Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 22 de março de 2021

Sesab aponta erro em recomendação da Saúde sobre liberação de vacinas para 2ª dose


Sesab aponta erro em recomendação da Saúde sobre liberação de vacinas para 2ª dose
Foto: Bahia Notícias

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) chama atenção para um "erro" cometido pelo Ministério da Saúde ao divulgar, neste domingo (21), que as doses reservadas para a segunda dose devem ser todas utilizadas na primeira aplicação. Em nota enviada à imprensa, a Sesab aponta que recebeu "com surpresa" o comunicado que "contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios".

 

"A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado", corrige a secretaria.

 

Ainda na noite de ontem, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, usou o Twitter para alertar aos municípios que apenas as doses das pautas 8 e 9 devem ser completamente aplicadas. As doses referentes às pautas anteriores devem seguir a programação já estabelecida.

 

A pasta estadual explica que não é possível utilizar todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, com o objetivo de garantir a imunização dentro de 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e também na autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização da Coronavac.

 

LIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A recomendação do Ministério da Saúde é válida para as 5 milhões de doses distribuídas em todo o país neste sábado (20). De acordo com a pasta, a mudança foi definida após os fornecedores garantirem a entrega das vacinas já compradas (veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot