Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Semob não vai aumentar linhas de ônibus para absorver demanda dos trens do Subúrbio

 

por Ailma Teixeira / Jade Coelho

Semob não vai aumentar linhas de ônibus para absorver demanda dos trens do Subúrbio
Foto: Reprodução/ Viatrolebus

Com a desativação dos trens do Subúrbio na próxima segunda-feira (15), a opção de transporte para as pessoas que utilizam o antigo veículo será os ônibus já disponíveis no Sistema de Transporte Público de Salvador. O secretário de Mobilidade da cidade, Fabrizzio Muller, disse que a pasta fez toda a programação e não há, de início, necessidade de implantar novas linhas.

 

"Dividimos por vetores de atendimento porque a gente não tem apenas usuários que saem de Paripe pra Calçada, tem aqueles que entram e descem no meio do percurso", afirma. "Esses vetores serão monitorados, principalmente todo início dessa operação, pra que a gente possa fazer pequenas calibragens", acrescentou, ao falar com o Bahia Notícias.

 

A decisão foi tomada após reunião com os secretários de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura do estado, Nelson Pelegrino e Marcus Cavalcanti, respectivamente. O prefeito Bruno Reis comentou o encontro em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (11), e chegou a dizer que haveria aumento no número de linhas. "Tenha certeza que sim, vamos ampliar o número de linhas e a oferta para atender a demanda que o antigo trem vinha absorvendo, de forma tal que não possa trazer prejuízo para as pessoas que dependem do transporte público", declarou.

 

Mas o secretário ponderou, ao falar com o BN, que o número de pessoas identificado não é significativo a ponto de demandar esse acréscimo na oferta de linhas. "Claro, a gente já tem algumas possibilidades de aumento, de reprogramar horário de frota, mas pelas análises dos nossos técnicos a gente não identificou necessidade", esclareceu.

 

FIM DOS TRENS

Como anunciado pelo governo do estado no final de janeiro, os trens do Subúrbio serão desativados para que as obras do VLT, transporte que vai substituir o modal, sejam iniciadas. Além de dividir opiniões, o assunto preocupa os usuários do antigo transporte por conta do aumento da tarifa. Pessoas que hoje gastam R$ 0,50 com uma passagem de trem precisarão desembolsar R$ 4,20 com a passagem de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot