Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Salvador avalia entregar doses de Covid para que hospitais vacinem suas equipes

 

por Bruno Luiz / Jade Coelho

Prefeitura de Salvador avalia entregar doses de Covid para que hospitais vacinem suas equipes
Foto: Secom/Prefeitura de Salvador

Com a proximidade da data de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 Coronavac, do Instituto Butantan, Salvador estuda a adoção de uma nova estratégia para não sobrecarregar as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A tendência, de acordo com o prefeito Bruno Reis (DEM), é que a gestão municipal entregue as doses aos hospitais para que as próprias unidades de saúde apliquem nos seus servidores.

 

Na primeira etapa da vacinação, em que foram imunizados apenas os profissionais da linha de frente do enfrentamento a Covid-19, a SMS montou equipes volantes e visitou cada unidade para vacinar o público alvo. A estratégia foi classificada como “decisão acertada” pelo gestor municipal.

 

Agora que a SMS já vacinou parte desse público alvo e que tem os cadastros dos profissionais imunizados, a mudança de estratégia está sendo analisada por equipes da prefeitura, adiantou o prefeito nesta segunda-feira, durante o início da vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir dos 80 anos, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário, nos Barris.

 

“Pode ser que pra o reforço, como agente já tem os cadastros, temos os profissionais que receberam a primeira dose, pode ser que as instituições apliquem [...] para a gente possa concentrar a estrutura efetivamente nos outros públicos”, disse Bruno.

 

O prefeito acrescentou que caso essa seja o procedimento adotado, a SMS vai entregar o número de doses exatas a cada unidade de saúde e os gestores terão que se comprometer a assinar um termo de responsabilidade.

 

Como Salvador iniciou a vacinação no dia 19 de janeiro, a aplicação da segunda dose deve ocorrer a partir de 17 de fevereiro.  O período máximo para a aplicação da segunda dose da vacina do Butantan é de até 28 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot