Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

'Isso não cabe nenhum tipo de negociação', diz Rui sobre processos contra ACM Neto

 

'Isso não cabe nenhum tipo de negociação', diz Rui sobre processos contra ACM Neto
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O governador eleito Rui Costa (PT) deixou claro que não deixará de processar o prefeito ACM Neto por conta das declarações feitas no período de campanha sobre as denúncias feitas pela presidente da ONG Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva. “Isso não cabe nenhum tipo de negociação”, sentenciou. “É um direito da democracia, quem foi caluniado possa recorrer à Justiça para que o dano causado seja reparado”, acrescentou. Apesar de não abrir mão das ações judiciais, ele delegou a seus advogados a preocupação com o andamento dos processos.  “Eu encomendei, nem sei em que pé está – se você me disser em que pé está cada processo eu não sei – porque eu fiz essas encomendas aos advogados e vou deixar todas elas com eles e não vou dedicar muito tempo a isso”, disse.

   
Político do interior infarta na AL-BA e está em estado grave
Foto: Reprodução
O vereador de Santo Antônio de Jesus, Albino Martins, conhecido popularmente como Bino (PSDB), 64 anos, passou mal na manhã desta quarta-feira (29), dentro Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Ele recebeu os primeiros socorros dos médicos da Casa Legislativa e foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital da Bahia, onde se encontra internado. De acordo com familiares, seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. As primeiras informações dão conta de que Bino sofreu um infarto. Informações do Voz da Bahia.

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 20:00

Assaltantes lançam dinamite contra carro-forte na BR-116

Um grupo de 20 homens fortemente armados atacou um carro-forte no trecho da BR-116 entre os municípios de Antônio Cardoso e Santo Estevão nesta quarta-feira (29). De acordo com a 57ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os criminosos chegaram atirando, mas não conseguiram parar o veículo. Eles então lançaram uma dinamite que provocou a explosão do carro. Com a explosão, o veículo foi aberto e os assaltantes conseguiram levar o dinheiro que era transportado. Os seguranças sofreram escoriações leves e foram socorridos para o Hospital Municipal de Santo Estevão. Os criminosos fugiram em uma S10 e um doblò. Ao chegar à estrada entre Antônio Cardoso e Feira de Santana, na BR-116, o grupo abandonou o doblò e assaltou uma Hilux. Agentes da Polícia Militar de Santo Estevão e Feira de Santana realizam buscas aos criminosos.

   
'Ela sempre namora a líder', diz agente sobre Suzane Von Richthofen
Foto: Arquivo: Reprodução/TV Globo
Após ser condenada a 39 anos de prisão por matar os pais, em 2002, Suzane Von Richthofen voltou a chamar atenção ao assumir um relacionamento homossexual com a detenta Sandra Regina Gomes, condenada por sequestro. Mas, de acordo com uma agente da penitenciária de Tremembé, que prefere não ser identificada, a relação começou antes do divulgado. “Tinha rumores de que elas já teriam um caso em 2009, quando ainda era proibido o homossexualismo no presídio. Esse caso teria acabado porque a Sandra foi transferida para o CR (Centro de Ressocialização) de São José. Por algum motivo ela voltou e elas reataram agora”, contou ao G1. Após agredir um agente penitenciário no CR, a presa perdeu o direito ao regime semiaberto e voltou para Tremembé. A agente penitenciária, contudo, não acredita que o relacionamento seja apenas mais um caso de amor. “Ela é reservada e dissimulada. A Suzane lidera aquele presídio e está sempre se relacionando com a líder das presas. Ela está sempre namorando ou se relacionando com a líder. É dessa forma que ela lidera”, explicou. Para assumirem o relacionamento, Suzane e Sandra precisaram assinar um termo de convivência, que serviria como uma “certidão de casamento” dentro da penitenciária. Com o documento assinado, as duas passam a morar juntas em uma área destinada a casais.

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 19:30

Wagner diz que está cotado ‘para tudo, até para presidente do Bahia’

por Fernando Duarte
Wagner diz que está cotado ‘para tudo, até para presidente do Bahia’
Fotos: Mateus Pereira/ Divulgação
Para além das especulações para a Esplanada dos Ministérios no próximo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Jaques Wagner (PT) brincou que está cotado “para tudo, até para presidente do Bahia”. Após arrancar gargalhadas na coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (29), Wagner explicou. “A gente tem preferência quando está no restaurante e pode escolher. Aqui na verdade, se for o caso, eu serei escolhido para alguma missão com a presidente Dilma, que terei o orgulho de fazer”, ponderou. “Ela até agora não fez nenhuma conversa, que eu saiba, com ninguém sobre a montagem do governo. Ela disse que antes da viagem dela para o G20 na Austrália vai anunciar o novo ministro da Fazenda e tudo vai começar por aí”, indicou. Citado pela imprensa como virtual ministro da Fazenda ou da Casa Civil, o governador descartou ambas as opções. “Não tem chance de eu ir para Fazenda, porque eu acho que se ela tem uma demanda que veio das ruas, não tá na hora de inventar. Na Casa Civil, (Aloizio) Mercadante está muito bem lá, não creio que ela vai tirá-lo de lá”, sugeriu Wagner. Segundo ele, o aparecimento do nome dele como eventual ministro é resultado do papel político dele e também do bom relacionamento com a própria Dilma e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Como todo mundo fala que a gente precisa de uma conciliação e o meu estilo sempre foi de negociador, então as pessoas ficam dizendo vai para cá ou vai pra lá. Eu fico preocupado porque quando dizem que a gente vai para muito lugar, a gente acaba não ficando em nenhum (risos). Mas também não me preocupa isso. Para ajudar o projeto, sem falsa modéstia, eu não preciso estar em nenhum cargo”, afirmou. Wagner, no entanto, antecipou que existe certa torcida contrária: “Se depender da família, ela está doida para eu não ser convidado.”

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 19:20

Rui minimiza impacto dos royalties e diz que conversou com Dilma para solucionar previdência

por Fernando Duarte / Luana Ribeiro
Rui minimiza impacto dos royalties e diz que conversou com Dilma para solucionar previdência
Foto: Mateus Pereira / Agecom
Herdeiro da antecipação dos royalties, o governador eleito Rui Costa (PT) minimizou o impacto do uso dos recursos para solucionar o déficit previdenciário do Estado.  “Eu nunca achei isso, isso é retórica de oposição, porque é um empréstimo. No governo passado não foi tomado empréstimo? Se você como pessoa física tomar um empréstimo hoje, o que você está fazendo com esse empréstimo? Você está comprometendo sua renda futura. Então não é só a antecipação dos royalties, qualquer empréstimo, é uma antecipação de renda futura”, argumentou ele, que citou a venda de parte da Embasa durante a gestão de Paulo Souto. “Quando aqui se vendeu a Embasa, a Embasa foi vendida, parte dela foi vendida, e o dinheiro foi encaixado no Estado e quem devolveu esse dinheiro foi o governador Jaques Wagner, mas ele entrou no caixa do governo passada. Então aí também foi uma antecipação de receita. E o governo Wagner teve que pagar uma receita que outros governadores fizeram, receberam o dinheiro, gastaram e não entregou a mercadoria, que era a Embasa”, disse. Ainda sobre a questão da Previdência, Rui afirmou que vai buscar “soluções permanentes” e que já conversou com a presidente Dilma Rousseff (PT) e com outros governadores para resolver o problema. “Todos os estados tem uma situação muito grave em relação à Previdência Social, porque no passado não se fez a poupança previdenciária. Hoje todos os aposentados do estado deveriam estar recebendo essa poupança, caso no passado – quando digo no passado, não é no governo Paulo Souto necessariamente, porque seriam décadas de depósito – e os aposentados hoje recebem da conta corrente, da receita do mês”, explicou. Segundo ele, se ocorresse um colapso e não houvesse arrecadação no mês, os aposentados não receberiam o salário. “Daqui da Bahia nós devemos tirar R$ 2,5 bilhões do orçamento do estado, da fonte 00, para pagar a previdência. Imagina se eu tivesse disponíveis R$ 2,5 bi para investimentos para saúde, educação, estradas, água, esgoto, seria uma maravilha”, afirmou. 

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 19:00

Detran-BA não funcionará nesta sexta

Detran-BA não funcionará nesta sexta
Foto: Google Street View
Por causa do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado oficialmente na última terça-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) não funcionará nesta sexta-feira (31). De acordo com a assessoria do órgão, todos os serviços serão suspensos, inclusive os ofertados nos SACs. As atividades serão reestabelecidas a partir de segunda-feira (3). A suspensão atende ao Decreto nº 15.598, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 21 de outubro de 2014.

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 18:40

Otto critica ‘promiscuidade partidária’: ‘Foi um erro acabar com a cláusula de barreira’

por Fernando Duarte / Rebeca Menezes
Otto critica ‘promiscuidade partidária’: ‘Foi um erro acabar com a cláusula de barreira’
Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
O senador eleito Otto Alencar (PSD) explicou, nesta quarta-feira (29), que para o financiamento público de campanha ser instituído, a matéria deveria ser aprovada pelo Congresso e depois levado a referendo, para que a população decida se dinheiro público será ou não destinado para partidos durante o período eleitoral. Mas, para que fosse viável, ele acredita que outras questões precisariam ser alteradas durante a reforma política. "No caso de financiamento público, tem que estabelecer o voto em lista e o voto distrital. Porque o erário não vai financiar a pessoa física, vai dar dinheiro para o partido. O Partido dos Trabalhadores recebem tanto pra campanha, o meu partido recebe tanto... O voto distrital é uma coisa fundamental para o país hoje, para vincular o representante à região", explicou. Membro de um partido criado em 2011, Otto acredita que, caso a medida seja reprovada pelos brasileiros, um outro “caminho” seria acabar com o financiamento de empresas e com a “promiscuidade partidária”. "Um parlamento com 28 partidos? Você tendo nos EUA dois partidos, o Democrata e o Republicano? [...] [Existem] Partidos cartoriais, que não tem vereador, não tem deputado, não tem prefeito, tem apenas o dono do partido, com um classificador debaixo do braço, que o suor da axila já desbotou a cor classificador, e vendendo o partido. Então tem que acabar com isso. Foi um erro acabar com a cláusula de barreira", criticou.

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 18:20

Rui promete modernizar e diversificar canais de comunicação e ouvidoria

por Fernando Duarte / Luana Ribeiro
Rui promete modernizar e diversificar canais de comunicação e ouvidoria
Foto: Mateus Pereira / Agecom
Na apresentação da equipe de transição de gestão, o governador eleito Rui Costa (PT) afirmou que pretende modernizar a secretaria de Comunicação do Estado (Secom), “com maior interatividade com a sociedade via redes sociais”. “Eu pretendo fazer inovações no sentido de permitir uma maior interação e que os veículos diversos sejam valorizados: a TV, o rádio, os blogs, sites, jornais; são ferramentas diferentes e acho que nós temos que garantir essa diversidade, porque hoje nós temos perfis de pessoas mais cativas à TV, mas temos também perfis de pessoas muito cativas às redes sociais, à internet”, explica, para acrescentar: “Tem pessoas, jovens, que nunca abriram um jornal e talvez nunca vão abrir um jornal fisicamente para ler; toda leitura dele, todo o acesso à informação é feito pela internet. Então nós temos também, na área de comunicação, ir atualizando a ação governamental à realidade”, declara. Ele também afirmou que vai remodelar a Ouvidoria, cujo formato, baseado em reclamações por telefone, considera "muito antigo". Questionado sobre a declaração recente sobre o “duto” de publicidade direcionado a veículos de comunicação que atribuiu à prefeitura, Rui não quis comentar o assunto. “Ali foi da guerra, eu não quero mais reproduzir isso, da guerra municipal, da eleição que ocorreu, porque eu fui caluniado e respondi, mas eu não quero render isso”, disse. “Todas as ações que eu entrei ficarão a cargo dos advogados, eu não quero ficar falando continuamente disso, quero me ater às ações de governo”, encerrou. 

   
Quarta, 29 de Outubro de 2014 - 18:00

Ainda deputado, vice de Rui será articulador do governo em Brasília

por Fernando Duarte
Ainda deputado, vice de Rui será articulador do governo em Brasília
Foto: Divulgação
O deputado federal João Leão (PP) será o articulador do governo Rui Costa (PT) em Brasília, enquanto ainda detém o mandato, antes de ser empossado vice-governador. A afirmação foi do governador eleito, ao detalhar o funcionamento da comissão de transição da gestão de Jaques Wagner. “O João Leão está em Brasília e eu combinei com ele que ele será a ponta nossa nestes dias para fazer a interlocução com o governo federal e com os ministérios. Amanhã de manhã já se reúne com Manoel Vitório, justamente para preparar essa transição e tentar encaixar, seja transferências e convênios que estão em andamento, sejam novos convênios, novos contratos que possam ainda ser empenhados esse ano e/ou possam ser colocados no orçamento do ano que vem”, afirmou Rui, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29). Segundo ele, a comissão de transição e seus auxiliares informais cuidarão para que os orçamentos estaduais e federais possam dar suporte às propostas apresentadas por ele. “Essa equipe começa a trabalhar a partir de hoje”, assegurou o futuro governador.

   
Casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho, será reaberta para visitação pública em novembro
Foto: Reprodução
A casa onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas número 33, será reaberta para visitação pública pela Prefeitura de Salvador. Maiores detalhes serão anunciados em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (31), a partir de 11h, na Fundação Casa de Jorge Amado, com presença da família do casal e do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e do curador do memorial, Gringo Cardia, que comandou recentemente a implantação do Museu da Cruz Vermelha, em Genebra, na Suiça. A solenidade de reabertura da casa, realizada no dia 7 de novembro, às 15h, terá espaços temáticos, vídeos com depoimentos leituras de trechos de obras do escritor. Entre os convidados ilustres está Sônia Braga, que viveu a famosa Gabriela no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot