Últimas Notícias

Post Top Ad

Your Ad Spot

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Salvador aguarda MS definir cronograma de reposição de doses de vacinas não recebidas

 Quarta, 11 de Agosto de 2021 

por Jade Coelho

Salvador aguarda MS definir cronograma de reposição de doses de vacinas não recebidas
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Salvador aguarda o cumprimento da promessa da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de reposição de doses de vacinas contra a Covid-19 que não foram entregues aos estados e municípios diante do modelo adotado pelo Ministério da Saúde e o Plano Nacional de Imunizações (PNI) para distribuição de imunizantes.

 

Até a terça-feira (10), a Bahia deixou de receber 909.494 doses de vacina contra a Covid-19. O estado é um dos 15 que vem sendo prejudicado pelo modelo adotado pelo ministério, que ainda considera os públicos prioritários das primeiras fases da vacinação, mesmo que todos os estados já tenham avançado e adotado a imunização com base na idade (leia mais aqui).

 

Segundo o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, gestores de saúde espalhados por todo o país sinalizaram a “distorção visível” e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a reconhecer o erro.

 

“A CIT coloca numa última resolução que vai fazer essa reposição gradual e nós estamos nessa expectativa de começar a receber mais doses para poder acelerar ainda mais [a vacinação]”, sinalizou Leo Prates nesta quarta-feira (11), em entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM.

 

Apesar disso, o secretário acrescenta que até o momento não há sinalização de como será feita essa reposição.

 

Leo ainda reconheceu que as vacinas têm chegado em lotes maiores e com mais regularidade, mas reclamou que os gestores de saúde seguem operando no escuro a longo prazo, o que impossibilita divulgar um calendário ou cronograma para a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot