Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Conheça as propriedades e benefícios do azeite de oliva para a saúde

Quinta-Feira, 14/09/2023

BL. Por David Neves
BN. Por INFORME PUBLICITÁRIO


Foto: Divulgação

Apelidado de ‘ouro líquido’ pelos povos mediterrâneos, o azeite de oliva é um ingrediente milenar poderoso e versátil com benefícios que vão muito além do sabor. Rico em gorduras monoinsaturadas (consideradas saudáveis para o coração), vitaminas A, E, K e outros nutrientes essenciais como ferro e cálcio, a iguaria é uma verdadeira aliada da saúde.

 

Confira 5 benefícios do azeite de oliva

Quando consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada, o azeite de oliva apresenta diversos benefícios. Confira as principais propriedades do alimento e como influenciam na saúde:

 

1. Propriedades anti-inflamatórias
Desde 2005, quando publicada uma pesquisa na revista científica Nature, o azeite de oliva é apontado como um dos principais alimentos com ação anti-inflamatória natural. O componente oleocanthal inibe a atividade de enzimas agentes de inflamação e na dor de maneira semelhante que o ibuprofeno, medicamento anti-inflamatório usado para aliviar dores de cabeça, garganta e musculares. 

 

2. Prevenção de doenças cardíacas
O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que são consideradas gorduras saudáveis e podem ajudar a reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom). Ou seja, quando consumido em quantidades regulares e equilibradas, a iguaria pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

3. Melhora da cognição
A presença de ativos antioxidantes como o hidroxitirosol no azeite de oliva pode ter efeitos benéficos na função cerebral, retardando o seu envelhecimento, uma vez que é capaz de impedir a degeneração dos neurônios. Ainda, as substâncias presentes na iguaria são consideradas eficazes na prevenção de danos causados pelos AVCs, por exemplo. 

 

4. Prevenção de diabetes
Um estudo publicado no Diabetes Care, após quatro anos de acompanhamento, mostrou que uma dieta rica em azeite de oliva está associada a um risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, o azeite também está ligado ao combate de excesso de açúcar no sangue e na sensibilidade à insulina.

 

5. Proteção dos ossos
A ingestão diária e controlada de azeite de oliva beneficia também a saúde dos ossos. Isso se deve à oleuropeína, que contribui para o aumento de osteoblastos, células responsáveis pela formação do tecido ósseo. Também a vitamina K presente no azeite auxilia na manutenção da resistência óssea contra fraturas.

 

Tipos de azeite de oliva e seus usos

Ainda que o mais conhecido seja o extravirgem, é preciso ficar atento aos tipos de azeite de oliva. Eles são classificados com base no método de extração, na acidez e no tratamento adicional que o óleo pode receber após a extração. 

 

1. Azeite de Oliva Extra Virgem

Este é o tipo mais puro e de maior qualidade de azeite de oliva. É extraído diretamente das azeitonas através de processos mecânicos (como prensagem ou centrifugação) sem o uso de calor ou produtos químicos. 

 

O azeite extra virgem tem uma acidez muito baixa (menos de 0,8%) e contém a maior quantidade de nutrientes e antioxidantes. É ideal para uso em saladas, para regar pratos ou para cozinhar em baixas temperaturas.

 

2. Azeite de Oliva Virgem

Semelhante ao azeite extra virgem, o azeite virgem também é extraído através de processos mecânicos sem o uso de calor ou produtos químicos. No entanto, o azeite virgem tem uma acidez ligeiramente maior (até 2%) e pode ter alguns defeitos de sabor e aroma. Ainda é um óleo de boa qualidade e é mais acessível do que o extra virgem.

 

Azeites portugueses: tradição e sabor 

Um dos melhores azeites de oliva são aqueles produzidos em Portugal. O país tem uma longa história de produção e é conhecido mundialmente pela alta qualidade dos produtos. O que diferencia o azeite português de outros azeites é a combinação de diversos fatores:

 

  • Variedades de azeitonas: Portugal cultiva várias variedades únicas de azeitonas, como Galega, Cobrançosa e Madural, que não são encontradas em outros lugares do mundo. 
  • Clima e solo: O clima e o solo de uma região têm um grande impacto no sabor das azeitonas e, consequentemente, no sabor do azeite. Portugal apresenta um clima mediterrâneo, que é ideal para o cultivo de azeitonas, e o solo em algumas regiões de Portugal é particularmente adequado para oliveiras. O plantio das oliveiras está presente em seis regiões que possuem Denominação de Origem Protegida (DOP) na produção de azeite: Trás-os-Montes, Beira Interior, Ribatejo, Moura, Alentejo Interior e Norte Alentejano.
  • Métodos de produção: Na produção de azeite, a DOP garante que o azeite foi produzido, processado e preparado numa determinada região, usando métodos tradicionais específicos dessa região. O azeite com a DOP deve seguir regras e normas rígidas de produção, que incluem o tipo de azeitona utilizada, o método de cultivo, a colheita, a extração do óleo, entre outros.

 

Azeites portugueses obedecem a rígidas regras de cultivo das oliveiras, colheita, preparo e finalização.

 

Para quem tem curiosidade em experimentar a iguaria, o Sam’s Club oferece uma seleção especial de azeites de oliva. Em destaque fica o azeite português Member's Mark, da marca global do clube de compras. Com ingredientes especialmente selecionados das regiões, são perfeitos para preparos e finalização de pratos como massas, risotos, pães e carnes.
 
Ter acesso aos azeites portugueses é apenas uma das vantagens de ser sócio Sam’s Club. Com mais de 2 milhões de sócios em todo Brasil, só o Sam’s proporciona uma experiência de compras diferenciada, com produtos exclusivos, importados, embalagens econômicas e uma grande variedade em todos os seus departamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot