado escreveu "foi Padilha que indicou" ao se referir à ida de Marcus Cezar Ferreira de Moura, ex-assessor do ministro, para o Labogen. Na época, a empresa negociava uma parceria com o MS que poderia render até R$ 31 milhões. À Folha de S. Paulo, Vargas afirmou que Padilha não fez indicação “nem na Labogen nem para outro lugar”. Segundo o deputado, Moura o procurou em seu gabinete na Câmara dos Deputados em busca de emprego. "Vi o currículo dele e achei interesse. Ajudo as pessoas. Eu era o vice-presidente [da Casa] e centenas de pessoas me procuravam para conseguirem alguma colocação", afirmou. Amigo de Youssef, Vargas foi forçado a renunciar à vice-presidência da Câmara e se desfiliar do PT após virem à tona as informações sobre suas relações com o doleiro. O ex-petista responde ainda a um processo de cassação do mandato na Câmara.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 13:40

Chuva ajudar a inibir crimes nas ruas, dizem policiais

Chuva ajudar a inibir crimes nas ruas, dizem policiais
A chuva pode ajudar a reduzir os índices de criminalidade em Salvador. Segundo dados disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no mês de abril houve uma média de cerca de dez veículos roubados por dia. Menos entre os dias 26 e 29, quando choveu na capital baiana e número caiu para sete resgistros diários. O índice de homicídios também caiu nos quatro dias de mau tempo: foram cerca de três por dia no período, em comparação à média de quatro no resto do mês. De acordo com Getúlio Barbosa, coordenador  de investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, existe mesmo a tendência. "Quando quer roubar um carro, o  bandido vai para um local e espera a oportunidade. Ele não vai esperar tomando chuva. Além disso, o número de veículos nas ruas é menor nos dias chuvosos", afirmou Barbosa ao A Tarde. Já os arrombamentos em residências e lojas tendem a aumentar nos períodos chuvosos, segundo a polícia. "Dia de chuva para o arrombador é uma maravilha, pois a rua está deserta e a maioria das pessoas dorme mais", afirma Paulo Portela, coordenador de investigação da 6ª DT (Brotas). Os levantamentos não consideraram o período de greve da Polícia Militar.

   
Corpo de menino é encontrado em embarcação que naufragou em Sobradinho
Buscas por vítimas continuam | Foto: Reprodução / TV São Francisco
Mergulhadores encontraram neste sábado (3) o corpo do menino Carlos André Fernandes da Silva, 11 anos. Ele estava no interior da embarcação Travessia do Mar Vermelho, que naufragou com 40 pessoas na terça (29) enquanto fazia a travessia entre os municípios Remanso e Sento Sé, no Vale do Rio São Francisco. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro e os mergulhadores devem continuar o trabalho de buscas pelos outros três desaparecidos. De acordo com o capitão-tenente Cláudio Luiz da Conceição, a água turva do Rio São Francisco e a profundidade de 10 metros na área dificultam os trabalhos da Marinha, que conta com apoio de mergulhares do Corpo de Bombeiros de Juazeiro e da comunidade náutica local. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo acidente e deve ser concluído em até 90 dias. Informações do Correio.

   
Secretário diz que pagamento de jetons é ‘compatível’ com média nacional
Foto: Divulgação / Agecom
O secretário de Gestão de Salvador, Alexandre Pauperio, informou neste sábado (3) que o valor dos jetons - verbas pagas a servidores pela participação em conselhos de administração – está compatível com a média do que é pago por empresas públicas no país. Em nota, o chefe da pasta defende ainda que havia uma “grande defasagem” no jetons pagos pelo município. Segundo Pauperio, a reformulação implantada pelo prefeito ACM Neto prevê novas atribuições para os conselheiros, como acompanhar o dia a dia e melhorar a gestão das companhias. De acordo com publicação da Folha de S. Paulo, desde a posse do novo prefeito, o valor do jeton para conselheiros passou de R$ 2.856,80 para R$ 5.756,15 em três empresas – Saltur, Desal e Limpurb – e de R$ 2.590.10 para R$ 4.930 na Cogel. Com a medida, secretários municipais aumentaram em até R$ 22 mil sua remuneração.

   
Grupo de produtores negros querem reativação de edital para filmes de curta-metragem
Foto: Reprodução/ Facebook
Um grupo de produtores de cinema da Bahia deu início neste sábado (3) a uma campanha via redes sociais contra a suspensão de um edital de incentivo a produção de filmes de curta-metragem. O edital "Curta Afirmativo: protagonismo da juventude negra na produção audiovisual" foi lançado no final de 2012 e premiou 30 projetos de jovens negros, 11 deles baianos. A ação intitulada "Daria um Filme" com o uso da hastag #boicotarammeufilme quer a anulação da liminar determinada por um juiz da 5º Vara da seção judiciária do Maranhão. Segundo essa ação, o argumento é que o edital lesaria o patrimônio público e ofenderia princípios jurídico-constitucionais. A alegação é rechaçada pelos participantes da campanha. Segundo um dos líderes da inciativa, o baiano Ailton Pinheiro, o valor de R$ 100 mil para cada trabalho é pouco diante do que é investido no meio. "Para você ter ideia, um filme de longa metragem de baixo orçamento no Brasil custa de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões, por baixo. E se você pensar que "Lula, o filho do Brasil" [de Fábio Barreto] teve um orçamento em torno de R$ 17 milhões?", questiona em entrevista ao Bahia Notícias. Pinheiro diz que a suspensão já é a segunda que eles enfrentam desde que o edital foi lançado. A primeira ocorreu em 2013 e a segunda foi agora em meados de abril. O produtor que tenta fazer as gravações de "Poesia Azeviche", de sua autoria sobre histórias de vida de compositores de blocos afros, está atado. "Nós chegamos até a assinar contrato e abrir conta, mas com essa liminar eles cancelaram o pagamento", diz. Pinheiro diz que tem feito contato com outros ganhadores do edital e que novas ações devem ser encaminhadas nas próximas horas e nos próximos dias. Cobrarão mais ação e menos drama na Justiça. 

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 12:20

Equipe tenta salvar 13 mineiros soterrados na Colômbia

Equipes de resgate continuam os esforços neste sábado (3) para tentar resgatar 13 mineiros presos após um desmoronamento em uma mina de ouro no sudoeste da Colômbia. Segundo Eduardo Grijalba, prefeito da cidade rural de Santander de Quilichao, onde o desastre ocorreu na noite da última quarta-feira (30), é praticamente impossível alguém ter sobrevivido após passar tanto tempo soterrado sob 20 metros de entulhos. Na quinta-feira (1º), os corpos de três mineiros foram resgatados. Acidentes em minas são comuns na Colômbia, especialmente em jazidas ilegais em áreas pobres dominadas por grupos criminosos. Na semana passada, quatro pessoas morreram por inalar gases tóxicos após uma explosão em uma mina na província de Antioquia. Informações da Associated Press. 

   
Neto dobra jetons e secretários recebem até R$ 22 mil a mais por mês
Foto: Reprodução
Embora sustentasse discurso de defesa do corte de gastos públicos durante sua campanha à prefeitura de Salvador, o gestor eleito ACM Neto (DEM) dobrou, imediatamente após assumir o cargo, os jetons pagos a conselheiros de empresas municipais – muitos deles, titulares de pastas da cidade. A informação foi obtida pela Folha de S. Paulo, por meio da Lei de Acesso à Informação, e publicada neste sábado (3). Jetons são verbas pagas a servidores pela participação mensal em conselhos de administração. Eles não contam como salários e, por conta disso, não entram no teto salarial previsto na Constituição, atualmente de R$ 29,4 mil. De acordo com o jornal, desde a posse do democrata, em janeiro de 2013, o valor do jeton para conselheiros passou de R$ 2.856,80 para R$ 5.756,15 em três empresas – Saltur, Desal e Limpurb – e de R$ 2.590.10 para R$ 4.930 na Cogel. Com a medida, secretários municipais aumentaram em até R$ 22 mil sua remuneração. É o caso, por exemplo, do dirigente da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que acumula cadeiras em quatro conselhos, e vê seu salário saltar de R$ 15 mil para R$ 37 mil. Braço direito de Costa, o subsecretário George Tormin participa de dois conselhos de administração e de dois conselhos fiscais, funções que lhe rendem um extra de R$ 14 mil por mês. No início da administração de Neto, o então secretário da Casa Civil, Albérico Mascarenhas, participava de três conselhos e recebia cerca de R$ 16 mil em jetons. Hoje, ele tem assento só na Saltur. Procurado pela publicação, o secretário de gestão de Salvador, Alexandre Paupério, não comentou o assunto. 

   
Um acidente entre um carro e uma moto ocorreu na manhã deste sábado (3), por volta de 8h30, na Avenida Juracy Magalhães, em Salvador. A ocorrência foi registrada no sentido Garibaldi, próximo à Embasa, pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão, o motociclista ficou ferido, mas não há informações sobre seu estado de saúde. Os veículos já foram retirados e o trânsito segue tranquilo no local.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 11:10

Bronca de irmã faz mineira emagrecer quase 20 quilos

Bronca de irmã faz mineira emagrecer quase 20 quilos
Foto: Arquivo pessoal/Chirley Albano
A administradora de empresas Chirley Albano, de 34 anos, mãe de três filhos, pesava quase 90 quilos quando reencontrou a irmã que não via há dois anos. Clique aqui e saiba toda a história.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 11:00

Na Bahia, Aécio defende redução da maioridade penal para crimes hediondos

por Elizabeth Lopes e Pedro Venceslau/Agência Estado
Na Bahia, Aécio defende redução da maioridade penal para crimes hediondos
Foto: Divulgação
O senador e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, defendeu nesta sexta-feira (2) em palestra no Fórum Empresarial de Comandatuba, sul da Bahia, uma proposta polêmica, que é objeto de críticas por parlamentares ligados ao PT e à esquerda, como o PSOL: o fim da maioridade penal para crimes hediondos. Bastante aplaudido por uma plateia composta basicamente por mais de 300 empresários, o tucano citou o correligionário, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), um dos nomes cotados para integrar sua chapa na condição de vice, também presente ao evento na Bahia, destacando sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a maioridade penal para crimes hediondos. "Temos de ter a coragem de enfrentar a questão do aumento da criminalidade de forma clara, sem a omissão que hoje vem ocorrendo por parte do governo federal. Há uma polêmica enorme com relação à redução da maioridade, mas há um projeto de autoria do Aloysio, que tenho apoiado como senador e apoiarei se for a vontade do meu partido (indicá-lo para vice em sua chapa) que permite, em casos extremamente graves, em consulta ao Ministério Público e o Estatuto da Criança e do Adolescente pode haver a decretação, por parte do magistrado, da redução da maioridade penal". Segundo o presidenciável, esta é uma questão polêmica e não é simples. Contudo, "é preciso enfrentar para não ficar contemplando passivamente o aumento absurdo da criminalidade". 

   
Baiano é medalha de prata na Copa do Mundo de Canoagem de Velocidade
Foto: Divulgação
O baiano Isaquias Queiroz conquistou a medalha de prata na 1° etapa da Copa do Mundo de Canoagem de Velocidade, em Milão, na Itália, na prova dos 1000 metros, neste sábado (3). Ele foi superado apenas pelo atual campeão olímpico, o alemão Sebastian Brendel, e chegou a liderar a disputa no início.  Confira na Coluna Esportes!

   
Setps trava negociações e sindicato dos rodoviários diz que greve pode ser ‘único caminho’
Foto: Divulgação
O Sindicato dos Rodoviários de Salvador informou, neste sábado (3), que, caso não sejam reabertas as negociações entre a categoria e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setps), não haverá outro caminho, senão a paralisação das atividades na capital às vésperas da Copa do Mundo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da entidade, Hélio Ferreira, afirmou que a última reunião com o patronato foi realizada no dia 28 de abril, quando o Setps teria decidido encerrar as discussões salariais. “Eles não nos ofereceram nada. Solicitamos mais duas rodadas, mas simplesmente decidiram suspender as conversas. É um desrespeito”, reclamou o representante dos trabalhadores. Segundo Ferreira, os rodoviários pedem reajuste salarial de 15%, ticket alimentício de R$ 20, plano de saúde amplo e participação nos lucros das empresas. Ao BN, o assessor de relações institucionais do Setps, Jorge Castro, admitiu o bloqueio das negociações e classificou as reivindicações da categoria como “absurdas”. “Tivemos seis reuniões, mas a pauta de reivindicações é muito pesada, inviável. Além dos reajustes, eles querem diminuição da jornada para seis horas e passe livre para todos os trabalhadores aposentados. Se relacionar todos esses itens, o aumento vai para quase 60%. Como vamos fazer uma oferta com pedidos assim? Estamos dispostos a discutir a questão salarial, mas queremos que eles suspendam os absurdos”, decretou. De acordo com Castro, o sindicato dos rodoviários “tenta relacionar o movimento ao Mundial, para pressionar o patronato” e, por conta disso, a questão “deveria ser tratada com urgência pela Superintendência Regional do Trabalho e pelo Ministério Público”. 

   
Samsung terá que pagar US$ 119 milhões à Apple por patentes
Foto: Reprodução
A Apple obteve uma pequena vitória na sua mais recente disputa de patentes com a Samsung, após um tribunal federal dos Estados Unidos decidir, na noite desta sexta-feira (2), que alguns produtos da companhia sul-coreana infringiram duas patentes de software da fabricante do iPhone. O tribunal ordenou que a Samsung pague US$ 119,6 milhões por danos, bem abaixo do volume de US$ 2,2 bilhões solicitado pela Apple. O mesmo tribunal, no entanto, decidiu que a Apple também infringiu uma patente da Samsung e ordenou que a gigante da maçã pague US$ 158,4 mil para a rival. O júri, formado por oito membros, deliberou durante três dias, após quatro semanas de audiências. Segundo Brian Love, professor de direito na Universidade de Santa Clara, a decisão, na verdade, foi boa para a Samsung. "A indenização é menos de 10% do que a Apple tinha pedido e provavelmente não supera muito a quantia que a Apple gastou com este processo", comenta. "A Apple iniciou esse litígio anos atrás, com o objetivo de desacelerar a expansão meteórica do smartphones que usam o sistema operacional Android. Até agora não conseguiu isso, e esse caso não ajuda muito", acrescenta. Enquanto se enfrentam em tribunais em diversas partes do mundo, Apple e Samsung estão perdendo espaço para companhias chinesas. Dois anos atrás, as duas respondiam por mais de 55% do mercado global de smartphones, segundo a consultoria Strategy Analytics. No primeiro trimestre deste ano, essa fatia caiu para 47%.

   
Ipitanga x Colo-Colo é remarcado pela FBF por falta de ambulância em estádio
Foto: Reprodução
A partida entre Ipitanga e Colo-Colo, válida pela sétima rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão de 2014, foi cancelada por falta de uma ambulância em campo. Ela foi adiada para o dia 07/05, na próxima quarta-feira, pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Confira na Coluna Esportes!

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 09:40

Sensus indica segundo turno; Dilma cai, Aécio sobe

por Samuel Celestino
Sensus indica segundo turno; Dilma cai, Aécio sobe
Enquanto Lula advertia, nesta sexta feira, durante a reunião do PT realizada em São Paulo que a eleição deverá ser “duríssima”, na madrugada deste sábado foi divulgada a pesquisa Istoé/Sensus em que pela primeira vez  indica que haverá segundo turno. Dilma Rousseff continua a cair e agora soma 35% das intenções de votos, seguida de Aécio Neves com 23,7% em continuada ascensão e Eduardo Campos aparece com 11%. O levantamento realizado com dois mil eleitores entre os dias 22 e 25 de abril.Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma votação de Dilma (diferença de 0,3%). Como a pesquisa tem uma margem de erro de 2,2%, se a eleição fosse hoje o futuro presidente seria escolhido no segundo turno numa disputa entre Dilma e o tucano Aécio Neves. A mesma situação ocorre quando, diante do eleitor, é colocada uma lista mais ampla, incluindo os nomes de pré-candidatos nanicos como Levy Fidelix (PRTB) e Randolfe Rodrigues (Psol), por exemplo. Nesse caso, a presidenta fica com 34% das intenções de votos e os demais candidatos, 32,4%. Diferença de 1,6%. “A leitura completa da pesquisa indica que a presidenta terá muita dificuldade para reverter o quadro atual”, afirma Ricardo Guedes Ferreira Pinto, diretor do Sensus.

   
Jornalista baiana dá entrevista 'ostentação' e causa polêmica
Foto: Reprodução
A baiana Ticiana Villas Boas, que apresenta o Jornal da Band, tem recebido críticas após uma entrevista que deu para a revista Veja. Clique aqui e saiba o que ela falou na Coluna Holofote.

   
Sábado, 03 de Maio de 2014 - 09:20

Demolição do Aeroclube começa nesta segunda-feira

Demolição do Aeroclube começa nesta segunda-feira
Foto: Divulgação
O Aeroclube Plaza Show, empreendimento que já reuniu lojas, restaurantes, centros de lazer e espaço para espetáculos em um mesmo local em Salvador, começará a ser demolido nesta segunda-feira (5), após um longo período entre a decadência e o total abandono. Para o terreno, está programada a edificação de um novo complexo de entretenimento – obra com duração prevista de dois anos, segundo a prefeitura. De acordo com o titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Silvio Pinheiro, a demolição será realizada, a partir das 15h, pelo Consórcio Parques Urbanos, responsável pela administração do negócio. Todo o processo – que inclui também a retirada de entulho do local – deve durar cerca de 60 dias.  Aeroclube foi fechado de vez ao público na última quinta-feira (1º), com a desativação dos cinemas da UCI, que ainda funcionavam no local.

   
Movimentos sociais planejam protestos unificados durante Copa do Mundo
Foto: Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil
A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa do Mundo (Ancop) e os demais movimentos sociais que participaram do Encontro dos Atingidos – Quem Perde com os Megaeventos e Megaempreendimentos, nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte, planejam protestos e mobilizações unificadas durante o Mundial. Ativistas das 12 cidades-sede do campeonato discutiram estratégias de mobilização para fazer do evento um espaço de protesto e reivindicação. “Nós fomos bem surpreendidos pela realização dos atos [manifestações durante a Copa das Confederações], no ano passado, e queremos que eles voltem a ocorrer”, disse Valéria Pinheiro, da Ancop e do Comitê Popular da Copa do Ceará. “Nós queremos juntar as diversas articulações de movimentos sociais, populares, sindicatos e todos os setores que neste momento estão comprometidos em levar uma mensagem de luta para o povo brasileiro para que a gente de fato organize uma jornada unitária”, disse o integrante da direção nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Sebastião Carlos. Integrante do Movimento Passe Livre de São Paulo, uma das organizações que convocaram os atos que ocorreram durante a Copa das Confederações, Eudes Oliveira acredita que temas como mobilidade urbana devem incentivar a participação popular. “As obras de infraestrutura não foram feitas. Pelo contrário, o transporte não melhorou, as pessoas estão todos os dias sofrendo com transporte ruim, lotado”, analisou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot