Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

domingo, 25 de maio de 2014

Jorge Vercillo faz show extra em Salvador devido à grande procura por ingressos

Jorge Vercillo faz show extra em Salvador devido à grande procura por ingressos
Foto: Reprodução
O cantor Jorge Vercillo fará uma apresentação extra no próximo domingo (8), em Salvador, às 21 horas, devido à grande procura por ingressos. A venda dos ingressos para a sessão extra começam a ser vendidos nesta segunda-feira (26). Saiba mais na coluna Cultura.

   
Exame de DNA confirma que corpo encontrado na Espanha é de baiano
O resultado do exame de DNA comprovou que o corpo encontrado no dia 29 de abril, debaixo de uma ponte na estrada de Cogullada, em Zaragoza, na Espanha, é mesmo do baiano Victor da Silva Lago, de 19 anos. De acordo com o Itamaraty, os restos de Victor, que vive na Espanha desde os 8 anos, irão ainda passar por autópsia, mas o estado avançado de decomposição dificulta o trabalho. Segundo informações de familiares, o jovem sumiu após participar de uma festa de réveillon com um grupo de 12 amigos. À época, Caroline Lago, prima do rapaz e que mora em Salvador, contou que todos os jovens voltaram para casa e perceberam que Victor era o único que não havia telefonado para avisar se estava bem. Os jovens disseram ainda que se dispersaram na festa e, pela manhã, foram até a casa do amigo, que vive com a mãe e o padrasto. Como Victor não estava no local, eles foram à delegacia para registrar uma ocorrência de desaparecimento. 

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 14:50

PM é baleado após tentativa de assalto na BA

Um policial lotado no Batalhão da Cavalaria da Polícia Militar foi baleado por suspeitos após uma tentativa de assalto na noite de sábado (24) no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, enquanto realizava patrulhamento no local. A tentativa ocorreu por volta das 19h. De acordo com informações da 23ª Companhia Independente da PM (CIPM), a vítima teria sido atingida na cabeça após troca de tiros com 15 suspeitos na localidade. Ainda de acordo com o órgão, após o crime, o policial foi levado com ferimentos graves para o Hospital Roberto Santos. Segundo o posto policial da unidade policial, a vítima encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até a publicação desta reportagem, nenhum dos suspeitos havia sido preso.

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 14:30

Idosa morre depois de ser atropelada na Pituba

Uma idosa morreu após ser atropelada na manhã deste domingo (25), no bairro da Pituba. Cleonice Barreto de Souza, de 67 anos, atravessava a rua quando foi atingida por um carro em alta velocidade. De acordo com a Central de Polícia, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Cleonice era moradora do bairro e foi atingida por volta das 6h15, quando tentava atravessar a rua. O acidente ocorreu em frente ao restaurante DOC Casual Dinning e ao supermercado Redemix, na avenida Paulo VI. A polícia foi enviada ao local e informou que o condutor do veículo fugiu a ainda não foi identificado. Câmeras dos estabelecimentos próximos à cena do crime devem ser solicitadas para esclarecer as circunstâncias do acidente e identificar o modelo e placa do carro envolvido na morte de Cleonice. A família da vítima foi ao local para acompanhar o trabalho de perícia. O corpo da vítima foi levado ao Departamento de Polícia Técnica.

   
Sedentarismo é a segunda maior causa de morte no mundo, diz especialista
O sedentarismo é a segunda maior causa de morte no planeta, atrás apenas da hipertensão, de acordo com o médico Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Segundo médico, a atividade física é tão importante quanto à alimentação e a perda de peso, para redução de riscos de inúmeras doenças. Confira a matéria na íntegra na coluna Saúde.

 
Deputados baianos não usavam 'nomes públicos' em visitas ao escritório de Youssef
Mario Negromonte (PP) e Luiz Ârgolo (SDD) iam o escritório do doleiro em SP
Os deputados federais baianos Luiz Ârgolo (SDD) e Mario Negromonte (PP) foram citados em matéria publicada pela revista Veja neste domingo (25) com o título de “Os nobres clientes do doleiro”. A publicação mostra quem são os parlamentares que mantinham relações diretas com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato da Polícia Federal acusado de comandar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. Segundo imagens captadas pelas câmeras de segurança do prédio onde funcionava o escritório de Youssef, em uma área nobre da zona Oeste da capital paulistana, os parlamentares da Bahia não usavam os seus nomes públicos, com os quais foram eleitos, ao se registrarem em visitas ao local. Negromonte, que nega ter qualquer relação com o doleiro e diz apenas ter um irmão que trabalhava no escritório do doleiro, se identificava como "Mario Silvio Mendes" (seu nome completo é Mario Silvio Mendes Negromonte). Já Luiz Argolo, que se chama João Luiz Ârgolo dos Santos, aparece nos registros apenas como "João Santos". Na lista da PF, deputados de outros estados também aparecem como regulares visitantes do local. Além disso, a matéria da Veja ainda teve a acesso a comprovantes bancários de depositos feitos em dinheiro vivo na conta do senador e ex-presidente da República Fernando Collor que podem estar relacionados ao esquema de lavagem do doleiro.

Luiz Ârgolo usava o nome de 'João Santos' em suas visitas ao escritório de Youssef em SP

   
Primeira-dama da Paraíba e ex-miss Bahia fará aulas de pole dance
Foto: Divulgação
A primeira-dama da Paraíba, Pâmela Bório, é assídua das redes sociais e posta fotos dos presentes que recebe. Aos 30 anos, Pâmela, ex-miss Bahia, já exibiu uma coleção de lingeries. Agora, mostrou um conjunto recebido da Afrodite Sexy Store, sex shop de uma amiga sua. Divulgou a loja assim: “(...) @afroditesexshop está com inscrições abertas para o curso de pompoarismo. (...) Conheço a loja há pelo menos 7 anos e posso atestar que tem tudo: artigos para festas, acessórios íntimos, perfumes, livros, roupas, lingeries”. Depois, avisou: “Vou me programar para o curso de pole dance fitness”.

   
Neymar e Bruna Marquezine reatam namoro e são visto em shopping do Rio
Foto: Reprodução
A atriz Bruna Marquezine e o jogardo Neymar reataram o namoro, mas por questões ‘políticas’, o casal tem preferido ser mais discreto nessa nova fase. Isso porque, a atriz quer evitar tirar o foco do craque da Seleção Brasileira de Futebol às vésperas da Copa. O casal ainda foi flagrado neste sábado. Saiba mais na coluna Holofote.


Pessoas sem diploma têm vida sexual mais ativa do que graduados, diz estudo

Pessoas sem diploma têm vida sexual mais ativa do que graduados, diz estudo
Uma pesquisa realizada com 2 mil pessoas, encomendada pelo fabricante de materiais sexuais Lovehoney, marca que domina o mercado no Reino Unido, revela que a vida sexual de pessoas não graduadas é mais intensa do que a vida de quem possui um diploma de nível superior. Os não formados, segundo o estudo, fazem mais sexo do que as pessoas formadas. Além disso, elas têm mais parceiros do que os graduados. O estudo aponta que 13% dos sem-diplomas fazem sexo diariamente. Entre os diplomados, o número cai para 10%. Cerca de 77% dos não formados fazem mais sexo em lugares abertos, enquanto os formados são apenas 70%. A pesquisa diz que 22% dos sem-diplomas já fizeram sexo a três, e os formados são 19%. Mas os diplomados, segundo o estudo, são mais abertos a experiências mais radicais como utilizarem técnicas como obondage, técnica sadomasô com utilização de cordas.

   
ONG suíça se manifesta contra regras comerciais da Fifa durante a Copa
Foto: Divulgação / Solidar Suisse
A ONG Solidar Suisse lançou neste fim de semana uma campanha contra as regras comerciais exclusivas da Fifa na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com a entidade, as leis impostas pela Federação e aceitas pelo governo brasileiro estabelecem uma proibição da atuação dos vendedores de rua nas proximidades dos estádios. A Solidar Suisse acusa a Fifa de ignorar as reivindicações dos vendedores e, desde que os estádios foram entregues à tutela da entidade, se tornaram "ilhas" dentro do território nacional onde valem leis extraordinárias. A campanha visa uma possível reversão de tais regras pelo presidente Joseph Blatter antes do dia 12 de junho. "Blatter pode ainda intervir a favor desses vendedores, sob a pressão da opinião pública", alega a ONG. Em dois dias, a campanha coletou mais de 2 mil cartas que serão entregues à sede da Fifa, em Zurique. O governo reate as alegações com o exemplo das baianas de acarajé em Salvador, que entraram em acordo com os organizadores para a venda do produto. Confira o vídeo da campanha em francês:

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 12:20

Articulação de Lula barra dissidências

por Erich Decat e Ricardo Della Coletta | Estadão Conteúdo
Articulação de Lula barra dissidências
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff conseguiram, às vésperas das convenções partidárias de junho, reverter a onda negativa no meio político e estancar dissidências na base aliada. O PT caminha agora para ter uma ampla coalizão de dez partidos, a maior desde a primeira candidatura presidencial, em 1989. O arranjo de forças deve dar a Dilma o triplo do tempo de TV do seu principal adversário, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Isso foi possível após a combinação de alguns aspectos, como a recuperação de Dilma nas pesquisas, apontada pelo Ibope na quinta-feira, além da concessão de cargos aos aliados. Mas foi a articulação direta de Lula com os dirigentes partidários, nos últimos 15 dias, que possibilitou a reversão do cenário. Só na semana passada, Dilma assegurou a adesão do PTB e o "pré-apoio" anunciado pelo PP. Até o PROS, que apresentava problemas, indica entrada na aliança. Situação bem diferente de um mês atrás. Até então, Dilma enfrentava queda nas pesquisas, denúncias de irregularidades na Petrobrás e abertura de CPIs no Congresso, além de dissidências no próprio PT, com setores a favor do "Volta, Lula". Avalista da reeleição de Dilma, o ex-presidente tem conversado com a ala mais próxima a ele do PMDB, encabeçada pelos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), e dirigentes de outros partidos, como o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP. Nas conversas, Lula tem oferecido a garantia de seu apoio às pretensões regionais dessas siglas, além de traçar um cenário favorável à reeleição de Dilma. Delegou também missões ao presidente do PT, Rui Falcão. Ele esteve no Norte para acertar as alianças regionais com os peemedebistas Eduardo Braga (AM) e Romero Jucá (RR). "Há uma ação muito forte do Lula e do Rui (Falcão) nesses partidos. O Lula tem credibilidade quando fala com os aliados e, nos últimos 15 dias, ele conversou com meio mundo", afirma o vice-presidente do PT, José Guimarães (CE). No PROS, que até a semana passada se dividia em uma ala pró-Eduardo Campos (PSB) e outra ligada a Dilma, a situação se acalmou. "Hoje temos 98% da bancada a favor da candidatura de Dilma", diz o líder do partido na Câmara, Givaldo Carimbão (AL). A estratégia do Planalto em abrir espaço no governo para legendas que já estiveram no campo dos adversários também surtiu efeito. No caso do PTB, os acertos, segundo o presidente da sigla, Benito Gama, ocorreram diretamente com Dilma e com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, com aval de Lula. Duas semanas antes de aderir à campanha da petista, o PTB emplacou o tesoureiro da legenda em uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal. Segundo Benito, o que pesou na decisão, no entanto, foi a falta de expectativa em relação aos adversários da presidente. "Não tínhamos alternativa. As candidaturas de Aécio e Eduardo são um voo no escuro", diz.

   
Paulo Souto comanda encontro de pré-candidatos de chapa de oposição em Jacobina
Foto: Divulgação
Pré-candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM) comandou o encontro de sua chapa, que ainda conta com Geddel Vieira Lima (PMDB) para o senado e Joaci Góes (PSDB) como vice, ocorrido neste sábado (24) no clube 2 de janeiro na cidade de Jacobina. Souto se comprometeu para a plateia local presente a trabalhar para melhorar a situação de quem vive no semiárido baiano. “Assim como Jacobina hoje tem os efeitos da seca atenuados com a Barragem de Pindobaçu que construímos, vamos trabalhar pela continuidade desse programa de barragem que tanto melhorou as condições de vida da região”, disse. Também estiveram presentes políticos como o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, os deputados federais Fábio Souto, Lúcio Vieira Lima e Jutahy Magalhães, além dos estaduais Paulo Azi, Pedro Tavares, Elmar Nascimento e Tom Araújo.

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 11:40

Pré-campanhas expõem poder de fogo dos partidos

por Pedro Venceslau, Ricardo Galhardo e Isadora Peron | Estadão Conteúdo
Pré-campanhas expõem poder de fogo dos partidos
Foto: Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Faltando pouco mais de um mês para o começo oficial da campanha presidencial, os três principais pré-candidatos começam a finalizar o desenho das estruturas operacionais que servirão de base para a disputa. As movimentações de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) na montagem de suas equipes indicam quais serão as estratégias e o poder de fogo de cada um. Líder nas pesquisas, a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputará a reeleição, usou até agora na pré-campanha um aparato partidário bem menor do que o montado em 2010. E a previsão é que seja assim também na campanha propriamente dita, que começa em julho. Já o senador Aécio Neves, que também é presidente do PSDB, conta hoje com um aparato muito maior e mais sofisticado do que o utilizado pelo ex-governador e nome do PSB, Eduardo Campos, seu provável rival na disputa por uma vaga no segundo turno. Enquanto o ex-governador de Pernambuco é acompanhado em seus deslocamentos por uma equipe formada geralmente por quatro pessoas, o tucano é seguido por ao menos 12 auxiliares, entre funcionários do partido, do gabinete e terceirizados. Os passos de Aécio são acompanhados por uma equipe de TV, fotógrafos, repórter e assessores. Enquanto isso, outro grupo fica em Brasília prestando suporte e um terceiro vai até o destino seguinte para preparar o terreno. Aécio já conta com núcleos operacionais dedicados exclusivamente ao seu projeto presidencial em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Seus deslocamentos pelo Brasil são feitos sempre em um jatinho alugado pelo partido. Campos também tem esse privilégio, mas eventualmente se desloca em aviões de carreira. As engrenagens permanentes de Aécio e de Campos serão reforçadas nas próximas semanas. A expectativa, segundo previsões dos dois lados, é de que o tucano conte com um staff muito maior do que o do pessebista durante o período oficial da campanha eleitoral. Na atual fase da disputa presidencial, o investimento em internet e redes sociais é um bom exemplo do abismo que separa a dupla. Aécio conta com uma agência de notícias instalada em um prédio em São Paulo composta por cerca de 20 profissionais especializados em internet. O grupo, que é comandado pelo ex-ministro Xico Graziano, se dedica em tempo integral à tarefa de produzir conteúdo e monitorar Facebook, Twitter, YouTube e blogs. Também faz parte do time o ex-marineiro Maurício Brusadim, que responde pela estratégia nas redes sociais. Já a equipe de Campos que se dedica a essa tarefa é formada por apenas cinco pessoas, que ficam no Recife. Um dirigente partidário lembra que neste momento da disputa de 2006, o então presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, ainda viajava de avião de carreira e usava táxi nas agendas. Essa estrutura é bancada com recursos do Fundo Partidário e de contribuições, que segundo um dirigente tucano bateram recordes. Em 2013, a sigla recebeu cerca de R$ 20 milhões de contribuições. Em 2009, quando o nome do candidato era incerto, o PSDB arrecadou R$ 3,9 milhões. O PSB recebeu doações de R$ 8,3 milhões em 2013. O PT, quase dez vezes mais: R$ 79,8 milhões.

   
Cineasta de Jequié lança documentário 'Missão Bolívia' sobre exílio do senador Roger Molina
Dado Galvão | Foto: Reprodução
O documentarista baiano Dado Galvão, natural de Jequié, no sudoeste do estado, lança em julho deste ano o documentário “Missão Bolívia, dialogar e documentar”. Dado ficou conhecido nacionalmente como articulador da vinda da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil em 2013, para a exibição de um documentário sobre a vida dela e os movimentos de oposição em Cuba, entre eles as chamadas Damas de Branco. Seu novo filme fala sobre o descaso da política externa brasileira dada ao caso do senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou exilado durante um ano em um quarto da embaixada brasileira em La Paz, na Bolívia. O senador boliviano se diz ser vítima de perseguição política por ter denunciado o envolvimento de membros do governo do presidente Evo Morales com o narcotráfico. O senador foi resgatado em agosto de 2013 em uma operação coordenada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia, sem conhecimento dos governos brasileiros e bolivianos. O filme, de 110 minutos, ainda foi realizado em parceira com o jornalista Pilar Celi Frias, que fez a pré-produção e pesquisa na Bolívia, e Arlen Cezar, fotógrafo. De acordo com o cineasta, apesar de o lançamento ser em julho, os pedidos de exibições públicas já pode ser solicitados por seu site oficial.

   
Prefeitura de Simões Filho responde acusação de irregularidade na contratação de empresa
Gestão do prefeito Eduardo Alencar é acusada de contratação sem licitação
A Prefeitura de Simões Filho enviou nota para a imprensa respondendo a acusação feita pelo Ministério Público (MP-BA) e acatada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) de contratar sem licitação a empresa Econtap em pagamentos que somam em cinco anos R$ 2,028 milhões. Segundo a explicação enviada pela prefeitura de Simões Filho, a contratação da Econtap "está amparada pela legislação dos órgãos fiscalizadores, entre eles o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)". Veja a íntegra da nota abaixo: 
"A Prefeitura Municipal de Simões Filho declara em referência as informações publicadas por diversos veículos de comunicação, sobre irregularidade na contratação da empresa que tem como objeto a prestação de serviços em consultoria contábil, a Econtap, que toda a tramitação para a contratação da empresa, está amparada pela legislação dos órgãos fiscalizadores, entre eles o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Está contida, ainda nas informações veiculadas, valor total pago em 4 anos a empresa que somam R$2.028 milhões, com repasses mensais de R$ 42.250,00. Valor este caracterizado dentro da razoabilidade da excelência do serviço prestado. Vale ressaltar que as contas do exercício financeiro 2012, referente ao processo nº 08766-13 da Prefeitura Municipal de Simões Filho foram aprovadas e que pareceres e referendos sobre o assunto já foram publicados por órgãos fiscalizadores".

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 10:40

Sem PMDB, Dilma perderia pouco na TV

por Daniel Bramatti | Estadão Conteúdo
A eventual neutralidade do PMDB na eleição presidencial, bandeira e ameaça da ala do partido insatisfeita com o governo, teria efeitos limitados sobre a distribuição do tempo de propaganda entre os candidatos. Sem seu principal aliado, a presidente Dilma Rousseff perderia apenas 7% de seu tempo de TV. Com o PMDB em seu campo, Dilma deve ter 12 minutos de exposição em cada bloco de 25 minutos de propaganda - isso em um cenário com 12 candidatos, o mais provável até o momento. Sem os peemedebistas, ela ficaria com 11 minutos e 8 segundos - um tempo ainda superior ao que teve na campanha presidencial de 2010. A pressão pela neutralidade do PMDB foi explicitada na última reunião da Executiva Nacional da legenda, no dia 14 deste mês. A chamada "ala dissidente" ameaça derrotar na convenção nacional do partido, em junho, a proposta de apoio à reeleição de Dilma - apesar de o peemedebista Michel Temer ser o vice-presidente da República e ter intenção de permanecer no cargo por mais quatro anos. "O PMDB participa do governo com cinco ou seis minutos do tempo de televisão, mas não apita nada na construção de políticas públicas do País", declarou o deputado Eduardo Picciani (RJ), um dos líderes da ala dissidente, ao sair da reunião da Executiva. Picciani deixou claro que o tempo de propaganda é um dos principais trunfos do partido nas negociações com Dilma, mas exagerou no cacife da legenda. O tempo de TV é distribuído com base em dois critérios: 1/3 igualmente entre todos os candidatos, e 2/3 proporcionalmente ao tamanho das bancadas eleitas no pleito anterior. Como elegeu a segunda maior bancada em 2010, o PMDB é detentor do segundo maior tempo de propaganda eleitoral, atrás apenas do PT. Descontadas as defecções para legendas criadas recentemente, seus 71 deputados dão direito a 2 minutos e 18 segundos em cada bloco de propaganda, ou 4 minutos e 36 segundos por dia - menos, portanto, do que o citado pelo deputado Picciani. Para de fato dispor desse tempo, porém, o PMDB precisará entrar em alguma coligação ou lançar candidato próprio. Se ficar neutro, sua bancada será desconsiderada na conta da distribuição, e o peso proporcional das outras legendas subirá. Os 86 deputados do PT, por exemplo, equivalem a 16,4% dos 513 membros da Câmara. Excluídos os peemedebistas, a Câmara passa a ter 442 cadeiras, para efeito de cálculo do horário eleitoral - e a participação dos 86 petistas sobe para 19,5%. Com o PMDB fora da conta, portanto, todos os demais partidos passariam a ter uma cota maior de TV - e a coligação de Dilma, que tem mais legendas, abocanharia a maior parcela do tempo redistribuído.

   
Baiano ídolo do Fluminense, ex-atacante Washington morre em Curitiba
Washington e Assis | Foto: SporTV
O ex-atacante Washington Cesar Santos morreu na manhã deste domingo (25) em Curitiba. O ex-atleta sofria de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa ainda sem cura, e faleceu em casa, onde estava internado, aos 54 anos.
O baiano de Valença foi ídolo de clubes como Atlético-PR e Fluminense, mas começou sua carreira no Galícia. A notícia foi lamentada pelo técnico Cristóvão Borges, do Fluminense.
"Quando ele veio para o Fluminense, eu fui para o Atlético-PR na transação. Sabia da história dele no Fluminense - um grande artilheiro, decisivo em momentos importantes. Estamos todos bastante tristes. Desejamos conforto à família dele, que todos se restabeleçam. Todos os tricolores estão muito tristes com o que está acontecendo", declarou o treinador.
No Atlético-PR, Washington fez dupla com Assis, consagrada pela conquista do Estadual de 1982. Em 1983, os dois jogadores se transferiram para o Fluminense, o que levou a torcida a conhecê-los como "Casal 20", em referência a um programa de televisão da época. No tricolor, Washington foi tricampeão carioca (1983, 1984 e 1985), além de conquistar o Campeonato Brasileiro de 1984. Ele encerrou a carreira em 1996, quando defendia o Foz do Iguaçu (PR).

   
Lídice defende equiparação na distribuição de projetos em evento no Oeste baiano
Senadora participou de evento em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação
A senadora e pré-candidata ao governo do estado Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu a equiparação na distribuição de projetos para o desenvolvimento do Oeste da Bahia, durante evento realizado neste sábado (24) na cidade de Santa Maria da Vitória, a 876km de Salvador. A socialista participou do painel “Qual o Oeste que queremos?”, que contou com a presença de lideranças da região e integrantes do seu partido, como os pré-candidatos a deputado federal, Domingos Leonelli, e estaduais Fabíola Mansur e Antonio Lisboa. Segundo a socialista, o Oeste do estado não pode conviver com a realidade de ter um polo desenvolvido e outro cercado de desigualdades sociais. “A população tem que romper as alianças com grupos conservadores, que impedem a execução de projetos estruturantes. É preciso fazer a integração do Oeste, com a distribuição das riquezas, além de trazer cursos condizentes com a realidade regional para as nossas universidades”, disse. A senadora ainda defendeu um novo modelo educacional para a zona rural, além da construção de um hospital que atenda os municípios da Bacia do Rio Corrente. “É inadmissível que as crianças tenham que acordar 4h da manhã para sair da zona rural e estudar na cidade. Temos que levar a escola até essas pessoas, para que elas tenham perspectivas e não sejam entregues ao tráfico de drogas e ao subemprego”. No encontro, Lídice ainda recebeu um documento com as sete principais reivindicações dos moradores locais, que inclui ações nas áreas da saúde, infraestrutura, educação e agricultura, além da revitalização do Rio São Francisco.

   
Jequié: MP recomenda que Município não autorize loteamentos sem licença ambiental
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou que o Município de Jequié, no sudoeste da Bahia, não autorize loteamentos na cidade sem a devida licença ambiental. A recomendação foi feita pelos promotores de Justiça Mônia Lopes de Souza e Maurício Foltz Cavalcanti, diante da informação que o Município estaria autorizando loteamentos sem a licença ambiental. A prefeitura de Jequié deverá se abster de aprovar parcelamento do solo, do tipo loteamento e/ou desmembramento, sem que seja apresentada pelo empreendedor a licença ambiental emitida pelo órgão ambiental competente, nos casos em que a lei a exige.  De acordo com os promotores, titulares da Promotoria de Justiça Especializada Ambiental, com sede em Jequié, e da 5ª Promotoria de Justiça de Jequié, a Constituição Federal estabelece que a política de desenvolvimento urbano executada pelo Município, conforme diretrizes gerais fixadas em lei têm por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes. Os promotores ainda consideram que o licenciamento é obrigatório por causa dos princípios da precaução, prevenção, e supremacia do interesse público na proteção do meio ambiente. A recomendação ainda diz que o Poder Público Municipal deve interpretar de forma sistemática as leis que protegem o meio ambiente e o ordenamento público ao autorizar os loteamentos. O Município tem 30 dias para se manifestar por escrito sobre a recomendação.

   
Domingo, 25 de Maio de 2014 - 09:40

Nova família do real atrasa para a Copa

por Murilo Rodrigues Alves | Estadão Conteúdo
Nova família do real atrasa para a Copa
Notas de R$ 2 e R$ 5 são as mais difíceis de se encontrar. Foto: Divulgação
Corte no orçamento do Banco Central e atrasos nos lançamentos impediram a substituição total de cédulas antigas pelas novas notas da segunda família do real. Os turistas que vierem ao Brasil para assistir à Copa do Mundo têm, portanto, grande possibilidade de sair do País sem conhecer o novo modelo da moeda brasileira, principalmente as notas de menor valor. A ideia inicial do governo era trocar todas as cédulas pelas novas, com tamanho diferente dependendo do valor, antes do Mundial. Seria uma forma de mostrar aos estrangeiros que, duas décadas depois de criado, o real se consolidou como uma "moeda forte". Também se evitaria confusão para os turistas de adaptação a dois modelos distintos de notas do mesmo valor. A expectativa, porém, é que quase 100% das cédulas da antiga família só sejam substituídas antes da Olimpíada de 2016. Como foram lançadas por último, as notas novinhas de R$ 2 e R$ 5 são as mais difíceis de se encontrar. Hoje, a chance de pegar uma cédula da segunda família do real de R$ 2 é de três em dez vezes e a de R$ 5 deve ser recebida em quatro de dez tentativas. Os dados são do Departamento de Meio Circulante do BC e computam todo o dinheiro em circulação no País: no bolso das pessoas, nos caixas dos comerciantes e nos cofres dos bancos, por exemplo. No lançamento dessas novas cédulas, no fim de julho de 2013, o diretor de Administração do BC, Altamir Lopes, admitiu que o corte de R$ 600 milhões do valor para fabricação de dinheiro em 2013 poderia interferir na substituição das notas antigas e a solução seria deixar as cédulas do modelo anterior circulando por mais tempo. "Isso não trará evidentemente falta de dinheiro. O que pode ocorrer é um pouco mais de atraso no recolhimento do dinheiro antigo, do dinheiro em condições um pouco piores. Mas, sem dúvidas, sem perda de segurança", argumentou.

   
Caravana de Rui Costa vai a Conquista com Wagner, Otto e Leão para ouvir moradores
Foto: Divulgação
O pré-candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), esteve neste sábado (24) em Vitória da Conquista, onde participou de uma caravana para ouvir os moradores da região e inserir as ações traçadas no Programa de Governo Participativo (PGP2014). Além de Rui, o governador Jaques Wagner (PT), o vice e pré-candidato ao senado Otto Alencar (PSD), além do também pré-candidato a vice da chapa, João Leão (PP), também participaram da ação que, segundo estimativa dos organizadores, reuniu cerca de mil pessoas. Em seu discurso, Rui Costa usou como exemplo a eleição do ex-presidente Lula para defender a força da 'voz do povo'. "O povo deu a oportunidade para que um homem simples e trabalhador mudasse a história desse país, elegendo o companheiro Lula. É discutindo cada parte da Bahia que a gente consolida o nosso programa de governo. Em cima da base implantada por Wagner, temos condições de muito mais”. Já o governador fez um balanço de sua gestão e disse não temer a discussão de nenhuma área de seu governo. “Eu não tenho medo de discutir segurança pública. Contratamos 14 mil policiais, fizemos renovação de frota, mudamos as condições de trabalho dos PMs, que iam para rua com armas obsoletas. É com trabalho que vamos para a campanha”. Entre as propostas apresentadas durante o evento em Conquista estão a inclusão do território Médio Sudoeste no programa de governo de fomento ao cooperativismo, criação de centro territorial de referência ao atendimento de média e alta complexidade da saúde, além de escritórios territoriais de instituições de governo, entre outras propostas. Após o evento em Conquista, o grupo segue para a cidade de Brumado, onde ocorrerá a escuta das propostas dos territórios Sertão Produtivo e Bacia do Paramirim na manhã domingo (24), no clube da AABB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot