Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 4 de março de 2021

Bruno Reis alerta para colapso 'nas próximas horas' em Salvador e falta de respiradores

 

Bruno Reis alerta para colapso 'nas próximas horas' em Salvador e falta de respiradores
Foto: Reprodução/ Zoom

Assim como o secretário municipal de Saúde Leo Prates (veja aqui), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, alertou nesta quinta-feira (4) para a gravidade da situação provocada pela pandemia e disse que o colapso no sistema de saúde da capital pode acontecer “nas próximas horas”.

 

O prefeito afirmou também que a prefeitura está com problema de falta de respiradores para abrir novos leitos de UTI Covid.

 

Ao detalhar o cenário da cidade, Bruno explicou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) amanheceram com 117 pessoas aguardando por uma vaga. Se todas forem transferidas de uma vez para os leitos Covid, Salvador vai se aproximar dos 100% da taxa de ocupação. Por isso, há uma corrida contra o tempo para colocar mais unidades em funcionamento.

 

“Estamos tentando viabilizar leitos do Hospital Salvador e o Hospital da Fonte Nova, pois algumas UPAs já não estão conseguindo suportar a pressão por atendimento. Faço apelo para que saiam de casa só quem tiver necessidade, quem for trabalhador de serviços essenciais. Se for sair, use máscara. Se a gente não conseguir conter a curva de contágio na nossa cidade, o colapso vai acontecer nas próximas horas”, alertou. 

 

Sobre os respiradores, Bruno anunciou que 29 devem ser integrados ao sistema de saúde da cidade nos próximos dias, o que vai permitir a abertura de novos leitos.. O Ministério da Saúde vai encaminhar 15 deles. A previsão é de que eles cheguem até esta sexta-feira (5).  

 

Outros oito foram comprados pela prefeitura através de uma contrapartida do supermercado Assaí, que ofereceu R$ 600 mil ao município pela inauguração de uma nova loja no espaço da antiga Comercial Ramos, na Avenida ACM. Os seis respiradores restantes estavam no Instituto Baiano de Ortopedia e Traumatologia (Insbot) e foram conseguidos através de ordem judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot