Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 1 de julho de 2014

Profissionais do Samu iniciam greve por tempo indeterminado


Profissionais do Samu iniciam greve por tempo indeterminado
Foto: Divulgação
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] deram início nesta terça-feira (1°) uma greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos servidores da Prefeitura de Salvador (Sindiseps), as reivindicações da categoria ainda não foram atendidas pela prefeitura. Os profissionais reclamam de condições de trabalho, além de tratamento discriminatório quanto ao pagamento de gratificações financeiras. Os profissionais também alegam “péssimo” estado das ambulâncias utilizadas para os atendimentos. Além disso, vários veículos novos estariam estocados sem utilização no pátio. "Temos um estacionamento repleto de unidades móveis de atendimento sucateando ao sol e na chuva. O crime contra a vida está configurado, pois esses carros poderiam estar sendo usados para salvar pessoas. O dinheiro público está sendo destruído no meio do mato", declarou o diretor do Sindseps, Josué Santana. Uma nova assembleia deve ocorrer nesta quinta-feira (3), às 8h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adroaldo Albergaria, no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário. A categoria informou que também fará mobilização nesta quarta-feira (2), durante o desfile da Independência do Brasil na Bahia.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 17:51

Fan Fest tem fila grande mesmo após início do jogo

por Luana Ribeiro / Rebeca Menezes
Fan Fest tem fila grande mesmo após início do jogo
Fotos: Luana Ribeiro
Os torcedores que deixaram para chegar mais tarde na Fan Fest, no Farol da Barra, enfrentam fila para entrar no local do evento mesmo após o início do jogo entre Estados Unidos e Belgica.  Mas isso não desanimou os empresários Luciano (49) e Ana Paula Belmonte (35), que foram com os filhos Matheus (4) e Rafaella (9) para a festa. “Não nos incomoda, porque está fluindo. É até bom para nós, já que significa mais segurança, disse Luciano ao Bahia Notícias. O casal decidiu levar os filhos à Fan Fest para que eles pudessem participar “do clima da Copa”. 
Os torcedores são, em sua maioria, brasileiros, mas isso não significa que eles não tenham uma torcida forte por alguns dos times da partida. A pedagoga Rosangela Montassier (47) disse que torce bastante para os norte americanos. O seu filho Vítor fez um intercambio na cidade de Culpeter, no estado da Virgínia, por dez meses. Para ele, Rosangela conseguiu um ingresso para acompanhar o jogo na Arena Fonte Nova. Por isso, ela foi ao jogo com a sobrinha, Vitoria Cortial (13), e disse já ter tirado fotos para mostrar a festa para a família que recebeu seu filho nos Estados Unidos. “Quero homenageá-los por terem cuidado tão bem do Vítor”, contou.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 17:49

Bélgica e USA empatam em 0 a 0 na Arena Fonte Nova

Bélgica e USA empatam em 0 a 0 na Arena Fonte Nova
Foto: Getty Images
A capital dos jogos com grande quantidade de gols passou em branco na primeira etapa. Em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo, na Arena Fonte Nova, as seleções de Bélgica e Estados Unidos não conseguiram marcar e foram para o intervalo com o empate em 0 a 0.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 17:45

Argentinos comemoram na Fan Fest de Salvador após classificação dramática contra Suíça

por Luana Ribeiro / Lucas Cunha
Argentinos comemoram na Fan Fest de Salvador após classificação dramática contra Suíça
Foto: Max Haack/Ag Haack | Bahia Notícias
Com muitos gritos, choro e muita festa no final da partida, um bom número de torcedores argentinos se fez presente na Fan Fest no Farol da Barra em Salvador e vibrou com o triunfo da Argentina sobre a Suíça, na prorrogação, em jogo disputado nesta terça-feira (1º) pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Um deles é o jornalista Pedro Grancharoff, 23, morador de Buenos Aires. “Estava com muito medo, fiquei realmente tenso com o jogo e emocionado com o gol. Depois que passamos por isso, merecemos chegar à final”, disse Pedro.
 

Gol da Argentina na prorrogação emocionou os torcedores argentinos presentes na Fan Fest baiana (Foto: Luana Ribeiro / BN)

Outro argentino é o veterinário Marcos Ferrante, 33 anos, de cidade de Ranchos, na Província de Buenos Aires. Morando em Salvador a trabalho desde fevereiro, Marcos elogiou a cidade, mas criticou a organização da Fan Fest. “O espaço fica muito pequeno nos jogos e o acesso para o local também é estreito para tantas pessoas entrarem”, avaliou. 
 

Foto: Max Haack/Ag Haack | Bahia Notícias

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 17:40 

STJ encerra semestre com mais de 172 mil processos julgados

por Ayr Aliski
STJ encerra semestre com mais de 172 mil processos julgados
Foto: Reprodução
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou nesta terça-feira (1º) as atividades do primeiro semestre forense de 2014 com um saldo de 136.723 processos distribuídos e 172.635 processos julgados, sendo 37.827 em sessão e 134.808 em decisões monocráticas (quando um ministro decide sozinho). No âmbito da Corte Especial foram julgados 3.043 processos, sendo 1.463 em sessão e 1.580 monocraticamente. No período, o colegiado recebeu 2.179 processos. O balanço das atividades do STJ entre janeiro e junho foi apresentado nesta terça-feira, último dia de atividades do tribunal antes do período de férias forenses nos tribunais superiores (2 a 31 de julho). As atividades serão retomadas em agosto. Além do encerramento do semestre forense, a sessão da Corte Especial marcou o ingresso do ministro Luis Felipe Salomão no colegiado. Esse grupo reúne os 15 magistrados que atuam há mais tempo no STJ. Salomão passa a ocupar a vaga do ministro Arnaldo Esteves Lima, que se aposentou no dia 27 de junho. A Corte Especial, portanto, passou a ter a seguinte composição: Felix Fischer (presidente), Gilson Dipp (vice-presidente), Ari Pargendler, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Maria Thereza de Assis Moura, Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho, Sidnei Beneti, Jorge Mussi, Og Fernandes e Luis Felipe Salomão. A aposentadoria do ministro Arnaldo Esteves Lima também modificou a composição do Conselho de Administração do STJ, com o ingresso do ministro Napoleão Nunes Maia Filho. A nova composição é a seguinte: Felix Fischer, Gilson Dipp, Ari Pargendler, Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Humberto Martins, Maria Thereza de Assis Moura, Herman Benjamin e Napoleão Nunes Maia Filho.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 17:20

Jacobina: Comerciante é morta com tiro na cabeça

Jacobina: Comerciante é morta com tiro na cabeça
Foto: Notícia Livre
A comerciante Ieda Dantas Mota de Castro, de 47 anos, foi morta com tiro na cabeça dentro do supermercado do qual era proprietária, na cidade de Jacobina, na tarde desta terça-feira (1°). O disparo foi dado por um homem que chegou em uma moto preta e usava capacete. A polícia investiga a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). O marido da vítima tinha saído do local para fazer uma entrega. “Minha esposa tinha passado por problemas de saúde, mas tinha conseguido se recuperar, e um ladrão vem e mata minha mulher. Já fomos assaltados três vezes”, desabafou, em entrevista ao Diário da Chapada.

   
Nicolas Sarkozy é detido para interrogatório sobre tráfico de influência
Foto: Divulgação
O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi detido para um interrogatório nesta terça-feira (1º) e colocado sob custódia da Polícia Judiciária de Nanterre, cidade próxima a Paris, por suspeitas de tráfico de influências e violação do sigilo de uma investigação. Sarkozy, que está em regime de prisão preventiva, pode ser liberado sem acusações ou transferido a um juiz de instrução para o início de um processo, após interrogatório. É a primeira vez que a Justiça francesa prende um ex-chefe de Estado. Os investigadores tentam esclarecer se o ex-presidente e algumas pessoas de seu entorno criaram uma "rede" de informações que o deixava a par da evolução dos processos judiciais que o envolviam entre 2007 e 2012, no suposto financiamento ilegal da campanha que o levou à Presidência.

   
Consumo de bebida mística do Santo Daime cresce em cidades dos Estados Unidos
Foto: Reprodução
O interesse pela ayahuasca nos Estados Unidos pode ser medido pelo número de sites na internet, livros e conferências sobre os benefícios do chá. Clique aqui e leia mais na Coluna Saúde.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 16:40

Com reforço do Cheiro e DJs, Bellintani espera fazer ‘maior Fan Fest do país’ em Salvador

por Luana Ribeiro/ Lucas Cunha
Com reforço do Cheiro e DJs, Bellintani espera fazer ‘maior Fan Fest do país’ em Salvador
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícia
O secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, anunciou nesta terça-feira (1º), no Farol da Barra, o reforço de duas atrações para as Fan Fests que ocorrem neste final de semana em Salvador. A banda Cheiro de Amor, que traz a nova vocalista do grupo, Vina Calmon, é a principal atração da sexta (4), após o jogo entre Brasil e Colômbia. Já no sábado (5), a festa também recebe mais uma atração, com a festa eletrônica “So Delicious”, que terá início após o jogo entre Holanda e Costa Rica na Arena Fonte Nova. Segundo Bellintani, a entrada destas atrações não aumentaram os custos da prefeitura na Fan Fest soteropolitana, estimados em aproximadamente R$ 600 mil, sem diminuir o resultado, na sua opinião. “Não podemos cair na sedução de ampliar a festa e aumentar o orçamento. São 15 dias de festa. A Copa passa e tudo vai continuar. Não vou gastar R$ 20 milhões, como acontece em algumas Fan Fests. Estamos tendo bons públicos aqui, já tivemos 30 mil pessoas em um dos dias. Espero na sexta e no sábado fazermos a maior Fan Fest do país”, disse o secretário. Quem também esteve no anúncio foi o empresário da banda Cheiro de Amor, Windson Silva. Segundo ele, o grupo vai se apresentar de forma gratuita. “Queríamos tocar na nossa cidade. Fizemos Fan Fests em Belo Horizonte e Manaus. Estamos vivendo um momento bacana do grupo e Guilherme me sondou. Como somos parceiros da prefeitura, até topamos cancelar um show em Maceió para esse show”, revelou o empresário do grupo.
 

O empresário do Cheiro, Windson Silva: banda tocará de graça na Fan Fest de Salvador

A programação da começa às 12h com o grupo Paroano Sai Milhó. Após o jogo entre França e Alemanha, Mulherada e Carlos Pita serão as atrações. Depois da partida do Brasil, Cheiro e Tony Sanches fazem a festa no Farol. Já no sábado, a folia inicia ao meio-dia com o grupo Okambi. Após o jogo entre Argentina e o vencedor de Estados Unidos e Bélgica tocam as bandas Bailinho de Quinta e Chica-Fé. As atrações musicais da Fan Fest no fim de semana em Salvador encerram após o jogo entre Costa Rica e Holanda, com a festa eletrônica “So Delicious”.

   
Candidato à Presidência pelo PSTU participará do cortejo do 2 de Julho
Foto: Divulgação
O candidato à Presidência da República pelo PSTU estará em Salvador nesta quarta-feira (2) para participar do tradicional cortejo do 2 de Julho. Zé Maria estará no Bloco do PSTU, que contará com a presença dos militantes do partido, simpatizantes e apoiadores da campanha. Após o cortejo, às 13h, acontecerá a Feijoada da Independência, em comemoração aos 20 anos da sigla. É a segunda vez que o candidato participa da festa cívica, já que também marcou presença em 2010. Estarão presentes também os postulantes ao governo do Estado, Renata Mallet; a vice-governador, Carlos Nascimento, além dos aspirantes aos cargos de deputados estadual e federal pela legenda.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 16:00

PM inicia operação para festejos do 2 de Julho

PM inicia operação para festejos do 2 de Julho
Foto: Marcelo Machado/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A Polícia Militar da Bahia prepara a Operação Dois de Julho, com o emprego de 2.511 policiais e 98 bombeiros militares, durante as comemorações pela Independência da Bahia, nesta quarta-feira (2). O efetivo será distribuído por todo o trajeto e adjacências, inclusive nos pontos e terminais de ônibus, barreiras de trânsito, patrulhas e duplas. As ações serão iniciadas na tarde desta terça-feira (1º) em Pirajá, com a chegada fogo simbólico. Entre as atividades realizadas pela PM está a varredura das vias por onde passará o cortejo e a distribuição das patrulhas ao longo do trajeto. O policiamento contará com o apoio do Esquadrão Águia, Esquadrão de Polícia Montada, Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo, Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado, além do Corpo de Bombeiros.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 15:40

Torcedores de Bélgica e Estados Unidos se vestem com cores brasileiras em Salvador

por Maria Garcia/ Lucas Cunha
Torcedores de Bélgica e Estados Unidos se vestem com cores brasileiras em Salvador
Fotos: Maria Garcia/ Bahia Notícias
Muitos torcedores de Bélgica e Estados Unidos já chegam a Arena Fonte Nova, local da partida desta terça-feira (1º), às 17h, entre as duas seleções, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Alguns deles aparecem com as cores do Brasil, além das bandeiras dos seus países. É o caso da família Vermeulen, que trouxe uma bandeira que mescla Brasil e Bélgica. "Trouxemos ela lá do nosso país", disse o garoto Peter, empolgado com a campanha da agremiação belga. "Estamos adorando o Brasil. Chegamos no domingo no Rio e agora viemos para Salvador. Temos boas chances de passar hoje. Já de ganhar a Copa, temos uns 5%", brincou Lennart, o patriarca dos Vermeulen. Já entre os apoiadores dos Estados Unidos que também traziam as cores brasileiras estavam os caribenhos de Trinidad & Tobago Surenete Adams-Foster e James Partis. Residente nos Estados Unidos e amante de futebol, o casal já está em Salvador há quatro dias. Adepta da cultura local, Surenete vestiu uma blusa da bandeira norte-americana com adereços que remetem à cantora Carmen Miranda. "Por essa tradição latino-africana que Salvador e o Caribe têm, me dei a liberdade de fazer esse visual", disse.
 

O casal de torcedores caribenhos residentes nos Estados Unidos também trazem as cores do Brasil

   
Com gol na prorrogação, Argentina vence Suíça e avança para as quartas de final
Di María marcou o gol argentino| Foto: Getty Images
No sufoco, a Argentina venceu a Suíça por 1 a 0 nesta terça-feira (1º), na Arena Corinthians, em São Paulo. O gol que garantiu a classificação para as quartas de final da Copa veio somente nos minutos finais da prorrogação com Di María. Saiba todos os detalhes na Coluna Esportes.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 15:20

Mordida de Suárez em Chiellini vira jogo online

Mordida de Suárez em Chiellini vira jogo online
Foto: Reprodução
A mordida do uruguaio Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini rendeu nove partidas de suspensão, banimento do futebol por quatro meses, multa de quase R$ 250 mil, muita polêmica e agora também um jogo na internet. Batizado de "La Mordida", o game é simples e tem como objetivo dentar o adversário pelo maior tempo possível, sem que seja descoberto e expulso pelo árbitro. O jogo foi criado pelo estúdio peruano Leap Games, produtora famosa por desenvolver games esportivos.

   
Jornalistas estrangeiros e do interior participam de city tour em Salvador
Foto: Agecom
Jornalistas estrangeiros e brasileiros conheceram Salvador mais de perto nesta terça-feira (1º), através de um city tour organizado pela prefeitura. No grupo de 20 profissionais, que saíram pela manhã do Centro Aberto de Mídia (CAM) rumo aos pontos turísticos da cidade em um ônibus especial, estavam profissionais da República Checa, Bélgica, Argentina e cidades do interior da Bahia, como Santo Amaro da Purificação e Iaçu. Em um passeio de pouco mais de duas horas, eles conheceram pontos turísticos como o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim e o Memorial Irmã Dulce. “Interessante esta iniciativa. Me senti muito bem acolhida e fiquei feliz com a oportunidade de conhecer Salvador mais de perto. Estou muito orgulhosa por ser baiana”, comentou Eleny Santos, do site Iaçu Notícias. No sábado (5), está programado um novo roteiro, que terá outros pontos turísticos acrescentados na programação. Para participar, é necessário ser jornalista credenciado pelo CAM, sem a necessidade de inscrição prévia. O passeio começa às 8h, com saída da Praça Municipal, e retorno às 10h.

   
Argentina x Suíça: Empate persiste e duelo vai para prorrogação
Foto: Getty Images
Argentina e Suíça não tiraram o zero do placar no duelo desta terça-feira (1º), na Arena Corinthians, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os hermanos desperdiçaram boas chances no segundo tempo, principalmente com Lionel Messi, mas esbarrou nas boas defesas do goleiro Benaglio. Com isso, o confronto vai para a prorrogação. Caso o empate persista, o jogo será decidido nas penalidades.

   
Os tribunais regionais eleitorais apresentam um déficit de 42 juízes a menos de uma semana para o início oficial das campanhas eleitorais. De acordo com a Folha de São Paulo, o déficit é em decorrência pela demora na nomeação de advogados para o cargo de juiz pelo quinto constitucional. A escolha é feita pela presidente Dilma Rousseff a partir do envio de uma lista tríplice pelo Tribunal de Justiça de cada estado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os TREs são compostos por dois juristas titulares e dois substitutos da classe dos advogados. A maioria dos nomes indicados ainda não chegou à presidente por estar em análise no TSE. Antes de chegar à Casa Civil, as indicações devem passar ainda pelo Ministério da Justiça. O TRE de São Paulo tem duas vagas titulares ociosas. No Espírito Santo, Paraíba e em Rondônia, os plenários tem um membro a menos do que o previsto. O secretário-geral da presidência do TSE, Carlos von Adamek, afirmou que há um represamento de processos na gestão anterior da Corte, que antes era comandada pelo Marco Aurélio e agora é do ministro Dias Toffoli. A demora na nomeação de magistrados já foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por associações de magistrados para que a presidente obedeça ao prazo de 20 dias estabelecido no artigo 94 da Constituição Federal.

   
Medicamento para Esclerose Múltipla será oferecido pelo SUS
Fingolimoide custa em média R$ 6 mil/Foto: Reprodução
A partir de agora pacientes com esclerose múltipla terão mais um medicamento na rede pública de saúde. O fingolimode, assim como betainterferonas, glatirâmer e natalizumabe, será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No país, mais de 35 mil pessoas têm esclerose múltipla. A decisão de incorporar o remédio no SUS foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (1°). Com a comercialização já autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o remédio era até então recebido judicialmente por cerca de 1,6 mil pacientes em todo país. O custo do remédio gira em torno de R$ 6 mil. Em maio, entidades que defendem pacientes com esclerose múltipla cobraram do governo a incorporação do tratamento no rol de serviços oferecidos pela rede pública. Segundo a Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região, a maioria dos pacientes consegue levar uma vida normal, sem redução da expectativa de vida, caso siga corretamente o tratamento. Informações da Agência Brasil.

   
Para líder do PSDB, Barbosa provou que STF não pode servir a partidos e poder econômico
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O líder do PSDB na Câmara, o deputado federal baiano Antonio Imbassahy, lamentou que "um homem da estatura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa", deixe o Judiciário brasileiro. Nesta terça-feira (1º), o ministro preside a última sessão como integrante da Corte, entra em recesso e, na sequência, se aposenta. Para o tucano, Barbosa representa uma grande referência de coragem e independência no país. “Ele [Joaquim Barbosa] deu uma contribuição inestimável para o fortalecimento do Judiciário, provando que a Suprema Corte de um país não pode estar ao dispor de partidos, ideologias políticas, nem da influência do poder econômico, precisa ser livre para agir com soberania”, comentou. O parlamentar, que teve a oportunidade de conhecer Barbosa pessoalmente, acrescentou que o ministro fez história e cumpriu com "brilhantismo" o seu dever. “Confiamos que o STF mantenha vivo o seu exemplo e preserve a sua altivez”, concluiu.

   
Homens preferem fazer sexo de manhã por causa de níveis hormonais, diz especialista
O interesse dos homens por sexo no horário da manhã e das mulheres mais à noite tem uma explicação cientifica. De acordo com site Mirror, o fato ocorreria por causa dos níveis de hormônios nos homens e nas mulheres. O índice de testosterona do homem está no auge antes que ele acorde. Entenda melhor sobre este comportamento na coluna Saúde

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 13:46

Intervalo: Argentina e Suíça empatam em 0 a 0

Intervalo: Argentina e Suíça empatam em 0 a 0
Foto: Getty Images
Em duelo válido pelas oitavas de final, Argentina e Suíça ainda não abriram o placar na Arena Corinthians. O time europeu teve duas boas chances de marcar o gol, mas esbarrou no goleiro Romero. Já os hermanos criaram oportunidades, mas teve dificuldades de furar o bloqueio defensivo do adversário. Saiba tudo da Copa do Mundo na Coluna Esportes.

   
Terça, 01 de Julho de 2014 - 13:40 

Joaquim Barbosa quebrou padrão da Justiça, diz Barroso

por Nivaldo Souza
Joaquim Barbosa quebrou padrão da Justiça, diz Barroso
Fotos: STF
O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que participa nesta terça-feira, 01, de sua última sessão como membro da Suprema Corte, teve seu período na presidência avaliado hoje pelos ministros Luís Carlos Barroso e Gilmar Mendes como "tumultuado" e mudanças no "status quo" da Justiça no País.Barroso, o mais novo no colegiado de 11 membros do STF, avaliou a presidência de Barbosa como uma passagem de confronto com o "status quo" da Justiça no País. "Acho que o ministro Joaquim Barbosa se tornou um bom símbolo contra o status quo, um bom símbolo contra a improbidade no Brasil e o País estava precisando de bons símbolos", considerou. "Acho que esse papel ele cumpriu muito bem. Prestou um serviço valioso para a Justiça no Brasil, do ponto de vista simbólico, por ter sido o primeiro negro a chegar à presidência do Supremo e uma pessoa que você pode concordar mais ou menos, mas certamente é uma pessoa decente, e que cumpriu o papel de uma forma própria. O saldo é extremamente positivo de um homem que serviu ao País", disse. Barroso deu a declaração ao chegar ao STF para acompanhar a última sessão presidida por Barbosa, que fará a leitura de seu voto sobre a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pretende mudar o tamanho das bancadas dos Estados e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014. Ao comentar o processo do mensalão, Barroso disse que o processo "quebrou o padrão da Justiça" e ressaltou que existe limitação em exercer o trabalho de ministro "voluntaristicamente". "Acho que o ministro Joaquim Barbosa cumpriu bem o papel dele, dentro do propósito e da capacidade dele, conduziu a Ação Penal 470 (processo do mensalão), que era um processo extremamente difícil, numa linha que quebrou um pouco o padrão geral seletivo da Justiça brasileira. Ele prestou uma contribuição relevante para o Poder Judiciário", avaliou.
O ministro Gilmar Mendes classificou a presidência de Barbosa como um período de "tumultuado" da Corte, em razão do "temperamento" dele no comando do tribunal. Foi um período muito agitado do tribunal, em função inclusive do julgamento do mensalão, que foi muito difícil, um momento muito tumultuado da vida do tribunal. Não por conta do movimentos desenvolvidos apenas aqui, mas por toda a pressão externa, de toda a confusão, tentativas para que não houvesse o julgamento" disse. Mendes avaliou, ainda, que manobras para alongar o julgamento acabaram "tirando" os ministros Cezar Peluso e Aires Brito do processo. "Tivemos dois colegas que foram praticamente tirados do julgamento por conta desse alongamento. Depois, embargos infringentes, renovação de julgamento. Tudo isso certamente contribuiu para uma certa agitação (na Corte), além, certamente, do temperamento do ministro Joaquim Barbosa", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot