Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

sábado, 1 de novembro de 2014

Com gol contra de Richarlyson, Vitória perde para o Grêmio em Porto Alegre


Com gol contra de Richarlyson, Vitória perde para o Grêmio em Porto Alegre
Foto: Vinicius Costa / Futura Press / Estadão Conteúdo
O gol foi do Vitória. O triunfo, não. Em duelo disputado na noite deste sábado (1º), o time Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, fora de casa, graças a um gol contra anotado por Richarlyson no fim do primeiro tempo e à falta de poder de reação contra a bem armada defesa gremista.

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 19:00

Cerca de 25 mil protestam contra austeridade na Grécia

Cerca de 25 mil protestam contra austeridade na Grécia
Foto: Louisa Gouliamaki/ AFP
Vinte e cinco mil pessoas, segundo a polícia, protestaram neste sábado (1º) contra a austeridade, em Atenas, em protesto convocado por uma frente sindical próxima ao Partido Comunista. Organizações sindicais que representam os setores público e privado de todo o país juntaram-se para contestar o elevado número de desempregados e a falta de pagamentos a trabalhadores. As centrais sindicais dos setores público e privado, Gsee e Adedy, convocaram uma greve geral em 27 de novembro para protestar contra as medidas de austeridade incluídas no orçamento de 2015 do governo. O projeto de orçamento, que deve ser apresentado ao Parlamento até o fim deste mês, prevê um alívio fiscal, mas a política de austeridade e de cortes nas despesas públicas continua. A Grécia está sob assistência financeira desde 2010, com dois empréstimos concedidos em troca de duras medidas de austeridade acordadas com o Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu. Informações da Agência Lusa.

   
Campinas será primeira cidade brasileira a usar esgoto tratado para consumo
Foto: Fernando Pacífico / G1
A prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, utilizará esgoto tratado no abastecimento dos cerca de 1,1 milhão de moradores da cidade no prazo de 18 meses. O município será o primeiro do país a usar esgoto tratado no consumo humano. A água de reuso de Campinas será jogada no Rio Capivari e passará por uma estação de tratamento antes de chegar às torneiras. O procedimento é conhecido como reuso indireto e já é empregado em outros lugares do mundo que lidam com escassez de água, como a Califórnia, nos Estados Unidos, Namíbia e Cingapura. A prefeitura Campinas pretende construir uma adutora que levará o esgoto tratado da estação Capivari II ao rio homônimo. 

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 18:20

Protesto contra Dilma reúne 500 em frente ao Congresso

por Ricardo Della Coletta | Estadão Conteúdo
Protesto contra Dilma reúne 500 em frente ao Congresso
Foto: André Souza/ Divulgação
Manifestantes realizaram na tarde deste sábado, 1º, um protesto contra a presidente Dilma Rousseff na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo informações do 6º batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, que faz a segurança da área, houve concentração de pessoas no gramado em frente ao Congresso Nacional no início da tarde. Pouco depois os manifestantes caminharam pelo Eixo Monumental e ocuparam três faixas da via que dá acesso ao Congresso. A PM informou que participaram do protesto, no momento em que o grupo se deslocou pela Esplanada, aproximadamente 500 pessoas.

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 17:40

TSE critica PSDB e deve rejeitar pedido de auditoria

por Beatriz Bulla | Estadão Conteúdo
TSE critica PSDB e deve rejeitar pedido de auditoria
Ministro João Otávio de Noronha | Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O pedido de auditoria no segundo turno eleitoral feito pelo PSDB não encontrou eco no Tribunal Superior Eleitoral. Quatro dos sete ministros da Corte já dizem nos bastidores, em observações críticas ao partido de Aécio Neves, que a tendência é de que o pedido seja rejeitado já na sessão da próxima terça-feira. "Não há nada que comprometa" a lisura do processo eleitoral, avaliou o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha. Na ação levada à Justiça Eleitoral, o PSDB cobra a abertura de um processo para verificar os sistemas de votação e de totalização dos votos, com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos para analisar os dados solicitados à Justiça eleitoral. Parte dos documentos pedidos pelo partido, como os boletins de urna, é de acesso público na internet. Outros podem ser requisitados pelos partidos, com base nas resoluções do TSE. A avaliação inicial na Corte é de indignação com o pedido dos tucanos. Noronha chegou a classificar como "prejudicial" à democracia o pedido. Outros ministros usam a expressão "desserviço" e "antidemocrático" para se referir ao pedido, mas destacam que o plenário vai discutir o tema inclusive para "esclarecer" o processo eleitoral à sociedade. Pela leitura da peça elaborada pelo PSDB e notícias divulgadas, ministros avaliam que não há "nenhum fato concreto" que motive uma autoria.

   
Indígenas fecham BR-101 por sete horas contra prisão de pataxó
Foto: Divulgação/ PRF
Um grupo de indígenas fechou das 6h às 13h deste sábado (1º) os dois sentidos da BR-101, em protesto contra a prisão de um pataxó suspeito de envolvimento no desaparecimento do produtor rural Raimundo Domingues Santos, de 55 anos, no dia 9 de agosto. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação gerou um longo congestionamento na rodovia. A mobilização ocorreu no km 772 da BR-101, na região do distrito de Montinho. O mesmo grupo de índios já havia realizado um protesto na sexta-feira (31).

   
Ministros querem elevar idade de aposentadoria nos tribunais superiores
Foto: Divulgação/ STF
Ministros de tribunais superiores articulam com líderes do Congresso a aprovação da proposta de emenda constitucional que pode impedir a nomeação de cinco novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) até o fim do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2018. Conhecida como PEC da Bengala, a matéria eleva de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria nas cortes. No STF, entre os dez ministros da composição atual, cinco farão 70 anos de idade nos próximos quatro anos. A emenda foi aprovada em 2005 pelo Senado e desde 2006 está parada em aguardo pela votação no plenário da Câmara dos Deputados. Informações da Folha.

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 16:00

Cid Gomes quer fundar partido para apoiar Dilma

Cid Gomes quer fundar partido para apoiar Dilma
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), tenta fundar um partido para dar apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), de acordo com a coluna de Felipe Patury, da Época. Ele quer juntar Pros, PDT e a ala pró-Dilma do PSB para criar uma legenda de esquerda. Cid pretende se encontrar nesta semana em Brasília com o presidente do PDT, Carlos Lupi, com o ex do PSB Roberto Amaral e integrantes do PCdoB. O objetivo de Cid é formar, com a nova legenda, o pilar da base de Dilma, que pertence ao PMDB, mas passa por um movimento de insurreição. 

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 15:40

Alckmin descarta racionamento de água em SP

por Ricardo Leopoldo | Estadão Conteúdo
Alckmin descarta racionamento de água em SP
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a afirmar na manhã deste sábado que não há nenhuma expectativa de racionamento de água em São Paulo, "até porque seria um erro do ponto de vista técnico". Segundo o governador, diversas medidas foram adotadas para garantir "da melhor forma" o abastecimento no Estado, como a adição em outubro de um metro cúbico por segundo proveniente do sistema Guarapiranga, que vai reduzir a demanda do sistema Cantareira de 19 para 18 metros cúbicos por segundo. Alckmin destacou que encaminhou na quinta-feira à presidente Dilma Rousseff propostas para otimizar o abastecimento de água em São Paulo. Ele preferiu não divulgá-las enquanto não fossem examinadas pelo Palácio do Planalto. "Temos uma expectativa positiva", apontou. Ele citou que o Estado tem "inúmeros" projetos com o governo federal. Alguns deles poderiam envolver recursos do Tesouro Nacional, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. "Estamos falando de questões que envolvem três Estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É perfeitamente possível compatibilizar e garantir o abastecimento dos três Estados", destacou Alckmin. O governador relacionou ainda o programa de bônus para quem economizar água no Estado, que entrou numa nova fase a partir de hoje e contempla agora também quem reduz o consumo abaixo de 20%. Perguntado sobre até quando o programa irá, Alckmin respondeu: "Não tem data. Quando for o momento adequado vai ser avaliado."

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 15:20

Campo Santo deve receber 15 mil visitantes neste domingo

Campo Santo deve receber 15 mil visitantes neste domingo
Foto: Reprodução/ TV Bahia
O Cemitério do Campo Santo, administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, deve receber 15 mil visitantes neste domingo (2) de acordo com estimativa da entidade. As equipes de limpeza e segurança estarão reforçadas para o Dia de Finados. A Arquidiocese de Salvador programou missa às 6h30, 7h30, 13h e 14h e às 16 horas na Capela do cemitério. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Celebração Eucarística das 9h. 

   
Protesto a favor do impeachment de Dilma também pede intervenção militar
Foto: Último instante
Manifestação a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em São Paulo, atrai, na tarde deste sábado (1º), apenas 2,5 mil das 100 mil pessoas que confirmaram presença no evento, na página do Facebook que organizou o ato. O número de manifestantes foi estimado pela Polícia Militar, de acordo com reportagem da Folha. Além da saída da petista do Palácio do Planalto, os integrantes do protesto também pedem a intervenção militar no país. No ato, discursaram o empresário Paulo Martins, que foi candidato a deputado federal pelo PSC no Paraná, e o deputado federal eleito Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Paulo acusou o PT, partido da presidente, de construir uma ditadura no país. Já Eduardo chegou a dizer que votaria no líder da facção criminosa PCC, Marcos Willians Verbas Camacho, conhecido como Marcola, mas não em Dilma. A caminhada teve início no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), e a expectativa é de que se desloque até a Catedral da Sé, no centro de São Paulo. Atualizada às 16h17.

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 14:40

Enfermeira curada do Ebola reencontra cachorro

por Estadão Conteúdo
Enfermeira curada do Ebola reencontra cachorro
Foto: Reprodução
Uma enfermeira de Dallas, nos Estados Unidos, reencontrou seu cachorro depois que o animal passou por uma quarentena. O cão da raça King Charles Spaniel foi isolado desde que ela adoeceu. A enfermeira Nina Pham e o cachorro Bentley se encontraram numa casa vazia onde o animal passou 21 dias sob isolamento. Veterinários com equipamentos de proteção checavam o estado de saúde de Bentley diariamente. "Gostaria de agradecer as pessoas de todo o mundo que oraram e mandaram seus sentimentos para mim e para o Bentley", disse a enfermeira. Durante uma coletiva de imprensa, ela disse que o cachorro é um de seus melhores amigos. Pham foi diagnosticada com Ebola no mês passado. Ela contraiu o vírus enquanto cuidava de um paciente infectado vindo da Libéria. No mês passado, autoridades em Madri, na Espanha, causaram comoção pública ao decidirem sacrificar um cachorro que pertencia a uma enfermeira com Ebola. Fonte: Associated Press.

   
Dupla suspeita de participar de assalto em Uauá morre em troca de tiros com polícia
Foto: blog do Geraldo José
Dois suspeitos de participarem do assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de Uauá, nordeste do estado, na quinta-feira (30), foram mortos após confronto com a polícia. Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga perseguiram e trocaram tiros com os acusados, Hilário Ferreira Araujo e Inácio Ângelo Neto. Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, a dupla chegou a ser socorrida para um hospital em Uauá, mas não resistiu aos ferimentos. Foi apreendido com os acusados R$ 101.634, armas e munições.

   
Sábado, 01 de Novembro de 2014 - 14:00

Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado

Bebê morre por falta de UTI neonatal em Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Um bebê morreu na sexta-feira (31), em Brumado, após não conseguir transferência para UTI neonatal. A criança nasceu prematuramente no Hospital Professor Magalhães Neto e tinha os pulmões ainda em formação, além de não conseguir se alimentar. A família conseguiu uma liminar na justiça para que o município e o estado providenciassem uma vaga em qualquer unidade do estado, o que não aconteceu. “Lamentamos o ocorrido, nos esforçamos em conseguir a transferência do bebê, mas não obtivemos êxito, por isso faço esse apelo para que o estado nos dê esse suporte para o nosso hospital. Já melhoramos e muito os atendimentos em nosso município, mas não podemos continuar na dependência de Vitória da Conquista e outras cidades da região para os casos mais complexos”, disse o secretário de saúde do município, Cáudio Feres. De acordo com ele, foram realizadas buscas em todas as regiões onde há UTIs neonatal, mas não havia vagas disponíveis em nenhuma delas e que a transferência de pacientes para outras unidades depende da central de regulação do estado. Informações do Brumado Notícias.

   
Décima edição do Encontro Amigos de Santaluz acontece neste sábado
Foto: Reprodução
Os luzenses que moram em Salvador irão realizar a 10ª edição do encontro anual de pessoas naturais de Santaluz e convidados. Organizado pela Associação Amigos de Santaluz (AADS), o evento contará com a banda Los Guaranis como atração principal. O Encontro Amigos de Santaluz vem crescendo a cada ano, sem fins lucrativos, já que a entrada custa dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes luzenses, tem como principal objetivo reunir em um espaço pessoas que nasceram em Santaluz e optaram por morar, trabalhar e estudar fora do município. O evento acontece neste sábado (1º), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) localizada na Rua Orlando Gomes, Bairro de Piatã, em Salvador.

   
Simões Filho: polícia apreende uma tonelada de drogas em galpão
Foto: Divulgação
A Polícia Militar apreendeu uma tonelada de maconha, crack e cocaína nesta sexta-feira (31) em um galpão localizado em Mapele, na cidade de Simões Filho. A operação foi realizada para verificar denúncia de populares sobre disparos de arma de fogo realizada por seis homens suspeitos de serem traficantes, os quais receberam a tiros a guarnição no momento da sua chegada. Além da droga, um Fuzil M4, muitas munições, várias máquinas de prensa e material para refino de drogas também foram apreendidos. Um dos envolvidos foi atingido por disparo de arma de fogo e socorrido para o hospital mais próximo. Com o suspeito foi encontrado um revólver Colt calibre 44. Os outros homens fugiram do local.

   
Fotos inéditas do corpo de Che Guevara são reveladas na Espanha
Foto: Reprodução

Oito fotos originais tiradas de Ernesto "Che" Guevara logo após a sua morte foram reveladas, quando se completa quase meio século (47 anos) da morte do revolucionário sul-americano. Elas foram mantidas em uma casa de família na aldeia Castilistar, na província espanhola de Zaragoza. Foi Luis Cuartero, missionário espanhol na Bolívia (onde o guerrilheiro foi morto em 1967) naquela época, que levou as fotos para a Espanha, poucos dias após a morte do guerrilheiro. "Meu tio chegou a Espanha de barco para casar meus pais entre o fim de outubro e o começo de novembro de 1967", lembra Imanol Arteaga, sobrinho de Cuartero, à BBC Mundo. Ao chegar, o sacerdote contou à sua irmã que tinha dado as fotos a um jornalista francês. Arteaga disse que a sua família tinha nenhuma simpatia especial por Che ou suas causas, e por isso as imagens acabaram esquecidas por décadas. "Não demos muita importância", disse Arteaga. Entre as fotografias, várias são do corpo de Che. Elas parecem ter sido tiradas em momentos diferentes. Em algumas, ele aparece a jaqueta ainda no corpo sujo e em outras o corpo aparece limpo e parece posicionado para ser exposto. Há também uma foto de Tamara Bunker, conhecida como Tânia, a companheira de Che na Bolívia. Arteaga acredita que as fotos que conseguiu sejam de autoria de Marc Hutten, jornalista francês da Agence France Presse (AFP), que morreu em março de 2012. Informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot