Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Postos de saúde funcionam nesta sexta para vacinação contra a gripe


Postos de saúde funcionam nesta sexta para vacinação contra a gripe
Em 2013, Salvador registrou 39 mortes decorrentes da doença viral
Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador estarão abertos nesta sexta-feira (2) como forma de intensificar o acesso da população à vacina contra a gripe (vírus influenza). Ano passado, foram notificados 495 casos da doença na Bahia, com 39 óbitos. Em 2014, Salvador já registrou 17 casos, com uma morte. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), das 8h às 17 h, estarão em funcionamento as UPAs do 12º Centro de Saúde Alfredo Bureau, na Boca do Rio, do Centro de Saúde Edson Teixeira, em Pernambués, do 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, Pau Miúdo, no 5º Centro de Saúde. A campanha nacional contra a gripe foi iniciada em 22 de abril em todo o país e segue até o dia 9 de maio. Em Salvador, a meta é imunizar 80% das mais de 617 mil pessoas do público-alvo formado por idosos (a partir de 60 anos), gestantes ou mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e indígenas. Neste ano, a novidade é a ampliação da faixa etária para crianças. Podem ser vacinados bebês de seis meses até menores de cinco anos (antes ia até dois anos). No decorrer da semana, a vacinação segue normalmente das 17h nos postos de saúde da rede municipal distribuídos por toda a cidade. Segundo a SMS, a vacinação também ocorre em asilos, domicílios de idosos acamados, creches, hospitais, maternidades, delegacias e penitenciárias.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 11:50

Ministro nega flexibilização de leis trabalhistas

por Francisco Carlos de Assis / Estadão Conteúdo
Ministro nega flexibilização de leis trabalhistas
Foto: Divulgação
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse há pouco que não há no governo estudos que pretendam flexibilizar as leis trabalhistas. "Por trás de flexibilização de leis trabalhistas sempre há perdas para os trabalhadores", disse o ministro ao chegar para o ato do Dia do Trabalho que a Força Sindical realiza nesta quinta-feira (1º) em São Paulo em comemoração ao Dia do Trabalho. Segundo Dias, o que é preciso é modernizar a Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT), que é muito antiga. O ministro desconversou ao ser perguntado se o trabalhador não merecia um ajuste maior que 4,5% da tabela do Imposto de Renda (IR). "O trabalhador merece tudo. Mas não se pode negar o esforço do governo nas políticas sociais", disse o ministro do Trabalho. Em sua mensagem aos trabalhadores, Manoel Dias disse que eles precisam se organizar, participar mais da discussões sobre políticas públicas. De acordo com ele, as conquistas se ampliam na medida em que a organização aumenta. Disse também que o Ministério está passando por reformas que o levarão a ser mais ágil no atendimento aos trabalhadores até o final do ano.

   
Oposição alega campanha antecipada e diz que vai recorrer à Justiça contra pronunciamento de Dilma
Foto: Reprodução
A oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) reagiu na noite desta quarta-feira (30) ao pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, no qual a petista falou sobre o cenário econômico nacional, os escândalos ligados a contratos da Petrobras e anunciou correções na tabela do Imposto de Renda (IR) e no valor do Bolsa Família. O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, afirmou, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, que questionará as declarações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por considerar que se tratou de campanha eleitoral antecipada. “A primeira conclusão é que é necessário acabar com o processo de reeleição no Brasil porque o abuso é desmedido. O que ela fez hoje foi campanha eleitoral antecipada e com dinheiro público. É um ritmo de discurso eleitoral com discurso mentiroso”, acusou. O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, também defende a medida. “Vou propor à Executiva do partido que entremos com uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) porque o que ela fez foi um palanque eleitoral com recurso público. O PT privatizou a fala presidencial. O horário gratuito é para ser utilizado para pronunciamento de chefe de Estado e agora está privatizado a favor de um partido. Vamos reestatizar isso. É uma aberração. Estão apelando porque ela está despencando na popularidade e agora promete tudo a 60 dias do começo da campanha”, argumentou. Para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato ao Planalto e um dos principais adversários de Dilma no pleito de outubro deste ano, o pronunciamento foi “um dos mais patéticos episódios já vistos na política brasileira” e “representa o desespero de um governo acossado por sucessivas denúncias de corrupção e uma presidente da República fragilizada pelo boicote da sua própria base”.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 11:35

Maçonaria abre mais uma templo na Bahia

Maçonaria abre mais uma templo na Bahia
Fotos: Divulgação
A Grande loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb) ganhou mais um templo em Salvador. Foi sagrado nesta quarta-feira (30), o segundo templo da loja Cavaleiros da Luz (Caluz) 147. O novo templo tem a capacidade para cem obreiros. A maçonaria, na Bahia, possui 191 lojas e 8,4 mil maçons. Em todo o Brasil, o total é de 130 mil. Segundo o venerável da loja, Estácio Coin, a Caluz vem cumprindo seu papel no crescimento e na espiritualização dos seus membros.
 

Grão-mestre da Grande loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), Jair Técio

A maçonaria, em verdade, busca o gênero humano para fazer com que ele seja auxiliado em retirar de si o que há de melhor. Um templo maçom, principalmente quando ele é sagrado, ele nada mais é que um jardim, um Éden. Ele também é um chachin, onde ele [maçom] pode ser plantado e, por conseguinte, possa ser regado, alimentado a ponto de germinar-se e dar os frutos que ele deve dar. O maçom é, em sua interioridade, a verdade que liberta e é isso que nós vamos buscando dentro do templo, despertar para a verdade interior. Portanto, só a verdade liberta, mas a verdade que liberta o homem não está fora dele, mas sim dentro e é isso que o maçom é em essência. É isso que ele busca no templo e é por isso que, quanto mais o templo seja sagrado como devido, mais o obreiro é beneficiado com as benesses deste processo”, explica o grão-mestre na Bahia, Jair Técio. 

   
Um tenente da Polícia Militar matou um homem que tentava lhe assaltar, na noite desta quarta-feira (30), no bairro de Stella Maris, em Salvador. De acordo com informações divulgadas pela PM, o oficial saía do condomínio, por volta das 21h, quando foi surpreendido por três homens armados. O tenente reagiu à abordagem e deu início a uma troca de tiros. O assaltante, que não teve o nome divulgado, foi baleado e socorrido para o Hospital Menandro de Farias. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade médica. O tenente da PM não ficou ferido. Os outros dois homens envolvidos na ação fugiram em um Honda Fit de cor escura. 

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 11:00

Passeatas e protestos marcam Primeiro de Maio no mundo

Passeatas e protestos marcam Primeiro de Maio no mundo
Foto: Kenzo Tribouillard / AFP Photo
Protestos em diversos países do mundo marcam o Dia do Trabalho, nesta quinta-feira (1º).  Em Paris, na França, ativistas do grupo feminista “Fêmen” foram detidas pela Força Nacional, em uma manifestação no centro da cidade, por mostrarem os seios com a frase "Epidemia Fascista" escrita. Trabalhadores também foram às ruas nas Filipinas, Mianmar e Indonésia para protestar por melhores condições de trabalho. Já na Turquia, policiais e manifestantes entraram em confronto quando pessoas de vários sindicatos tentaram avançar rumo à praça Taksim, fechada por ordem do governo, para comemorar a festa do Primeiro de Maio. Os primeiros choques foram registrados no bairro de Sisli como no de Besiktas, ambos a cerca de dois quilômetros de Taksim, onde as forças de segurança bloquearam com blindados as manifestações dos sindicatos. Os agentes usaram em alguns momentos granadas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar grupos menores de manifestantes. As informações são de Agências Internacionais. 

   
Um homem foi morto a tiros no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, na noite desta quarta-feira (30). De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), o assassinato de Sócrates Guilherme dos Santos, de 27 anos, foi motivado por uma briga entre vizinhos. O autor do crime, que não teve o nome divulgado, fugiu após disparar diversas vezes contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.Este é o segundo homicídio registrado no bairro em menos de uma semana. Na última segunda (28), a estudante de direito Lorena de Castro Ferreira Novais, de 28 anos, foi morta na porta de casa após ser perseguida por dois homens armados. 

   
Campeã do BBB 2014 ataca de ring girl e divulga luta de MMA
Foto: Reprodução
Depois de arrematar o prêmio de R$ 1,5 milhão na última edição do BBB, a modelo Vanessa Mesquita quer encher mais ainda o cofre como ring girl de uma luta de MMA. A loira posou para fotos e mostrou boa forma. Clique aqui e veja mais na Coluna Holofote.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 10:20

Doleiros sabiam de Operação Lava Jato e planejavam fuga, afirma PF

por Fausto Macedo/Estadão Conteúdo
Doleiros sabiam de Operação Lava Jato e planejavam fuga, afirma PF
Foto: Divulgação
A Polícia Federal suspeita de vazamento de informações no curso das investigações que culminaram com a Operação Lava Jato. A interceptação de troca de mensagens entre os doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama, apontados como líderes do "grande esquema" de lavagem de dinheiro, levantou a desconfiança dos investigadores de que a organização pode ter tido acesso a dados confidenciais. Seis dias antes da operação, deflagrada em 17 de março, a PF flagrou Youssef indagando a Nelma, por mensagem instantânea, se "teve bagunça hoje [11 de março] por aí". Ela responde que não e pergunta por quê. "Eu falo no mercado", diz o doleiro. Para a PF, o teor do diálogo é indício de que Youssef "já tinha sido avisado de que uma possível operação relacionada a crimes financeiros estava para acontecer". No dia 13, Youssef chegou a alertar a doleira de que a operação iria mesmo ocorrer. "Outra coisa, amanhã vai ter operação. Então você sabe o que fazer", escreveu - a ação estava prevista para ocorrer entre os dias 16 e 17. A PF diz que Nelma ofereceu ao parceiro rota de fuga com helicóptero no Campo de Marte, em São Paulo. "Se quiser, temos um [helicóptero] Agusta no [Campo de] Marte à nossa disposição, ok? Tá na mão". Na casa de Youssef, a PF encontrou documento com a numeração completa dos processos na Justiça Federal do Paraná sobre a Lava Jato, que ainda estavam sob sigilo. "Essas evidências apontam a possibilidade real de que os dois alvos pudessem tentar fugir das autoridades no momento da deflagração da operação".

   
Evento em homenagem ao Dia do Trabalhador terá shows e debates no Centro Histórico
Foto: Divulgação
Centrais sindicais realizam, nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, um ato que inclui debates e festa, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. Dentre os pontos que serão discutidos estão: redução da jornada de trabalho sem redução de salário, o fim do fator previdenciário e da terceirização de mão de obra e a correção da tabela de imposto de renda. “Por mais direitos e qualidade de vida” é o tema central do evento que pretende reunir lideranças sindicais sociais e políticas, além de um grande número de trabalhadores de todas as categorias profissionais. “O Brasil vive um momento de efervescência da luta política, das lutas sociais e também da luta dos trabalhadores para ampliar os nossos direitos e garantir nossas conquistas históricas. Por isso, nós da CTB e os companheiros das demais centrais nos empenhamos para construir um grande 1° de Maio”, afirmou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na Bahia, Aurino Pedreira. O evento está marcado para as 14h e tem na programação shows de Adão Negro, Zelito Miranda e Catadinho do Samba.

   
Dilma afirma que César Borges não sairá de Ministério 'nem que a vaca tussa', diz colunista
Foto: Geraldo Magela / Agência O Globo
Mesmo com a ameaça de rompimento entre o PR e o governo, o Ministério dos Transportes deve continuar com César Borges (PR) no comando. Segundo publicou o colunista Levi Vasconcelos, nesta quinta-feira (1º), após conceder entrevista às rádios Tudo FM e Metrópole, nesta quarta-feira (30), a presidente Dilma Rousseff, em conversa informal com o governador Jaques Wagner e o radialista Mario Kertész, demonstrou apresso pelo atual ministro quando questionada sobre o rompimento entre os partidos. “Eu não tiro o César Borges nem que a vaca tussa e a mula manque. Ele é um dos melhores ministros que eu tenho. É competente, hábil e leal. Muito do que está acontecendo de bom aqui é graças a ele. Só tenho o depoimento positivo. Dei muita sorte em nomeá-lo”, declarou. A presidente esteve na Bahia nos últimos dois dias para entregar máquinas e unidades do programa “Minha casa, minha vida” em Feira de Santana e Camaçari, além de assinar ordem de serviço para construção de cisternas no semiárido baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot