Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A Nova Aposta do Cacau

kkk
Projeto pretende recuperar expectativa de plantar, colher e valorizar terras
Duas décadas depois que o flagelo da vassoura-de-bruxa dizimou a economia cacaueira, provocando um êxodo rural sem precedentes, mortes e uma dívida bilionária, algo de novo surge no cacau. O superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, apresenta um projeto que, no atacado, pretende recuperar a expectativa positiva de plantar e colher, valorizar as terras e, de lambuja, resgatar a autoestima dos produtores, fazendo com que seus próprios bens sejam suficientes para quitar as dívidas antigas e tocar a vida. O Projeto de Conservação Produtiva, já em fase de testes em cinco propriedades de Barro Preto, ancora-se num elemento simples e de forte apelo: o compromisso do produtor de preservar a mata atlântica priorizando o plantio no modelo cabruca, conquistando o reconhecimento certificado pelos órgãos do setor sobre a sustentabilidade ambiental e, também,estimulando pequenas indústrias de beneficiamento, outra reviravolta histórica. A pretensão é fazer dinheiro também com madeira, aproveitando as mortas e retirando as exóticas (especialmente a jaqueira), com a obrigatoriedade de o produtor plantar três nativas para cada exótica suprimida.Com a preservação da fauna, flora e recursos hídricos, a terra por si só vai valer muito mais. É algo auspicioso numa área em que a descrença geral dá o tom da reza. Mas só falta o governador Jaques Wagner assinar o decreto para o sonho virar realidade. (Coluna Tempo Presente/A Tarde)

Maraú: Fortes chuvas castigam estradas e dificultam acesso ao município

Lamaçal dificultou acesso à Maraú neste final de semana (Foto: Maraú Notícias)
Lamaçal dificultou acesso à Maraú neste final de semana (Foto: Maraú Notícias)
Os motoristas que visitaram a Península de Maraú neste final de semana sofreram com as fortes chuvas que castigaram a principal rodovia que liga a BR-101 ao município. As chuvas ocasionaram um grande lamaçal e em diversos pontos da estrada formou-se grandes atoleiros. Vários veículos precisaram ser guinchados após ficarem atolados. “A estrada está intransitável e olha que Maraú é um município com grande apelo turístico”, disse um dos motoristas que, a exemplo dos demais, sofreu para vencer a lama e os atoleiros. (Ubatã Notícias)

Gongogi: Evento Cívico comemora a Independência do Brasil

Prefeito discursa durante Evento Cívico (Foto: Divulgação)
Prefeito discursa durante Evento Cívico (Foto: Divulgação)
Fanfarra Municipal se apresentou durante evento (Foto: Divulgação)
Fanfarra Municipal se apresentou durante evento (Foto: Divulgação)
O município de Gongogi, no sul baiano, comemorou a Independência do Brasil, no último sábado (07), com um Evento Cívico. A Fanfarra Municipal, que já chegou a ser campeã baiana, desfilou pelas principais ruas da cidade. O prefeito Altamirando de Jesus Santos (PDT), o Sapão, destacou a importância do evento.
“Realizamos um grande desfile e um ato cívico para enfatizar a relevância da data de Independência do brasil. Além da presença da Fanfarra Municipal, também houve a participação dos alunos da rede municipal de ensino”, destacou o prefeito Sapão, lembrando que a chuva não atrapalhou o evento cívico. (Ubatã Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot