Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Ministro diz que PSDB quer 'destruir' para depois 'privatizar' Petrobras


Ministro diz que PSDB quer 'destruir' para depois 'privatizar' Petrobras
Foto: Reprodução
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, acusou nesta quinta-feira (1º) o PSDB de querer "destruir" para depois "privatizar" a Petrobras. Durante discurso na festa do 1º de Maio promovida pela Força Sindical na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo, o ministro defendeu as ações do governo em relação à estatal após o pré-candidato Aécio Neves (PSDB-MG) criticar a presidente Dilma Rousseff em relação às denúncias que envolvem a estatal. "Nós do governo da presidenta Dilma não viemos aqui a cada quatro anos para fazer falsas promessas. Viemos aqui todo ano e apoiamos este ato [celebração do 1º de Maio]. A Petrobras que eles estão criticando e falando mal, que o FHC tentou privatizar, hoje é a grande empresa do país que eles querem tentar destruir para privatizar depois em um eventual governo deles, que não virá", disse Carvalho. E acrescentou que, “através de Aécio”, o PSDB quer voltar ao poder para trazer de volta o “desprezo ao trabalhador. Nas últimas campanhas, o PT argumentou que os tucanos pretendiam privatizar a empresa, apesar deles negarem a intenção. Neste ano, Neves defendeu a “reestatização” da Petrobras. Informações do G1.

   
O sistema para envio de declarações de Imposto de Renda (IR) será reaberto nesta sexta-feira (2) pela Receita Federal. O prazo de entrega dos formulários encerrou nesta quarta-feira (30) e 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração dentro do período, ligeiramente abaixo da expectativa do Fisco, que aguardava 27 milhões. Apesar da reabertura do sistema, os cidadãos que perderam o prazo pagarão multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido por mês de atraso, até atingir o valor máximo de 20% do IR. O programa gerador de declarações voltará a funcionar a partir das 8h, na página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Os contribuintes que já baixaram o aplicativo não precisarão reinstalá-lo. O envio por smartphones e tablets, vigente no período regular de declaração, não poderá mais ser feito. Em junho, começa o pagamento das restituições do IR 2013, realizado em sete lotes mensais. O primeiro lote terá como prioridade maiores de 60 anos, portadores de deficiência ou de doenças graves. O último lote sai no dia 15 de dezembro. Para ser avisado por SMS do pagamento da restituição, é necessário cadastrar dados e número de telefone na página da Receita, na área destinada às restituições. 

   
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) rejeitam as acusações de envolvimento direto na cadeia produtiva do narcotráfico, afirmou um relatório sobre terrorismo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Departamento de Estado do governo americano. Além disso, o grupo defende que o problema só será resolvido “se os grandes países consumidores assumirem responsabilidades”. A guerrilha nega que tenha participação direta no plantio, na produção e no tráfico de drogas, como a cocaína, a maconha e a heroína. “A única coisa que fazemos é cobrar um imposto aos grandes capitais que circulam nas regiões em que atuamos”, diz. Andrés París, um dos negociadores das Farc com o governo colombiano, disse que o imposto cobrado, as chamadas vacunas, não estabelecem uma política de colaboração com as máfias do narcotráfico, e que o principal responsável pelo narcotráfico são os Estados Unidos. “Para transformar coca em cocaína são necessários componentes químicos e todos vêm dos Estados Unidos. Vamos ver se eles [americanos] estão dispostos a firmar uma declaração que comprometa as partes a tratar deste tema”, ponderou Páris. No relatório, os Estados Unidos afirmam que a guerrilha colombiana é a principal responsável por atos terroristas e que há provas documentadas da sua participação na cadeia do tráfico de drogas. Em busca da paz, o governo e as Farc conversam sobre o tema na mesa de negociações e esperam fechar um acordo parcial em breve. “Para nós, o narcotráfico só será resolvido quando todos os países, mundialmente, dialogarem e buscarem uma solução comum. Só quando os países poderosos assumirem suas responsabilidades”, destacou Páris. O grupo confirmou que já tem um acordo sobre os cultivos, e que espera que a mesa aprove uma proposta que libere o cultivo para fins medicinais, além de uma abordagem do consumo dentro de uma perspectiva de saúde pública. Informações da Agência Brasil.

   
Nível do sistema Cantareira bate novo recorde negativo com 10,5% da capacidade
Foto: Luís Moura/Estadão Conteúdo
O sistema Cantareira alcançou novo recorde negativo, de 10,5% de sua capacidade. O reservatório está com nível menor que 11% desde o início da semana, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  O manancial abastece boa parte da capital e região metropolitana. A Sabesp já iniciou medidas para economizar água, como a redução da pressão no encanamento e do fornecimento de água em algumas regiões durante a madrugada. Segundo a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, 81% dos consumidores do sistema diminuíram o consumo de água em abril. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.

   
Maragojipe: servidores grevistas fazem campanha contra cortes no salário
Foto: Divulgação
Após paralisarem as atividades por 15 dias no início de abril, os servidores municipais de Maragojipe, no recôncavo baiano, agora fazem uma campanha contra os descontos que sofreram em seus salários por causa dos dias não trabalhados. A ação começou na última terça-feira (29), quando foi liberado o pagamento, e tem como tema a hashtag # eunaomereçotermeusalariodescontado. Segundo a guarda municipal Lívia Cristiane, uma das que iniciaram o movimento, a prefeitura antecipou cerca de 50% do pagamento no dia 15 de abril, quando os servidores ainda estavam em greve, finalizada no dia seguinte. Mas a segunda parcela, paga no final do mês, foi reduzida proporcionalmente aos dias de greve aderidos pelo servidor. "Foi uma arbitrariedade da prefeita Vera Lúcia. Durante a greve, eu fui para o médico em alguns dias e solicitei um atestado, assim como outras pessoas, e mesmo assim tive o desconto”, reclamou. A guarda municipal declarou, ainda, que alguns servidores que estavam de férias ou fora da greve também tiveram os pagamentos cortados. A assessoria de comunicação da prefeitura confirmou o corte nos salários, mas explicou que ele não é ilegal e foi realizado de acordo com a Procuradoria Jurídica do Município. Ainda segundo a assessoria, dificilmente houve pessoas que não aderiram ao movimento e receberam o corte, mas aqueles que se sentirem lesados podem entrar com uma representação para o ressarcimento.

   
Corpo de marinheiro de navio belga é encontrado ao sul da ilha de Itaparica
Foto: Divulgação/Portal Marítimo
O corpo do tripulante do navio mercante belga Excelsior, Jean Pierry Varlet, desparecido desde o final da tarde desta quarta-feira (30), foi encontrado pelo navio-patrulha Guaratuba, da Marinha do Brasil. Segundo informações do Comando do 2º Distrito Naval, o corpo do marinheiro foi resgatado às 11h15 desta quinta-feira em mar aberto, a 6 km da praia, ao sul da ilha de Itaparica. Ele foi identificado pelas roupas e pelos documentos que foram encontrados em sua calça. Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com prazo de conclusão de noventa dias, foi instaurado para investigar as causas e os responsáveis pelo acidente. Jean estava sem colete salva vidas e caiu do convés da embarcação por volta das 17h30, durante uma manobra do Excelsior. Ele ficou inerte na água após a queda. Passageiros de uma lancha que estava próxima ao local tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram devido ao mau tempo e as condições de visibilidade. 

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 16:30

Travessia Salvador-Mar Grande encerra às 16h

A travessia Salvador – Mar Grande voltou a operar às 6h desta quinta-feira (1º), depois de quatro dias sem funcionar, mas por conta do mau tempo, mas foi encerrada novamente às 16h. Segundo informações da Associação de Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), os  ventos estão fortes e as ondas moderadas. A expectativa é de que o serviço seja retomado nesta sexta-feira (2), com oito embarcações em funcionamento. As escunas de turismo para as ilhas da Bahia de Todos os Santos seguem sem atividade. Os catamarãs com destino a Morro de São Paulo operam, mas fazem o percurso até a Ilha de Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença. De lá, outra embarcação conduz até a ilha de Tinharé.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 16:20

Genoino se entrega e está preso no presídio da Papuda

Genoino se entrega e está preso no presídio da Papuda
Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa emitir nesta quarta-feira (30) ordem para que o ex-deputado federal José Genoino se apresentasse ao Complexo Penitenciário da Papuda em 24 horas, o petista foi ao Centro de Internamento e Reeducação do presídio e se entregou. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, ele chegou à unidade por volta das 15 horas, acompanhado de seu advogado Cláudio Alencar e de seu cardiologista, Geniberto Campos. Até se apresentar, Genoino ficou em sua casa, em um condomínio fechado em Brasília, acompanhado de familiares, como filhos e o irmão, o deputado federal José Guimarães (PT-CE). O petista, condenado no processo do mensalão a quatro anos e oito meses de prisão, cumpre a pena em regime domiciliar provisório desde novembro do ano passado.

   
Prefeitura de Lauro de Freitas derruba portaria principal de Vilas; moradores reprovam
Foto: Mauro Cardim
Após a derrubada da portaria 1 e 2 de Vilas do Atlântico, a Prefeitura de Lauro de Freitas removeu, na manhã desta quinta-feira (1º), a portaria principal do loteamento, medida reprovada pelos moradores. “Ele [o prefeito Márcio Paiva (PP)] já tinha prometido à Amova [Associação de Moradores de Vilas do Atlântico] que não ia derrubar. A gente vem discutindo com ele, diversas vezes, que qualquer atitude dentro de Vilas tem que ser discutida com a Amova e a Salva [Sociedade Amigos do Loteamento Vilas do Atlântico]”, afirma Mauro Cardim, vice-presidente da Amova. O equipamento foi retirado porque atrapalhava o trânsito de pedestres. “Não tem nada a ver. Há 30 anos é assim e todos os pedestres sempre passaram por lá”, reclama. O dirigente mencionou o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado em 1979, no início da ocupação da região, que estabelece as regras para as mudanças feitas no loteamento, como o gabarito (limite de altura) dos prédios. “Qualquer alteração aqui, nós convocamos assembleia e 90% das pessoas rejeitaram os projetos dele para Vilas”, diz Cardim. Entre as propostas que enfrentam a resistência dos moradores estão a requalificação da Orla, que, de acordo com o vice-presidente da associação, “vai retirar mais de 2 mil coqueiros e prejudicar a desova das tartarugas”. Mais recentemente, outro projeto reprovado pelos moradores foi a implantação de uma creche municipal no bairro. “Ele alugou uma casa de um amigo dele a um preço astronômico para atender à população carente. Não sei para que, já que os moradores daqui não precisam disso. A mulher dele é secretária de Educação da cidade, então ele resolveu beneficiar os amigos dele”, denuncia. Entre as necessidades mais urgentes de Vilas, Cardim cita o saneamento básico da região, já que a maior parte das casas, informa ele, são equipadas com fossas e deságuam o esgoto na rede de escoamento fluvial. Outra questão levantada pela entidade é o aumento desordenado de prédios comerciais, sem vagas de garagem suficientes.

   
Vídeo mostra reação de estudantes durante naufrágio na Coreia
Foto: Park Su-hyeon / AP
Um vídeo que mostra a reação de alunos enquanto um barco com 476 passageiros naufragava na Coreia do Sul foi divulgado pelo pai de uma das vítimas do acidente. Nas imagens, disponíveis no YouTube e traduzidas em inglês pelo New York Times, os estudantes chegam a brincar sobre o assunto, falam sobre tirar “selfies” e discutir o assunto nas redes sociais. Um dos jovens chega a dizer “Nós estamos nos tornando o Titanic?” e começa a cantar a música tema do filme. Porém, às 8h53, uma das pessoas diz “Eu vou realmente morrer?”. Eles são alertados várias vezes pelo sistema de auto-falantes para permanecerem onde estão, mesmo quando a inclinação do barco aumenta. Quando percebem a gravidade da situação, as vítimas começam a dizer suas últimas palavras. "Estamos todos ferrados. Tenho que deixar algumas palavras de despedida antes de eu morrer. Mãe, eu te amo", diz um dos alunos. O vídeo estava no celular de um estudante de 17 anos, Park Su-Hyeon, que morreu e teve o corpo resgatado. O pai do menino  disse nesta quinta-feira (1º) à Associated Press que queria mostrar ao mundo as condições do acidente. Um total de 325 estudantes de uma escola secundária de Ansan, ao sul de Seul, estavam no barco em uma viagem escolar.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 15:20

Dirceu cogitou fazer greve de fome na prisão

Dirceu cogitou fazer greve de fome na prisão
Foto: Reprodução
O ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, e apoiadores do lado de fora do Complexo Penitenciário da Papuda cogitam uma série de ações caso o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, decida não autorizá-lo a trabalhar. Segundo a Folha de S. Paulo, Dirceu chegou a pensar em fazer greve de fome – apesar do ex-ministro ter descartado essa possibilidade por meio de intermediário. O jornal afirma, ainda, que o assunto seria mantido em sigilo por duas razões: não era uma decisão tomada e, se divulgada, poderia fazer com que Barbosa adiasse a decisão, ou simplesmente negasse o pedido. Caso a autorização não saia, haveria outra alternativa em estudo: uma campanha internacional, com mobilização de simpatizantes pelo Brasil, inclusive nas redes sociais, e representações em organismos internacionais para argumentar que o petista tem sido mantido injustamente em regime fechado. Conselheiros do ex-ministro teriam argumentado ainda que, aos 68 anos e com problemas de pressão, não seria recomendável que ele fizesse greve de fome. Conforme integrantes do governo, a mais "perigosa" dentre as reações considerada seria dirigida a Luiz Inácio Lula da Silva. Nos bastidores, muitos apóiam ações para expor o ex-presidente e pressioná-lo a defender o correligionário. Só não agiram ainda de forma organizada até agora porque não tiveram o aval do mensaleiro. Todos os condenados no julgamento com direito a regime semiaberto já obtiveram autorização para trabalhar fora da prisão, menos Dirceu.

   
Corpo de segunda vítima de naufrágio é encontrado; quatro continuam desaparecidos
Foto: Sento Sé Notícias
O corpo de Antônia Rodrigues dos Santos, 54 anos, foi localizado por volta de 9h30 nesta quinta-feira (1°), quando boiava no Lago de Sobradinho. Ela é a segunda vítima fatal do naufrágio da embarcação Travessia do Mar Vermelho, que ocorreu nesta terça (29), mas quatro pessoas seguem desaparecidas: Gilberto Bispo dos Santos, 70 anos, Eliane Pereira de Almeida, 30, Josimar Rodrigues Militão, 36, e o menino Carlos André Fernandes da Silva, de apenas 11 anos. O Corpo de Bombeiros de Juazeiro e Petrolina retomou as buscas após ter suspendido a procura por causa do mau tempo. A expectativa é de que, caso mais nenhum dos desaparecidos sejam encontrados ainda nesta quinta, as buscas tornem a ser interrompidas por volta das 19h e retomadas na manhã seguinte. O barco Travessia do Mar Vermelho transportava 40 pessoas entre Remanso e Sento Sé, no Vale do São Francisco, no norte baiano, quando naufragou na altura da ilha das Andorinha, já próximo ao destino final. Testemunhas contaram que ventava muito na região e a hélice da embarcação bateu em um galho de árvore, o que furou o lastro. Informações do Correio.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 14:40

Ao lado de Aécio, Paulinho diz que Dilma deveria ir para a Papuda por ‘roubos’ na Petrobras

por Francisco Carlos de Assis | Estadão Conteúdo
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou, durante breve discurso que fez na festa do Dia do Trabalho que a Força Sindical promove em São Paulo, que "pelos roubos que tem feito na Petrobras, a presidente Dilma Rousseff, deveria estar presa". "Quem deveria estar presa na Papuda é a presidente Dilma, pelos roubos que tem feito na Petrobras, empresa que os brasileiros aprenderam a admirar", disse Paulinho. Sempre ao lado do provável candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, o deputado afirmou do palanque que fará de tudo para ajudar a eleger o tucano. Ele criticou ainda a ausência da presidente Dilma no evento. "Quem tem coragem mostra a cara e quem não tem manda representantes", disse o sindicalista na presença dos ministro do Trabalho, Manoel Dias, e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ambos representantes da presidente da República.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 14:20

Rebelião na Delegacia de Serrinha deixa um morto

por Luana Ribeiro
Rebelião na Delegacia de Serrinha deixa um morto
Foto: Site Ferraz e O Povo
Um detento de 74 anos foi morto nesta quarta-feira (30), em uma rebelião ocorrida na Delegacia de Serrinha. Segundo o delegado Mozart Cavalcanti, o conflito ocorreu após uma revista rotineira na carceragem, realizada por volta das 12h30. Uma faca e drogas encontradas nas celas foram retiradas, o que causou a revolta de 28 presos. “Foi só por isso. Eles amarraram dois presos nos colchões e tocaram fogo”, contou. Um dos presos que conseguiu ser resgatado mais rapidamente foi encaminhado para um hospital em Salvador. Não há informações sobre seu estado de saúde. Outro interno foi socorrido e levado para o Conjunto Penal de Serrinha. Nesta quinta-feira (1º), ele teve um infarto e morreu no presídio. Devido aos danos causados na delegacia, por conta da queima de colchões, 25 presos foram transferidos para o Conjunto Penal. 

   
Julgamento de Telma Britto deve ocorrer na próxima terça
Foto: Divulgação
Adiado pela décima vez, o julgamento de um dos processos disciplinares contra a desembargadora e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Telma Britto, deverá ocorrer na próxima terça-feira (6). A apreciação do processo, que apura irregularidades no pagamento de precatórios, está na pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A supervalorização das dívidas do poder público com pessoas físicas e empresas levou a um dano ao erário de R$ 448 milhões.

   
Metade das cidades baianas não tem plano para desastres naturais
Foto: Itaberaba Notícias
Pelo menos 48 mil baianos perderam suas casas entre 2008 e 2012 por causa de eventos como chuvas fortes, deslizamentos de terra e alagamentos. Ainda assim, 51% dos municípios do estado não possuíam, neste período, qualquer estrutura para atuar na prevenção de desastres naturais, e 48% não tinham instrumento relacionado a gestão de riscos. Os dados são parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/2013), divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra ainda que, nos cinco anos analisados, pelo menos 42% das 417 cidades baianas sofreram com alagamentos, 10% com deslizamentos de terra e 13% com enchentes. No Brasil, segundo a pesquisa, só as enchentes atingiram 1.543 municípios (27,7%), em cinco anos, totalizando 1,4 milhão de pessoas desabrigadas ou desalojadas. O Coordenador de Disseminação de Informações da Unidade Estadual do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues de Souza, esclareceu ao jornal Correio que a pesquisa identificou que as cidades não estão preparadas para combater as tragédias naturais. “O estudo mostrou a falta de habilidade da gestão da maior parte dos municípios sobre esses temas”, destacou. E o problema não atinge apenas cidades do interior. A cidade de Salvador é apontada pelo instituto de pesquisa como a campeã no país em incidência de deslizamentos de terra, com 6.615 ocorrências,  seguida por Recife, em Pernambuco, com 3.345 registros, e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com 1.705 fatos registrados. O diretor do geral da  Defesa Civil de Salvador (Codesal), Alvaro da Silveira Filho, explica que o mais recente mapeamento das áreas de risco da cidade para deslizamentos de terra foi feito em 2004. “Nesse levantamento, chamado Plano Diretor de Encostas, foram computadas 433 áreas de risco em Salvador. Passados 10 anos, já estamos pensando em atualizar esses números, para melhorar as ações de prevenção”, explica.

   
Quinta, 01 de Maio de 2014 - 13:20

Enorme cratera 'engole' carros nos Estados Unidos

Enorme cratera 'engole' carros nos Estados Unidos
O asfalto de uma rua da cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, cedeu e a cratera que se formou ‘engoliu’ os carros estacionados no local. Os moradores da área tiveram que sair de suas casas. De acordo com a imprensa local, as pessoas sentiram o chão tremer antes da rua se abrir. A região vinha sendo castigada com fortes chuvas há dois dias. Não houve feridos. As informações são da BBC.

   
Deputados que visitaram Dirceu comunicam vazamento de vídeo à Justiça
Foto: Reprodução/TV Folha
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados vai comunicar à Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal o vazamento de um vídeo feito durante a visita à cela do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, no Complexo Penitenciário da Papuda. Os parlamentares foram ao presídio para verificar se Dirceu tem privilégios em relação aos outros presos, mas  a Justiça proibiu que fosse feita qualquer imagem da visita. O vídeo foi publicadas no site do jornal Folha de S. Paulo.  “Nós fizemos um pedido à juíza da Vara de Execuções Penais, [Débora Valle de Britto], para que houvesse gravação de som e imagem pela TV Câmara, acompanhando a comissão institucional da Câmara. Ela respondeu que não; que via com bons olhos a visita, mas não a gravação por questões de segurança”, relatou o coordenador da diligência, o deputado Nilmário Miranda (PT-MG). Segundo Miranda, toda a comitiva, formada por Jean Willys (PSOL-RJ); Luiza Erundina (PSB-SP); ambos integrantes da CDH; Arnaldo Jordy (PPS-PA); suplente da comissão; e Mara Gabrilli (PSDB-SP); sabiam da proibição. Além da determinação judicial, outras duas pessoas entraram na cela. “Os assessores da Comissão de Direitos Humanos, que acompanharam a diligência, ficaram do lado de fora. Agora, um dos deputados levou um assessor e coincidentemente é o único assessor que não aparece no vídeo. Todos os demais aparecem no vídeo e logicamente não puderam filmar a si mesmos”, disse Miranda, que considera o ocorrido uma falha grave. Além do ofício à VEP, a direção da Câmara também será acionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot