Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Salvador está bem encaminhada para sediar final do Brasileiro de Basquete 3x3

 Terça, 28 de Setembro de 2021 

por Nuno Krause

Salvador está bem encaminhada para sediar final do Brasileiro de Basquete 3x3
Foto: Divulgação / CBB

Salvador está bem encaminhada para receber a final do Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3. O torneio, que terá seu início no dia 1º de outubro, em Manaus, terá seis etapas estaduais - Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Itapema (SC) e São Paulo (SP). Contudo, a decisão deve ser trazida para a capital baiana, segundo o presidente da federação estadual, Walter José Fernandes. "Provavelmente será aqui. Ainda não posso bater o martelo, mas é 90% de chances", disse, em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

A data da final ainda não está decidida, mas a última etapa estadual, que acontecerá em Brasília, será no dia 15 de novembro, segundo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O Campeonato Brasileiro de Basquete 3x3 envolve as categorias sub-18, sub-23 e adulto, tanto no masculino quanto no feminino. Neste momento, Salvador concorre com São Paulo e Rio de Janeiro. 

 

Vale lembrar que, em julho, a capital baiana recebeu a primeira etapa do Circuito Baiano da modalidade, no Shopping Bella Vista. Caso se confirme a vinda para a cidade, a final do Brasileiro deve ocorrer no mesmo local.

 

Desde que o Vitória chegou à semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB), em 2018 - e teve seu time encerrado após o fim da parceria com a Universo -, a capital baiana nunca esteve tão voltada para o esporte.

 

Como revelou o Bahia Notícias em agosto, a cidade está sendo cotada para sediar a Copa América da modalidade em 2022 (lembre aqui). O tema segue em discussão e, neste momento, de acordo com Walter, "estamos bem politicamente". 

 

O que pesa contra Salvador é a estrutura. Neste momento, há apenas o ginásio de Cajazeiras para abrigar os jogos, e ele não atende aos padrões da Federação Internacional de Basquete (Fiba). A solução provavelmente será sediar os confrontos na estrutura em que atualmente fica o Centro Pan-Americano de Judô (veja aqui). "A final da Copa América com certeza não será por aqui, mas uma das etapas devemos abrigar", pontuou o presidente da FBB. 

 

O Brasil sediará a competição pela primeira vez desde 1984, entre os dias 3 e 11 de setembro do ano que vem. Quatro cidades receberão as partidas, mas o martelo em relação a elas ainda não foi batido.

 

Outro torneio que também está próximo de ser anunciado em Salvador é a Liga Nordeste de Basquete, que deve ter seu início entre o final de outubro e o começo de novembro. A Federação Bahiana está pleitando trazer para cá ao menos uma etapa do sub-17. 

 

O campeonato regional serve como classificatório para o nacional da modalidade 5x5. Os dois melhores de cada região participam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot