Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Francisco Falcão retira processo contra Telma Britto da pauta de julgamento do CNJ



Francisco Falcão retira processo contra Telma Britto da pauta de julgamento do CNJ
O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, retirou da pauta da sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a reclamação disciplinar contra ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Telma Britto. O Pleno do CNJ se reúne na manhã desta segunda-feira (2). A reclamação foi requerida pela Corregedoria Nacional de Justiça e visa apurar denúncias de infração disciplinar cometida por magistrados. O processo instaurado contra Britto corre em sigilo de Justiça. A pauta desta segunda é composta por 124 itens, e, a maioria questiona concursos públicos realizados pelos tribunais brasileiros para magistratura e para cargos de analistas judiciários.

Travessia Salvador-Mar Grande faz parada por força da maré baixa

Travessia Salvador-Mar Grande faz parada por força da maré baixa
Foto: Divulgação
Com a maré baixa, a travessia marítima de Salvador a Mar Grande iniciou uma parada de duas horas a partir das 8h desta segunda-feira (2). O sistema tinha iniciado as operações às 5h, com intenso fluxo de passageiros no sentido de Vera Cruz para a capital, mas, devido à falta de condições do Terminal Hidroviário de Vera Cruz em atracar embarcações com maré baixa acentuada, o atendimento ao usuário foi suspenso. Quando retomar as operações normais, às 10h, oito embarcações estarão em tráfego e os horários de saída serão de 15 em 15 minutos. O último horário com saída de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador às 19h, também devido à maré baixa. Já os catamarãs da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições e com venda regular de passagens nos guichês do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos também operam  normalmente e começam a zarpar a partir das 9h do Terminal Náutico.

Maioria dos partidos políticos não deseja filiação de Joaquim Barbosa; PT não se pronunciou

Maioria dos partidos políticos não deseja filiação de Joaquim Barbosa; PT não se pronunciou
Foto: Agência Estado/ Reprodução
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, não é unanimidade entre os partidos políticos para uma eventual candidatura nas próximas eleições. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, 16 das 32 legendas do Brasil dizem que não filiariam Barbosa para a disputa do Planalto em 2014. Oito siglas afirmam que precisariam discutir bastante o assunto antes da decisão e apenas sete, todas elas nanicas, dizem que abririam as portas para ele. Entre os partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o único a não responder ao levantamento foi o PT, que recentemente teve integrantes mandados para a prisão pelo presidente do STF. Caso o ministro resolva entrar para alguma legenda, ele poderá fazer isso até o dia 5 de abril do ano que vem. Em outubro, durante um evento no Rio, Barbosa afirmou que não pensa em se candidatar agora, mas deixou as portas abertas. Com a incerteza do presidente do Supremo, seu nome já não aparecia em cenários da disputa presidencial nas pesquisas dos últimos meses. No sábado, porém, o Datafolha divulgou um novo levantamento que testa o desempenho de Barbosa diante dos eleitores. O ministrou apareceu em 2º lugar, com 15%, atrás apenas da presidente Dilma Rousseff, com 44%.

IBGE aponta aumento de expectativa de vida do brasileiro para 74,6 anos

IBGE aponta aumento de expectativa de vida do brasileiro para 74,6 anos
Foto: Reprodução
A expectativa de vida do brasileiro agora é de 74,6 anos. O novo dado foi divulgado pelo IBGE nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, referente à pesquisa feita em 2012. De acordo com o instituto de pesquisa, a taxa apresenta um leve aumento em relação a 2011, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,1 anos. Comparada há dez anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2002, era de 71 anos. Ainda em relação a 2012, a taxa de mortalidade infantil (de crianças com até um ano) ficou em 15,69 mortes para cada mil nascidos vivos – contra 16,13 em 2011. Já a taxa de mortalidade para crianças, que têm de um até dois anos, caiu para 0,98. Em 2011, era de 1,04. Segundo o IBGE, as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil são divulgadas todo o ano e são usadas pelo Ministério da Previdência para calcular aposentadorias. Ainda de acordo com o órgão, em 2012, uma pessoa de 30 anos teria, em média, mais 47,4 anos de vida, enquanto uma de 40 anos viveria, em média, mais 38,3 anos. Já uma pessoa com 50 anos teria, em média, mais 29,6 anos de vida. Informações do G1.

Ordenamento na Orla de Salvador começa nesta segunda

Ordenamento na Orla de Salvador começa nesta segunda
Foto: Reprodução
A prefeitura de Salvador iniciará nesta segunda-feira (2) a Operação Verão 2013, que pretende realizar uma série de intervenções de ordenamento da faixa de areia das praias da capital, como limpeza urbana, retirada de construções irregulares e de pessoas que moram nestes ambientes. Também a partir desta segunda começam as medições e preparativos para instalação das 200 tendas removíveis, que substituem as antigas barracas, demolidas em 2010. O novo ordenamento, segundo o jornal A Tarde, prevê ainda o uso de kits que contam com 40 cadeiras, 20 banquetas e 20 guarda-sóis. Os barraqueiros tiveram até a noite deste domingo (1º) para retirar os velhos equipamentos da areia das praias. A expectativa da prefeitura é de que, no início de janeiro, os 65 km entre as praias de São Tomé de Paripe e Ipitanga estejam organizados. Enquanto o planejamento começa a ser executado, representantes de barraqueiros, ambulantes, baianas, banhistas e setor do turismo estão apreensivos em relação às mudanças propostas. Entre as preocupações apontadas, estão o limite de vagas para barraqueiros (antes eram cerca de 540) e ambulantes, a decisão judicial que proíbe baianas de produzirem o acarajé na areia da praia e o espaço destinado a banhistas e desportistas. Segundo a secretária municipal da Ordem Pública, Rosemma Maluf, o novo ordenamento proporcionará uma utilização mais democrática do espaço público. "Vai haver uma distância entre uma tenda e outra de, em média, 15 a 20 metros. Desta forma, o público que não quiser utilizar a estrutura das tendas também terá espaço", pontua.

Transexualidade deve sair da lista de doenças mentais da OMS

Transexualidade deve sair da lista de doenças mentais da OMS
Ariadna, ex-BBB e transexual
A transexualidade, atualmente considerada um tipo de distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está muito próxima de deixar de ser uma doença. Na nova versão da lista de doenças que orienta a saúde em todo o mundo, a CID-11 (Classificação Internacional de Doenças), editada pela organização, deverá eliminar o espectro da identidade de gênero da lista de enfermidades. Vários comportamentos tidos hoje como transtornos, como o sadomasoquismo e o travestismo fetichista, serão varridos da CID. Outros, como a transexualidade, mudarão de categoria. Os transexuais, por exemplo, ganharão um novo capítulo, longe das doenças, que deve reunir outras “condições relativas à sexualidade”, ainda a serem definidas. A ordem é “despatologizar” o sexo. “Comportamentos sexuais que são inteiramente privados ou consensuais e que não resultem em danos às outras pessoas não devem ser considerados uma condição de saúde. Não há razão para isso”, disse à Folha Geoffrey Reed, diretor de saúde mental da OMS. A questão, porém, é complexa. Existe o temor de que ao, perder a classificação de doença, esses comportamentos deixem de ser cobertos pelos sistemas de saúde. No Brasil, por exemplo, os transgêneros têm direito a cirurgias de mudança de sexo e outras terapias no SUS.

   
UPB pede recursos para municípios e defende teto salarial, mesmo sem ter como pagar
Foto: Divulgação
A União dos Municípios da Bahia (UPB) se reunirá com parlamentares nesta segunda-feira (2) para discutir a pauta municipalista em trâmite no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia e cobrar mais investimentos para as cidades. A reunião foi uma das deliberações retiradas do 2º Encontro de Prefeitos, encerrado no último dia 20. Entre as propostas a serem discutidas, está o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013. A pauta é formada por diversos projetos de interesse municipalista que tramitam no Congresso, em especial os que ampliam a arrecadação, a exemplo do projeto de Lei 386/2012, que propõe a atualização do rol de atividades do Imposto Sobre Serviço (ISS), para a retenção do tributo no local da prestação do serviço, diferente do que é feito atualmente com os cartões de crédito, que têm o imposto retido em São Paulo, sede das empresas. A questão dos pisos salariais de diversas categorias também será abordada. Um exemplo é o piso dos agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. A UPB argumenta que, apesar de defender a definição de pisos, as prefeituras não têm condições de arcar com mais essa despesa sem a devida fonte de financiamento. Outros pontos a serem abordados com os deputados estaduais incluem a Política Estadual de Resíduos Sólidos, a regulamentação da participação de municípios novos no produto de arrecadação do ICMS e a isenção deste tributo na aquisição de medicamentos pelas prefeituras.

Prefeita de Mossoró já teve mandato cassado dez vezes em 2013

Prefeita de Mossoró já teve mandato cassado dez vezes em 2013
Foto: Reprodução
A prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o seu mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas ainda se mantén no no cargo. Segundo a Folha, a última decisão contra a gestora apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela sempre recorre da decisão. As outras nove cassações se deram por abuso de poder econômico e político. As acusações incluem o uso de servidores da prefeitura na campanha e o suposto benefício obtido com as 85 visitas a Mossoró da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) durante o período eleitoral, feitas em avião do governo. Cláudia e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), chegaram a ser afastados dos cargos por três vezes, mas conseguiram recuperar os respectivos mandatos por meio de liminares. A maior parte das acusações contra a prefeita partiu da coligação que a enfrentou em 2012 e reúne siglas como PSB e PT. De acordo com o advogado da gestora, Sanderson Mafra, várias ações contra ela partem de acusações semelhantes; o que causa tantas condenações. Mafra diz que a prefeita é inocente em todas elas.

Feira: Vestibular da Uefs tem abstenção de 16,94%

Feira: Vestibular da Uefs tem abstenção de 16,94%
Foto: Bernardo Bezerra / Divulgação Uefs
No primeiro dia de provas do vestibular 2014.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a abstenção registrada foi de 16,94%, segundo informações da assessoria da instituição. O exame aconteceu na manhã deste domingo (1º), na cidade de Feira de Santana. De acordo com a instituição de ensino, foi registrada uma queda de 43% na abstenção, comparado ao primeiro dia de provas do último vestibular realizado em janeiro de 2013. Segundo o G1, neste primeiro dia do processo seletivo, foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Redação. Os candidatos realizarão nesta segunda-feira (2) as provas de História, Geografia e Matemática. Na terça, é a vez das provas de Física, Química e Biologia. O tema da redação deste ano foi Liberdade de expressão e Limites éticos do direito à privacidade. Os gabaritos deste primeiro dia do exame podem ser conferidos no site da instituição acadêmica.

   
Segunda, 02 de Dezembro de 2013 - 07:00

Morre Marcelo Déda, governador de Sergipe

Morre Marcelo Déda, governador de Sergipe
O governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda (PT), morreu na madrugada desta segunda-feira (2). O petista estava internado (veja aqui) no Hospital Sírio-Libanês, que informou seu falecimento às 4h45. Déda tinha 53 anos. Um câncer em seu estômago foi diagnosticado em 2012. Segundo o Estadão, desde maio deste ano, ele estava internado para tratamento. A família postou uma mensagem no Twitter do governador. "O céu acaba de ganhar mais uma estrela. Marcelo Déda voou 'nas asas da quimera'. Paz e bem”.


Instituto Royal volta a ser ameaçado de invasão

por José Maria Tomazela | Agência Estado
Instituto Royal volta a ser ameaçado de invasão
Foto: Edison Temoteo/ Futura Press/ Estadão Conteúdo
Por meio das redes sociais, ativistas ameaçam fazer uma nova invasão nas instalações do Instituto Royal, em São Roque (SP), para confirmar a inexistência de animais no local. O instituto, que realizava testes de remédios em cães da raça beagle e roedores, foi invadido e depredado duas vezes (veja aqui) nos últimos meses para a retirada dos animais. As novas ameaças levaram a direção do Royal a emitir nota neste sábado (30) reafirmando que interrompeu, definitivamente, as atividades na cidade no dia 6. Em troca de mensagens no Facebook, ativistas disseram terem visto movimento de funcionários nas instalações de São Roque. Uma jovem que se identificou como membro do Animal Liberation Front (ALF), grupo que luta pela libertação animal, sugeriu uma nova invasão e recebeu o apoio de outros ativistas. "O Brasil é o país dos esquecidos, passa um tempo e fazem tudo de novo", postou. De acordo com a nota da instituição, "nos últimos dias, os funcionários e colaboradores do Instituto Royal têm se ocupado, unicamente, de providências para o encerramento definitivo das suas atividades, como o deslocamento de bens das dependências e a formalização de documentos administrativos pendentes". Ainda segundo a nota, o acesso às dependências do instituto é feito, unicamente, para a finalidade de concluir o processo de fechamento. "Desde o anúncio de encerramento de suas atividades, o Instituto Royal não realiza no local nenhuma atividade de pesquisa ou teste de medicamentos com animais", afirma. O fechamento foi decidido após a primeira invasão, na madrugada de 18 de outubro, quando ativistas apoiados por grupos mascarados arrombaram as portas e retiraram 178 cães da raça beagle. As instalações foram depredadas. Houve nova destruição quando a unidade voltou a ser invadida em 13 de novembro, desta vez para a retirada de roedores. As ações ainda são investigadas pela Polícia Civil, enquanto o Ministério Público Estadual (MPE) apura denúncias de maus-tratos contra animais no instituto.

Bahia vence o Cruzeiro e garante permanência na Série A

Bahia vence o Cruzeiro e garante permanência na Série A
Foto: Cristiane Mattos / Futura Press / Estadão
Tricolor, comemore como quiser. O Bahia aos trancos e barrancos está na elite do futebol brasileiro de 2014. Não foi uma simples permanência. Ela foi confirmada em um jogo que muitos consideraram inesquecível. Diante do Cruzeiro, já campeão brasileiro, o tricolor baiano ignorou o clima de festa, a entrega da taça. Botou água no chopp mineiro. Venceu por 2 a 1 na tarde deste domingo (1º), no Minerão, e está livre do perigo à segunda divisão do próximo ano.  Clique e leia tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Marinha autoriza retomada de operações em plataforma da Chevron

Marinha autoriza retomada de operações em plataforma da Chevron
Foto: Reprodução
A Marinha autorizou na tarde deste domingo (1º) a retomada das operações na Plataforma Frade, da empresa petrolífera Chevron Brasil, na Bacia de Campos, a 230 quilômetros da cidade de Macaé, no norte fluminense. A atividade estava suspensa desde as 19h de sábado (30), quando foi encontrado na plataforma material com suspeita de ser explosivo. Segundo a Agência Brasil,  um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto para investigar em 90 dias em que circunstâncias o material suspeito apareceu na plataforma. A caixa foi encontrada pela tripulação da plataforma, que acionou a Marinha. Para investigar o ocorrido, a força instalou um gabinete de crise, integrado por militares e policiais federais e civis. Na manhã de domingo, ficou comprovado por meio de raio X que o material da caixa "era inerte e não possuía dispositivo de detonação", de acordo com nota divulgada pela Marinha. Recentemente, a companhia foi condenada a pagar R$ 95,16 milhões por danos ambientais por vazamento de petróleo na mesma bacia, em novembro de 2011 e março de 2012.

Em jogo de seis gols, Vitória bate Flamengo e ainda sonha com Libertadores

Em jogo de seis gols, Vitória bate Flamengo e ainda sonha com Libertadores
Foto: Ag Haack / Bahia Notícias
 No duelo de Rubro-negros, os dois times viviam momentos diferentes. Enquanto o Vitória entrou em campo neste sábado (30), no Barradão, para lutar para se manter vivo na briga para garantir uma vaga para a Taça Libertadores da América, o Flamengo, mais relaxado, ainda comemorava o título da Copa do Brasil e não tinha mais pretensões no Brasileirão. Neste cenário, se deu melhor quem lutou mais pelo resultado: o Rubro-negro baiano. Com dois gols de Dinei, Maxi Biancucchi e Marquinhos, o Leão derrotou o time carioca por 4 a 2 e ainda briga pelo G-4. Com 58 pontos, a equipe de Ney Franco está a um ponto da zona de classificação. Saiba mais na Coluna Esportes

Policial morre afogado no Rio Vermelho

Um policial militar de 33 anos morreu afogado na praia do Rio Vermelho manhã deste domingo (1º), em Salvador. De acordo com informações da Central de Polícias (Centel), o PM pescava com um vizinho quando se envolveu em uma rede que ele utilizava na pescaria. Ainda segundo a Centel, o policial pertencia ao Batalhão de Choque da PM. A Centel informou ainda que a vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou à unidade sem os sinais vitais. Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot